Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Tutorial de Java - Como usar a instrução condicional if e if...else do JavaQuantidade de visualizações: 54306 vezes |
Instruções if e if...else permitem executar trechos de códigos baseado em condições. Veja um exemplo:----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
int valor = 5;
if(valor > 3)
System.out.println("Valor maior que 3");
}
}
Neste programa, a instrução ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
System.out.println("Valor maior que 3");
será executada somente se o teste (valor > 3) for verdadeiro. Observe que a expressão de teste deverá sempre ser do tipo boolean (true ou false). Neste exemplo temos apenas uma instrução a ser executada. Isso dispensa o uso das chaves ao redor do bloco de códigos. Se o bloco contiver mais de uma instrução, as chaves são necessárias. Veja: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
int valor = 5;
if(valor > 3){
System.out.println("Valor maior que 3");
System.out.println("O valor é: " + valor);
}
}
}
A instrução if...else (se...senão) é usada quando queremos fornecer um caminho alternativo ao código. Veja: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
int valor = 1;
if(valor > 3)
System.out.println("Valor maior que 3");
else
System.out.println("Valor menor que 3");
}
}
Você pode ainda usar if...else if...else (se...senão se...senão). Veja: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
public class Estudos{
public static void main(String args[]){
int valor = 3;
if(valor > 3)
System.out.println("Valor maior que 3");
else if(valor < 3)
System.out.println("Valor menor que 3");
else
System.out.println("Valor é igual a 3");
}
}
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como usar a classe DateTime da linguagem RubyQuantidade de visualizações: 7419 vezes |
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A classe DateTime da linguagem Ruby extende a classe Date e inclui horas, minutos, segundos e frações de segundo. Além disso, esta classe fornece suporte básico a fuso horários. Fuso horários são representados como uma diferença do UTC (Universal Coordinated Time) em fração de um dia. Esta diferença é quanto a hora local é mais cedo ou mais tarde que o UTC. Uma diferença de UTC 0 está centralizada na Inglaterra (também conhecido como GMT). À medida que viajamos para o leste, a diferença aumenta até que alcancemos a linha de separação de data no meio do Oceano Pacífico. Quando viajamos para o oeste, a diferença diminui. Esta diferença é abreviada como "of" na classe Date. Veja um trecho de código no qual usamos a classe DateTime para obter a data e hora atual: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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# importa o módulo date
require "date"
# obtém a data e hora atual
agora = DateTime::now
# exibe o resultado
puts "Agora é " + agora.strftime("%e/%m/%Y - %H:%M:%S")
Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Agora é 5/04/2022 - 11:51:06 |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Desenhando retângulos usando o método DrawRectangle() da classe Graphics do C#Quantidade de visualizações: 7433 vezes |
Retângulos podem ser desenhados em C# e Windows Forms usando o método DrawRectangle() da classe Graphics. Este método pede a caneta de desenho (um objeto da classe Pen), as coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo. Veja a assinatura do método DrawRectangle() mais comumente usada:Graphics.DrawRectangle(Pen, Single, Single, Single, Single) Veja um trecho de código no qual desenhamos um retângulo com 250 pixels de largura por 150 pixels de altura: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
// pixels de altura
g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1), 50, 50, 250, 150);
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
As coordenadas do canto superior esquerdo e a largura e altura do retângulo podem ser especificadas como um objeto da estrutura Rectangle. Veja: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
// vamos obter o Graphics do formulário
Graphics g = this.CreateGraphics();
// vamos desenhar um retângulo de 250 pixels de largura por 150
// pixels de altura
g.DrawRectangle(new Pen(Color.Red, 1),
new Rectangle(100, 100, 250, 150));
// vamos liberar o objeto Graphics
g.Dispose();
}
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Escreva uma função Java que recebe três números inteiros e retorna o menor delesQuantidade de visualizações: 1240 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que contenha um método ou função que recebe três números inteiros e retorne o menor deles como um inteiro. Seu método não deve produzir nenhuma saída, apenas retornar o menor número entre os três argumentos fornecidos. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 10 Informe o terceiro número: 7 O menor número é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício em Java: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;
import java.util.Scanner;
public class Estudos {
public static void main(String[] args) {
// para ler a entrada do usuário
Scanner entrada = new Scanner(System.in);
// vamos pedir para o usuário informar três
// números inteiros
System.out.print("Informe o primeiro número: ");
int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe o segundo número: ");
int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
System.out.print("Informe o terceiro número: ");
int n3 = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
// agora vamos calcular o menor número
int menorNumero = menor(n1, n2, n3);
// e mostramos o resultado
System.out.println("O menor número é: " + menorNumero);
}
// método que recebe três números e retorna o menor deles
public static int menor(int a, int b, int c){
return Math.min(Math.min(a, b), c);
}
}
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