E-Book 650 Dicas e Truques de Python - PDF com 1.200 páginas
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Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas usando Python - Python para Engenharia

Quantidade de visualizações: 5353 vezes
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é:

x = raio × coseno(__$\theta__$)
y = raio × seno(__$\theta__$)

E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y):

# importamos a biblioteca NumPy
import math as math
  
def main():
  # vamos ler o raio e o ângulo
  raio = float(input("Informe o raio: "))
  theta = float(input("Informe o theta: "))
  graus = input("Theta em graus (1) ou radianos (2): ")

  # o theta está em graus?
  if graus == "1":
    theta = theta * (math.pi / 180.0)      
  
  # fazemos a conversão para coordenadas cartesianas 
  x = raio * math.cos(theta)
  y = raio * math.sin(theta)

  # exibimos o resultado
  print('As Coordenadas Cartesianas são: (x = %0.2f, y = %0.2f)' %(x, y)) 

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio: 1
Informe o theta: 1.57
Theta em graus (1) ou radianos (2): 2
As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0.00, y = 1.00)


C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Edit Control

Como definir a cor de fundo para um Edit Control em tempo de execução usando C++ e a API do Windows

Quantidade de visualizações: 10116 vezes
O processo de definir a cor de fundo para um Edit Control em tempo de execução usando apenas C++ e a API do Windows é um pouco complicado. A técnica apresentada aqui pode não ser a mais eficiente, mas funciona mesmo (testado como VC++ 2005 e Windows XP). Note que estarei usando as funções CreateSolidBrush(), GetDlgCtrlID(), SetBkMode() e SetBkColor() da WinAPI.

1 - Comece adicionando as linhas na parte de variáveis globais de sua aplicação:

HBRUSH hbrushEditBox = CreateSolidBrush(RGB(255, 255, 255));
HDC hdcEdit;
int id_edit_control;
HWND edit_window;


2 - Modifique ou adicione um case para a mensagem WM_CTLCOLOREDIT da seguinte forma:

case WM_CTLCOLOREDIT:
  hdcEdit = (HDC)wParam;
  edit_window = HWND(lParam);   
  id_edit_control = GetDlgCtrlID(edit_window);
		
  if(id_edit_control == IDC_EDIT1){
    SetBkMode(hdcEdit, TRANSPARENT);
    SetBkColor(hdcEdit,(LONG)hbrushEditBox);
    return (LONG)hbrushEditBox;
  }
	  
  return (LRESULT)CreateSolidBrush(RGB(255, 255, 255));

3 - A cor de fundo do Edit Control com ID IDC_EDIT1 será modificada para vermelho quando clicarmos no botão com o ID IDC_BUTTON1. Veja o case para este botão (dentro do case WM_COMMAND):

case IDC_BUTTON1: // ID do botão
 
  // Define uma nova cor de fundo para o Edit Control
  // com o ID IDC_EDIT1
  
  // Vermelho como cor de fundo
  hbrushEditBox = CreateSolidBrush(RGB(255, 0, 0));

  // Atualiza o Edit Control
  InvalidateRect(GetDlgItem(hwnd, IDC_EDIT1), 0, TRUE);
  
  break;



Java ::: Coleções (Collections) ::: Stack

Java Collections - Como adicionar novos elementos a uma Stack Java

Quantidade de visualizações: 8959 vezes
Elementos são adicionados a uma pilha (um objeto da classe Stack) por meio do método push(). Veja sua assinatura:

public E push(E item)
Veja que este método nos permite adicionar o elemento E no topo da pilha e ao mesmo tempo obter uma referência ao elemento adicionado. É claro que raramente esta referência é útil, mas é bom saber exatamente a operação fornecida pelo método.

Veja um trecho de código no qual adicionamos três elementos à pilha:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria uma Stack de String
    Stack<String> pilha = new Stack<>();
    System.out.println("Tamanho da pilha antes: " +
      pilha.size());
    
    // adiciona três elementos na pilha
    pilha.push("Cuiabá");
    pilha.push("Goiânia");
    pilha.push("Belo Horizonte");
    
    System.out.println("Tamanho da pilha agora: " +
      pilha.size());
  } 
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Tamanho da pilha antes: 0
Tamanho da pilha agora: 3


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um diretório em PHP usando a função rename()

Quantidade de visualizações: 11436 vezes
Diretórios podem ser renomeados usando a função rename() da linguagem PHP. Esta função recebe o nome atual do diretório e o novo nome e retorna um valor boolean (true ou false) informando o sucesso ou não da operação. Antes de usar esta função verifique se você possui as permissões adequadas para renomear o diretório.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um diretório no diretório public_html:

<?php
  // renomeia o diretório "recentes" para "atuais"
  $diretorio_antigo = "/site/public_html/recentes";
  $diretorio_novo = "/site/public_html/atuais";
  
  if(rename($diretorio_antigo, $diretorio_novo)){
    echo "Diretório renomeado com sucesso.";
  }
  else{
    echo "Não foi possível renomear o diretório.";
  }
?>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Diretório renomeado com sucesso.

Seja cuidadoso. Se você não tiver as permissões adequadas para renomear um diretório, a seguinte mensagem de erro será exibida:

Warning: rename(imagens,imagens_novas)
[function.rename]: Permission denied in
/site/public_html/testes.php on line 9
Não foi possível renomear o diretório.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o código ASCII ou Unicode associado a um caractere em JavaScript usando a função charCodeAt()

Quantidade de visualizações: 4 vezes
O método charCodeAt() é usado para obter o código ASCII ou Unicode de um caractere em uma determinada posição em uma string. Esta função está disponível no objeto String do JavaScript.

Veja um página HTML completa demonstrando o seu uso:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>Strings em JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var palavra = "Arquivo";
  document.write("O código Unicode da letra \"A\" é " +
    palavra.charCodeAt(0));  
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O código ASCII ou Unicode da letra "A" é 65


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

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