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Programação Orientada a Objetos em Java - Como usar o modificador de acesso public da linguagem Java

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O modificador de acesso public é aquele que permite o maior grau de acesso a um recurso Java (um recurso é uma classe, um método ou uma variável).

O único modificador de acesso permitido a uma classe não interna é public. Não é permitido usar outro modificador. Na ausência do modificador public, o acesso à classe será de pacote (package).

Quando usamos este modificador, as classes, métodos e variáveis podem ser acessadas a partir de qualquer outra classe sem qualquer restrição. Além disso, um método public pode ser sobrescrito (sofrer override) por qualquer subclasse da classe que o declara.

O método main() da aplicação é declarado public para que o ambiente de execução Java tenha acesso a ele. Declará-lo de outra forma fará com que a execução da aplicação se torne impossível.

Veja um exemplo de uma classe Java pública, com uma variável de instância pública e um método também público:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

// uma classe pública
public class Cliente {
  // uma variável pública  
  public int codigo;
  
  // um construtor público
  public Cliente(){
    this.codigo = 532;
  }
  
  // um método público
  public int obterCodigoCliente(){
    return this.codigo;  
  }
}


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Java ::: Pacote java.lang ::: String

Apostila de Java Básico - Como usar o método replace() da classe String para efetuar a substituição de substrings em uma string

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A substituição de substrings, ou seja, pedaços de texto, é uma das tarefas mais comuns em programação. Em Java isso pode ser feito por meio do método replace() da classe String. Veja sua assinatura:

public String replace(CharSequence target, 
  CharSequence replacement)
Veja que tanto o parâmetro target quanto o parâmetro replacement são objetos da interface CharSequence. Algumas das classes que implementam esta interface são: CharBuffer, Segment, String, StringBuffer e StringBuilder. Isso quer dizer que podemos passar qualquer objeto destas classes para o método replace(). O parâmetro target contém a substring a ser substituída pela substring do parâmetro replacement. O retorno do método é uma nova string com as substituições aplicadas. Se não houver nenhuma substituição a string original é retornada.

Veja um trecho de código no qual usamos o método replace() para substituir todas as ocorrências de "C++" por "Java":

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public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    String frase = "Programar em C++ é muito bom! Gosto muito de C++";
    System.out.println("Frase original: " + frase);
    
    // vamos substituir todas as ocorrências de "C++" por "Java"
    frase = frase.replace("C++", "Java");
    System.out.println("Depois da substituição: " + frase);
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Frase original: Programar em C++ é muito bom! Gosto 
  muito de C++
Depois da substituição: Programar em Java é muito bom! Gosto 
  muito de Java


Note que o método replace() pode atirar uma exceção do tipo NullPointerException se o parâmetro target ou replacement for null.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador abstract em suas classes e métodos Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Java POO

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O modificador abstract pode ser aplicado a classes e métodos. Seu uso com variáveis pode causar o erro abaixo:

abstract String nome;

Estudos.java:2: modifier abstract not 
allowed here
  abstract String nome;
                  ^
1 error


Classes abstratas não podem ser instanciadas, ou seja, não podemos chamar seu construtor. Veja um exemplo:

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public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Cliente cliente = new Cliente(); 
   
    System.exit(0);
  }
}

abstract class Cliente{
  public Cliente(){
   
  }
}

Ao tentarmos compilar esta classe teremos o seguinte erro:

Estudos.java:3: Cliente is abstract; cannot be 
instantiated
 Cliente cliente = new Cliente();
                    ^
1 error


A função principal de classes abstratas é forçar a implementação para as sub-classes. Desta forma, seus métodos são declarados com o modificador abstract e sem corpo. Veja:

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abstract class Cliente{
  abstract void obterNome();
}

Sempre que suas classes contiverem um ou mais métodos abstratos, você deverá declará-la abstrata. Não seguir esta regra provocará o seguinte erro:

class Cliente{
  abstract void obterNome();
}

Estudos.java:9: Cliente is not abstract and does 
not override abstract method obterNome() in Cliente
class Cliente{
^
1 error


As situações que fazem com que uma classe deva ser declarada abstract são:


  • A classe tem um ou mais métodos abstratos;
  • A classe herda um ou mais métodos abstratos de uma classe abstrata e não fornece implementação para eles;
  • A classe declara que ela implementa um interface mas não fornece implementação para todos os métodos desta interface;


Para finalizar, abstract é o oposto de final. Uma classe final não pode ter sub-classes. Uma classe abstract precisa ter sub-classes.


Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto de interseção de duas retas em Java - Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear

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Duas retas podem encontrar-se em 0, 1 ou 2 pontos. No primeiro caso, elas são chamadas paralelas; no segundo, elas são chamadas concorrentes e o ponto de encontro entre elas é chamado ponto de interseção; no terceiro caso, se duas retas possuem dois pontos em comum, então elas obrigatoriamente apresentam todos os pontos em comum e são chamadas coincidentes.

Nesta dica mostrarei como podemos encontrar o ponto de interseção (ou intersecção) de duas retas usando Java. Mas, antes de vermos o código, dê uma olhada na seguinte imagem:



Note que temos os pontos A e B correspondentes ao segmento de reta AB e os pontos C e D correspondentes ao segmento de reta CD. Nossa tarefa é encontrar o ponto exato de intersecção entre esses dois segmentos de reta.

Veja o código Java completo que nos auxilia na resolução deste problema:

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package estudos;

// Classe usada para representar um ponto no
// plano 2d (Plano Cartesiano)
class Ponto{
  double x, y;
  
  // construtor da classe
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x;
    this.y = y;
  }
}

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos construir os quatro pontos
    Ponto A = new Ponto(5, 7);
    Ponto B = new Ponto(9, -4);
    Ponto C = new Ponto(-8, 2);
    Ponto D = new Ponto(11, 6);
    
    // vamos obter a representação do segmento AB    
    double a1 = B.y - A.y;
    double b1 = A.x - B.x;
    double c1 = (a1 * A.x) + (b1 * A.y);
       
    // vamos obter a representação do segmento CD
    double a2 = D.y - C.y;
    double b2 = C.x - D.x;
    double c2 = (a2 * C.x) + (b2 * C.y);
    
    // obtém o determinante
    double determinante = (a1 * b2) - (a2 * b1);
    
    // as duas retas são paralelas?
    if(determinante == 0){
      System.out.println("\nAs duas retas são paralelas.\n");
    }
    else{
      // e construímos o ponto de intersecção
      double x = ((b2 * c1) - (b1 * c2)) / determinante;
      double y = ((a1 * c2) - (a2 * c1)) / determinante;
      Ponto inters = new Ponto(x, y);
    
      System.out.printf("O ponto de interseção é: x = %.2f; y = %.2f",
        inters.x, inters.y);
    }
    
    System.out.println();
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto de interseção é: x = 5,76; y = 4,90

De fato, se você olhar a imagem novamente e desenhar este ponto, verá que ele se situa exatamente na intersecção das retas indicadas.


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