Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
Como extender a classe KeyAdapter usando uma classe anônimaQuantidade de visualizações: 7919 vezes |
/* Este exemplo mostra como extender a classe KeyAdapter usando uma classe anônima. */ import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos() { super("Eventos do Mouse e Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); this.addKeyListener( new KeyAdapter(){ public void keyPressed(KeyEvent e){ JOptionPane.showMessageDialog(null, "Uma tecla foi pressionada!"); } } ); setSize(350, 250); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa (algorítmo) Java que usa o laço do...while para ler um número indeterminado de idades. A condição de parada do laço é o valor da idade igual a 0Quantidade de visualizações: 8828 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa (algorítmo) Java que usa o laço do...while para ler um número indeterminado de idades de algumas pessoas. A condição de parada do laço é o valor da idade igual a 0. Calcule a escreva a idade média deste grupo de pessoas. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a idade: 19 Informe a idade: 30 Informe a idade: 21 Informe a idade: 45 Informe a idade: 0 A idade média é: 28.75 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package exercicios; import java.util.Scanner; public class Exercicios { public static void main(String[] args) { // vamos efetuar a leitura usando a classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); int idade; // guarda a idade lida de cada indivíduo double idade_media; // a idade média calculada int soma = 0; // a soma das idades de cada indivíduo int contador = 0; // conta as idades lidas // laço do...while que repetirá até que o valor da idade seja 0 do{ System.out.print("Informe a idade: "); idade = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // a idade lida é diferente de 0? if(idade != 0){ soma = soma + idade; // soma mais esta idade contador++; // aumenta a quantidade de idades lidas } }while(idade != 0); // calcula a idade média // note que forcei contador para o tipo double antes da divisão // isso faz com que o resultado seja do tipo double idade_media = soma / (contador * 1.0); // finalmente mostramos o resultado System.out.println("A idade média é: " + idade_media); } } |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games) |
Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentadoQuantidade de visualizações: 5981 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução: Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? else if(jogador == 1){ // o computador escolheu Papel? if(computador == 2){ System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o computador escolheu Tesoura System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? else if(jogador == 2){ // o computador escolheu Tesoura? if(computador == 3){ System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel"); vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador } else{ // o ocmputador escolheu Pedra System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra"); vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador } } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como rotacionar os elementos de uma ArrayList do Java para frente ou para trás usando o método rotate()Quantidade de visualizações: 10953 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método rotate() da classe Collections da linguagem Java para rotacionar os elementos de uma ArrayList. Veja sua assinatura:void rotate(List<?> list, int distance) Este método faz com que um elemento na posição i seja movido para a posição (distance + i) % list.size(). Se você quiser inverter a ordem da rotação, forneça um valor negativo para o argumento distance. Veja o código completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.ArrayList; import java.util.Collections; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>(); // adiciona itens na lista nomes.add("Carlos"); nomes.add("Maria"); nomes.add("Fernanda"); nomes.add("Osmar"); // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("Antes da rotação:\n"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++) System.out.println(nomes.get(i)); // Vamos rotacionar os elementos uma posição Collections.rotate(nomes, 1); // exibe os elementos da ArrayList System.out.println("\nDepois da rotação:\n"); for(int i = 0; i < nomes.size(); i++) System.out.println(nomes.get(i)); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Antes da rotação: Carlos Maria Fernanda Osmar Depois da rotação: Osmar Carlos Maria Fernanda |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Santo Agostinho foi um dos mais influentes pensadores cristãos da antiguidade, e abordava em suas obras questões éticas baseadas na compreensão da natureza da ética e sua ligação