Você está aqui: Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java |
Simulação de Sistema Bancário usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 16036 vezes |
Sobre este projeto Java Durante estes anos que tenho trabalhado como freelancer, mais da metade das requisições dos meus clientes foram ajuda para desenvolver idéias de programação orientada a objetos em Java para projeto de faculdades e universidades. Com isso percebi que boa parte dos alunos e iniciantes em programação orientada a objetos já entendem toda a teoria. O que lhes falta é prática, ou seja, aplicar estes conhecimentos em aplicações do mundo real. Pensando nisso, apresento a você um projeto muito interessante e que, se bem entendido e praticado, o ajudará a desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja comercial ou para solucionar problemas cotidianos. O projeto Java apresentado nesta dica é uma simulação completa de um Sistema Bancário, tudo com código fonte em Java, comentado, com variáveis em português, em um nível médio de programação, para facilitar o entendimento de todos. Nesta simulação nós temos a criação de classes Java, construtores, encapsulamento de dados, agregação e composição, métodos com retorno e sem retorno, variáveis estáticas, variáveis públicas e privadas, e relacionamento entre objetos (um para um, um para muitos, muitos para um) usando ArrayList. Sim, o projeto faz uso extensivo de ArrayList, o que o torna muito rico para o aprendizado e fixação dos conhecimentos da linguagem Java e suas classes principais. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, nós temos uma classe Sistema que contém zero ou vários objetos da classe Banco (relacionamento um para muitos). A classe Banco, por sua vez, possui uma ArrayList de objetos da classe Agência, ou seja, mais um relacionamento um para muitos, já que cada agência pertence a um único banco. Cada agência pode possuir zero ou mais contas, e cada conta possui um ArrayList de objetos da classe Transação, o que nos permite registrar todas as operações nas contas e emitir o extrato bancário, com os débitos, créditos e transferências entre contas. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como podemos ver na imagem a seguir: Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos bancos, pessoas, agências e contas quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que cria um novo banco: switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo banco System.out.print("\nNúmero do Banco: "); String numeroBanco = entrada.nextLine(); System.out.print("Nome do Banco: "); String nomeBanco = entrada.nextLine(); // vamos incrementar o contador de bancos Banco.contadorBancos++; // agora vamos criar um novo objeto da classe Banco Banco b = new Banco(Banco.contadorBancos, nomeBanco, numeroBanco); // e o adicionamos no ArrayList de bancos bancos.add(b); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO banco criado com sucesso"); break; Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Banco do menu Gerenciar Bancos. Veja como usamos uma variável estática contadorBancos da classe Banco para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada banco. Veja agora mais um trecho de código muito interessante. Trata-se case 3: // vamos pesquisar uma conta System.out.print("\nId, número ou nome cliente da conta: "); pesquisaConta = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa a conta temp = pesquisarConta(agenciaAtual, pesquisaConta); if(temp == null){ // conta não encotrada System.out.println("\nConta não encontrada na agência."); } else{ // mostra a conta encontrada System.out.println("\nId da conta bancária: " + temp.getId()); System.out.println("Número da conta: " + temp.getNumero()); System.out.println("Cliente: " + temp.getCliente().getNome()); System.out.println("Agência: " + agenciaAtual.getNumero() + " - " + agenciaAtual.getCidade()); System.out.println("Banco: " + bancoAtual.getNumero() + " - " + bancoAtual.getNome()); System.out.println("Saldo atual: " + temp.getSaldo()); System.out.println("Limite atual: " + temp.getLimite()); } break; Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. O fechamento com chave de ouro O produto final da aplicação Java deverá ser um extrato bancário mostrando os dados da conta escolhida, o histórico de transações com data, tipo da transação e valor, e o saldo atual da conta, com ou sem limite. Veja na imagem abaixo a formatação apresentada (mesmo em modo texto): Como posso obter este código fonte? Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) SBJCNB-A - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE - Faça o Download. 2) SBJCNB-B - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercício Resolvido de Java - Usando o laço do...while para pedir ao usuário para informar números inteiros e calcular a quantidade de números positivos, negativos, a soma e a médiaQuantidade de visualizações: 9358 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o laço do...while para ler números inteiros até que o valor lido seja igual a 0. Em seguida mostre a quantidade de valores positivos e negativos, a soma dos valores e a média aritmética (sem incluir o valor 0 na contagem e no cálculo da média). A média deverá ser exibida como um valor de ponto flutuante. Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo: Informe um número inteiro (0 para sair): 5 Informe um número inteiro (0 para sair): -4 Informe um número inteiro (0 para sair): 3 Informe um número inteiro (0 para sair): 8 Informe um número inteiro (0 para sair): -2 Informe um número inteiro (0 para sair): 0 Quantidade de números positivos: 3 Quantidade de números negativos: 2 A soma dos números lidos é: 10 A média aritmética é: 2.0 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package exercicios; import java.util.Scanner; public class Exercicios { public static void main(String[] args) { // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // declaração das variáveis int numero, quantLidos = 0, soma = 0; int quantPositivos = 0, quantNegativos = 0; // laço do...while que repetirá até que o usuário informe o valor 0 do { // lê o primeiro ou próximo número System.out.print("Informe um número inteiro (0 para sair): "); numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(numero > 0){ // o número é positivo? quantPositivos++; } else if(numero < 0){ // o número é negativo? quantNegativos++; } // soma este número à soma já existente soma += numero; // aumenta a contagem dos números lidos if(numero != 0){ // não incluir o 0 para sair do programa na contagem quantLidos++; } } while(numero != 0); // condição de parada do laço if(quantLidos == 0){ System.out.println("Você não informou nenhum número."); } else{ System.out.println("Quantidade de números positivos: " + quantPositivos); System.out.println("Quantidade de números negativos: " + quantNegativos); System.out.println("A soma dos números lidos é: " + soma); System.out.println("A média aritmética é: " + ((soma * 1.0) / quantLidos)); // note a multiplicação de soma por 1.0 para gerar um valor de ponto flutuante // antes da divisão } } } |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Java para iniciantes - Como usar o tipo de dados long da linguagem JavaQuantidade de visualizações: 14426 vezes |
O tipo de dados long pode ser usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa -9.223.372.036.854.775.808 até 9.223.372.036.854.775.807. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- public class Estudos{ static long valor = 545L; public static void main(String args[]){ System.out.println("O valor da variável é: " + valor); System.exit(0); } } Observe o uso do caractere "L" após o valor literal que atribuímos à variável. Isso é feito para que o compilador trate o literal como long e não como int. Você pode usar o "L" minúsculo, mas este se parece muito com o número um, o que torna seu uso pouco recomendável. O tipo de dados long pode ser convertido (sem a necessidade de cast) para os seguintes tipos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- long -> float -> double Se precisarmos converter o tipo int para os tipos char, byte, short ou int, teremos que lançar mão de uma coerção (cast). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- byte valor2 = (byte)(valor); |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como adicionar um JPopupMenu a um JTextAreaQuantidade de visualizações: 9965 vezes |
Neste exemplo mostrarei como é possível associar um JPopupMenu a um JTextArea. Dessa forma, quando clicarmos com o botão auxiliar na área de texto, nós teremos algumas opções de menu, tais como copiar, colar, selecionar tudo, etc. Veja o resultado na imagem abaixo: E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ JTextArea textArea; JPopupMenu popup; JMenuItem selecionar; public Estudos() { super("Uso de JPopupMenu em um JTextArea"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); textArea = new JTextArea(10, 20); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea); textArea.addMouseListener( new MouseAdapter(){ @Override public void mouseReleased(MouseEvent e){ if(e.isPopupTrigger()) popup.show(e.getComponent(), e.getX(), e.getY()); } } ); // cria o JPopupMenu popup = new JPopupMenu(); selecionar = new JMenuItem("Selecionar Tudo"); selecionar.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent ev){ textArea.requestFocus(); textArea.selectAll(); } } ); popup.add(selecionar); // fim menu c.add(scrollPane); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Vigas a flexão simples: seções retangulares Quando uma viga é simplesmente armada, significa que o aço está sendo utilizado para resistir às solicitações das regiões da seção que estão sendo submetidas à tração, e o concreto está sendo utilizado para resistir às solicitações de compressão. Considere que uma viga contínua V (15x40) tem uma solicitação de momento fletor de 45,20kN.m. O concreto utilizado nessa viga tem resistência de 25MPa e a agressividade ambiental do local é classe II (considere que é uma viga pouco solicitada). Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta a área de aço da armadura longitudinal dessa viga. A) 2,93cm2. B) 3,26cm2. C) 4,11cm2. D) 4,57cm2. E) 4,75cm2. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual é a forma correta de se retornar o primeiro caractere de uma string em Python? A) letra = "BRASIL".char(0) B) letra = "BRASIL"[0] C) letra = "BRASIL".substring(0, 1) D) letra = "BRASIL".sub(0, 1) E) letra = sub("BRASIL", 0, 1) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
O aço no edifício A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura a seguir, que é formada por paredes rígidas, feitas de aço, concreto ou alvenaria de concreto armado, pode ser chamada de: A) Estrutura contraventada. B) Moldura amarrada excentricamente. C) Moldura resistente a momentos. D) Paredes de cisalhamento. E) Nenhuma das alternativas anteriores. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações diretas ou rasas As fundações diretas ou rasas são utilizadas em situações em que as camadas do solo sejam resistentes de forma suficiente para suportar as cargas da estrutura. Elas tornam possível a transmissão dessas cargas diretamente ao solo, pela base da fundação, que é dimensionada de forma a distribuir o peso da construção no solo para que a pressão sobre ele seja compatível com a sua resistência. Analise as sentenças a respeito das fundações rasas ou diretas: I - Transferem as cargas das estruturas para camadas subsuperficiais da terra. II - Em uma mesma edificação, é possível encontrar mais do que dois tipos diferentes de fundações, mesmo que sejam rasas ou profundas. III - O uso de fundações rasas será considerado uma técnica adequada quando o número de golpes do SPT for maior ou igual a 8 e a profundidade não ultrapassar 2m. Qual(is) está(ão) correta(s)? A) II. B) I. C) II e III. D) I e III. E) III. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Dentro de qual elemento HTML nós inserimos nossos códigos JavaScript? A) <js> B) <scripting> C) <javascript> D) <script> Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
JavaScript - Como calcular o seno de um número ou ângulo em JavaScript usando a função sin() do objeto Math |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |