GoLang ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como declarar variáveis em Go usando var e sem definir o tipo da variávelQuantidade de visualizações: 559 vezes |
|
Em algumas situações nós queremos declarar variáveis na linguagem Go mas não queremos definir de antemão o tipo, ou seja, se ela será do tipo int, float, boolean, string, etc. Essa situação é muito comum quando a variável receberá o retorno de uma função. Quando não definimos o tipo da variável, a própria linguagem se encarrega de fazer isso para nós, por meio da inferência de tipos. Assim, dependendo do valor que a variável recebe, o seu tipo será definido automaticamente. Veja um exemplo: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
// pacote principal
package main
// vamos importar os módulos necessários
import (
"fmt"
)
// esta é a função principal do programa
func main() {
// vamos declarar uma variável do tipo real
// Como não definimos o tipo, ele será
// automaticamente float64
var salario = 1250.94
// vamos mostrar o tipo da variável
fmt.Printf("O tipo da variável é: %T", salario)
}
Ao executarmos este código Golang nós teremos o seguinte resultado: O tipo da variável é: float64 |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Algorítmos Úteis |
Como testar se uma palavra (ou frase) é palíndroma em JavaScriptQuantidade de visualizações: 12020 vezes |
|
Palíndromo é uma palavra, frase ou número que permanece igual quando lida de trás para diante. Por extensão, palíndromo é qualquer série de elementos com simetria linear, ou seja, que apresenta a mesma sequência de unidades nos dois sentidos. Uma palavra palíndroma é aquela cuja sequência de letras é simétrica, permitindo uma leitura idêntica da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda: ovo, osso, reler, anilina. Veja um código JavaScript que pede para o usuário informar um palavra e, em seguida, informa se a palavra é palíndroma ou não: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html;
charset=iso-8859-1" />
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
<script type="text/javascript">
function palin(pal){
var palindroma = true;
pal = pal.toUpperCase();
for(var i = 0; i < (pal.length / 2); i++){
if(pal.charAt(i) != pal.charAt(pal.length - i - 1)){
palindroma = false;
}
}
return palindroma;
}
// testa se uma palavra é palindroma
var palavra = window.prompt("Informe a palavra",
"palavra");
if(palin(palavra)){
alert("Esta palavra é palindroma");
}
else{
alert("Esta palavra NÃO é palindroma");
}
</script>
</body>
</html>
|
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Data e Hora |
Exercícios Resolvidos de C - Escreva um programa C que peça para o usuário informar um ano e informe o dia da semana que o ano começou (domingo, segunda-feiraQuantidade de visualizações: 573 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que pede para o usuário informar um ano e então mostre em qual dia da semana o ano começou, por exemplo, domingo, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um ano: 2022 O ano informado começou em um(a) Sábado Informe um ano: 2023 O ano informado começou em um(a) Domingo Informe um ano: 2024 O ano informado começou em um(a) Segunda-feira Informe um ano: 2025 O ano informado começou em um(a) Quarta-feira Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]) {
// variáveis usadas na resolução do problema
char dias_semana[][20] = {"Domingo", "Segunda-feira", "Terça-feira",
"Quarta-feira", "Quinta-feira", "Sexta-feira", "Sábado"};
int ano, dia_inicial;
// vamos pedir para o usuário informar o ano
printf("Informe um ano: ");
scanf("%d", &ano);
// vamos calcular o número equivalente ao dia da semana que o
// ano iniciou: 0:Domingo, 1:Segunda-feira, 2:Terça-feira, etc
// note que as divisões abaixo são divisões por inteiro, ou seja,
// sem a parte fracionária
dia_inicial = (ano + (ano - 1) / 4) - ((ano - 1) / 100) +
((ano - 1) / 400);
dia_inicial = dia_inicial % 7;
// e mostramos o resultado
printf("O ano informado começou em um(a) %s", dias_semana[dia_inicial]);
printf("\n\n");
system("PAUSE");
return 0;
}
|
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como colorir o fundo das células de uma JTable baseado em seus valoresQuantidade de visualizações: 2 vezes |
Nesta dica veremos como é possível criar uma classe personalizada que extende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer e usá-la como renderizador das células de uma JTable. Dessa forma conseguiremos aplicar uma cor diferente a cada célula dependendo do seu valor. Veja o resultado na figura abaixo:![]() Veja agora o código Java Swing completo para o exemplo: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
package arquivodecodigos;
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.table.*;
public class Estudos extends JFrame{
public Estudos(){
super("Exemplo de uma tabela simples");
// colunas da tabela
String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"};
// conteúdo da tabela
Object[][] conteudo = {
{"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"},
{"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"},
{"Fernando Gomes", "15", "Masculino"},
{"Carlos Vieira", "40", "Masculino"}
};
// constrói a tabela
JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
// quero colorir o fundo das células da segunda coluna
// se o valor encontrado for menor que 20
TableCellRenderer tcr = new Colorir();
TableColumn column =
tabela.getColumnModel().getColumn(1);
column.setCellRenderer(tcr);
tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new
Dimension(350, 50));
Container c = getContentPane();
c.setLayout(new FlowLayout());
JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
c.add(scrollPane);
setSize(400, 300);
setVisible(true);
}
public static void main(String args[]){
Estudos app = new Estudos();
app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
}
}
class Colorir extends JLabel implements TableCellRenderer{
public Colorir(){
setOpaque(true);
}
@Override
public Component getTableCellRendererComponent(
JTable table,
Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus,
int row, int column){
if(Integer.parseInt(value.toString()) < 20){
setBackground(Color.YELLOW);
}
else{
setBackground(table.getBackground());
}
setText(value.toString());
return this;
}
@Override
public void validate() {}
@Override
public void revalidate() {}
@Override
protected void firePropertyChange(String propertyName,
Object oldValue, Object newValue) {}
@Override
public void firePropertyChange(String propertyName,
boolean oldValue, boolean newValue) {}
}
|
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
|
Java - Como usar a classe Character da linguagem Java para tratar caracteres individuais em seus programas C++ - Como criar uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cpp |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
|
React.js - Aprenda a desenvolver aplicações React diretamente no HTML, sem usar a ferramenta create-react-app Python - Exercícios Resolvidos de Python - Como testar se um número é potência de dois usando Python AutoCAD .NET API C# - Como selecionar uma polilinha no AutoCAD e mostrar as coordenadas de suas vértices usando a AutoCAD .NET C# API |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
|
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |






