C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez usando a função fgetc() da linguagem CQuantidade de visualizações: 680 vezes |
|
A função fgetc() da linguagme C pode ser usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez. Esta função retorna o caractere atualmente representado pelo indicador de posição interna no arquivo. Depois de lido o caractere, o indicador de posição avança para apontar para o próximo caractere. Veja a assinatura desta função: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- int fgetc(FILE *file); O trecho de código abaixo mostra como usar um laço while para ler todos os caracteres do arquivo especificado e exibir o conteúdo na tela: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r");
int caractere;
// testa se o arquivo foi aberto com sucesso
if(arquivo != NULL){
// vamos usar um laço para ler o conteúdo do arquivo
// e exibí-lo
while((caractere = fgetc(arquivo)) != EOF)
printf("%c", caractere);
fclose(arquivo); // libera o ponteiro para o arquivo
}
else
printf("Nao foi possivel abrir o arquivo.");
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
|
wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxFrame |
Como usar a classe wxFrame para criar a janela principal de suas aplicações C++ wxWidgetsQuantidade de visualizações: 2167 vezes |
|
A classe wxFrame, definida no arquivo <wx/frame.h>, herda diretamente da classe wxTopLevelWindow (que herda de wxWindow) e, em geral, é usada para representar a janela principal da aplicação. Em tempo de execução seu tamanho pode ser alterado, maximizado, restaurado e minimizado. Esta janela também inclui uma borda mais grossa, uma barra de títulos e, opcionalmente, uma barra de menus, uma barra de ferramentas ou uma barra de status. Uma wxFrame pode atuar como um contâiner para outros controles, tais como botões, caixa de texto, listas, tabelas, etc. No entanto, não podemos inserir em uma wxFrame uma outra wxFrame ou um diálogo. O construtor não vazio da classe wxFrame é: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- wxFrame::wxFrame(wxWindow* parent, wxWindowID id, const wxString& title, const wxPoint& pos = wxDefaultPosition, const wxSize& size = wxDefaultSize, long style = wxDEFAULT_FRAME_STYLE, const wxString& name = wxFrameNameStr) O parâmetro parent pode ser, e geralmente é, NULL. Se esse valor for diferente de NULL, a frame será minimizada quando sua janela mãe foi minimizada e restaurada quando esta for restaurada. Note que estamos falando de aplicações de janelas de múltiplos documentos (janelas MDI). O parâmetro id é o identificador da janela. Podemos informar -1 para indicar um valor default. O parâmetro title é o texto a ser exibido na barra de títulos da janela. O parâmetro pos é a posição da janela, expressa como um wxPoint (coordenada x e y). Se fornecermos o valor wxDefaultPosition para este parâmetro, a posição da janela será escolhida pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro size é o tamanho da janela, expresso como um wxSize (largura e altura). O valor wxDefaultSize indica o tamanho padrão (default), escolhido pelo sistema de janelas ou pela biblioteca wxWidgets, dependendo da plataforma. O parâmetro style é o estilo da janela. O valor padrão é wxDEFAULT_FRAME_STYLE (que pode ser redimensionada, possui um botão de minimizar, de maximizar, etc). O parâmetro name é usado para associar a janela com um item nomeado, permitindo a personalização individual da janela em sistemas que usam o Motif. No Windows este parâmetro não possui nenhum efeito. Vamos ao código agora. Veja os arquivos de definição e de implementação para a criação de uma janela wxFrame: Código para janelaprincipal.h: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#ifndef _JANELAPRINCIPAL_H
#define _JANELAPRINCIPAL
#include <wx/wx.h>
// Definição da nossa janela wxFrame
class JanelaPrincipal : public wxFrame{
public:
// construtor não vazio
JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX, int posY,
int largura, int altura);
// destrutor
~JanelaPrincipal();
};
#endif // _JANELAPRINCIPAL_H
Código para janelaprincipal.cpp: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include "janelaprincipal.h"
// arquivo de implementação
JanelaPrincipal::JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX,
int posY, int largura, int altura) : wxFrame((wxFrame *)NULL, -1,
titulo, wxPoint(posX, posY), wxSize(largura, altura)){
// não vamos fazer nada aqui por enquanto
}
JanelaPrincipal::~JanelaPrincipal(){
// por enquanto vamos deixar o construtor vazio
}
Agora veja o arquivo de definição e de implementação necessários para a criação e exibição da nossa janela: Código para aplicacao.h: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <wx/wx.h>
// arquivo de definição
// declaramos a classe application
class MinhaAplicacao : public wxApp{
public:
// é chamado no startup da aplicação
