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Como calcular desvio padrão em C - C para Matemática e EstatísticaQuantidade de visualizações: 6232 vezes |
Em Matemática e Estatística, o Desvio padrão (em inglês: Standard Deviation) é uma medida de dispersão, ou seja, é uma medida que indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quando o desvio padrão é baixo, isso quer dizer que os dados do conjunto estão mais próximos da média. Como calcular o desvio padrão de um conjunto de dados? Vamos começar analisando a fórmula mais difundida na matemática e na estatística: \[\sigma = \sqrt{ \frac{\sum_{i=1}^N (x_i -\mu)^2}{N}}\] Onde: a) __$\sigma__$ é o desvio; b) __$x_i__$ é um valor qualquer no conjunto de dados na posição i; c) __$\mu__$ é a média aritmética dos valores do conjunto de dados; d) N é a quantidade de valores no conjunto. O somatório dentro da raiz quadrada nos diz que devemos somar todos os elementos do conjunto, desde a posição 1 até a posição n, subtrair cada valor pela média do conjunto e elevar ao quadrado. Obtida a soma, nós a dividimos pelo tamanho do conjunto. Veja o código C completo que obtém o desvio padrão a partir de um conjunto de dados contendo quatro valores: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // conjunto dos dados float conjunto[] = {10, 30, 90, 30}; float soma = 0.0; // soma dos elementos float desvio_padrao = 0.0; // desvio padrão int tam = 4; // tamanho dos dados int i; float media; // vamos somar todos os elementos for(i = 0; i < tam; i++){ soma = soma + conjunto[i]; } // agora obtemos a média do conjunto de dados media = soma / tam; // e finalmente obtemos o desvio padrão for(i = 0; i < tam; i++){ desvio_padrao = desvio_padrao + pow(conjunto[i] - media, 2); } // mostramos o resultado printf("Desvio Padrão Populacional: %f\n", sqrt(desvio_padrao / tam)); printf("Desvio Padrão Amostral: %f", sqrt(desvio_padrao / (tam - 1))); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Desvio Padrão Populacional: 30.0 Desvio Padrão Amostral: 34.64101615137755 Veja que, para calcular o Desvio Padrão Populacional, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos no conjunto, enquanto, para calcular o Desvio Padrão Amostral, nós dividimos o somatório pela quantidade de elementos - 1 (cuidado com a divisão por zero no caso de um conjunto com apenas um elemento). |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Operadores de Manipulação de Bits (Bitwise Operators) |
Exercícios Resolvidos de C - Como converter de decimal para binário usando os operadores de bits em CQuantidade de visualizações: 663 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C para pede para o usuário informar um número decimal e faça a conversão para binário usando os operadores de bits. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número decimal: 9 O número binário é: 00000000000000000000000000001001 Veja a resolução completa para o exercício em C, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // vamos definir o tamanho do vetor para guardar // os dígitos do número binário #define TAM_INT sizeof(int) * 8 int main(int argc, char *argv[]){ // variáveis para ajudar a resolver o problema int decimal, indice, i; // vetor para guardar o número binário int binario[TAM_INT]; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos pedir para o usuário informar um decimal inteiro printf("Informe um número decimal: "); scanf("%d", &decimal); // ajustamos índice para o último elemento do vetor indice = TAM_INT - 1; // enquanto índice for maior ou igual a 0 while(indice >= 0){ // vamos guardar o bit menos significativo LSB binario[indice] = decimal & 1; // diminuímos o índice indice--; // desloca bits para a direita uma posição decimal = decimal >> 1; } // agora vamos exibir o número binário printf("O número binário é: "); for(i = 0; i < TAM_INT; i++){ printf("%d", binario[i]); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica |
Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em CQuantidade de visualizações: 2356 vezes |
A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo. Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é: \[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \] Onde: v ? velocidade de queda (m/s) g ? aceleração da gravidade (m/s2) t ? intervalo de tempo (s) Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado: 1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s. Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) float tempo = 15.00; // em segundos // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade = gravidade * tempo; // mostramos o resultado printf("A velocidade da queda livre é: %fm/s", velocidade); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h. Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ int i; // variável de controle do laço // gravidade terrestre em m/s2 float gravidade = 9.80665; // intervalo de tempo da queda livre (em segundos) int tempo; // velocidade da queda nesse intervalo float velocidade; // um laço for que repete 10 vezes for(i = 1; i <= 10; i++){ tempo = i; // inicialmente será um segundo velocidade = gravidade * tempo; printf("A velocidade no tempo %d: %fm/s\n", tempo, velocidade); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s |
C ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade) |
Como escrever uma função recursiva para calcular a potência de um número usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 47866 vezes |
Chamamos de potenciação a operação de se elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir: Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125. O código abaixo mostra como você pode escrever uma função recursiva em C que permite calcular a potência de um número inteiro: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // função recursiva que calcula a potência de // um inteiro int potencia(int base, int expoente) { if(expoente == 0){ return 1; } else{ return base * potencia(base, expoente - 1); } } int main(int argc, char *argv[]) { int base = 3; int expoente = 4; printf("%d elevado a %d = %d", base, expoente, potencia(base, expoente)); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: 3 elevado a 4 = 81 |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Evolução das estruturas O concreto armado, no qual barras de aço são inseridas nas peças de concreto, foi desenvolvido na década de 1850. A junção do aço ao concreto contribui na melhoria do desempenho estrutural do concreto em relação à: Selecione a resposta: A) Resistência à compressão. B) Resistência à tração. C) Resistência à umidade. D) Resistência ao fogo. E) Resistência à infiltração. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript |
Qual o resultado da execução do seguinte código JavaScript?document.write(false == '0'); A) 0 B) false C) 1 D) true E) Erro de execução Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Princípios específicos do Direito do Consumidor (Juiz do Trabalho - RJ - 2015). Sob a visão clássica, cinco são os princípios que regem o direito contratual. A relação de consumo é ajustada por contrato e aqueles princípios também a ela se aplicam. Contudo, em face da natureza da relação de consumo, alguns desses princípios têm seu valor reduzido, enquanto outros assumem relevância. Tem relevância para a relação de consumo, o seguinte princípio do direito contratual: A) Da ordem pública. B) Da relatividade dos contratos. C) Da boa-fé. D) De obediência às regras mercantis. E) Da autonomia da vontade. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Como e por que julgamos que uma ação é correta ou não? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a essas perguntas. Podemos afirmar que a ação correta é aquela que: A) Considera a felicidade dos grupos prevalecentes, como as elites. B) É praticada por um agente inerentemente bom e sem influência social C) Está de acordo com regras próprias de grupos minoritários com interesses duvidosos. D) É considerada a melhor ação pela subjetividade do sujeito em suas reflexões. E) É aquela que está adequada às leis, regras e normas legais do Estado. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Viscosidade dinâmica A viscosidade dinâmica é uma substância dada em função do aumento das tensões de cisalhamento aplicadas à substância. A proporção em que o fluido se deforma em função do tempo é chamada de: A) velocidade do fluido. B) viscosidade do fluido. C) taxa de deformação do fluido. D) densidade do fluido. E) força aplicada ao fluido. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C |
Veja mais Dicas e truques de C |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Java Swing para iniciantes - Como criar seu primeiro aplicativo de interface gráfica em Java Swing |
Códigos Fonte |
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