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Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado

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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Python

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Python. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Python e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Python, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

# houve um empate?
if(jogador == computador):
  print("Empate")
  # aumenta os empates 
  quantidade_empates = quantidade_empates + 1 
      
# o jogador escolheu Pedra?
elif(jogador == 1):
  # o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2):
    print("Você perdeu. Papel embrulha Pedra")
    # aumenta as vitórias do computador
    vitorias_computador = vitorias_computador + 1 
  else: # o computador escolheu Tesoura
    print("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura")
    # aumenta as vitórias do jogador
    vitorias_jogador = vitorias_jogador + 1 
           
# o jogador escolheu Papel?
elif(jogador == 2):
  # o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3):
    print("Você perdeu. Tesoura corta Papel")
    # aumenta as vitórias do computador
    vitorias_computador = vitorias_computador + 1
  else: # o ocmputador escolheu Pedra
    print("Você ganhou. Papel embrulha Pedra")
    # aumenta as vitórias do jogador
    vitorias_jogador = vitorias_jogador + 1 
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Python.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Python do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Delphi para matemática - Como arredondar valores de ponto-flutuante para cima usando a função Ceil()

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A função Ceil(), presente na unit Math, é útil quando queremos arrendondar valores de ponto-flutuante (valores com casas decimais) para cima, ou seja, para o menor inteiro maior ou igual ao valor fornecido. Veja um exemplo:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: Real;
  resultado: Integer;
begin
  // uses Math

  valor := 8.3;

  // vamos arredondar o valor para cima
......


Note que os valores 8.0001, 8.3, 8.1, 8.99, etc, serão todos arredondados para 9. No entanto, 8.0 é arredondado para 8.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como adicionar itens ao final de uma ArrayList do C# usando o método Add()

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O método Add() da classe ArrayList do C# é usado quando queremos adicionar itens no final da lista. Este método aceita como parâmetro o elemento a ser adicionado. Este elemento é do tipo Object, ou seja, podemos inserir desde tipos primitivos até objetos de nossas próprias classes (incluindo o valor null), uma vez que estas também herdam de Object, direta ou indiretamente.

Note que o método Add() poderá atirar uma exceção do tipo NotSupportedException se a ArrayList for somente leitura ou possuir um tamanho fixo. Eis o código para o exemplo:

using System;
using System.Collections;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // Cria o ArrayList
      ArrayList nomes = new ArrayList();

      // Adiciona nomes de pessoas
      nomes.Add("Osmar J. Silva");
      nomes.Add("Carlos de Souza");
      nomes.Add("Mirian Fernanda Costa");
......


Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Osmar J. Silva
Carlos de Souza
Mirian Fernanda Costa


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma substring está contida em uma string usando as funções ContainsStr() e AnsiContainsStr() do Delphi

Quantidade de visualizações: 32012 vezes
Em algumas situações precisamos verificar se uma substring está contida em uma string. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ContainsStr() ou AnsiContainsStr(). Esta função requer a string alvo da pesquisa e a substring a ser pesquisada. O retorno será true se a substring estiver contida na string. Do contrário o retorno será false.

Estas duas funções possuem as seguintes assinaturas:

function ContainsStr(const AText, ASubText: 
  string): Boolean;
function AnsiContainsStr(const AText, ASubText: 
  string): Boolean;


Veja agora um exemplo de seu uso:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase: string;
begin
  frase := 'Gosto muito de Delphi, PHP e Java';

  // vamos verificar se a string contém a substring "PHP"
......


Lembre-se de que esta função diferencia maiúsculas e minúsculas.

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Java ArrayList - Como remover uma faixa de elementos de uma ArrayList simulando a função removeRange() do Java

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Este exemplo mostra como remover uma faixa de elementos de uma ArrayList. Note que vamos simular o comportamento do método removeRange() da classe ArrayList. Este método é marcado como protected, o que nos possibilita acesso a ele somente se escrevermos uma classe que estende (extends) ArrayList.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.util.ArrayList;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<>();
     
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");    
     
    // exibe os elementos da ArrayList
    System.out.println("Todos os elementos:");
......


Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Todos os elementos:
Carlos
Maria
Fernanda
Osmar
Maria

Elementos restantes:
Carlos
Maria


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Apostila Java para iniciantes - Como substituir um caractere em uma string usando o método setCharAt() da classe StringBuffer do Java

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Nesta dica mostrarei como podemos usar o método setCharAt() da classe StringBuffer da linguagem Java para substituir caracteres individuais em uma palavra, frase ou texto.

Veja um código completo, no qual trocamos a letra "j" por "J":

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em java.");
......


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Programar em java.
Programar em Java.


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