Java ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern |
Padrões de projeto para iniciantes - Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 12273 vezes |
|
O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementado extensivamente nas linguagens que suportam programação orientada a objetos, tais como Java e C#. Nesta dica eu mostrarei como implementá-lo. Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação. Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente. Vamos ver um exemplo deste padrão em Java. Observe o código a seguir: Código para Logger.java:
package estudos;
// Uma classe Singleton responsável por gravar
// logs no sistema
public class Logger {
// variável estática e privada que guarda a instância
// atual da classe
private static Logger instancia = null;
// Método estático que retorna uma instância já existente, ou
// cria uma nova instância
public static Logger getInstance() {
if (instancia == null) {
instancia = new Logger();
}
return instancia;
}
// Construtor privado para evitar que instâncias sejam
// criadas usando new
private Logger() {
// não precisamos fazer nada aqui
}
// método usado para registrar logs
public void registrarLog(String dados) {
System.out.println("Vou registrar o log: " + dados);
}
}
Veja agora como podemos chamar o método getInstance(), obter um objeto da classe Logger e "registrar um log": Código para Main.java:
package estudos;
public class Main {
public static void main(String[] args) {
// vamos registrar um novo log usando a classe Singleton
Logger.getInstance().registrarLog("Novo usuário cadastrado.");
}
}
Ao executar esta aplicação teremos a seguinte saída: Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado. |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox) |
Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()Quantidade de visualizações: 1081 vezes |
|
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region. Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele. Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões:
package estudosjavafx;
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
public class EstudosJavaFX extends Application {
public static void main(String[] args){
launch(args);
}
@Override
public void start(Stage primaryStage){
// vamos criar três botões
Button btn1 = new Button("Botão 1");
Button btn2 = new Button("Botão 2");
Button btn3 = new Button("Botão 3");
// agora criamos um laytou HBox e colocamos
// os três botões nele
HBox hBox = new HBox();
hBox.getChildren().add(btn1);
hBox.getChildren().add(btn2);
hBox.getChildren().add(btn3);
// vamos definir o espaço interno do HBox usando
// um Inserts (top, direita, baixo, esquerda)
hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20));
// criamos a cena e fornecemos o layout a ela
// e definimos a largura e altura da cena
Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
// adicionamos a cena ao palco principal
primaryStage.setScene(scene);
// e mostramos o palco
primaryStage.show();
}
}
Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos. |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Ruby - Como percorrer os elementos de um array em Ruby usando a função eachQuantidade de visualizações: 743 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte array de int: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] Sua saída deverá ser parecida com: 8 3 10 4 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby:
# vamos criar um array com 5 elementos
valores = [8, 3, 10, 4, 7]
# vamos usar a função each para percorrer
# os itens do array e exibir seus valores
valores.each { | valor | print valor.to_s + " " }
Veja agora essa mesma resolução usando uma pequena variação, dessa vez usando each...do: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] # vamos usar a função each para percorrer # os itens do array e exibir seus valores valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em PHP dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 1152 vezes |
|
Nesta dica de PHP veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: ![]() Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código PHP completo para esta tarefa:
<?php
// para executar abra uma janela de comando
// cmd e dispare o comando abaixo:
// C:\xampp\php>php c:\estudos_php\estudos.php
// para ler a entrada do usuário
$entrada = fopen("php://stdin","r");
// vamos ler as coordenadas do primeiro ponto
echo "Coordenada x do primeiro ponto: ";
$x1 = fgets($entrada);
echo "Coordenada y do primeiro ponto: ";
$y1 = fgets($entrada);
// vamos ler as coordenadas do segundo ponto
echo "Coordenada x do segundo ponto: ";
$x2 = fgets($entrada);
echo "Coordenada y do segundo ponto: ";
$y2 = fgets($entrada);
$sinal = "+";
// vamos calcular o coeficiente angular da reta
$m = ($y2 - $y1) / ($x2 - $x1);
// vamos calcular o coeficiente linear
$n = $y1 - ($m * $x1);
// coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo
if ($n < 0){
$sinal = "-";
$n = $n * -1;
}
// mostra a equação reduzida da reta
echo "Equação reduzida: y = " . $m . "x"
. " " . $sinal . " " . $n;
?>
Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
|
Java - Como calcular a transposta de uma matriz em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
|
Java - Como construir uma data em Java usando o método set() da classe Calendar - Apostila Java Básico Java - Como remover um elemento de uma determinada posição do ArrayList do Java usando o método remove() |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
|
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |







