Você está aqui: C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como usar a classe/contêiner vector da STL em seus programas C++Quantidade de visualizações: 8968 vezes |
O vetor, ou vector, é uma das classes contêineres mais simples da STL - Standard Template Library do C++. Um vector se comporta como um vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas, ou seja, seus elementos estão dispostos em posições contiguas na memória. O que diferencia um vector de um array comum é que o tamanho de um vector pode ser modificado dinamicamente. A especificação do template da classe vector é: template <class T, class Allocator = allocator<T>> class vector Aqui T é o tipo de dados sendo armazenado (já ouvir falar em genéricos, não?) e Allocator define o modelo de alocação de armazenagem. Por padrão, o template da classe allocator para o tipo T é usado, o que define o modelo de alocação de memória mais simples e independente de valores. Objetos da classe vector são úteis nas seguintes situações: a) Acessar os elementos individualmente usando seus índices (tempo constante); b) Percorrer os elementos em qualquer ordem (tempo linear); b) Adicionar ou remover elementos no final do contêiner (tempo constante amortizado). Para usarmos um vector em nossos programas C++ temos que incluir este contêiner da seguinte forma: #include <vector> Veja um trecho de código no qual criamos um vector, inserimos três inteiros e finalmente usamos um iterador para percorrer os elementos e imprimir seus valores: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 13 87 |
![]() |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |