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Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentadoQuantidade de visualizações: 4571 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Python Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Python. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: ![]() Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Python e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Python, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: # houve um empate? if(jogador == computador): print("Empate") # aumenta os empates quantidade_empates = quantidade_empates + 1 # o jogador escolheu Pedra? elif(jogador == 1): # o computador escolheu Papel? if(computador == 2): print("Você perdeu. Papel embrulha Pedra") # aumenta as vitórias do computador vitorias_computador = vitorias_computador + 1 else: # o computador escolheu Tesoura print("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura") # aumenta as vitórias do jogador vitorias_jogador = vitorias_jogador + 1 # o jogador escolheu Papel? elif(jogador == 2): # o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3): print("Você perdeu. Tesoura corta Papel") # aumenta as vitórias do computador vitorias_computador = vitorias_computador + 1 else: # o ocmputador escolheu Pedra print("Você ganhou. Papel embrulha Pedra") # aumenta as vitórias do jogador vitorias_jogador = vitorias_jogador + 1 Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Python. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Python do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como obter uma substring no final de uma string usando a função AnsiRightStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 12953 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring no final de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiRightStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase, substring: string; begin frase := 'Programar em Delphi é muito bom'; // vamos obter a substring "bom" substring := AnsiRightStr(frase, 3); // vamos exibir o resultado ShowMessage('Resultado: ' + substring); end; Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como colorir o fundo das células de uma JTable baseado em seus valoresQuantidade de visualizações: 1 vezes |
Nesta dica veremos como é possível criar uma classe personalizada que extende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer e usá-la como renderizador das células de uma JTable. Dessa forma conseguiremos aplicar uma cor diferente a cada célula dependendo do seu valor. Veja o resultado na figura abaixo:![]() Veja agora o código Java Swing completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"}, {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"}, {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"}, {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"} }; // constrói a tabela JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); // quero colorir o fundo das células da segunda coluna // se o valor encontrado for menor que 20 TableCellRenderer tcr = new Colorir(); TableColumn column = tabela.getColumnModel().getColumn(1); column.setCellRenderer(tcr); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class Colorir extends JLabel implements TableCellRenderer{ public Colorir(){ setOpaque(true); } @Override public Component getTableCellRendererComponent( JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ if(Integer.parseInt(value.toString()) < 20){ setBackground(Color.YELLOW); } else{ setBackground(table.getBackground()); } setText(value.toString()); return this; } @Override public void validate() {} @Override public void revalidate() {} @Override protected void firePropertyChange(String propertyName, Object oldValue, Object newValue) {} @Override public void firePropertyChange(String propertyName, boolean oldValue, boolean newValue) {} } |
Elixir ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais |
Como instalar a linguagem de programação Elixir no WindowsQuantidade de visualizações: 418 vezes |
Está curioso(a) para aprender um pouco mais sobre a linguagem de programação Elixir? Nesta dica mostrarei como instalar, configurar e testar o ambiente de programação desta linguagem. O primeiro passo para instalar a Elixir no Windows é verificar se você já tem uma instalação do ambiente de programação Erlang. Se ainda não tiver, veja a nossa dica correspondente. Como baixar e instalar a Elixir Para baixar a Elixir e as ferramentas necessárias, acesse a URL https://elixir-lang.org/install.html#windows e baixe o instalador elixir-websetup.exe. Em seguida dê duplo-clique neste instalador e siga as instruções apresentadas. Não se preocupe. Basta aceitar as opções padrões que o instalador fará a instalação completa, inclusive incluindo o diretório bin na variável de ambiente PATH. Como testar a instalação da Elixir Para testar se sua instalação da linguagem de programação Elixir ocorreu sem problemas, abra uma nova janela de terminal e dispare o seguinte comando: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- C:\Users\Osmar>elixirc --version Se tudo correu bem você verá o seguinte resultado: Erlang/OTP 25 [erts-13.2] [source] [64-bit] [smp:4:4] [ds:4:4:10] [async-threads:1] [jit:ns] Elixir 1.14.3 (compiled with Erlang/OTP 25) Pronto! Agora é só seguir as nossas dicas e truques de Elixir e ficar fluente em mais essa linguagem de programação. Bons estudos! |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string começa com uma determinada substring em Ruby usando uma função personalizadaQuantidade de visualizações: 7334 vezes |
O Ruby, até a versão 1.8.6, não dispõe de um método para verificar se uma string começa com uma determinada substring. Assim, veja abaixo como escrever uma função starts_with(). Esta função recebe a string e a substring e retorna true se a string começar com a substring. Eis a listagem completa: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # método auxiliar que permite verificar se # uma string começa com uma substring def starts_with(string, substring) if string.index(substring) == 0 return true else return false end end # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" # vamos verificar a string começa com "Gosto" if starts_with(frase, "Gosto") puts "A string começa com \"Gosto\"" else puts "A string NÃO começa com \"Gosto\"" end Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A string começa com "Gosto" |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística |
Exercícios Resolvidos de C# - Como calcular juros simples em C# - Um programa C# que lê o valor principal, o tempoQuantidade de visualizações: 382 vezes |
Pergunta/Tarefa: Saber como escrever um programa C# que recebe o valor principal, o tempo e a taxa de juros e retorna os juros simples a serem pagos ou recebidos é uma habilidade que todo programador deve aprender em algum ponto de sua carreira. Sendo assim, escreva um algoritmo em C# que pede para o usuário informar um valor a ser pago ou recebido, o tempo em dias, meses ou anos e a taxa de juros (sem dividi-la por 100) e retorne os juros simples a serem pagos ou recebidos. Note que, se você quiser mostrar o valor total a ser pago ou recebido, basta somar os juros ao valor principal. Antes, porém, veja a fórmula do cálculo de juros simples: \[\text{Juros} = \frac{\text{C} \times \text{i} \times \text{t}}{100}\] Onde: C é o valor a ser pago ou a ser recebido; i é a taxa de juros (sem dividir por 100); t é o tempo em dias, meses, anos, etc. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor principal: 600 Taxa de juros: 12 Informe o tempo: 5 Juros a serem pagos ou recebidos: 360.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos ler o valor principal Console.Write("Informe o valor principal: "); double principal = Double.Parse(Console.ReadLine()); // agora vamos ler a taxa de juros Console.Write("Taxa de juros: "); double taxa = Double.Parse(Console.ReadLine()); // finalmente o tempo em dias, meses, anos, etc Console.Write("Informe o tempo: "); int tempo = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos calcular os juros double juros = (principal * taxa * tempo) / 100; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("Juros a serem pagos ou recebidos: " + juros); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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