E-Book 650 Dicas e Truques de Python - PDF com 1.200 páginas
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como bloquear o botão direito do mouse em suas páginas HTML usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 22948 vezes
Em algumas situações, principalmente games desenvolvidos em JavaScript ou HTML5, nós gostaríamos de evitar o botão direito do mouse, ou seja, o menu de contexto no corpo da página web.

Para isso só precisamos retornar false para o evento oncontextmenu. Veja como isso pode ser feito no trecho de código JavaScript abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body oncontextmenu="return false">

<h1>Você não pode usar o botão direito nessa página</h1>

</body>
</html>

Uma boa idéia é avisar ao usuário (por meio de uma mensagem window.alert) que ele não pode usar o botão de contexto no documento HTML. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body oncontextmenu="return aviso()">

<script type="text/javascript">
  function aviso(){
    window.alert("Botão direito não permitido.");
    return false;
  }
</script>

</body>
</html>

Agora, ao clicarmos com o botão direito do mouse na página, uma mensagem window.alert será exibida com o seguinte texto:

Botão direito não permitido.


Java ::: Dicas & Truques ::: Expressões Regulares

Como remover todos os espaços de uma string em Java usando expressões regulares

Quantidade de visualizações: 7942 vezes
Nesta dica mostrarei como usar o método replaceAll() da classe Matcher da linguagem Java para remover todos os espaços de um texto ou frase. Esta classe faz parte do pacote java.util.regex e é usada em quase todos os códigos Java envolvendo expressões regulares.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

import java.util.regex.*;
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    String padrao = "\\s";
    Pattern regPat = Pattern.compile(padrao);
    String frase = "Esta frase contém alguns espaços"; 
    System.out.println(frase);
    Matcher matcher = regPat.matcher(frase);
    String res = matcher.replaceAll("");
    System.out.println("Sem espaços: " + res);
  } 
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Esta frase contém alguns espaços
Sem espaços: Estafrasecontémalgunsespaços


VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de VB.NET - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteiros

Quantidade de visualizações: 339 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva uma função recursiva em VB.NET que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura:

// função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas
// vezes o valor é encontrado no vetor
public static int QuantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor) {
  // sua implementação aqui 
}
Seu programa deverá solicitar ao usuário os valores do vetor e o valor a ser pesquisado. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o 1 valor: 2
Informe o 2 valor: 7
Informe o 3 valor: 4
Informe o 4 valor: 7
Informe o 5 valor: 1

Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7
O valor informado se repete 2 vezes.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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Imports System

Module Program
  ' função principal do programa VB.NET
  Sub Main(args As String())
    ' vamos declarar um vetor de 10 inteiros
    Dim valores(4) As Integer

    ' vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor
    For i As Integer = 0 To valores.Length - 1
      Console.Write("Informe o " & (i + 1) & " valor: ")
      ' efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor
      valores(i) = Int32.Parse(Console.ReadLine())
    Next

    ' agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado
    Console.Write(vbCrLf & "Informe o valor a ser pesquisado no vetor: ")
    Dim valor As Integer = Int32.Parse(Console.ReadLine())

    ' e vamos ver a quantidade de repetições
    Dim repeticoes As Integer = QuantRepeticoes(0, valor, valores)
    Console.WriteLine("O valor informado se repete " & repeticoes & " vezes.")

    Console.WriteLine(vbCrLf & vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub

  ' função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas
  ' vezes o valor é encontrado no vetor
  Function QuantRepeticoes(indice As Integer, valor As Integer, 
    vetor() As Integer) As Integer
    If indice = vetor.Length - 1 Then ' caso base...hora de parar a recursividade
      If vetor(indice) = valor Then
        Return 1 ' mais um repetição foi encontrada
      End If
    Else ' dispara mais uma chamada recursiva
      If vetor(indice) = valor Then ' houve mais uma repetição
        Return 1 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor)
      Else
        Return 0 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor) ' não repetiu
      End If
    End If

    Return 0 ' só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é
    ' executada
  End Function

End Module



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Exercício Resolvido de Java - Como calcular o quadrante de uma coordenada cartesiana em Java

Quantidade de visualizações: 467 vezes
Pergunta/Tarefa:

O Plano Cartesiano, ou Sistema de Coordenadas Cartesianas, é formado por duas retas reais perpendiculares, ou seja, o ângulo entre elas é de 90 graus. Essas retas determinam um único plano, que é denominado como sistema ortogonal de coordenadas cartesianas ou somente plano cartesiano.

No ano de 1637, René Descartes teve a brilhante ideia de relacionar álgebra e geometria, dando início à conhecida geometria analítica, método que possibilita descrever a geometria utilizando uma menor quantidade de diagramas e desenhos. Apesar de os créditos dessa descoberta serem dados a Descartes, Pierre de Fermat já conhecia e utilizava alguns conceitos de geometria analítica, logo o plano cartesiano.

Há quatro quadrantes no Sistema de Coordenadas Cartesianas, conforme a figura a seguir:



Como podemos ver, no primeiro quadrante, tanto o x quanto o y são positivos. No segundo quadrante o x é negativo e o y é positivo. No terceiro quadrante, tanto o x quanto o y são negativos. Por fim, no quarto quadrante, o x é positivo e o y é negativo.

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar os valores x e y de uma coordenada cartesiana e informe em qual quadrante essa coordenada se situa. Se os valores de x e y forem zero, informe que o ponto se situa na origem do plano cartesiano.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor x da coordenada: 12
Informe o valor y da coordenada: -7
A coordenada (12,-7) está no Quarto Quadrante (+,-)
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // variáveis usadas na resolução do problema
    int x, y;
  
    // vamos pedir para o usuário informar as coordenadas
    System.out.print("Informe o valor x da coordenada: ");
    x = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor y da coordenada: ");
    y = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
  
    // a coordenada está no primeiro quadrante? 
    if (x > 0 && y > 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Primeiro Quadrante (+,+)");
    }
    // a coordenada está no segundo quadrante?
    else if (x < 0 && y > 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Segundo Quadrante (-,+)");
    }
    // a coordenada está no terceiro quadrante?
    else if (x < 0 && y < 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Terceiro Quadrante (-,-)");
    }
    // a coordenada está no quarto quadrante?
    else if (x > 0 && y < 0){
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está no Quarto Quadrante (+,-)");
    }
    // a coordenada está na origem
    else{
      System.out.println("A coordenada (" + x + "," + 
        y + ") está na origem");
    }
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

Como escrever uma função recursiva para calcular a potência de um número em C# - Curso de C# para iniciantes

Quantidade de visualizações: 4196 vezes
Chamamos de potenciação a operação de se elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir:



Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125.

O código abaixo mostra como você pode escrever uma função recursiva em C# que permite calcular a potência de um número inteiro:

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using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    // função recursiva que calcula a potência  de
    // um inteiro
    static int potencia(int mbase, int expoente) {
      if (expoente == 0) {
        return 1;
      }
      else {
        return mbase * potencia(mbase, expoente - 1);
      }
    }

    static void Main(string[] args) {
      int mbase = 3; // base
      int expoente = 4;

      Console.WriteLine(mbase + " elevado a " + expoente +
        " = " + potencia(mbase, expoente));

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

3 elevado a 4 = 81


Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Apostila Java Swing - Como alterar o valor de uma célula da JTable em tempo de execução

Quantidade de visualizações: 47 vezes
Em algumas situações nós precisamos alterar ou definir o valor de uma determinada célula de uma tabela JTable em tempo de execução, ou seja, enquanto o programa Java Swing estiver sendo executado.

Para isso nós podemos usar o método setValueAt() da classe JTable. Tudo que precisamos fazer é fornecer o novo valor para a célula, assim como os índice da linha e da coluna na qual ela está localizada.

Veja o código Java completo:

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import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Cidade", 
           "Estado", "Habitantes"};
         
    // conteúdo da tabela
         
    Object[][] conteudo = {
        {"Goiânia", "GO", "43.023.432"},
        {"São Paulo", "SP", "5.343.234"},
        {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"},
        {"Jussara", "GO", "87.454"},
        {"Barra do Garças", "MT", "64.344"}
    };
         
    // constrói a tabela
    final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new 
        Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
         
    JButton btn = new JButton("Alterar valor 
            da 2ª célula - 1ª linha");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          tabela.setValueAt("Teste", 0, 1);
        }
      }
    );
         
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
        c.add(scrollPane);
    c.add(btn);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Ruby - Escreva um programa Ruby para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

Quantidade de visualizações: 1045 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

# vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]
Escreva um programa Ruby para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby:

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# vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9]   
	
# vamos mostrar o vetor na ordem original
print("Vetor na ordem original:\n")
for i in (0..valores.length - 1)
  printf("%d   ", valores[i])
end    
	
# vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
# o primeiro elemento do vetor
j = 0
    
# agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
# incrementanto a variável i e deixando o j em 0
for i in (0..valores.length - 1)
  # encontramos um valor que não é 0
  if(valores[i] != 0)
    # fazemos a troca entre os elementos nos índices
    # i e j
    temp = valores[i]
    valores[i] = valores[j]
    valores[j] = temp
    # e avançamos o j para o elemento seguinte
    j = j + 1
  end
end

# agora mostramos o resultado
print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n")
for i in (0..valores.length - 1)
  printf("%d   ", valores[i])
end

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar construtores em suas classes Java - Programação orientada a objetos em Java - Métodos construtores - Revisado

Quantidade de visualizações: 19732 vezes
Muitas vezes precisamos inicializar propriedades de um objeto de uma classe Java no momento em que este é criado. Para isso podemos usar um método construtor. Um método construtor, que em Java é definido por um método com o mesmo nome da classe, é chamado no exato momento em que efetuamos uma chamada a new.

Veja um exemplo no qual exibimos uma mensagem alertando que um objeto de uma classe acaba de ser criado:

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class Pessoa{ 
  public Pessoa(){
    System.out.println("Fui criado.");
  }
}
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa();
  } 
}

Execute este código e veja o resultado. Note que um construtor deve, exceto em raríssimas ocasiões, ser marcado com o modificador public. Além disso, um construtor não possui retorno e só se torna realmente útil quando o usamos para inicializar as propriedades do objeto recém-criado. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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class Pessoa{ 
  public String nome;
 
  public Pessoa(String nome){
    this.nome = nome;
  }
}
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Pessoa
    Pessoa p = new Pessoa("Osmar J. Silva");
    System.out.println(p.nome);
  } 
}

Aqui nós fornecemos o valor para a propriedade nome na mesma instrução que cria a instância da classe.

Quando não definimos um método construtor, o compilador Java o faz nos bastidores. Mas isso só ocorre quando não definimos o nosso próprio método construtor, seja ele com ou sem parâmetros.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra em C usando a função strcmp()

Quantidade de visualizações: 22234 vezes
A função strcmp() da linguagem C pode ser usada para verificar se uma string é igual, maior ou menor que outra.

Esta função, presente no header string.h aceita duas strings e retorna um valor inteiro: 0 se as strings forem iguais; maior que 0 se a primeira string for maior que a segunda e menor que 0 se a primeira string for menor que a segunda.

Veja um exemplo de seu uso:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra1[] = "Java";
  char palavra2[] = "JavaScript";

  if(strcmp(palavra1, palavra2) == 0){
    printf("As palavras sao iguais");
  }
  else if(strcmp(palavra1, palavra2) > 0){
    printf("A primeira string e maior que a segunda");
  }
  else if(strcmp(palavra1, palavra2) < 0){
    printf("A segunda string e maior que a primeira");
  }

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A segunda string é maior que a primeira.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços

Exercícios Resolvidos de Java - Usando laços for aninhados para desenhar uma pirâmide de números em Java (com o usuário informando a quantidade de linhas)

Quantidade de visualizações: 8471 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que solicita ao usuário um número inteiro. Este número inteiro deverá estar entre 1 e 12 e será usado como a quantidade de linhas em uma pirâmide de números. Você deverá usar laços for aninhados para controlar as linhas e montar a estrutura desejada.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a quantidade de linhas: 5

              1
           2  1  2
        3  2  1  2  3
     4  3  2  1  2  3  4
  5  4  3  2  1  2  3  4  5
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // vamos solicitar a quantidade de linhas
    System.out.print("Informe a quantidade de linhas: ");
    int numLinhas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // não queremos aceitar quantidades de linhas menores que 1 
    // ou maiores que 12
    if((numLinhas < 1) || (numLinhas > 12)){
      System.out.println("O número de linhas deve estar entre 1 e 12");
      System.exit(0);
    }
    
    // este laço externo controla as linhas
    System.out.println();
    for(int linha = 1; linha <= numLinhas; linha++){
      // este laço gera os espaços antes de cada número nas 
      // linhas da pirâmide
      for (int coluna = 1; coluna <= (numLinhas - linha); coluna++){
        System.out.print("   "); // três espaços aqui
      }
      
      // aqui nós exibimos os números de cada linha do lado
      // esquerdo da pirâmide, até o centro
      for(int i = linha; i >= 1; i--){
        // o número da linha é maior ou igual a 10? se for 
        // colocamos um espaço antes do número
        if(i >= 10){
          System.out.print(" " + i);  
        }
        else{ // o número da linha é menor que 10? vamos 
          //colocar dois espaços antes do número
          System.out.print("  " + i);  
        }
      }
      
      // e finalmente exibimos os números de cada linha no 
      // lado direito da pirâmide
      for (int i = 2; i <= linha; i++){
        // o número da linha é maior ou igual a 10? se for 
        // colocamos um espaço antes do número
        if(i >= 10){
          System.out.print(" " + i);  
        }
        else{ // o número da linha é menor que 10? vamos 
          // colocar dois espaços antes do número
          System.out.print("  " + i);  
        }
      }
      
      // gera uma nova linha
      System.out.println();
    }
    
    System.out.println();
  }
}


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