Você está aqui: Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: Gráficos Bitmap, QPainter e relacionados

Como criar um programa de desenho de linhas no estilo AutoCAD usando PyQt

Quantidade de visualizações: 82 vezes
O código que mostro nesta dica é um programa de desenho de linhas e formas que poderia, facilmente, servir como ponto de partida para um programa CAD. O desenho da linha é iniciado ao pressionar o botão do mouse. A partir daí podemos movimentar o mouse de acordo com a nossa vontade, e a linha acompanha o ponteiro do mouse, sendo finalizada somente quando clicamos na área de desenho novamente.

Este código é muito importante porque mostra como criar uma área de desenho personalizada a partir da classe QWidget. As linhas são desenhadas usando-se a função drawLine() do contexto de desenho QPainter, obtido da classe personalizada durante o evento paintEvent.

Note os eventos do mouse mousePressEvent (ao pressionar o botão do mouse), mouseMoveEvent (ao mover o ponteiro do mouse) e mouseReleaseEvent (disparado ao liberarmos o botão do mouse). São estes os eventos que usei para iniciar e finalizar o desenho da linha.

Usamos também a classe QPen para definir a espessura e a cor da linha a ser desenhada na janela do programa.

Veja o código PyQt completo para o exemplo:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte do Super Pack 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Quero Ser Apoiador(a)


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 39 usuários muito felizes estudando em nosso site.