Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: wxWidgets ::: Dicas & Truques ::: wxApp

Como usar a função OnInit() da classe wxApp do wxWidgets para definir o código de inicialização das suas aplicações

Quantidade de visualizações: 907 vezes
A função OnInit() da classe wxApp do wxWidgets é chamada quando o framework estiver pronto para executar o nosso código, a saber: exibir uma tela de login, carregar a janela principal, fazer conexão com um banco de dados, carregar configurações a partir de um arquivo, etc.

Esta função é equivalente à função main() em código C/C++ ou WinMain(), para o caso de aplicações Win32.

Veja um trecho de código no qual criamos uma aplicação wxWidgets e usamos a função herdada de wxApp para criar e exibir uma janela wxFrame, que será a janela principal da aplicação. Estude este código com atenção, pois ele é a fundação para qualquer tipo de aplicação wxWidgets que você desenvolverá mais adiante.

Eis o código:

#include <wx/wx.h>
#include "janelaprincipal.h"

// vamos declarar a classe da aplicação  Declare the application class
// que herda de wxApp
class MinhaAplicacao : public wxApp
{
public:
  // o método OnInit() é chamado na inicialização da aplicação
  virtual bool OnInit();
};

// declara MinhaAplicacao& GetApp()
DECLARE_APP(MinhaAplicacao)

// implementação dos métodos da classe MinhaAplicacao

// aqui o wxWidgets cria nosso objeto MinhaAplicacao e o associa
// com a função de entrada main() ou WinMain()


É claro que, para que o código C++ fique completo, precisamos também do arquivo de definição e implementação da janela principal. Veja os códigos abaixo:

Código para janelaprincipal.h:

#ifndef _JANELAPRINCIPAL_H
#define _JANELAPRINCIPAL
 
#include <wx/wx.h>
 
// Definição da nossa janela wxFrame
class JanelaPrincipal : public wxFrame{
  public:
   // construtor não vazio
   JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX, int posY, 


Código para janelaprincipal.cpp:

#include "janelaprincipal.h"
 
// arquivo de implementação
JanelaPrincipal::JanelaPrincipal(const wxChar *titulo, int posX,
  int posY, int largura, int altura) : wxFrame((wxFrame *)NULL, -1,
  titulo, wxPoint(posX, posY), wxSize(largura, altura)){


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de wxWidgets

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 19 usuários muito felizes estudando em nosso site.