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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    System.out.print("Informe um caractere: ");
    
    // vamos ler o caractere informado
    char caractere = entrada.nextLine().charAt(0);
    
    // agora vamos obter o código ASCII correspondente
    int codigo = (int)caractere;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere);
    System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
  }
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Java ::: Dicas & Truques ::: Internacionalização e Localização (Internationalization, i18n, Localization, l10n)

Como obter a localização padrão da JVM usando o método getDefault() da classe Locale da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 9246 vezes
Em algumas situações precisamos fazer a internacionalização de nossas aplicações. Isso implica em usar um objeto da classe Locale para aplicar a formatação de datas, horas e valores de acordo com as configurações regionais do usuário. Porém, antes de alterar o Locale padrão da JVM, é importante sabermos mais sobre ele. Para isso temos o método estático getDefault() da classe Locale:

public static Locale getDefault()


Este método retorna um objeto da classe Locale que nos permitirá obter informações sobre a língua, o país e demais configurações do ambiente. Veja um trecho de código demonstrando seu uso:

import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // obtém o Locale padrão da JVM
    Locale locale = Locale.getDefault();
    
    // vamos exibir o código da linguagem e nome do
    // país para o Locale obtido
    System.out.println(locale.getLanguage() + " - "
      + locale.getDisplayCountry()); 
  } 
}

O resultado da execução deste código será algo como:

pt - Brasil



C# ::: Dicas & Truques ::: Sistema

Como obter a quantidade de processadores na máquina atual usando a propriedade ProcessorCount da classe Environment do C#

Quantidade de visualizações: 9946 vezes
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar a propriedade ProcessorCount da classe Environment para obter e retornar um inteiro contendo a quantidade de processadores na máquina atual.

Veja o código C# completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      int proc = Environment.ProcessorCount;
      Console.WriteLine("Esta máquina possui: " + proc +
        " processador(s).");

      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Esta máquina possui: 4 processador(s).


PHP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter graus em radianos em PHP usando a função deg2rad() - Trigonometria para iniciantes

Quantidade de visualizações: 14906 vezes
As unidades grau e radiano são muito usadas em cálculos de trigonometria. O grau é de uso mais no cotidiano pela sua praticidade, pois envolve, na maioria dos casos, números inteiros.

O radiano é de uso em cálculos envolvendo geralmente números racionais (e também na programação gráfica, uma vez que praticamente todas as linguagens de programação possuem funções de trigonometria que requerem e retornam valores em radianos, e não em graus).

Graus podem ser convertidos para radianos usando-se a seguinte fórmula:



Note que o valor de PI é 3,14 (aproximadamente).

Veja agora um trecho de código PHP que converte um ângulo em graus para radianos:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $graus = 45;
  $radianos = ($graus / 180) * pi();  

  echo "Ângulo em graus: " . $graus . "<br>";
  echo "Ângulo em radianos: " . $radianos;
?>
 
</body>
</html>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Ângulo em graus: 45
Ângulo em radianos: 0.78539816339745

O PHP, na contramão de várias outras linguagens de programação, nos fornece uma função já embutida que nos permite converter de graus para radianos. Esta função se chama deg2rad(), recebe um valor em graus e devolve o resultado em radianos. Veja como usá-la no código PHP abaixo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $graus = 45;
  $radianos = deg2rad($graus);  

  echo "Ângulo em graus: " . $graus . "<br>";
  echo "Ângulo em radianos: " . $radianos;
?>
 
</body>
</html>

Ao executarmos o código novamente, teremos o seguinte resultado:

Ângulo em graus: 45
Ângulo em radianos: 0.78539816339745

Veja que o resultado obtido com o uso da função deg2rad() foi o mesmo que obtivemos com o cálculo no início da dica.

Para finalizar, saiba que 45o, assim como 30o e 60o são conhecidos como ângulos notáveis, e seus valores em radianos, assim como seus seno, cosseno e tangentes, devem ser memorizados se você quiser se tornar um guru (ou guroa) em geometria e trigonometria (e em computação gráfica, é claro).


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