Você está aqui: Python ::: Projetos Python Completos - Códigos Fonte Completos Python ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentadoQuantidade de visualizações: 4961 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Python Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Python. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Python e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Python, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: # houve um empate? if(jogador == computador): print("Empate") # aumenta os empates quantidade_empates = quantidade_empates + 1 # o jogador escolheu Pedra? elif(jogador == 1): # o computador escolheu Papel? if(computador == 2): print("Você perdeu. Papel embrulha Pedra") # aumenta as vitórias do computador vitorias_computador = vitorias_computador + 1 else: # o computador escolheu Tesoura print("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura") # aumenta as vitórias do jogador vitorias_jogador = vitorias_jogador + 1 # o jogador escolheu Papel? elif(jogador == 2): # o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3): print("Você perdeu. Tesoura corta Papel") # aumenta as vitórias do computador vitorias_computador = vitorias_computador + 1 else: # o ocmputador escolheu Pedra print("Você ganhou. Papel embrulha Pedra") # aumenta as vitórias do jogador vitorias_jogador = vitorias_jogador + 1 Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Python. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Python do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Passos Iniciais |
Machine Learning para iniciantes - Como usar a biblioteca NumPy em seus programas PythonQuantidade de visualizações: 2117 vezes |
Criada em 2005 por Travis Oliphant, a biblioteca NumPy é uma biblioteca Python que, embora escrita parcialmente em código Python, possui trechos de código C ou C++, principalmente as partes que requerem processamento ou computação mais veloz. Estudiosos, entusiastas e desenvolvedores de soluções envolvendo Data Science, Deep Learning, Machine Learning e Inteligência Artificial (IA) em geral, encontram nessa biblioteca muitas funções úteis para a criação e manipulação de vetores e matrizes, além de funções para trabalhar no domínio de algebra linear e transformação fourier. A biblioteca NumPy (Numerical Python) é um projeto open source e pode ser usada livremente em qualquer programa Python. Uma das razões para a sua adoção é a substituição das listas Python pelos vetores e matrizes NumPy, já que estes últimos são 50 vezes mais rápidas que as listas Python, que muitas vezes fazem o papel de arrays. Minha instalação do Python já possui a biblioteca NumPy? A melhor forma de descobrir se a NumPy já está disponível para os seus códigos Python é rodando o seguinte trecho de código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # construimos um vetor de cinco elementos vetor = np.array([20, 3, 87, 4, 120]) # imprimimos seu conteúdo print(vetor) if __name__== "__main__": main() Se você vir o resultado abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- [ 20 3 87 4 120] então sua instalação do Python já contém a biblioteca NumPy e você está pronto(a) para experimentar as demais dicas e truques dessa seção. Porém, se você ainda não tiver a NumPy, a seguinte mensagem de erro será exibida: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Exception has occurred: ModuleNotFoundError No module named 'numpy' File "C:\estudos_python\estudos.py", line 2, in <module> import numpy as np Não se desespere. Basta abrir uma janela de prompt e disparar o comando abaixo: pip install numpy Aguarde alguns minutos para que o Pip baixe e instale a biblioteca. Em seguida tente executar o código acima novamente. Agora é só aproveitar tudo que a biblioteca NumPy tem a nos oferecer. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como pesquisar substrings em strings usando a função index() da linguagem PythonQuantidade de visualizações: 8369 vezes |
Este exemplo mostra como pesquisar uma substring em uma string usando o método index() do Python. A assinatura desta função é:index(substring[, start[, end]]) onde substring é a substring a ser pesquisada e start e end são argumentos opcionais que definem os índices de início e fim da pesquisa. Se a substring não for encontrada, uma exceção do tipo ValueError é levantada. Se for encontrada, o índice do primeiro caractere é retornado. Veja o código Python completo para a dica: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): frase = "Gosto de Python e JavaScript" try: indice = frase.index("Python") except ValueError: print("A palavra não foi encontrada") else: print("A palavra foi encontrada no índice", indice) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: A palavra foi encontrada no índice 9. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é primo em PythonQuantidade de visualizações: 3613 vezes |
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos. É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par. Veja agora um código Python completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- def main(): primo = True # vamos assumir que o número é primo # vamos solicitar um número inteiro positivo numero = int(input("Informe um número inteiro positivo: ")) # o número é negativo? if numero < 0: print("Número inválido.") # é 0 ou 1? elif (numero == 0) or (numero == 1): print("Número válido, mas não é primo.") # passou até aqui. Vamos testar se o número é primo else: for i in range(2, int((numero / 2))): # se passar no teste, não é primo if numero % i == 0: primo = False # recebe false break if primo: print("O número informado é primo") else: print("O número informado não é primo") if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro positivo: 9 O número informado não é primo |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação Considerando a questão: "Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal?". Qual o valor do fator de atrito f na tubulação anteriormente citada? Qual valor do somatório de Ks tornaria a perda de carga singular idêntica à perda de carga linear? A) 0,66 e 66,2. B) 0,066 e 66,2. C) 0,132 e 66,2. D) 0,066 e 132,4. E) 0,132 e 132,4. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
O projeto de instalação hidrossanitária Em relação ao histograma, considere as seguintes sentenças: I - Histograma consiste em um gráfico que apresenta a distribuição de frequências de uma variável por meio de retângulos justapostos, feitos sobre as classes dessa variável, sendo que a área de cada retângulo é proporcional à frequência observada da correspondente classe. II - Histogramas são obrigatórios em todos os projetos civis, sendo, inclusive, exigidos pelos órgãos para liberação do habite-se; III - Histogramas são recomendáveis apenas em projetos muito grandes ou de grande complexidade. Assinale a alternativa correta: A) Apenas as sentenças I e II estão corretas. B) Apenas as sentenças II e III estão corretas. C) Apenas a sentença I está correta. D) Apenas a sentença III está correta. E) Todas as sentenças estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Qual afirmação é verdadeira em relação aos Survey Points (pontos de levantamento) do AutoCAD Civil 3D? A) Eles podem ser editados na paleta de propriedades. B) Eles possuem um ícone ao seu lado que se parece com um círculo sobreposto por uma cruz. C) Eles não podem ser movidos usando comandos básicos que não sejam específicos do Civil 3D. D) Eles podem ser editados na janela Panorama -> tab Point Editor. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Jaru - RO Prova: IBADE - 2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Engenheiro Civil Uma sondagem foi realizada segundo a norma ABNT NBR 6484:2001 (Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio). Após a execução das 3 etapas previstas no ensaio, o seguinte resultado foi apresentado: 8/16 - 10/14 - 13/16 O índice de resistência à penetração (N) é: A) 18 B) 23 C) 31 D) 46 E) 54 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para a importância dos rios: A) A manutenção do equilíbrio ambiental local. B) A disponibilidade somente de água potável. C) A ausência de grandes eventos de inundação. D) O desgaste da superfície das rochas ígneas. E) O aumento da temperatura de forma pontual. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |