JavaScript ::: ECMAScript 5 - JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009 ::: Passos Iniciais

Como usar a diretiva "use strict" do ECMAScript 5 em seus códigos JavaScript

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À medida que a linguagem JavaScript foi ganhando popularidade, as pessoas responsáveis por sua manutenção perceberam a necessidade de torná-la um pouco mais restritiva em relação a erros de programação que até então não eram vistos pelos navegadores como erros. Vamos ver um exemplo? Considere o código JavaScript a seguir:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  total_cliente = 100;
  document.writeln("Total: " + total_cliente); 
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Total: 100

Note que, embora o código tenha funcionado como esperado, nós não usamos a palavra-chave "var" (ou "let" ou "const") na declaração da variável total_cliente. Quando não fazemos isso, o interpretador realiza esta tarefa por conta própria, declarando e colocando a variável como global.

Até aqui nenhum problema. A questão surge quando queremos que esta variável seja usada localmente, ou ainda, quando queremos indicar, para quem estiver lendo o nosso código, o ponto exato onde uma determinada variável foi declarada.

A partir do ECMAScript 5 (JavaScript 5 - ES5 - ECMAScript 2009) nós podemos usar o modo "use strict" para exibir erros sempre que uma variável não declarada (com "var", "let" ou "const" sofra atribuição ou leitura. Dessa forma nossos códigos serão mais seguros, pois o interpretador não mais colocará variáveis no escopo global sem nosso consentimento explícito.

Veja agora o mesmo trecho de código anterior, dessa vez usando "use strict":

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<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  "use strict"
  total_cliente = 100;
  document.writeln("Total: " + total_cliente); 
</script>

</body>
</html>

Agora o código não mais executa, e temos a seguinte mensagem de erro no console do Google Chrome ou Firefox:

Uncaught ReferenceError: total_cliente is not defined
at index.html:10

Neste exemplo eu usei "use strict" de forma a refletir em todos os códigos JavaScript a partir daquele ponto. No entanto, é possível colocar essa diretiva em locais expecíficos, tais como dentro do corpo de uma função.


Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Estruturas de dados em Java - Introdução às listas ligadas em Java

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Então você se interessou pelo assunto de listas ligadas em Java? Recomendo que leia esta anotação com muita atenção. É o ponto de partida para o entendimento e implementação desta estrutura de dados tão importante.

Uma lista singularmente ou duplamente ligada (singly or doubly linked list) é uma lista dinâmica no sentido de que ela pode crescer ou diminuir de acordo com as necessidades do programa. As matrizes (arrays) comuns também têm seu papel assegurado no estudo das estruturas de dados. No entanto, uma de suas limitações é que seus elementos são dispostos lado a lado na memória. Isso torna a inserção de um novo elemento no meio do array uma tarefa dispendiosa, visto que os demais elementos precisam ser movidos para outras posições. Em uma lista dinâmica isso não acontece.

O conceito principal das listas ligadas é a capacidade de um nó (cada elemento da lista é chamado de nó) poder apontar para um outro nó com estrutura semelhante. Veja a estrutura típica de um nó em uma lista ligada:

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// classe No
public class No{
  public int valor;
  public No proximo;
}
// fim da classe No

Note que esta classe contém dois campos: um campo do tipo int que guarda o valor do nó e um campo do tipo referência apontando para um objeto do mesmo tipo que o nó atual. Isso permite a circularidade das listas, ou seja, um nó apontando para um elemento de seu mesmo tipo.

Com este conhecimento já podemos criar o início de uma lista singularmente ligada, para isso só precisamos declarar uma variável do tipo No. Veja:

// declara o início da lista
No inicio;

Até agora temos uma lista ligada vazia. A criação do primeiro elemento da lista pode ser feito da seguinte forma:

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public class Lista{
  // declara o início da lista
  static No inicio = null;

  public static void main(String args[]){
    // verifica se a lista está vazia
    if(inicio == null){
      // reserva memória para o novo nó
      inicio = new No();

      // a memória foi alocada com sucesso?
      if(inicio != null){
        inicio.valor = 150;
        // é o primeiro nó...seu campo proximo não deve 
        // apontar para lugar nenhum
        inicio.proximo = null;
      }
    }
 
    System.out.println(inicio.valor); 
    System.exit(0);
  }  
}

Aqui nós temos a criação do primeiro nó de uma lista singularmente ligada. Note como usamos a palavra-chave new para alocar memória para o nó atual. Veja também que o valor null é fornecido para o campo próximo do nó. Isso aconteceu porque temos apenas um nó. Em outras dicas desta seção abordaremos como inserir os demais nós e também listar todos os nós existentes na lista. Até lá.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar encapsulamento em Java - Programação Orientada a Objetos em Java

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Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas. De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar todas as funcionalidades de uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas.

Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. Dados relativos ao funcionamento interno da classe devem permanecer ocultos e acessíveis somente aos métodos da própria classe.

O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa. Veja um exemplo:

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  class Pedido{
    public List obterProdutos(){
      // monta uma lista de produtos
      // pertecentes a este pedido
      return lista;
    }
  }

A classe Pedido contém um método chamado obterProdutos() que retorna uma lista de produtos pertencentes a um determinado pedido. É aqui que o encapsulamento se torna importante. O código que usa esta classe desconhece completamente como esta lista de produtos é montada. Tudo que nos interessa é a lista de produtos que o método retorna. O programador da classe pode decidir a qualquer momento, talvez para melhorar o desempenho da classe, alterar a forma de montagem da lista. Uma vez que o nome e retorno do método (incluindo a estrutura da lista retornada) continuem sendo os mesmos, o código que usa a classe continuará funcionando como anteriormente.


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Aplicativos e Outros

C++ WinAPI - Como criar o aplicativo de interface gráfica mais simples usando a API do Windows com C++

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Esta dica mostra uma das mais aplicações gráficas mais simples que podem ser criadas em C++ usando a API do Windows. Trata-se de uma chamada MessageBox() da WinAPI para criar uma caixa de mensagem. Embora simples, este programa pode ser o ponto de partida para aplicações mais úteis.

O resultado pode ser visto na imagem abaixo:



E agora o código C++ para o exemplo:

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#include <string>
#include <iostream>
#include <windows.h> 
 
using namespace std;
 
int WINAPI WinMain(HINSTANCE hInstance, HINSTANCE   
  hPrevInstance, LPSTR lpCmdLine, int nCmdShow)
{
  MessageBox(NULL, "Bem-vindo ao Arquivo de Códigos!",
    "Meu Programa", MB_OK);
  return 0;
}

Este exemplo foi escrito no Dev-C++ e Windows 10. Mas você pode usar Visual C++ ou qualquer outro compilador que permita desenvolver aplicações Windows.


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