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Como criar uma Agenda de Contatos em Python + MySQL - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 3926 vezes |
Sobre este projeto Python Nesta dica apresentarei um CRUD completo em Python com MySQL. Trata-se de uma aplicação console usando um menu de opções que mostra, de forma simples e com código comentado, como você pode fazer uma conexão Python + MySQL e disparar comandos SQL INSERT, SELECT, DELETE e UPDATE. Este código serve como o ponto de início para qualquer estudante ou programador Python que queira entender melhor o processo de manipular bases de dados MySQL a partir da linguagem Python. Esta técnica é muito preciosa, tanto para programadores front-end quanto back-end. Vamos começar com a estrutura da tabela MySQL usada no projeto. A tabela MySQL contatos Neste projeto eu criei uma base de dados chamada "agenda" e uma tabela chamada "contatos". Veja o comando DDL para a sua criação: CREATE TABLE contatos( id int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome varchar(200) NOT NULL, email varchar(100) NOT NULL, PRIMARY KEY (id) ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1; Depois de criada a base de dados, crie esta tabela e se certifique de que tudo está funcionando 100%. A conexão Python + MySQL Para efetuar a conexão entre a linguagem Python e o banco de dados MySQL nós usaremos o MySQL Connector Python. Veja os imports a seguir: # vamos importar o módulo MySQL Connector Python import mysql.connector # vamos importar a classe Error from mysql.connector import Error Veja agora o código que efetua a conexão com o banco de dados, informando o servidor, a base de dados, o nome de usuário e a senha: # vamos obter a conexão com o banco de dados MySQL try: conexao = mysql.connector.connect(host='localhost', database='agenda', user='root', password='osmar1234') except Error as e: print("Houve um erro ao tentar efetuar a conexão MySQL:", e) Vamos ver a tela principal da aplicação Agenda de Contatos Veja como o menu de opções está estruturado: ![]() Note que cada item do menu chama uma operação no banco de dados. Vamos ver um pouco do código Python? Veja um trecho de código no qual mostramos como inserir um novo registro na tabela contatos: # esta função é usada para cadastrar um novo contato na agenda def cadastrar_novo_contato(conexao): # vamos ler os dados do novo contato nome = input("\nNome: ") email = input("E-mail: ") # cria o cursor para a transação cursor = conexao.cursor() # define o comando SQL sql = "INSERT INTO contatos(id, nome, email) VALUES (NULL, %s, %s)" valores = (nome, email) # executa o comando SQL cursor.execute(sql, valores) # faz o commit da transação conexao.commit() # fecha o cursor cursor.close() # e exibe uma mensagem de sucesso print("\nO novo contato foi gravado com sucesso.") Como posso obter este código fonte? Os links para você baixar este projeto da Agenda de Contatos usando Python + MySQL está logo abaixo: 1) AGENDACONTPYCONS - Agenda de Contatos em Python com Banco de Dados MySQL - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Python do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Java - Desenvolvimento de Games com JavaQuantidade de visualizações: 706 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Java, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: ![]() Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Java que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ double xc; double yc; double raio; public Circulo(double xc, double yc, double raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ double x; double y; public Ponto(double x, double y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } // classe principal da aplicação public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar um objeto Circulo Circulo c = new Circulo(205, 166, 115); // vamos criar um objeto Ponto Ponto p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo double dx = p.x - c.xc; double dy = p.y - c.yc; if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){ System.out.println("O ponto está dentro do círculo"); } else{ System.out.println("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Apostila PHP para iniciantes - Como usar constantes na linguagem PHPQuantidade de visualizações: 11889 vezes |
