Você está aqui: Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar um Jogo da Velha em Java - Jogo completo com código fonte comentado - Versão consoleQuantidade de visualizações: 6279 vezes |
Faça o download do código-fonte Jogo da Velha em Java Sobre o Jogo da Velha em Java O Jogo da Velha, também conhecido como Tic-Tac-Toe, é um dos joguinhos mais fáceis de se programar em Java. Além disso, ele possibilita uma boa oportunidade de se entender matrizes, a estrutura switch, os laços for e while, assim como a estrutura básica presente em praticamente todos os games. O Jogo da Velha em Java Console Neste código fonte eu demonstro como o Jogo da Velha pode ser criado em Java usando o modo console, ou seja, em formato texto. Penso que o entendimento da lógica é mais fácil em modo console. Uma vez que você tenha aprendido todos os passos envolvidos, você poderá reproduzí-lo em modo gráfico sem muitas dificuldades. A versão do jogo apresentado nesta dica é um jogador humano, ou seja, você, contra o computador. Não coloquei inteligência artificial nem aprendizado de máquina nos movimentos do computador. Usei apenas jogadas sorteadas. Fica como desafio você implementar jogadas inteligentes por parte do computador como forma de deixar o jogo ainda mais interessante. Por enquanto o objetivo é só o aprendizado mesmo. Antes de continuarmos, veja uma imagem demonstrando o jogo: Me mostra um pouco do código Para mostrar a simplicidade do código, veja o método que registra a jogada do jogador humano: // este método registra a jogada do jogador humano private static void jogadaHumano(char[][] tabuleiro) { int jogada; // para registrar a jogada do jogador humano // repete até que a jogada seja válida while (true) { // lê a jogada do humano System.out.print("\nSua jogada (1 a 9): "); jogada = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // este movimento é válido? if (movimentoValido(tabuleiro, jogada)){ break; } else{ // não é válido System.out.println("O número " + jogada + " não é um movimento válido."); } } // vamos registrar esse movimento registrarMovimento(tabuleiro, jogada, 'X'); } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) JOGOVELHAJC - Jogo da Velha em Java Console - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como retornar o índice da última ocorrência de um elemento em uma ArrayList do Java usando a função lastIndexOf()Quantidade de visualizações: 9201 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de pesquisar um valor em um ArrayList e retornar o índice de sua última aparição, para o caso desse elemento estar contido mais de uma vez na coleção. Para isso nós podemos usar o método lastIndexOf(). Se o elemento pesquisado não estiver na ArrayList, o valor -1 será retornado. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); nomes.add("Maria"); // obtém o índice da última ocorrência do // nome "Maria" int indice = nomes.lastIndexOf("Maria"); System.out.println("O último índice do nome pesquisado é: " + indice); System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: O último índice do nome pesquisado é: 4 |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como colorir o fundo das células de uma JTable baseado em seus valoresQuantidade de visualizações: 1 vezes |
Nesta dica veremos como é possível criar uma classe personalizada que extende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer e usá-la como renderizador das células de uma JTable. Dessa forma conseguiremos aplicar uma cor diferente a cada célula dependendo do seu valor. Veja o resultado na figura abaixo: Veja agora o código Java Swing completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"}, {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"}, {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"}, {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"} }; // constrói a tabela JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); // quero colorir o fundo das células da segunda coluna // se o valor encontrado for menor que 20 TableCellRenderer tcr = new Colorir(); TableColumn column = tabela.getColumnModel().getColumn(1); column.setCellRenderer(tcr); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class Colorir extends JLabel implements TableCellRenderer{ public Colorir(){ setOpaque(true); } @Override public Component getTableCellRendererComponent( JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ if(Integer.parseInt(value.toString()) < 20){ setBackground(Color.YELLOW); } else{ setBackground(table.getBackground()); } setText(value.toString()); return this; } @Override public void validate() {} @Override public void revalidate() {} @Override protected void firePropertyChange(String propertyName, Object oldValue, Object newValue) {} @Override public void firePropertyChange(String propertyName, boolean oldValue, boolean newValue) {} } |
Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números |
Como usar o método System.out.printf() do Java para converter um valor na base decimal para hexadecimalQuantidade de visualizações: 10517 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do método System.out.printf() do Java 5.0 em diante para converter um valor na base decimal para hexadecimal e exibí-lo na tela. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ int num = 35; // exibe o valor na base hexadecimal System.out.printf("O decimal %d convertido para hexadecimal é %x", num, num); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O decimal 35 convertido para hexadecimal é 23 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
C - Como calcular a energia cinética de um corpo dado sua massa e sua velocidade usando a linguagem C |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |