Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: C ::: Dicas & Truques ::: Struct (Estruturas, Registros)

Como escrever um função que retorna uma estrutura (struct) usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 16229 vezes
Muitas vezes precisamos escrever funções que retornam estruturas, ou melhor, que alocam e retornam ponteiros para estruturas. Esta não é, definitivamente, uma tarefa para iniciantes em C. Contudo, esta dica lhe fornecerá um código completo indicando-lhe uma das formas mais simples de conseguir tal proeza.

Antes de executar o código, porém, dê uma olhada atenta na função obter_livro(). Veja que esta função recebe o título, o código e o número de páginas de um livro. Em seguida a função aloca memória para uma estrutura, preenche seus membros e retorna um ponteiro para tal estrutura. Eis a listagem completa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

// define a estrutura Livro
struct Livro{
  char *titulo;
  int codigo;
  int paginas;
};

// função que aloca e retorna um ponteiro para uma
// estrutura Livro
struct Livro* obter_livro(char *titulo, int codigo, int paginas){
  // aloca memória para uma estrutura Livro
  struct Livro *temp = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro));

  // preeche os membros da estrutura
  temp->titulo = titulo;
  temp->codigo = codigo;
  temp->paginas = paginas;

  return temp;
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // obtém uma instância da estrutura Livro
  struct Livro *a = obter_livro("Programando em Java", 345, 120);

  // verifica se a estrutura foi retornada com


Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Titulo: Programando em Java
Codigo: 345
Paginas: 120
Titulo: JavaScript - Guia
Codigo: 540
Paginas: 800

Pressione qualquer tecla para continuar...

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C

Veja mais Dicas e truques de C

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 35 usuários muito felizes estudando em nosso site.