Como acontece na maioria das linguagens de programação, o PHP também permite o uso de constantes. Como o próprio nome diz, constantes são inicializadas uma vez e não podem ter seus valores alterados durante a execução do programa. A definição de constantes em PHP segue as mesmas regras de nomeação de variáveis, com a exceção de que constantes não possuem o símbolo $ e são geralmente escritas em letras maiúsculas. Diferente de variáveis, constantes, uma vez definidas, são acessadas globalmente. Não há a necessidade de redeclará-las em cada nova função ou arquivo. A síntaxe de definição de uma constante é: define("CONSTANT_NAME", value [, case_sensitivity]) onde: a) CONSTANT_NAME é o nome da constante; b) value é o valor atribuído à constante. Não é possível atribuir arrays nem objetos à constantes; c) case_sensitivity permite definir se o nome da constante será tratado igualmente se referenciado usando letras maiúsculas ou minúsculas. O valor padrão é true, o que quer dizer que "VALOR" e "Valor" serão tratados como uma única constante. REVISÃO: Revisando este código no PHP 8 eu percebi que o terceiro argumento (case_sensitivity) não é mais suportado, e gera um aviso do tipo: Warning: define(): Argument #3 ($case_insensitive) is ignored since declaration of case-insensitive constants is no longer supported in... Veja um exemplo de declaração e uso de constantes em PHP: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // declara uma constante com o nome MODO e valor 2 define("MODO", 2); echo "O valor definido é: " . MODO; ?> Veja agora o que acontece quando tentamos modificar o valor de uma variável do tipo constante: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // declara uma constante com o nome MODO e valor 2 define("MODO", 2); // vamos tentar alterar o valor da constante MODO = 10; ?> Este código gera a seguinte mensagem de erro: Parse error: syntax error, unexpected token "=" in... |
Java ::: Coleções (Collections) ::: HashMap |
Como adicionar novos mapeamentos chave-valor a um HashMap do Java usando o método put()Quantidade de visualizações: 9317 vezes |
Novos mapeamentos chave-valor são adicionados a um HashMap da linguagem Java usando-se o método put(). Veja sua assinatura:public V put(K key, V value) Note que este método recebe a chave e o valor a ser inserido e retorna um objeto do mesmo tipo daquele fornecido no segundo argumento. Este retorno é muito útil para sabermos se o novo valor não sobrepôs um valor já existente. Se o retorno for null, o novo valor foi inserido. Caso contrário o retorno será o valor existente antes da sobreposição. Apenas tenha cuidado com valores null existentes como chaves ou valores. Nestes casos o retorno do método put não ajudará em nada. Veja um exemplo do uso do método put(): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma instância de HashMap HashMap<Integer, String> clientes = new HashMap<Integer, String>(); // vamos adicionar três chaves e seus valores clientes.put(new Integer(1), "Osmar J. Silva"); clientes.put(new Integer(2), "Salvador Miranda de Andrade"); clientes.put(new Integer(3), "Marcos da Costa Santos"); // é possível também referenciar o valor adicionado // ao HashMap, uma vez que este é o retorno do métoto put() String nome = clientes.put(new Integer(2), "Carlos"); if(nome == null){ System.out.println("Novo valor inserido com sucesso"); } else{ System.out.println("Valor já existia. Houve sopreposição"); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Valor já existia. Houve sopreposição |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma variável do tipo string ainda é null ou vazia em VB.NET usando a função IsNullOrEmpty()Quantidade de visualizações: 14984 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma variável do tipo String ainda é null ou vazia. Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty(). Note que null em VB.NET é representado pela palavra-chave Nothing. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Imports System Module Program Sub Main(args As String()) Dim var1 As String ' ainda não foi inicializada...é null Dim var2 As String = Nothing ' é null Dim var3 As String = "" ' está vazia If String.IsNullOrEmpty(var1) Then Console.WriteLine("A variável var1 ainda é null ou vazia") End If If String.IsNullOrEmpty(var2) Then Console.WriteLine("A variável var2 ainda é null ou vazia") End If If String.IsNullOrEmpty(var3) Then Console.WriteLine("A variável var3 ainda é null ou vazia") End If Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: A variável var1 ainda é null ou vazia A variável var2 ainda é null ou vazia A variável var3 ainda é null ou vazia |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Apostila C++ para iniciantes - Como usar a macro EXIT_SUCCESS em C++Quantidade de visualizações: 9367 vezes |
A macro EXIT_SUCCESS, disponível na biblioteca cstdlib da linguagem C++, pode ser usada como argumento para a função exit() para sinalizar que o programa finalizou sua execução sem erros. Os dois trechos de código abaixo são semelhantes: 1) Usando EXIT_SUCCESS para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // programa foi finalizado com sucesso return EXIT_SUCCESS; } 2) Usando o valor 0 para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // programa foi finalizado com sucesso return 0; } |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
AutoCAD Civil 3D .NET C# - Como retornar a quantidade de estacas de um alinhamento do Civil 3D usando a função GetStationSet() da classe Alignment da AutoCAD Civil 3D .NET API |
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