Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Estrutura e propriedade dos materiais Os materiais podem ser de várias classes de acordo com as suas propriedades. O objetivo de estudar suas tecnologias consiste em: A) controlar precisamente e individualmente os átomos para fabricar materiais com propriedades e desempenho específicos. B) fabricar materiais com novas propriedades. C) controlar as propriedades dos materiais. D) estudar e produzir materiais a nível macro para fabricar materiais com propriedades específicas. E) controlar os átomos, em geral, para fabricar materiais com desempenho específico. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual a sintaxe correta para mostrar o tipo de uma variável em Python?a = 45 print("O tipo da variável é: {0}".format(______________)) A) typeOf(a) B) Type(a) C) typeof(a) D) type(a) E) type a Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal? Selecione a resposta: A) 1,16 m. B) 0,61 m. C) 0,06 m. D) 1,22 m. E) 0,00 m. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Superfícies no AutoCAD Civil 3D Qual dos objetos abaixo não é um tipo de dados que pode ser incluído em uma superfície do AutoCAD Civil 3D? A) Lines (Linhas) B) Points (Pontos) C) Parcels (Parcelas, Lotes) D) Blocks (Blocos) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Postura ética profissional Os engenheiros são profissionais responsáveis por criar soluções para situações do dia a dia que, de certa forma, pareciam impossíveis. Eles otimizaram as formas de transporte, de construção e, principalmente, de produção das indústrias. Diante dessas inovações, é comum que esses profissionais enfrentem situações éticas em que precisem decidir se avançam ou não com tais projetos. Quanto ao conceito de ética na engenharia, é correto afirmar que: A) A ética na engenharia é um aspecto que deve ser considerado em segundo lugar ante os benefícios que pode trazer à humanidade. B) A ética engloba a avaliação racional de ganhos e riscos, definindo as responsabilidades individuais durante a execução de um projeto. C) A ética engloba a avaliação social dos riscos e das responsabilidades coletivas durante a execução de um projeto. D) A ética é um conceito que não se aplica à engenharia, somente à medicina, por esta área tratar diretamente da vida de um indivíduo. E) A ética somente diz respeito à engenharia, pois as descobertas realizadas por tal área englobam um grande número de pessoas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de Java - Laços - Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressõesQuantidade de visualizações: 1861 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Laços - Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões Pergunta/Tarefa: Faça um programa para calcular o valor das seguintes expressões: 1) __$S_1 = \frac{1}{1} + \frac{3}{2} + \frac{5}{3} + \frac{7}{4} + \text{...} + \frac{99}{50} __$ 2) __$S_2 = \frac{2^1}{50} + \frac{2^2}{49} + \frac{2^3}{48} + \text{...} + \frac{2^\text{50}}{1} __$ 3) __$S_3 = \frac{1}{1} - \frac{2}{4} + \frac{3}{9} - \frac{4}{16} + \frac{5}{25} - \text{...} - \frac{10}{100} __$ Resposta/Solução: Em ambas as expressões nós temos o último termo nos informando os valores limites. Dessa forma, basta fixarmos um laço for ou laço while com estes limites. Veja a resolução deste exercício em código Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // primeira expressão int numerador = 1; int denominador = 1; double resultado = 0.0; // laço while para montar os termos e fazer a somatória while(numerador <= 99){ resultado = resultado + ((numerador * 1.0) / denominador); numerador = numerador + 2; denominador++; } // agora mostramos o resultado System.out.println("Primeira expressão: " + resultado); // segunda expressão int expoente = 1; denominador = 50; resultado = 0.0; // laço while para montar os termos e fazer a somatória while(denominador >= 1){ resultado = resultado + ((Math.pow(2, expoente) * 1.0) / denominador); expoente++; denominador--; } // agora mostramos o resultado System.out.println("Segunda expressão: " + resultado); // terceira expressão numerador = 1; denominador = 1; resultado = 0.0; int sinal = 1; // laço while para montar os termos e fazer a somatória while(numerador <= 10){ if(sinal > 0){ // somar resultado = resultado + ((numerador * 1.0) / denominador); } else{ // subtrair resultado = resultado - ((numerador * 1.0) / denominador); } numerador++; denominador = numerador * numerador; sinal = sinal * -1; } // agora mostramos o resultado System.out.println("Terceira expressão: " + resultado); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Primeira expressão: 95.5007946616706 Segunda expressão: 1.5608286920413398E15 Terceira expressão: 0.6456349206349207 |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover todos os espaços de uma string em Ruby usando a função deleteQuantidade de visualizações: 8986 vezes |
Em alguns casos, pode ser necessário removermos todos os espaços de uma frase ou texto em Ruby. Isso pode ser feito com o auxílio do método delete() da classe String. Veja o exemplo a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" puts "A frase original é: " + frase # vamos remover todos os espaços # veja que estamos alterando a string original frase.delete!(" ") puts "Com os espaços removidos: " + frase Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Gosto muito de Ruby Com os espaços removidos: GostomuitodeRuby |
C ::: C para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando C - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando CQuantidade de visualizações: 3915 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código C que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <math.h> int main(int argc, char *argv[]){ float x, y, norma; // vamos ler os valores x e y printf("Informe o valor de x: "); scanf("%f", &x); printf("Informe o valor de y: "); scanf("%f", &y); // vamos calcular a norma do vetor norma = sqrt(pow(x, 2) + pow(y, 2)); // mostra o resultado printf("A norma do vetor é: %f", norma); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.219544457292887 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
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