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Você está aqui: Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico |
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Como testar se um número é um quadrado perfeito em Portugol - Solução usando raiz() e inteiro() - Desafio de Programação Resolvido em PortugolQuantidade de visualizações: 414 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Portugol contendo uma função testar_quadrado_perfeito() que recebe um número inteiro e devolve um valor lógico informando se o número passado como argumento para a função é um quadrado perfeito. Seu código poderá usar qualquer técnica de resolução, porém, a solução apresentada por nós se apoia no uso das funções raiz() e inteiro(). O que são os números quadrados perfeitos? A definição de um número quadrado perfeito pode ser entendida como: um número natural (inteiro positivo) cuja raiz quadrada é, também, um número natural (inteiro positivo). Em outras palavras, é um número que, ao extrair a raiz quadrada, o resultado é exato. Assim temos: 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49, 64, 81, 100... Sua saída deverá ser parecida com: Informe um valor inteiro: 64 O número 64 é um quadrado perfeito Informe um valor inteiro: 28 O número 28 não é um quadrado perfeito Informe um valor inteiro: 16 O número 16 é um quadrado perfeito Veja a resolução comentada deste exercício usando Portugol Studio:
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Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Portugol Básico |
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Exercícios Resolvidos de Portugol - Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 452 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Portugol para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (na resolução eu usei o Portugol Webstudio):
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Portugol ::: Dicas & Truques ::: Laços de Repetição |
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Como usar o laço de repetição PARA da linguagem Portugol - Apostila de Portugol para iniciantes em Algorítmos e Lógica de ProgramaçãoQuantidade de visualizações: 22 vezes |
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O laço de repetição PARA da linguagem Portugol é usado quando queremos repetir uma ou mais instruções de nosso código um DETERMINADO número de vezes. Isso quer dizer que esse laço de repetição é usado quando sabemos exatamente quantas vezes uma instrução ou grupo de instruções será repetida. Vamos começar com um exemplo básico? Veja um laço PARA que escreve "Gosto de programação" cinco vezes na saída do programa:
Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Gosto de programar Note que, em Portugol, a palavra chave que representa o laço, ou seja, a palavra "para" deve ser escrita sempre em letras minúsculas. Além disso, o laço para possui uma variável de controle que, na maioria das vezes, se chama "i" e é do tipo inteiro. Vamos ver mais um exemplo? Veja um laço PARA que escreve os números de 1 até 10 na saída do programa:
Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E que tal contar de trás para frente, ou seja, de 10 até 1? Veja:
Ao executar o código Portugol novamente nós teremos o seguinte resultado: 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 Para finalizar, veja algumas observações importantes em relação ao laço de repetição PARA da linguagem Portugol: a) O laço com variável de controle possui três partes. A inicialização da variável contadora, a definição do valor final do contador e a definição do incremento. Estas três partes são escritas juntas, no início do laço. b) A sintaxe é respectivamente a palavra reservada para, abre parênteses, a declaração de uma variável de controle, ponto e virgula, a condição a ser testada, ponto e virgula, uma alteração na variável de controle a ser feita a cada iteração, fecha parenteses, e entre chaves as instruções do programa. | ||||||||||||
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
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Como resolver uma equação do segundo grau em Portugol - Como calcular Bhaskara em PortugolQuantidade de visualizações: 2392 vezes |
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Como resolver uma equação do 2º grau usando Portugol Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta Portugol Studio, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo Portugol vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Portugol (escrevi e testei no Portugol Webstudio). Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:
Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 | ||||
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