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Como escrever um função que retorna uma estrutura (struct) usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 16173 vezes |
Muitas vezes precisamos escrever funções que retornam estruturas, ou melhor, que alocam e retornam ponteiros para estruturas. Esta não é, definitivamente, uma tarefa para iniciantes em C. Contudo, esta dica lhe fornecerá um código completo indicando-lhe uma das formas mais simples de conseguir tal proeza. Antes de executar o código, porém, dê uma olhada atenta na função obter_livro(). Veja que esta função recebe o título, o código e o número de páginas de um livro. Em seguida a função aloca memória para uma estrutura, preenche seus membros e retorna um ponteiro para tal estrutura. Eis a listagem completa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> // define a estrutura Livro struct Livro{ char *titulo; int codigo; int paginas; }; // função que aloca e retorna um ponteiro para uma // estrutura Livro struct Livro* obter_livro(char *titulo, int codigo, int paginas){ // aloca memória para uma estrutura Livro struct Livro *temp = (struct Livro*)malloc(sizeof(struct Livro)); // preeche os membros da estrutura temp->titulo = titulo; temp->codigo = codigo; temp->paginas = paginas; return temp; } int main(int argc, char *argv[]){ // obtém uma instância da estrutura Livro struct Livro *a = obter_livro("Programando em Java", 345, 120); // verifica se a estrutura foi retornada com // sucesso if(a != NULL){ printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", a->titulo, a->codigo, a->paginas); } // obtém uma segunda instância da estrutura Livro struct Livro *b = obter_livro("JavaScript - Guia", 540, 800); // verifica se a estrutura foi retornada com // sucesso if(b != NULL){ printf("Titulo: %s\nCodigo: %d\nPaginas: %d\n", b->titulo, b->codigo, b->paginas); } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Titulo: Programando em Java Codigo: 345 Paginas: 120 Titulo: JavaScript - Guia Codigo: 540 Paginas: 800 Pressione qualquer tecla para continuar... |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico |
Exercícios Resolvidos de C - Lendo a idade de um nadador e classificando sua categoria como infantil, juvenil, adolescente, adulto ou sêniorQuantidade de visualizações: 271 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que solicita a idade de um nadador e classifica sua categoria de acordo com as seguintes regras: a) De 5 a 7 anos - Infantil; b) De 8 a 10 anos - Juvenil; c) De 11 a 15 anos - Adolescente; d) De 16 a 30 anos - Adulto; e) Acima de 30 anos - Sênior. Sua saída deverá ser parecida com: Informe sua idade: 19 Sua categoria é Adulto Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema int idade; // vamos solicitar a idade do nadador printf("Informe sua idade: "); scanf("%d", &idade); // vamos verificar a categoria do nadador if((idade >= 5) && (idade <= 7)) { printf("Sua categoria é Infantil"); } else if((idade >= 8) && (idade <= 10)) { printf("Sua categoria é Juvenil"); } else if((idade >= 11) && (idade <= 15)) { printf("Sua categoria é Adolescente"); } else if((idade >= 16) && (idade <= 30)) { printf("Sua categoria é Adulto"); } else if(idade > 30) { printf("Sua categoria é Sênior"); } else { printf("Não pertence a nenhuma categoria."); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Exercício Resolvido de C - Escreva um programa C que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de ArmstrongQuantidade de visualizações: 836 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que: 153 = 13 + 53 + 33 93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45 Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem C. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 153 O número informado é um número de Armstrong Veja a resolução comentada deste exercício usando C: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis usadas na resolução do problema int numero, quant_digitos = 0, temp, resto, soma = 0; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar um número printf("Informe um número inteiro: "); scanf("%d", &numero); // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado // possui temp = numero; while(temp != 0) { quant_digitos = quant_digitos + 1; temp = temp / 10; } // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número // de Armstrong ou não temp = numero; while(temp > 0){ resto = temp % 10; soma = soma + (int)(pow(resto, quant_digitos)); temp = temp / 10; } if(soma == numero){ printf("O número informado é um número de Armstrong"); } else{ printf("O número informado não é um número de Armstrong"); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C - Declare uma matriz de 10 inteiros e use um laço for para preencher os elementos da matriz usando valores aleatórios de 0 até 10Quantidade de visualizações: 11689 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C que declara uma matriz de 10 inteiros. Use um laço for para preencher os elementos da matriz usando valores aleatórios de 0 até 10 (incluindo os valores 0 e 10). Para finalizar, percorra os elementos da matriz e exiba seus valores. A saída do programa deverá ser parecida com: 3 5 5 1 3 8 10 0 9 7 Resposta/Solução: Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // vamos inicializar o gerador de números aleatórios srand(time(NULL)); // vamos declarar e construir uma matriz de 10 inteiros int valores[10]; // vamos preencher a matriz com valores aleatórios de 0 até 10 (incluindo) int i; for(i = 0; i < 10; i++){ valores[i] = rand() % 11; } // vamos exibir os valores dos elementos da matriz for(i = 0; i < 10; i++){ printf("%d ", valores[i]); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Espero que você tenha gostado e continue a acessar a nossa Lista de Exercícios de C. |
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Delphi - Como obter a quantidade de registros em um TClientDataSet do Delphi usando a propriedade RecordCount |
Códigos Fonte |
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