com a religião. Os textos de Santo Agostinho buscavam conciliar a filosofia greco-romana e os princípios do cristianismo, oferecendo uma leitura racionalizada da religião, sem descaracterizar a ideia de sobrenatural e de fé. Suas reflexões sobre o livre-arbítrio, a existência e a percepção do mal e a busca pela virtude pelos humanos foram base para reflexões filosóficas do iluminismo à contemporaneidade. Considerando essas informações, qual dos seguintes temas éticos direciona as reflexões de Santo Agostinho? A) Hedonismo: defesa da busca pelo prazer como o caminho para a realização pessoal. B) Utilitarismo: escolha de ações pela felicidade geral, na maior porcentagem possível. C) Virtude: defesa da virtude como uma forma de aproximação do fiel à Deus. D) Existencialismo: compreensão da natureza da existência humana. E) Niilismo: questionamento da legitimidade de valores morais em contextos mundanos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Survey Points e COGO Points Em relação aos Survey Points e COGO Points, qual das afirmações abaixo é VERDADEIRA? A) Survey points podem ser editados na janela Properties. B) Cogo points são exibidos na aba Settings. C) Survey points são exibidos tanto na aba Prospector quanto na aba Survey. D) Survey points são exibidos somente na aba Prospector. E) Cogo points são exibidos apenas na aba Survey. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
O projeto de instalação hidrossanitária As fossas sépticas consistem em alternativas para o tratamento primário, em soluções individuais de esgotamento sanitário. A ABNT NBR 7229:1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos) define alguns cuidados necessários em relação ao tamanho e ao dimensionamento necessário. Considere as seguintes sentenças: I - O tanque séptico consiste em uma unidade cilíndrica ou prismática retangular de fluxo horizontal para tratamento de esgotos por processos de sedimentação, flotação e digestão, o qual deve respeitar uma distância mínima de 1,50m de construções. II - O sumidouro é definido como um poço seco escavado no chão, sendo impermeabilizado. III - O lodo e a escuma removidos dos tanques sépticos podem ser lançados em corpos de água ou galerias de águas pluviais, desde que atendam aos limites de lançamento definidos em lei. Assinale a alternativa correta: A) Apenas a sentença II está correta. B) As sentenças I e II estão corretas. C) Apenas a sentença I está correta. D) Apenas a sentença III está correta. E) Apenas as sentenças II e III estão corretas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Tipos de Escoamentos Um conduto cilíndrico interliga dois tanques de cerveja artesanal a uma velocidade constante e com diferença de 10 metros entre suas cotas. O fluido dentro dos tanques é mantido a uma pressão de 101.325 Pa e ocupa 95% da área do conduto quando transportado. Defina que tipo de escoamento ocorre nesse conduto e quais são os principais parâmetros que devem ser levados em consideração em seu cálculo de dimensionamento ou verificação. A) Ocorre escoamento em conduto forçado, pois o fluido está confinado sob uma pressão diferente da atmosférica. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a energia total do escoamento. B) Ocorre escoamento à superfície livre, pois, mesmo tendo uma pressão diferente da atmosférica, o conduto não está completamente preenchido pelo fluido. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a energia total do escoamento. C) Ocorre escoamento em conduto forçado, pois 95% preenchem praticamente toda a área do contorno sólido que confina a cerveja. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a diferença de cota entre os tanques. D) Ocorre escoamento à superfície livre, pois 101.325 Pa é o valor médio da pressão atmosférica, além disso o conduto não está completamente preenchido pelo fluido. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a energia total do escoamento. E) Ocorre escoamento à superfície livre, pois 101.325 Pa é o valor médio da pressão atmosférica, além disso o conduto não está completamente preenchido pelo fluido. Os principais parâmetros para cálculo do conduto são a vazão que se deseja escoar e a diferença de cota entre os tanques. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações diretas ou rasas A viga de fundação é também chamada de viga baldrame. É utilizada para conectar sapatas isoladas e distribuir melhor o peso da estrutura para as camadas do solo. A partir disso, projete uma viga de fundação para os pilares P1 e P2, indicados na figura, sendo a taxa no solo σs = 0,4. Considere: P1 = P2 = 1.800KN. Dimensões P1 e P2 = 25cmX100cm. A) a = 400cm e b = 280cm. B) a = 365cm e b = 250cm. C) a = 250cm e b = 365cm. D) a = 345cm e b = 230cm. E) a = 405cm e b = 315cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |