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Como retornar a posição inicial e final do texto selecionado em um TextBoxQuantidade de visualizações: 8374 vezes |
Em algumas situações gostaríamos de obter a posição inicial e final do texto selecionado em um TextBox. Para isso nós podemos usar a propriedade SelectionStart (definida na classe TextBoxBase). Esta propriedade retorna a posição do primeiro caractere do texto selecionado. Veja o exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void copiarToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter a posição de início e fim do texto selecionado // no TextBox int inicio = textBox1.SelectionStart; int fim = textBox1.SelectionLength + (inicio - 1); // vamos mostrar o resultado MessageBox.Show("O texto selecionado começa na posição " + inicio + " e termina na posição " + fim); } Note que aqui nós só precisamos combinar as propriedades SelectionStart e SelectionLength para obtermos a posição inicial e final do texto selecionado. |
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C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
Como contar as palavras em um TextBox de múltiplas linhas do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 13876 vezes |
Em algumas situações nós precisamos retornar a quantidade de palavras digitadas em um campo TextBox de múltiplas linhas do C# Windows Forms. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito. Note como usei os métodos da classe String para alcançar o objetivo. Veja o código C# completo disparado a partir do clique de um botão Button: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- /* Este exemplo mostra como obter a quantidade de palavras em um TextBox. Veja que usamos a técnica de contar as palavras contidas em um array após retirar as quebras de linhas e espaços duplicados na string. */ private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // Obtém o texto da caixa de texto string texto = textBox1.Text.Trim(); // Remove as quebras de linhas substituindo-as por // espaços texto = texto.Replace(Environment.NewLine, " "); // remove os espaços em excesso while(texto.IndexOf(" ") >= 0){ texto = texto.Replace(" ", " "); } // Obtém um array de palavras string[] palavras = texto.Split(" "); // Obtém a quantidade de palavras int quant = palavras.Length; // Exibe o resultado MessageBox.Show("O TextBox contém " + quant + " palavras."); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
C# para iniciantes - Programação orientada a objetos em C#: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 30567 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em C#, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em C# e usar um objeto desta classe em um programa. Se estiver usando o Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Cliente.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Cliente parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- class Cliente{ private String nome; // Um método que permite definir um valor // para a variável privada nome public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } // Um método que permite obter o valor // da variável privada nome public String getNome(){ return this.nome; } } Agora vamos aprender a usar esta classe a partir da classe principal do programa (aquela que contém o método Main). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // Cria uma instância da classe Cliente Cliente c = new Cliente(); // Define um nome para o cliente c.setNome("Osmar J. Silva"); // Obtém o nome do cliente string nome = c.getNome(); Console.WriteLine(nome); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
C# ::: Datas e Horas ::: DateTime |
Como adicionar ou subtrair dias de uma data em C# usando o método AddDays() da estrutura DateTimeQuantidade de visualizações: 7747 vezes |
Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair dias de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddDays() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de dias a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações. Veja um trecho de código no qual adicionamos 5 dias à data atual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos adicionar 5 dias à data de hoje DateTime data_futura = hoje.AddDays(5); // exibe a data daqui a cinco dias System.Console.WriteLine("Daqui a 5 dias será {0:d}", data_futura); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } É possível também subtrair dias. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddDays(). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos subtrair 7 dias da data de hoje DateTime data_passado = hoje.AddDays(-7); // exibe a data sete dias atrás System.Console.WriteLine("Há 7 dias era {0:d}", data_passado); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Lembre-se, contudo, que o método AddDays() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar. |
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