Você está aqui: Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão console

Quantidade de visualizações: 6111 vezes
Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java

Sobre o Jogo da Velha em Java

O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games.

O Jogo da Velha em Java Console

Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades.

A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo.

Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo:



Me mostra um pouco do código

Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano:

// este método registra a jogada do jogador humano
private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) {
  int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano
	
  // repete até que a jogada seja válida
  while (true) {
    // lê a jogada do humano
    System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): ");
    jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // este movimento é válido?
    if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){
      break;
    } 
    else{ // não é válido
      System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido.");
    }  
  }
 
  // vamos registrar esse movimento 
  registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X');
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Apostila Java para iniciantes - Como substituir um caractere em uma string usando o método setCharAt() da classe StringBuffer do Java

Quantidade de visualizações: 20 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método setCharAt() da classe StringBuffer da linguagem Java para substituir caracteres individuais em uma palavra, frase ou texto.

Veja um código completo, no qual trocamos a letra "j" por "J":

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    StringBuffer frase = new StringBuffer("Programar em java.");
    System.out.println(frase);
    frase.setCharAt(13, 'J'); // troca 'j' por 'J' 
    System.out.println(frase);
     
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Programar em java.
Programar em Java.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercício Resolvido de Java - Escreva um programa Java que pede um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong

Quantidade de visualizações: 788 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um número é chamado de número de Armstrong quando a soma de cada um dos seus dígitos, elevado à quantidade de dígitos do número, equivale ao próprio número. Por exemplo, 153 e 93084 são números de Armstrong, já que:

153 = 13 + 53 + 33
93084 = 95 + 35 + 05 + 85 + 45

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e informa se o número informado é um número de Armstrong ou não. Seu código deve usar apenas os operadores matemáticos disponíveis na linguagem Java.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 153
O número informado é um número de Armstrong
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // para efetuar a leitura da entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar um número
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // o primeiro passo é obter a quantidade de dígitos que o número informado
    // possui
    int quant_digitos = 0;
    int temp = numero;
    while(temp != 0) {
      quant_digitos = quant_digitos + 1;
      temp = temp / 10;
    }
    
    // agora efetuamos o cálculo que verifica se o número é um número
    // de Armstrong ou não
    int resto, soma = 0;
    temp = numero;
    while(temp > 0){
      resto = temp % 10;
      soma = soma + (int)(Math.pow(resto, quant_digitos));
      temp = temp / 10;
    }

    if(soma == numero){
      System.out.println("O número informado é um número de Armstrong");
    }
    else{
      System.out.println("O número informado não é um número de Armstrong");
    }
  } 
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como obter o dia da semana como um valor inteiro usando a constante DAY_OF_WEEK da classe Calendar do Java

Quantidade de visualizações: 12960 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o dia da semana como um inteiro. Para isso podemos usar a constante DAY_OF_WEEK da classe Calendar, do pacote java.util, que nos permite obter o dia da semana como um valor inteiro na faixa de 1 a 7. O valor 1 é domingo, 2 é segunda, 3 é terça, e assim por diante.

Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package arquivodecodigos;

import java.util.Calendar;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // vamos obter a data e hora atual
    Calendar agora = Calendar.getInstance();
 
    // vamos obter o dia da semana como um
    // valor inteiro
    System.out.println("O dia da semana é: " +
      agora.get(Calendar.DAY_OF_WEEK));
  } 
}

Ao executarmos este códigos nós teremos o seguinte resultado:

O dia da semana é: 6


Vamos testar seus conhecimentos em Python

Analise o seguinte código Python

letras = ['ab', 'cd']

for i in range(0, 2):
  letras.append(letras[i].upper())

print(letras)

Qual é o resultado de sua execução?

A) ['ab', 'cd']

B) ['AB', 'CD']

C) ['AB', 'CD', 'AB', 'CD']

D) ['ab', 'cd', 'AB', 'CD']
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Número de Reynolds

O número de Reynolds (abreviado como Re) é utilizado para o cálculo do regime de escoamento de um fluido no interior de um tubo ou de um duto. Considere que um sistema hidráulico opera com óleo SAE 10W, de densidade igual a 920kg/m3 e viscosidade dinâmica de 0,018kg/(m.s), à temperatura de 55°C. Sabendo que o fluido escoa a uma velocidade média de 0,147m/s, e que o tubo tem 1m de diâmetro, qual é o número de Reynolds para o escoamento?

A) 7.513,33.

B) 2.300.

C) 112,65.

D) 715,33.

E) 1.126,50.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

estados = {"SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS",
  "RJ": "RIO DE JANEIRO"}
estados.pop("RJ")
print(estados)

A) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS'}

B) {'RJ': 'RIO DE JANEIRO'}

C) Um erro TypeError: pop expected at least 1 argument, got 0 na linha 3

D) {'SP': 'SÃO PAULO', 'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'}

E) {'GO': 'GOIÁS', 'RJ': 'RIO DE JANEIRO'}
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a sintáxe correta do laço FOR em JavaScript?

A) for (var i = 0; i <= 5) {}

B) for var i = 1 to 5 {}

C) for (var i <= 5; i++) {}

D) for (var i = 0; i <= 5; i++) {}
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Analise o seguinte código Python

a = {5, 8, 2, 1}
b = {1, 4, 5, 3}
c = a.intersection(b)
print(c)

Qual é o resultado de sua execução?

A) {1, 5}

B) Um erro de execução na linha 2

C) {5, 5, 1, 1}

D) {5, 8, 2, 1, 1, 4, 5, 3}
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 33 usuários muito felizes estudando em nosso site.