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Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 5914 vezes |
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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com jurosQuantidade de visualizações: 4659 vezes |
Pergunta/Tarefa: Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o salário: 1350 Valor da primeira conta: 140 Valor da segunda conta: 300 Total das contas sem juros: 440.0 Total dos juros: 8.8 Total das contas com juros: 448.8 Sobra do salário: 901.2 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir que o usuário informe o valor do salário e das duas contas System.out.print("Informe o salário: "); double salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor da primeira conta: "); double conta1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor da segunda conta: "); double conta2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // total a ser pago nas duas contas sem os juros double totalContas = conta1 + conta2; // calcula os juros double totalJuros = totalContas * 0.02; // total a ser pago com juros double totalContasComJuros = totalContas + totalJuros; // sobra do salário double sobraSalario = salario - totalContasComJuros; // mostra os resultados System.out.println("\nTotal das contas sem juros: " + totalContas); System.out.println("Total dos juros: " + totalJuros); System.out.println("Total das contas com juros: " + totalContasComJuros); System.out.println("Sobra do salário: " + sobraSalario); System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados char da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 25147 vezes |
O tipo de dados char é usado para representar um único caractere. Veja:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ char letra1 = 'A'; char letra2 = 'B'; System.out.println("As letras são: " + letra1 + " e " + letra2); System.exit(0); } } Observe que um literal string deve estar entre aspas duplas, enquanto que um literal do tipo caractere deve estar entre aspas simples. Desta forma, "H" é uma string e 'H' é um caractere. O tipo char é integral mas sem sinal. A faixa de uma variável deste tipo vai de 0 à 65536. Os caracteres em Java são codificados em Unicode, que é um codificação de 16 bits capaz de representar uma larga faixa de caracteres internacionais. Se os 9 bits mais significantes de um char forem todos 0, então a codificação será a mesma que o ASCII de 7 bits. É possível atribuir literais inteiros à uma variável do tipo char. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ char letra = 98; System.out.println("A letra é: " + letra); System.exit(0); } } Este código exibirá o caractere 'b'. Veja um exemplo no qual imprimimos todas as letras do alfabeto minúsculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ for(char i = 97; i <= 122; i++){ System.out.print(i + " "); } System.exit(0); } } O tipo char pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- char -> int -> long -> float -> double Não é possível converter um char em um short ou byte. Caso isso seja realmente necessário, temos que fazer uma coerção (cast). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ public static void main(String args[]){ char letra = 57; byte valor = (byte)(letra); System.exit(0); } } É fácil entender porque um char não pode ser convertido implicitamente em um byte. Um char possui 16 bits enquanto um byte possui apenas 8 bits. Mas, um short possui 16 bits. Assim, o que impede a conversão implicita de um char para um short? É simples. Como o tipo short possui sinal (aceita valores negativos) e o tipo char é sem sinal, o resultado é que o tipo short possui um bit a menos (reservado para o sinal) e portanto, não pode acomodar os 16 bits do tipo char. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Ler dois números inteiros e informar se os dois possuem o mesmo dígito no final em JavaQuantidade de visualizações: 489 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar dois números inteiros e informe se os dois números informados possuem o último dígito igual, ou seja, terminam com o mesmo dígito. Sua saída deve ser parecida com: Informe o primeiro número: 28 Informe o segundo número: 4318 Os dois números possuem o último dígito igual. Informe o primeiro número: 39 Informe o segundo número: 93 Os dois números não possuem o último dígito igual. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar dois inteiros System.out.print("Informe o primeiro número: "); int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo número: "); int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora vamos testar se os dois números terminam com // o mesmo último dígito if(Math.abs(n1 % 10) == Math.abs(n2 % 10)){ System.out.println("Os dois números possuem o último dígito igual."); } else{ System.out.println("Os dois números não possuem o último dígito igual."); } } } |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
(Unifal 2008) Assinale a alternativa correta a respeito das alterações do ciclo hidrológico. A) O desmatamento provoca um aumento da evapotranspiração vegetal, desequilibrando o balanço de água no solo, que se torna estéril. B) A agricultura irrigada retira água do lençol freático, devolvendo-a ao rio, por meio do escoamento fluvial, poluída e pobre em nutrientes. C) A superexploração dos aquíferos provoca o ressecamento dos solos e contribui para o aumento da erosão fluvial. D) A compactação dos solos, que pode ser decorrente das atividades agropecuárias, reduz a infiltração da água da chuva e aumenta o escoamento superficial. E) O consumo de água urbano e industrial é responsável pela poluição das águas, mas não afeta a hidrografia local quanto à redução da vazão dos rios. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Qual afirmação é verdadeira em relação aos Survey Points (pontos de levantamento) do AutoCAD Civil 3D? A) Eles podem ser editados na paleta de propriedades. B) Eles possuem um ícone ao seu lado que se parece com um círculo sobreposto por uma cruz. C) Eles não podem ser movidos usando comandos básicos que não sejam específicos do Civil 3D. D) Eles podem ser editados na janela Panorama -> tab Point Editor. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ano: 2023 Banca: ACCESS Órgão: Prefeitura de Dores do Indaiá - MG Prova: ACCESS - 2023 - Prefeitura de Dores do Indaiá - MG - Agente Fiscal Com base no universo da ética, analise as afirmativas a seguir: I. A ética depende dos valores que a pessoa carrega, e pode, assim, ser adaptável às situações em que vive, dependendo dos seus interesses e carga cultural. II. O estudo da ética demonstra que a consciência moral nos inclina para o caminho da virtude, que seria uma qualidade própria da natureza humana. III. Um homem para ser ético precisa necessariamente ser virtuoso, ou seja, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente. Assinale A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. D) se todas as afirmativas estiverem corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
O manômetro Um manômetro é o instrumento utilizado para medir a pressão de fluidos contidos em recipientes fechados. O manômetro para medição da pressão absoluta é usado quando pressões devem ser medidas, independentemente da pressão atmosférica. A pressão do meio medido é determinada contra uma pressão de referência, sendo que esta última corresponde ao ponto zero da pressão absoluta. Nesse contexto, determine a pressão manométrica em P devido à deflexão do mercúrio do manômetro em U da figura a seguir. A) Aproximadamente 77kPa. B) Aproximadamente 89kPa. C) Aproximadamente 94kPa. D) Aproximadamente 106kPa. E) Aproximadamente 111kPa. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Sistema domiciliar de abastecimento de água Se alguém mergulha numa piscina, a água exerce uma pressão sobre o corpo. Da mesma forma, a água exerce uma pressão sobre outros fluidos ou sobre uma superfície. Essa pressão não depende do volume de água contido em determinado recipiente, mas da altura do nível da água. Assim, ao se dimensionar as tubulações, deve-se considerar as pressões máximas e mínimas que serão suportadas pelas tubulações. Dessa forma, a pressão máxima que a instalação de água fria pode apresentar durante o funcionamento dos aparelhos é: Selecione a resposta: A) 0,5mca. B) 60mca. C) 20mca. D) 40mca. E) 5mca. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
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