Você está aqui: C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
|
Escreva um programa C++ que leia os três ângulos internos de um triângulo e informe se ele é um triângulo válido - Exercícios Resolvidos de C++Quantidade de visualizações: 95 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Escreva um programa C++ que leia os três ângulos internos de um triângulo e informe se ele é um triângulo válido. Lembre-se de que a soma dos ângulos A, B e C do triângulo deve ser exatamente 180 para que ele seja considerado válido. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ângulo A: 60 Informe o ângulo B: 40 Informe o ângulo C: 80 Os três ângulos formam um triângulo válido. Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:
|
|
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: | |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?palavra = "FACULDADE" resultado = palavra[0:len(palavra):2] print(resultado) A) EALCF B) FACULDADE C) FA D) DADE E) FCLAE Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual das formas abaixo é usada para criar um SET em Python? A) valores = set{3, 6, 1, 7, 6, 3} B) valores = (3, 6, 1, 7, 6, 3) C) valores = [3, 6, 1, 7, 6, 3] D) valores = {3, 6, 1, 7, 6, 3} E) valores = set(3, 6, 1, 7, 6, 3) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Santo Agostinho foi um dos mais influentes pensadores cristãos da antiguidade, e abordava em suas obras questões éticas baseadas na compreensão da natureza da ética e sua ligação com a religião. Os textos de Santo Agostinho buscavam conciliar a filosofia greco-romana e os princípios do cristianismo, oferecendo uma leitura racionalizada da religião, sem descaracterizar a ideia de sobrenatural e de fé. Suas reflexões sobre o livre-arbítrio, a existência e a percepção do mal e a busca pela virtude pelos humanos foram base para reflexões filosóficas do iluminismo à contemporaneidade. Considerando essas informações, qual dos seguintes temas éticos direciona as reflexões de Santo Agostinho? A) Hedonismo: defesa da busca pelo prazer como o caminho para a realização pessoal. B) Utilitarismo: escolha de ações pela felicidade geral, na maior porcentagem possível. C) Virtude: defesa da virtude como uma forma de aproximação do fiel à Deus. D) Existencialismo: compreensão da natureza da existência humana. E) Niilismo: questionamento da legitimidade de valores morais em contextos mundanos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
O aço no edifício A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura a seguir, que é formada por paredes rígidas, feitas de aço, concreto ou alvenaria de concreto armado, pode ser chamada de: A) Estrutura contraventada. B) Moldura amarrada excentricamente. C) Moldura resistente a momentos. D) Paredes de cisalhamento. E) Nenhuma das alternativas anteriores. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ano: 2023 Banca: ACCESS Órgão: Prefeitura de Dores do Indaiá - MG Prova: ACCESS - 2023 - Prefeitura de Dores do Indaiá - MG - Agente Fiscal Com base no universo da ética, analise as afirmativas a seguir: I. A ética depende dos valores que a pessoa carrega, e pode, assim, ser adaptável às situações em que vive, dependendo dos seus interesses e carga cultural. II. O estudo da ética demonstra que a consciência moral nos inclina para o caminho da virtude, que seria uma qualidade própria da natureza humana. III. Um homem para ser ético precisa necessariamente ser virtuoso, ou seja, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente. Assinale A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. D) se todas as afirmativas estiverem corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
C++ ::: C++ para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando C++ - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando C++Quantidade de visualizações: 1812 vezes |
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0). Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2: \[\vec{v} = \left(7, 6\right)\] Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D: Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9. Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6). Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras: \[a^2 = b^2 + c^2\] Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira: \[a = \sqrt{b^2 + c^2}\] Passando para os valores x e y que já temos: \[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\] Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final: \[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\] E aqui está o código C++ que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <string> #include <iostream> #include <math.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ float x, y, norma; // vamos ler os valores x e y cout << "Informe o valor de x: "; cin >> x; cout << "Informe o valor de y: "; cin >> y; // vamos calcular a norma do vetor norma = sqrt(pow(x, 2) + pow(y, 2)); // mostra o resultado cout << "A norma do vetor é: " << norma; cout << "\n\n"; system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor de x: 7 Informe o valor de y: 6 A norma do vetor é: 9.219544457292887 Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo. |
C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cppQuantidade de visualizações: 27823 vezes |
Esta dica o guiará passo-a-passo na criação de uma classe C++, incluindo os arquivos .h e .cpp. Para isso vamos usar o Dev-C++ (acreditamos que o procedimento é parecido com outros compiladores). Vamos começar com o arquivo de definição. Com um projeto já iniciado no Dev-C++, vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes. Salve o arquivo com o nome de "pessoa.h" e inclua nele o seguinte código: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- /* Código de definição: pessoa.h */ #ifndef PESSOA_H #define PESSOA_H #include <string> using std::string; class Pessoa{ public: void setNome(string nome); void setIdade(int idade); string getNome(); int getIdade(); private: string nome; int idade; }; #endif Salve este código como pessoa.h no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de definição da classe. É nele que declaramos os membros públicos e privados, incluindo as assinaturas dos métodos da classe. Passemos agora ao arquivo de implementação. Novamente vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes. Salve o novo arquivo como "pessoa.cpp" e inclua nele o seguinte conteúdo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- /* Código de implementação: pessoa.cpp */ #include "pessoa.h" void Pessoa::setNome(string nome){ this->nome = nome; } void Pessoa::setIdade(int idade){ this->idade = idade; } string Pessoa::getNome(){ return this->nome; } int Pessoa::getIdade(){ return this->idade; } Salve este código como pessoa.cpp no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de implementação dos métodos da classe Pessoa. Veja o uso da palavra-chave this quando queremos referenciar o objeto atual da classe e, é claro, evitar ambiguidade entre o nome das variáveis da classe e os nomes dos parâmetros dos métodos. Hora de testar. Crie o arquivo principal da aplicação (aquele que contém o método main()): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <iostream> #include "pessoa.h" using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // declara um objeto da classe Pessoa Pessoa p; // informa o nome e idade da pessoa p.setNome("Osmar J. Silva"); p.setIdade(27); // obtém o nome e idade da pessoa cout << "Nome: " << p.getNome() << endl; cout << "Idade: " << p.getIdade() << endl; cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Funcionou tudo como planejado? Se funcionou, parabéns! Já fizemos um bom progresso na criação e uso de classes em C++. |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como usar a classe/contêiner vector da STL em seus programas C++Quantidade de visualizações: 8838 vezes |
O vetor, ou vector, é uma das classes contêineres mais simples da STL - Standard Template Library do C++. Um vector se comporta como um vetor, ou seja, uma matriz de uma linha e várias colunas, ou seja, seus elementos estão dispostos em posições contiguas na memória. O que diferencia um vector de um array comum é que o tamanho de um vector pode ser modificado dinamicamente. A especificação do template da classe vector é: template <class T, class Allocator = allocator<T>> class vector Aqui T é o tipo de dados sendo armazenado (já ouvir falar em genéricos, não?) e Allocator define o modelo de alocação de armazenagem. Por padrão, o template da classe allocator para o tipo T é usado, o que define o modelo de alocação de memória mais simples e independente de valores. Objetos da classe vector são úteis nas seguintes situações: a) Acessar os elementos individualmente usando seus índices (tempo constante); b) Percorrer os elementos em qualquer ordem (tempo linear); b) Adicionar ou remover elementos no final do contêiner (tempo constante amortizado). Para usarmos um vector em nossos programas C++ temos que incluir este contêiner da seguinte forma: #include <vector> Veja um trecho de código no qual criamos um vector, inserimos três inteiros e finalmente usamos um iterador para percorrer os elementos e imprimir seus valores: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <cstdlib> #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos percorrer o vector e exibir os elementos vector<int>::iterator it; for(it = valores.begin(); it < valores.end(); it++){ cout << *it << endl; } system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado: 54 13 87 |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
C - Como ler o conteúdo de um arquivo um caractere de cada vez usando a função fgetc() da linguagem C |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |