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Escreva um programa VisuAlg que leia os três ângulos internos de um triângulo e informe se ele é um triângulo válido - Exercícios Resolvidos de VisuAlg

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Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados.

Escreva um programa VisuAlg que leia os três ângulos internos de um triângulo e informe se ele é um triângulo válido. Lembre-se de que a soma dos ângulos A, B e C do triângulo deve ser exatamente 180 para que ele seja considerado válido.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ângulo A: 60
Informe o ângulo B: 40
Informe o ângulo C: 80
Os três ângulos formam um triângulo válido.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Testar se um triângulo é válido"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  A, B, C: real
inicio
  // vamos ler os três ângulos do triângulo
  escreva("Informe o ângulo A: ")
  leia(A)
  escreva("Informe o ângulo B: ")
  leia(B)
  escreva("Informe o ângulo C: ")
  leia(C)
......


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Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Qual é a sintáxe correta para a criação de funções em JavaScript?

A) def calcular(){}

B) function calcular(){}

C) void calcular(){}

D) function:calcular(){}
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual o resultado da execução do seguinte código Python?

valor = 5
if valor % 3 > 2:
  print("Verdadeiro")
else:
  print("Falso")

A) Verdadeiro

B) Erro SyntaxError: invalid syntax na linha 2

C) Falso

D) Erro IndentationError: expected an indented block

E) O código é executado sem erros mas não mostra nenhuma saída.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

(TRE-MT - Analista Judiciário - Engenharia Civil) Em hidráulica, no que diz respeito à classificação dos escoamentos quanto à direção na trejetória das partículas, o escoamento pode ser

A) forçado.

B) laminar.

C) permanente.

D) livre.

E) transitório.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Instalações prediais de águas pluviais

Um professor de engenharia que gostava de fazer os alunos pensarem ativamente e questionarem a base das tabelas e ábacos fez uma pergunta em classe a partir dos ábacos da NBR 10844 de instalações prediais de águas pluviais: por que os ábacos com saída do tipo aresta viva fornecem maiores diâmetros que as do tipo funil? Cinco principais explicações foram fornecidas pelas classes, mas apenas uma estava correta. Marque a opção que explica corretamente o fenômeno.

A) As saídas do tipo aresta viva fornecem maior capacidade de escoamento por permitir maior lâmina de água imediatamente sobre a entrada.

B) As saídas do tipo funil geram aumento da perda de carga, ocasionando uma redução da capacidade hidráulica, que é, então, expressa no ábaco.

C) As saídas em aresta viva geram uma incorporação de ar indesejada ao escoamento, ocasionando um efeito de sucção que reduz a capacidade hidráulica.

D) As saídas do tipo funil necessitam de maior altura até chegar ao diâmetro da tubulação e isso é compensado em relação ao parâmetro L do ábaco.

E) As saídas em arestas vivas têm menor perda de carga, o que implica a incorporação de ar com consequente redução da capacidade hidráulica.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Sistema domiciliar de abastecimento de água

Uma instalação hidrossanitária será construída numa residência. Ela apresenta dois banheiros, uma cozinha e uma área de serviços. Cada banheiro tem uma bacia com caixa de descarga, um chuveiro elétrico e um lavatório. A cozinha apresenta duas pias, e a área de serviços tem um tanque e duas torneiras de uso geral.



Com base nesses dados, qual é vazão estimada de água fria em função dos pesos atribuídos às peças de utilização, em litros por segundo?

A) 0,57.

B) 0,65.

C) 0,68.

D) 0,78.

E) 0,91
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VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlg

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Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  // os coeficientes
  a, b, c: real
  // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
  raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
  escreva("Valor do coeficiente a: ")
  leia(a)
  escreva("Valor do coeficiente b: ")
  leia(b)
  escreva("Valor do coeficiente c: ")
  leia(c)

  // vamos calcular o discriminante
  discriminante <- (b * b) - (4 * a * c)

  // a equação possui duas soluções reais?
  se discriminante > 0 então
    raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a)
......


Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0


VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg dados dois pontos no plano cartesiano

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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem VisuAlg que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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algoritmo "Calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg"

var
  // coordenadas dos dois pontos
  x1, y1, x2, y2: real
  // guarda o coeficiente angular
  m: real

inicio
  // x e y do primeiro ponto
  escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ")
  leia(x1)
  escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ")
  leia(y1)
......


Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

algoritmo "Calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg"

var
  // coordenadas dos dois pontos
  x1, y1, x2, y2: real
  // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente
  cateto_oposto, cateto_adjascente: real
  // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente
  tetha, tangente: real

inicio
  // x e y do primeiro ponto
  escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ")
  leia(x1)
  escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ")
  leia(y1)

  // x e y do segundo ponto
  escreva("Coordenada x do segundo ponto: ")
  leia(x2)
......


Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular salário líquido em VisuAlg - Calculando o salário líquido de um professor

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor da hora aula: 28
Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12
Informe o percentual de desconto do INSS: 8
Salário Bruto: R$ 336,00
Total de Descontos: R$ 26,88
Salário Líquido: R$ 309,12
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Algoritmo "Cálculo de Salário Bruto e Líquido em VisuAlg"

Var
  // variáveis usadas para resolver o problema
  valor_hora_aula: real
  horas_trabalhadas: inteiro
  percentual_desconto_inss: real
  salario_bruto: real
  salario_liquido: real
  total_desconto: real

Inicio
  // vamos ler o valor do hora aula
  escreva("Informe o valor da hora aula: ")
  leia(valor_hora_aula)

  // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês
  escreva("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ")
  leia(horas_trabalhadas)

  // vamos ler o percentual de desconto do INSS
  escreva("Informe o percentual de desconto do INSS: ")
......



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Osmar J. Silva
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Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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