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Programação orientada a objetos (OOP) em VB.NET: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 16768 vezes |
Programação orientada a objetos em VB.NET: Classes, objetos, métodos e variáveis de instância A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em VB.NET, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em VB.NET e usar um objeto desta classe em um programa. Veja o trecho de código abaixo (usando uma aplicação console): Module Module1 Sub Main() 'cria um objeto da classe Cliente Dim cl As New Cliente() 'define o nome do cliente cl.DefineNome("Osmar J. Silva") 'obtém o nome do cliente Dim nome As String = cl.ObterNome() 'exibe o resultado Console.WriteLine("O nome do cliente é: " & nome) Console.WriteLine() Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...") Console.ReadKey() End Sub 'cria a definição da classe Cliente Class Cliente 'define a propriedade nome Private nome As String 'um método que permite definir o nome do cliente Public Sub DefineNome(ByVal nome As String) Me.nome = nome End Sub 'um método que permite obter o nome do cliente Public Function ObterNome() As String Return Me.nome End Function End Class 'fim da classe End Module |
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VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
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Como verificar se um número é par ou ímpar em VB.NETQuantidade de visualizações: 20792 vezes |
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Em várias situações nós lidamos com códigos VB.NET nos quais precisamos verificar se um determinado valor é par ou ímpar. Para efetuar este teste, nós só precisamos usar o operador Mod, que retorna o resto de uma divisão envolvendo inteiros. Assim, se o resto da divisão for 0, sabemos que o número é par e, em caso contrário, será ímpar. Veja o código completo para o exemplo que lê um número e informa se ele é par ou ímpar:
Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Informe um número inteiro: 38 O número é par Pressione qualquer tecla para sair... | ||||
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Como copiar todos os elementos de um vetor para outro em VB.NET usando o método CopyTo() da classe ArrayQuantidade de visualizações: 7216 vezes |
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Nesta dica eu mostro como podemos usar o método CopyTo() da classe Array do VB.NET para copiar todos os elementos de um array para um outro array. Veja o código completo para o exemplo:
Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 15 20 | ||||
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
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Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VB.NET dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1053 vezes |
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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem VB.NET que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:
Ao executar este código em linguagem VB.NET nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0,6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):
Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. | ||||||||
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