Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como pesquisar um item em uma list e removê-lo usando a função remove() do Python

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Nesta dica mostrarei como é possível usar a função remove() do tipo de dados list para pesquisar um item em uma lista e removê-lo. Observe que, se o item a ser removido não for encontrado, um erro do tipo ValueError será exibido.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# função principal do programa
def main():
  # cria uma lista de inteiros
  valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]
 
  # exibe a lista
  print(valores)
 
  try:
    valor = int(input("Informe o valor a ser removido: "))
    valores.remove(valor)
  except ValueError:
    print("O valor pesquisado nao foi encontrado")
  else:
    print("O valor foi removido com sucesso")
 
  # exibe a lista
  print(valores)
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

[2, 5, 12, 2, 3, 32, 18]
Informe o valor a ser removido: 2
O valor foi removido com sucesso
[5, 12, 2, 3, 32, 18]

Observe que a função remove() da list remove apenas o primeiro item encontrado, ou seja, se a lista possuir mais de um valor igual, apenas o primeiro será removido.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Calculando e exibindo os números primos entre 2 e 100

Quantidade de visualizações: 8940 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Note que o número 1 não é primo.

Escreva um programa (algorítmo) Java que usa um laço for, while ou do...while para calcular e exibir os números primos entre 2 (incluindo) e 100 (incluindo).

Sua saída deverá ser parecida com:

Numeros primos entre 2 e 100: 
2 3 5 7 11 13 17 19 23 29 31 37 41 43 47 53 59 61 67 71 73 79 83 89 97
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // limite dos números primos (incluindo)
    int limite = 100;
               
    // Lembre-se! O número 1 não é primo
    System.out.println("Numeros primos entre 2 e " + limite + ": ");
  
    // laço que percorre os valores de 2 até o limite desejado
    for(int i = 2; i <= limite; i++){
       boolean primo = true;
                       
       // se o valor de i for 7, a variável j do laço contará
       // de 2 até 7 / 2 (divisão inteira), ou seja, 3. Se o 
       // módulo de 7 por qualquer um dos valores neste intervalo 
       // for igual a 0, então o número não é primo
       for(int j = 2; j <= (i / 2); j++){
         if(i % j == 0){
           primo = false; // não é primo
           break;
         }
       }
    
       if(primo){
         System.out.print(i + " ");
       }
    }
    
    System.out.println();
  }
}



C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics

Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#

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Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:

Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single)


Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura:

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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150);

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}

As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja:

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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o Graphics do formulário
  Graphics g = this.CreateGraphics();

  // vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
  // pixels de altura
  g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 
    new Rectangle(100, 100, 250, 150));

  // vamos liberar o objeto Graphics
  g.Dispose();
}



Python ::: wxPython ::: Controles Visuais Básicos do wxPython

Como obter o texto de um botão wx.Button do wxPython e exibí-lo em uma mensagem wx.MessageDialog usando a função GetLabel()

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Como obter o texto de um botão wx.Button do wxPython e exibí-lo em uma mensagem wx.MessageDialog usando a função GetLabel()

O texto (rótulo) de um wx.Button do framework wxPython pode ser obtido com uma chamada à função GetLabel(). O exemplo abaixo mostra uma aplicação completa e detalha como clicar em um botão, obter seu texto e exibí-lo em uma caixa de mensagem:

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# vamos importar a biblioteca wxPython
import wx

class Janela(wx.Frame):
  def __init__(self):
    wx.Frame.__init__(self, None, -1, 
      "Usando wx.Button", size=(350, 200))
    
    # Cria um painel
    panel = wx.Panel(self)

    # Cria um botão e o adiciona no painel
    self.btn = wx.Button(panel, label="Clique Aqui", 
      pos=(10, 10), size=(100, 25))

    # Anexa um evento ao botão
    self.Bind(wx.EVT_BUTTON, self.OnBtnClick, self.btn)

  # Método que será chamado ao clicar o botão
  def OnBtnClick(self, event):
    texto_btn = self.btn.GetLabel()
    dlg = wx.MessageDialog(None, u"O texto do botão é: " 
      + texto_btn, "Usando wx.Button", wx.OK | wx.ICON_INFORMATION)
    result = dlg.ShowModal()
    dlg.Destroy()

if __name__ == "__main__":
  app = wx.App()
  janela = Janela()
  janela.Show(True)
  app.MainLoop()



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