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Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 6338 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: ![]() Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
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Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular raiz quadrada em Java usando a função sqrt() da classe MathQuantidade de visualizações: 8130 vezes |
A raiz quadrada de um algarismo é dada por um número positivo n, que ao ser elevado ao quadrado (multiplicado por ele mesmo), se iguala a x. Na área da matemática, a raiz quadrada auxilia na resolução de vários problemas, entre eles as equações de segundo grau e o Teorema de Pitágoras. Relembrando que a raiz quadrada é o inverso da potenciação com expoente dois, temos que: \[\sqrt{9} = 3\] então, pela potenciação: \[3^2 = 9\] Agora veremos como calcular a raiz quadrada usando a função sqrt() da classe Math da linguagem Java. Veja o código completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o valor System.out.print("Informe o valor desejado: "); double valor = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular a raiz quadrada double raiz = Math.sqrt(valor); // e agora mostramos o resultado System.out.println("A raiz quadrada do valor informado é: " + raiz); } } Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Informe o valor desejado: 9 A raiz quadrada do valor informado é: 3.0 É importante observar que, se fornecermos um valor negativo para a função sqrt(), o resultado será NaN (Not a Number, não é um número). Veja: Informe o valor desejado: -9 A raiz quadrada do valor informado é: NaN |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Manipulação de arquivos em Java - Como ler o conteúdo de um arquivo um byte de cada vezQuantidade de visualizações: 11078 vezes |
Nesta dica mostrarei como ler texto de um arquivo um byte de cada vez. Para isso vamos usar o método readByte() da classe DataInputStream, do pacote java.io. Note que este método retorna um inteiro com sinal na faixa de -128 até 127. Neste exemplo faremos um cast do byte lido para um char, já que estaremos lendo um arquivo de texto. Sim, é isso mesmo que você pensou. Se houver caracteres acentuados no arquivo texto, os mesmo não serão exibidos corretamente. A idéia do exemplo é mostrar o funcionamento do método readByte(). Veja o código Java completo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.io.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try { DataInputStream in = new DataInputStream(new BufferedInputStream( new FileInputStream("C:\\java\\conteudo.txt"))); while (in.available() != 0){ System.out.print((char) in.readByte()); } } catch (IOException e){ System.out.println("Erro: " + e.getMessage()); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Primeira linha do arquivo Segunda linha do arquivo Terceira linha do arquivo |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Java para iniciantes - Como pesquisar uma substring em uma string e retornar sua posição inicialQuantidade de visualizações: 99 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método indexOf() da classe String para obter o índice (começando em 0) da primeira ocorrência de uma substring em uma string. Se a substring não for encontrada, o retorno será -1. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é muito bom"; System.out.println("Frase: " + frase); // verifica se a frase contém a palavra Java int res = frase.indexOf("Java"); if(res > 0){ System.out.println("A substring foi encontrada " + " na posicao (índice): " + res); } else{ System.out.println("A substring nao foi encontrada"); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Frase: Programar em Java é muito bom A substring foi encontrada na posicao (índice): 13 |
Java ::: Coleções (Collections) ::: LinkedHashSet |
Como remover itens repetidos de uma ArrayList usando um objeto da classe LinkedHashSet do JavaQuantidade de visualizações: 650 vezes |
Em algumas situações nós temos uma ArrayList com algumas repetições e gostaríamos de remover os itens duplicados mas gostaríamos de manter a ordem original dos elementos. Para isso nós podemos usar um objeto da classe LinkedHashSet. Como sabemos, classes que implementam a interface Set possuem a habilidade de recusar itens repetidos. A classe LinkedHashSet, além de recusar duplicidades de valores, mantém a ordem de inserção dos elementos. Veja o código Java completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.LinkedHashSet; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma ArrayList de linguagens de programação ArrayList<String> lista = new ArrayList<>(); // vamos adicionar alguns elementos no ArrayList. Note // que temos itens repetidos lista.add("Java"); lista.add("Scala"); lista.add("Ruby"); lista.add("Scala"); lista.add("Python"); lista.add("Ruby"); lista.add("Delphi"); // vamos mostrar o conteúdo do ArrayList System.out.println("O conteúdo do ArrayList é: " + lista.toString()); // vamos criar uma instância da classe LinkedHashSet LinkedHashSet<String> set = new LinkedHashSet<>(lista); // agora construímos uma nova ArrayList sem repetições a // partir do LinkedHashSet ArrayList<String> lista2 = new ArrayList<>(set); // e mostramos o resultado System.out.println("ArrayList sem repetições: " + lista2.toString()); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O conteúdo do ArrayList é: [Java, Scala, Ruby, Scala, Python, Ruby, Delphi] ArrayList sem repetições: [Java, Scala, Ruby, Python, Delphi] Note como a ordem dos elementos no ArrayList original foi respeitada. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de Java - Como contar de 0 até 10 usando recursividade em Java - Funções recursivas em JavaQuantidade de visualizações: 5022 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: public static void contarRecursivamente(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package exercicio; public class Exercicio { public static void main(String[] args) { // efetua uma chamada ao método recursivo // fornecendo o primeiro valor contarRecursivamente(0); } // método recursivo que conta de 0 até 10; public static void contarRecursivamente(int n){ // vamos exibir o número atual System.out.print(n + " "); // devemos prosseguir com a recursividade? if(n < 10){ // incrementa o valor de n n++; // e faz uma nova chamada recursiva contarRecursivamente(n); } } } |
Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais |
Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - RevisadoQuantidade de visualizações: 18348 vezes |
Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos. A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java. A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect. Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import java.lang.reflect.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos carregar a classe Object try{ Class c = Class.forName("java.lang.Object"); // obtém os nomes dos métodos Method[] metodos = c.getMethods(); // exibe o nome de cada método for(int i = 0; i < metodos.length; i++){ System.out.println(metodos[i].getName()); } } catch(ClassNotFoundException e){ System.out.println(e.getMessage()); } System.exit(0); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: wait wait wait equals toString hashCode getClass notify notifyAll Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API: 1) Determinar a classe de um objeto; 2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe; 3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface; 4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução; 5) Obter e definir o valor do campo de um objeto; 6) Invocar um método em um objeto; 7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução. A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Java para iniciantes - Como verificar se duas strings são iguais ou diferentes usando os métodos equals() e equalsIgnoreCase() da classe StringQuantidade de visualizações: 4306 vezes |
Podemos verificar se duas strings são iguais ou diferentes em Java usando os métodos equals() e equalsIgnoreCase(). O método equals() recebe um objeto do tipo String e o compara com o String atual. Veja sua assinatura:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- public boolean equals(Object anObject) O resultado será true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário. Note que equals() diferencia letras maiúsculas e letras minúsculas. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { String palavra1 = "Java"; String palavra2 = "java"; // vamos verificar se as duas strings são iguais if(palavra1.equals(palavra2)){ System.out.println("As duas strings são iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings são diferentes"); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- As duas strings são diferentes O método equalsIgnoreCase(), por sua vez, não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas. Veja o exemplo anterior usando o método equalsIgnoreCase(): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { String palavra1 = "Java"; String palavra2 = "java"; // vamos verificar se as duas strings são iguais if(palavra1.equalsIgnoreCase(palavra2)){ System.out.println("As duas strings são iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings são diferentes"); } } } Ao executarmos este código o resultado será: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- As duas strings são iguais |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar a representação numérica de um caractere em Java fazendo um cast de char para intQuantidade de visualizações: 96 vezes |
Um cast forçado de char para int é uma das formas mais práticas para se obter a representação numérica de um caractere em Java. Tudo que precisamos fazer é usar o método charAt() da classe String para obtermos o caractere na posição desejada de um texto, frase ou palavra e, em seguida, convertê-lo (cast) para um int. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; // Este exemplo mostra como obter a representação // númerica de um caractere public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programando em Java"; for(int i = 0; i < frase.length(); i++){ int valor = (int)frase.charAt(i); System.out.println(frase.charAt(i) + " = " + valor); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- P = 80 r = 114 o = 111 g = 103 r = 114 a = 97 m = 109 a = 97 n = 110 d = 100 o = 111 = 32 e = 101 m = 109 = 32 J = 74 a = 97 v = 118 a = 97 |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Resistência do concreto Em uma edificação, foi executada a concretagem de um pavimento há exatamente duas semanas. Deseja-se determinar a resistência atingida pelo concreto até o momento, de maneira a verificar a possibilidade de retirada do escoramento para utilização em outro ponto da mesma obra. Para a elaboração deste concreto, foi utilizado um cimento CP II e, como critério de projeto, foi considerado um valor de resistência do concreto aos 28 dias igual a fck = 35 MPa. Com base na NBR 6118/2014 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento, determine o valor da resistência de cálculo (fcd) atingida até o momento. A) fcd = 17,5 MPa. B) fcd = 22,5 MPa. C) fcd = 25 MPa. D) fcd = 26,3 MPa. E) fcd = 35 MPa. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações profundas As estacas Strauss podem ser armadas com ferragem longitudinal (barras retas) e estribos que permitam livre passagem do soquete de compactação e garantam um cobrimento da armadura não inferior a 3cm. A estaca Strauss é recomendada: A) apenas em terrenos com comprimento fixo de cravação. B) em trabalhos abaixo do lençol freático. C) em terrenos com comprimento variável de cravação. D) com a disponibilidade de equipamentos robustos e complexos na execução. E) em áreas não suscetíveis à presença de agentes biológicos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
O projeto de instalação hidrossanitária É fundamental que o projeto hidrossanitário esteja de acordo com as legislações vigentes a fim de promover, principalmente, a segurança. De modo geral, um bom projeto hidrossanitário deve ser dimensionado objetivando atender a: A) demandas da edificação em um período de, no máximo, 10 anos. B) demandas da edificação em um período de até 10-20 anos. C) demandas da edificação em um período de até 20-30 anos. D) demandas da edificação em um período de até 40-50 anos. E) demandas da edificação em um período de mais de 50 anos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal? Selecione a resposta: A) 1,16 m. B) 0,61 m. C) 0,06 m. D) 1,22 m. E) 0,00 m. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Tintas A durabilidade das tintas em superfícies é influenciada por vários fatores que podem desempenhar um papel importante no desempenho e na vida útil da tinta. Portanto, é essencial considerar uma combinação de fatores para garantir que a tinta mantenha sua qualidade e aparência ao longo do tempo. Marque a alternativa correta que indica os fatores que influenciam a durabilidade das tintas em superfícies. A) As etapas de preparação e de verificação da superfície a ser pintada não influenciam a aderência do material a ser aplicado. B) A qualidade da tinta em si é um fator crítico, assim como a escolha correta da tinta. Portanto, tintas de baixa qualidade tendem a se desgastar e desbotar mais rapidamente. C) As condições climáticas, como exposição a sol, chuva, neve e variações de temperatura, podem afetar a durabilidade da tinta. Além disso, as cores mais claras tendem a desbotar mais rapidamente quando expostas à luz solar direta. D) O uso de um primer qualquer pode melhorar a aderência da tinta à superfície e prolongar sua vida útil. E) A durabilidade das tintas em superfícies é influenciada por diversos fatores, um exemplo disso são as cores. Cores mais claras podem ser mais propensas a desbotar quando expostas à luz solar direta, já cores escuras podem mostrar menos sujeira e desgaste ao longo do tempo. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
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1º lugar: Java |