virtual bool OnInit();
};
// declara MinhaAplicacao& GetApp()
DECLARE_APP(MinhaAplicacao)
Código para aplicacao.cpp ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include "aplicacao.h"
#include "janelaprincipal.h"
// arquivo de implementação
// aqui o wxWidgets cria nosso objeto MinhaAplicacao e o associa
// com a função de entrada main() ou WinMain()
IMPLEMENT_APP(MinhaAplicacao)
bool MinhaAplicacao::OnInit(){
// vamos criar nossa janela
JanelaPrincipal *janela = new JanelaPrincipal(wxT("Cadastro"),
50, 50, 500, 400);
// vamos exibir a janela wxFrame
janela->Show(TRUE);
// essa vai ser a janela principal da aplicação
SetTopWindow(janela);
// podemos iniciar o loop de eventos
return true;
}
Note que, para que a janela seja visível na tela, devemos fazer uma chamada ao método Show() e fornecer o valor TRUE. Esta função é definida originalmente em wxWindow. Veja também que chamamos SetTopWindow() para informar ao wxWidgets que esta é a janela principal, razão pela qual fornecemos o valor NULL para o parâmetro parent. |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: STL Vector C++ |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumentoQuantidade de visualizações: 459 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ com uma função chamada possui_numeros() que recebe um Vector de strings como argumento e retorna outro Vector contendo apenas as strings que possuem um ou mais números. Se nenhuma das strings recebidas passar no teste, retorne um Vector vazio. Sua saída deverá ser parecida com: Elementos do Vector original: livro mesa7 cami45sa porta Palavras que possuem um ou mais números: mesa7 cami45sa Veja a resolução comentada deste exercício em C++: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <iostream>
#include <vector>
using namespace std;
// função que recebe um vetor de strings e retorna
// outro vector contendo apenas as strings que possuem
// um ou mais números
vector<string> possui_numeros(vector<string> palavras) {
// para guardar o resultado
vector<string> resultado;
// vamos percorrer os itens do vector recebido
for(string palavra : palavras) {
// agora percorremos os caracteres de cada string
for(char carac : palavra) {
// é um caractere?
if(isdigit(carac)) {
// adicionamos no segundo vector
resultado.push_back(palavra);
break;
}
}
}
// retorna o vector obtido
return resultado;
}
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
// vamos criar um vector de palavras
vector<string> palavras = {"livro", "mesa7", "cami45sa", "porta"};
// vamos mostrar o conteúdo do vector original
cout << "Elementos do Vector original:\n";
for (string palavra : palavras) {
cout << palavra << " ";
}
// agora obtemos um vector com as palavras que contenham um ou mais
// números
vector<string> resultado = possui_numeros(palavras);
// e mostramos o resultado
cout << "\n\nPalavras que possuem um ou mais números:\n";
for (string palavra : resultado) {
cout << palavra << " ";
}
cout << "\n\n";
system("PAUSE"); // pausa o programa
return EXIT_SUCCESS;
}
|
QGIS ::: PyQGIS API ::: Shapefiles, Camadas Vetoriais, Dados Vetoriais |
Como carregar um shapefile no QGIS usando o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS APIQuantidade de visualizações: 622 vezes |
|
Nesta dica mostrarei como podemos usar o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API para carregar um arquivo shapefile no QGIS e adicioná-lo como uma nova camada. O primeiro passo é fornecer a localização do arquivo shapefile (.shp), o nome para a nova camada e um data provider, que nesse caso é ogr. Depois de obtido o objeto QgsVector nós efetuamos uma chamada à função isValid() para verificar se a camada é válida. Esse procedimento deve ser sempre usado, pois assegura que os dados são válidos antes de continuar com a execução do código. Para finalizar nós usamos a função addMapLayer() do objeto QgsProject para adicionar a nova camada à coleção de camadas e a exibimos no mapa. Veja o código PyQGIS completo para o exemplo: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
# vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local
# do nosso shapefile
camada = QgsVectorLayer("C:\\dados\\GO_Municipios_2022.shp",
"Municípios Estado de Goiás", "ogr")
# vamos testar se a camada é válida
if not camada.isValid():
print("Não foi possível carregar a camada %s" % camada.name())
else:
# vamos adicionar a camada à relação de camadas
QgsProject.instance().addMapLayer(camada)
Ao executarmos esse código PyQGIS no QGIS nós temos como resultado um mapa do Estado de Goiás com os seus 246 municípios. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
|
Delphi - Como verificar se um arquivo existe usando a função FileExists() da unit SysUtils do Delphi Revit Python Shell - Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
|
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






