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Como escrever um função que retorna uma estrutura (struct) usando a linguagem C

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Muitas vezes precisamos escrever funções que retornam estruturas, ou melhor, que alocam e retornam ponteiros para estruturas. Esta não é, definitivamente, uma tarefa para iniciantes em C. Contudo, esta dica lhe fornecerá um código completo indicando-lhe uma das formas mais simples de conseguir tal proeza.

Antes de executar o código, porém, dê uma olhada atenta na função obter_livro(). Veja que esta função recebe o título, o código e o número de páginas de um livro. Em seguida a função aloca memória para uma estrutura, preenche seus membros e retorna um ponteiro para tal estrutura. Eis a listagem completa:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char *titulo;
  int codigo;
  int paginas;
};

// função que aloca e retorna um ponteiro para uma
// estrutura Livro
struct Livro* obter_livro(char *titulo, int codigo, int paginas){
  // aloca memória para uma estrutura Livro
  struct Livro *temp = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

  // preeche os membros da estrutura
  temp->titulo = titulo;
  temp->codigo = codigo;
  temp->paginas = paginas;

  return temp;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // obtém uma instância da estrutura Livro
  struct Livro *a = obter_livro("Programando em Java", 345, 120);

  // verifica se a estrutura foi retornada com
  // sucesso
  if(a != NULL){
    printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
      a->titulo, a->codigo, a->paginas);
  }

  // obtém uma segunda instância da estrutura Livro
  struct Livro *b = obter_livro("JavaScript - Guia", 540, 800);

  // verifica se a estrutura foi retornada com
  // sucesso
  if(b != NULL){
    printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n",
      b->titulo, b->codigo, b->paginas);
  }

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Titulo: Programando em Java
Codigo: 345
Paginas: 120
Titulo: JavaScript - Guia
Codigo: 540
Paginas: 800

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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercícios Resolvidos de C - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sênior

Quantidade de visualizações: 271 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras:

a) De 5 a 7 anos - Infantil;
b) De 8 a 10 anos - Juvenil;
c) De 11 a 15 anos - Adolescente;
d) De 16 a 30 anos - Adulto;
e) Acima de 30 anos - Sênior.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe sua idade: 19
Sua categoria é Adulto
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int idade;
    
  // vamos solicitar a idade do nadador
  printf("Informe sua idade: ");
  scanf("%d", &idade);
     
  // vamos verificar a categoria do nadador
  if((idade >= 5) && (idade <= 7)) {
    printf("Sua categoria é Infantil");  
  }
  else if((idade >= 8) && (idade <= 10)) {  
    printf("Sua categoria é Juvenil");  
  }
  else if((idade >= 11) && (idade <= 15)) {
    printf("Sua categoria é Adolescente");  
  }
  else if((idade >= 16) && (idade <= 30)) {
    printf("Sua categoria é Adulto");  
  }
  else if(idade > 30) {
    printf("Sua categoria é Sênior");  
  }
  else {
    printf("Não pertence a nenhuma categoria.");  
  }
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong

Quantidade de visualizações: 836 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que:

153 = 13 + 53 + 33
93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem C.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 153
O número informado é um número de Armstrong
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
#include <math.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int numero, quant_digitos = 0, temp, resto, soma = 0;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português

  // vamos pedir para o usuário informar um número
  printf("Informe um número inteiro: ");
  scanf("%d", &numero);
	  
  // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado
  // possui
  temp = numero;
  while(temp != 0) {
    quant_digitos = quant_digitos + 1;
    temp = temp / 10;
  }
    
  // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número
  // de Armstrong ou não
  temp = numero;
  while(temp > 0){
    resto = temp % 10;
    soma = soma + (int)(pow(resto, quant_digitos));
    temp = temp / 10;
  }

  if(soma == numero){
    printf("O número informado é um número de Armstrong");
  }
  else{
    printf("O número informado não é um número de Armstrong");
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Declare uma matriz de 10 inteiros e use um laço for para preencher os elementos da matriz usando valores aleatórios de 0 até 10

Quantidade de visualizações: 11689 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que declara uma matriz de 10 inteiros. Use um laço for para preencher os elementos da matriz usando valores aleatórios de 0 até 10 (incluindo os valores 0 e 10). Para finalizar, percorra os elementos da matriz e exiba seus valores. A saída do programa deverá ser parecida com:

3 5 5 1 3 8 10 0 9 7

Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos inicializar o gerador de números aleatórios
  srand(time(NULL));
  
  // vamos declarar e construir uma matriz de 10 inteiros
  int valores[10];

  // vamos preencher a matriz com valores aleatórios de 0 até 10 (incluindo)
  int i;
  for(i = 0; i < 10; i++){
    valores[i] = rand() % 11;
  }

  // vamos exibir os valores dos elementos da matriz
  for(i = 0; i < 10; i++){
    printf("%d  ", valores[i]);
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

Espero que você tenha gostado e continue a acessar a nossa Lista de Exercícios de C.


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