Java ::: Dicas & Truques ::: Fuso Horários

Como retornar uma lista de todos os IDs de fusos horários suportados pela linguagem Java usando o método getAvailableIDs() da classe TimeZone

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A linguagem Java, por meio da classe TimeZone, nos permite trabalhar com uma enorme variedade de fusos horários. No entanto, antes de assumir que um determinado fuso horário é suportado, é interessante verificar se tal fuso horário está na lista de IDs suportados. Isso pode ser feito com uma chamada ao método estático getAvailableIDs(). Este método retorna o ID de todos os fusos horários suportados. Veja um exemplo de como usá-lo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // obtém todos os IDs de fusos horários 
    // disponíveis na classe TimeZone
    String fusos[] = TimeZone.getAvailableIDs();

    for(int i = 0; i < fusos.length; i++){
      System.out.println(fusos[i]);
    } 
  } 
}

Ao executar este código você terá um resultado semelhante à (optamos por listar apenas os 100 primeiros resultados):

Etc/GMT+12
Etc/GMT+11
MIT
Pacific/Apia
Pacific/Midway
Pacific/Niue
Pacific/Pago_Pago
Pacific/Samoa
US/Samoa
America/Adak
America/Atka
Etc/GMT+10
HST
Pacific/Fakaofo
Pacific/Honolulu
Pacific/Johnston
Pacific/Rarotonga
Pacific/Tahiti
SystemV/HST10
US/Aleutian
US/Hawaii
Pacific/Marquesas
AST
America/Anchorage
America/Juneau
America/Nome
America/Yakutat
Etc/GMT+9
Pacific/Gambier
SystemV/YST9
SystemV/YST9YDT
US/Alaska
America/Dawson
America/Ensenada
America/Los_Angeles
America/Tijuana
America/Vancouver
America/Whitehorse
Canada/Pacific
Canada/Yukon
Etc/GMT+8
Mexico/BajaNorte
PST
PST8PDT
Pacific/Pitcairn
SystemV/PST8
SystemV/PST8PDT
US/Pacific
US/Pacific-New
America/Boise
America/Cambridge_Bay
America/Chihuahua
America/Dawson_Creek
America/Denver
America/Edmonton
America/Hermosillo
America/Inuvik
America/Mazatlan
America/Phoenix
America/Shiprock
America/Yellowknife
Canada/Mountain
Etc/GMT+7
MST
MST7MDT
Mexico/BajaSur
Navajo
PNT
SystemV/MST7
SystemV/MST7MDT
US/Arizona
US/Mountain
America/Belize
America/Cancun
America/Chicago
America/Costa_Rica
America/El_Salvador
America/Guatemala
America/Indiana/Knox
America/Indiana/Petersburg
America/Indiana/Vincennes
America/Knox_IN
America/Managua
America/Menominee
America/Merida
America/Mexico_City
America/Monterrey
America/North_Dakota/Center
America/North_Dakota/New_Salem
America/Rainy_River
America/Rankin_Inlet
America/Regina
America/Swift_Current
America/Tegucigalpa
America/Winnipeg
CST
CST6CDT
Canada/Central
Canada/East-Saskatchewan
Canada/Saskatchewan
Chile/EasterIsland

Um bom uso deste método é quando estamos desenvolvendo uma aplicação que mostra o horário ao redor do mundo. Podemos ter uma lista de fusos horários e, mediante a seleção do usuário, fornecer o valor selecionado para o método setTimeZone() da classe Calendar, por exemplo.


C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço while em C - Linguagem C para iniciantes em programação

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O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:

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int valor = 1;

while(valor <= 10){
  printf("%d  ", valor);
  valor++;
}

Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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int valor = 10;

while(valor >= 1){
  printf("%d  ", valor);
  valor--;
}

Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int continuar = 1; // 1 é true em C
  int valor = 1;

  while(continuar){
    printf("%d  ", valor);
    valor++;

    if(valor > 10)
      continuar = 0; // 0 é false em C
  }

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Delphi dados dois pontos no plano cartesiano

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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem Delphi que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

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procedure TForm4.Button2Click(Sender: TObject);
var
  x1, y1, x2, y2, m: Double;
begin
  // x e y do primeiro ponto
  x1 := 3;
  y1 := 6;

  // x e y do segundo ponto
  x2 := 9;
  y2 := 10;

  // agora vamos calcular o coeficiente angular
  m := (y2 - y1) / (x2 - x1);

  // e mostramos o resultado
  Memo1.Lines.Add('O coeficiente angular é: ' +
    FloatToStr(m));
end;

Ao executar este código em linguagem Delphi nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0,666666666666667

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

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procedure TForm4.Button2Click(Sender: TObject);
var
  x1, y1, x2, y2, tangente: Double;
  cateto_oposto, cateto_adjascente, tetha: Double;
begin
  // incluir a unit Math

  // x e y do primeiro ponto
  x1 := 3;
  y1 := 6;

  // x e y do segundo ponto
  x2 := 9;
  y2 := 10;

  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  cateto_oposto := y2 - y1;
  // e agora o cateto adjascente
  cateto_adjascente := x2 - x1;
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  tetha := ArcTan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  tangente := Tan(tetha);

  // e mostramos o resultado
  Memo1.Lines.Add('O coeficiente angular é: ' +
    FloatToStr(tangente));
end;

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros

Como retornar o nome ou tipo de exceção de um erro em JavaScript usando a propriedade name do objeto Error

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Em várias situações nós precisamos saber o nome do tipo de erro de tempo de execução em JavaScript. Para isso nós podemos usar a propriedade name do objeto Error.

Veja um código JavaScript completo demonstrando o seu uso:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script language="javascript">
  // o trecho de código a seguir vai provocar
  // um erro de tempo de execução em JavaScript
  try{
    // y não foi definido
    var x = y;
  }
  catch(e){
    document.write("Tipo do erro: " + e.name);
  }
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

Tipo do erro: ReferenceError

A propriedade name do objeto Error pode retornar os seguintes valores:

EvalError - Um erro provocado pela função eval.
RangeError - Um erro provocado por um número fora da faixa permitida.
ReferenceError - Uma referência ilegal provocou o erro.
SyntaxError - Um erro de sintáxe.
TypeError - Um erro provocado por uma conversão de tipos.
URIError - Provocado por um erro na função encodeURI().


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