Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Java para iniciantes - Como formatar uma string no estilo printf da linguagem C usando a classe Formater do Java

Quantidade de visualizações: 12128 vezes
Nesta dica eu mostro como é possível usar o método format() da classe Formater da linguagem Java para formatar strings ao bom e velho estilo da linguagem C, ou seja, com marcadores %d para inteiros, %f para decimais, por exemplo.

Veja o exemplo completo:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
 
    int pessoas = 20;    
 
    StringBuilder string = new StringBuilder();
    Formatter fm = new Formatter(string);
 
    fm.format("Havia %d pessoas lá.", pessoas);
 
    System.out.println(string);    
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Havia 20 pessoas lá.


Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata)

Java MySQL - Como obter uma lista das funções de strings e caracteres suportadas pelo MySQL usando o método getStringFunctions() da interface DatabaseMetaData

Quantidade de visualizações: 5540 vezes
Em algumas situações gostaríamos de, via código, obter uma lista das funções de strings e caracteres suportadas pelo MySQL. Para isso podemos usar o método getStringFunctions() da interface DatabaseMetaData. É importante observar que, no Sun Microsystem's JDBC Driver for MySQL, a interface DatabaseMetaData é implementada por uma classe do mesmo nome, no pacote com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData. E esta classe implementa o método getStringFunctions() de forma a retornar a lista de funções de string e caracteres separadas por vírgulas.

Veja um trecho de código Java no qual listamos todas as funções de strings e caracteres suportados no MySQL 5.0:

package estudosbancodados;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DatabaseMetaData;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class EstudosBancoDados{
  public static void main(String[] args) {
    // strings de conexão
    String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos";
    String usuario = "root";
    String senha = "osmar1234";
    String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";

    try {
      Class.forName(driverName).newInstance();
      Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha);

      // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData
      DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData();

      // vamos obter a lista de funções de strings e caracteres disponíveis
      // nesta versão do SQL Server
      String funcoesStringChar = dbmd.getStringFunctions();

      // como a lista de funções está separada por vírgulas, vamos obter
      // uma matriz de strings
      String funcoes[] = funcoesStringChar.split(",");

      // vamos mostrar o resultado
      for(int i = 0; i < funcoes.length; i++){
        System.out.println(funcoes[i]);
      }
    }
    catch (SQLException ex) {
      System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage());
      System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState());
      System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode());
    }
    catch (Exception e) {
      System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e);
    }
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguite resultado:

ASCII
BIN
BIT_LENGTH
CHAR
CHARACTER_LENGTH
CHAR_LENGTH
CONCAT
CONCAT_WS
CONV
ELT
EXPORT_SET
FIELD
FIND_IN_SET
HEX
INSERT
INSTR
LCASE
LEFT
LENGTH
LOAD_FILE
LOCATE
LOCATE
LOWER
LPAD
LTRIM
MAKE_SET
MATCH
MID
OCT
OCTET_LENGTH
ORD
POSITION
QUOTE
REPEAT
REPLACE
REVERSE
RIGHT
RPAD
RTRIM
SOUNDEX
SPACE
STRCMP
SUBSTRING
SUBSTRING
SUBSTRING
SUBSTRING
SUBSTRING_INDEX
TRIM
UCASE
UPPER


Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção

Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 729 vezes
Durante o desenvolvimento de plug-ins e macros para o Revit usando C# e a API do Revit, nós precisamos pedir para o usuário selecionar um elemento e efetuar alguma operação com ele. Para isso nós podemos usar a função PickObject() do objeto Selection.

O objeto Selection é obtido a partir de um UIDocument, que, por sua vez, é obtido usando this.ActiveUIDocument. Após a aquisição do objeto Selection, nós chamamos a função PickObject() e retornamos um objeto Reference, para representar o elemento selecionado pelo usuário na área de desenho do Revit.

Se o objeto Reference retornado for diferente de null, então sabemos que o usuário selecionou o elemento e podemos proseguir com a execução do código do Plug-in ou macro.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um
      // elemento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um elemento");
      
      // obtemos uma referência ao objeto Selection do
      // UIDocument ativo
      Selection selecao = uidoc.Selection;
    
      // e finalmente esperamos que o usuário selecione o elemento
      Reference selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element);
    
      // agora testamos se o usuário realmente selecionou um
      // elemento
      if (selecionado != null) {
        TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou um elemento.");  
      }
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}



JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

JavaScript para leigos - Como usar o laço while da linguagem JavaScript

Quantidade de visualizações: 7428 vezes
O laço while (também chamado de loop ou laço enquanto) da linguagem JavaScript é usado quando queremos repetir uma instrução ou um grupo de instruções ENQUANTO uma condição for satisfeita. Veja sua sintáxe:

while(condição){
  // uma instrução ou grupo de instruções
}

A condição pode ser qualquer expressão que resulte em um valor boolean (true ou false). Note também que o teste condicional é feito antes de cada iteração (repetição) do laço. Isso faz com que este laço, dependendo da condição inicial, possa nunca ser executado.

Veja um trecho de código no qual usamos o laço while para contar de 0 até 10:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var i = 0;
  while(i <= 10){
    document.write(i + "<br>");
    i++;
  }  
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Veja que declaramos uma variável de controle i e a inicializamos com o valor 0. Na entrada do laço nós verificamos se seu valor é menor ou igual a 10. Como esta condição é satisfeita, o laço é executado pela primeira vez. No corpo do laço nós exibimos o valor da variável de controle e a incrementamos em 1. Agora o ciclo se repete. A condição é testada novamente. Se esta for satisfeita, o código entra no corpo do laço novamente e assim por diante.

Veja agora como modificar o laço while anterior para exibir os números de 10 até 0:

<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var i = 10;
  while(i >= 0){
    document.write(i + "<br>");
    i--;
  }  
</script>

</body>
</html>

Agora o resultado do código será:

10
9
8
7
6
5
4
3
2
1
0

Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6.


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 22 usuários muito felizes estudando em nosso site.