Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD e VBA
PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema

Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() da classe Toolkit do Java

Quantidade de visualizações: 15915 vezes
A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o método getScreenSize(), que retorna um objeto da classe Dimension contendo a largura e a altura da tela do nosso computador, em pixels.

Veja o código Java completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // obtém o tamanho da tela
    Dimension dim = Toolkit.getDefaultToolkit().getScreenSize();
    System.out.println("O tamanho da tela é: " +
     dim.width + " pixels de largura por " + dim.height +
     " pixels de altura.");
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O tamanho da tela é: 1366 pixels de largura por 768 pixels de altura.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Struct (Estruturas, Registros)

Exercício Resolvido de C - Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos

Quantidade de visualizações: 3311 vezes
Pergunta/Tarefa:

Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos. Em seguida imprima a matrícula, o nome e a média de cada um deles.

Seu código deverá, obrigatoriamente, usar a estrutura abaixo para a representação de cada aluno:

// estrutura Aluno
typedef struct{
  int matricula;
  char nome[100];
  float nota1;
  float nota2;
} Aluno;
Sua saída deverá ser parecida com:

LEITURA DOS ALUNOS:

Matrícula do Aluno 1: 123
Nome do Aluno 1: OSMAR J SILVA
Nota 1 do Aluno 1: 8,5
Nota 2 do Aluno 1: 9,3
Matrícula do Aluno 2: 432
Nome do Aluno 2: FABIANA CASTRO
Nota 1 do Aluno 2: 9
Nota 2 do Aluno 2: 8,2

DADOS DOS ALUNOS:

DADOS DO ALUNO 1: 
Matrícula: 123
Nome: OSMAR J SILVA
Nota 1: 8,50
Nota 2: 9,30
Média: 8,90

DADOS DO ALUNO 2:
Matrícula: 432
Nome: FABIANA CASTRO
Nota 1: 9,00
Nota 2: 8,20
Média: 8,60
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

Código para alunos.c:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// estrutura Aluno
typedef struct{
  int matricula;
  char nome[100];
  float nota1;
  float nota2;
} Aluno;

// define a quantidade de alunos que serão lidos
#define QUANT_ALUNOS 2

int main(int argc, char *argv[]) {
  int i; // controle do laço
  Aluno alunos[QUANT_ALUNOS]; // vetor de alunos
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  printf("LEITURA DOS ALUNOS:\n\n");
	
  for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){
    // vamos ler a matrícula do aluno
    printf("Matrícula do Aluno %d: ", (i + 1));
    scanf("%d", &alunos[i].matricula);
    fflush(stdin); // para o scanf não sair pulando o gets
    // agora o nome do aluno
    printf("Nome do Aluno %d: ", (i + 1));
    gets(alunos[i].nome);
    // vamos ler a primeira nota
    printf("Nota 1 do Aluno %d: ", (i + 1));
    scanf("%f", &alunos[i].nota1);
    // vamos ler a segunda nota
    printf("Nota 2 do Aluno %d: ", (i + 1));
    scanf("%f", &alunos[i].nota2);
  }

  // agora vamos mostrar os alunos lidos, com suas notas
  // e suas médias aritméticas
  printf("\nDADOS DOS ALUNOS:\n");
	
  for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){
    printf("\nDADOS DO ALUNO %d:\n ", (i + 1));
    printf("Matrícula: %d\n", alunos[i].matricula);
    printf("Nome: %s\n", alunos[i].nome);
    printf("Nota 1: %.2f\n", alunos[i].nota1);
    printf("Nota 2: %0.2f\n", alunos[i].nota2);
    printf("Média: %.2f\n", (alunos[i].nota1 + alunos[i].nota2) / 2);
  }
	
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca)

C para iniciantes - Como ordenar os elementos de um vetor de inteiros usando a ordenação da bolha (Bubble Sort) na linguagem C

Quantidade de visualizações: 10048 vezes
O método ou algorítmo de ordenação da bolha é uma das técnicas mais simples de ordenação. No entanto, este método não é eficiente, visto que o tempo despendido para sua execução é muito elevado se comparado à outros métodos existentes. Geralmente usamos este método quando queremos ordenar 50 elementos ou menos.

O entendimento deste método é fácil. Se estivermos ordenandos os valores do menor para o maior, o método da bolha percorre os elementos do vetor (array), comparando e movendo o menor valor para a primeira posição do vetor, tal qual bolhas indo para a superfície. Veja um exemplo completo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

void bubble_sort(int matriz[], int tam){
  int temp, i, j;

  for(i = 0; i < tam; i++){
    for(j = 0; j < tam; j++){
      if(matriz[i] < matriz[j]){
        temp = matriz[i];
        matriz[i] = matriz[j];
        matriz[j] = temp;
      }
    }
  }
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11};
  int i, tamanho = 9;

  // imprime a matriz sem a ordenação
  for(i = 0; i < 9; i++){
    printf("%d ", valores[i]);
  }

  // vamos ordenar a matriz
  bubble_sort(valores, tamanho);

  // imprime a matriz ordenada
  puts("\n");
  for(i = 0; i < 9; i++){
    printf("%d ", valores[i]);
  }

  puts("\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Sem ordenação:
4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11

Ordenados:
0, 1, 2, 3, 4, 6, 8, 9, 11


C# ::: Windows Forms ::: ComboBox

Como excluir todos os itens de um ComboBox do C# Windows Forms usando a função Clear() da classe ComboBox.ObjectCollection

Quantidade de visualizações: 10204 vezes
Há algumas situações nas quais precisamos remover (limpar) todos os itens de um ComboBox. Isso pode ser feito com uma chamada ao método Clear() da classe ComboBox.ObjectCollection. Temos acesso a esta classe por meio da propriedade Items da classe ComboBox. Vja o exemplo:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // exclui todos os itens do ComboBox chamado
  // linguagensCombo
  linguagensCombo.Items.Clear();
}



Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 124 usuários muito felizes estudando em nosso site.