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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter strings em valores TDateTime usando as funções StrToDate() e StrToDateDef() do DelphiQuantidade de visualizações: 18201 vezes |
A função StrToDate() da unit SysUtils é usada quando queremos converter strings em valores TDateTime. No Delphi 2009 esta função possui duas assinaturas:function StrToDate(const S: string): TDateTime; overload; function StrToDate(const S: string; const FormatSettings: TFormatSettings): TDateTime; overload; A primeira versão de StrToDate() recebe uma string contendo uma data e retorna um objeto TDateTime. Veja o seguinte trecho de código: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var data: string; data2: TDateTime; begin // vamos converter a data 22/02/2005 data := '22/02/2005'; // a conversão acontece aqui. Note que, caso a conversão // não seja possível, uma exceção do tipo EConvertError será // disparada (lançada) try data2 := StrToDate(data); ShowMessage(DateTimeToStr(data2)); except on e: EConvertError do ShowMessage('Não foi possível efetuar a conversão: ' + e.Message); end; end; Note que a função StrToDate() lançará uma exceção do tipo EConvertError se a string não possuir uma data válida. Os valores de strings representando datas válidas incluem mês/dia/ano, dia/mês/ano e ano/mês/dia. A ordem de dia, mês e ano é determinada pela variáve global ShortDateFormat. Se fornecermos valores apenas para o dia e o mês a função incluirá o ano atual. Não podemos esquecer a barra de separação de datas. Se seu aplicativo foi desenvolvido para rodar em outras localidades, obtenha o separador de datas por meio da variável global DateSeparator. A primeira versão da função StrToDate() não é segura em relação a threads (thread-safe) devido ao uso de informações de localização contidas em variáveis globais, ou seja, se uma thread modificar os valores de tais variáveis, código sendo executado em outras threads sofrerão as consequencias. Para evitar isso podemos usar a segunda versão de StrToDate(), que usa um objeto FormatSettings para guardar as informações de localização. Veja um exemplo: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var data: string; data2: TDateTime; formato: TFormatSettings; begin // vamos converter a data 22/02/2005 data := '22/02/2005'; // a conversão acontece aqui. Note que, caso a conversão // não seja possível, uma exceção do tipo EConvertError será // disparada (lançada) try GetLocaleFormatSettings(LOCALE_SYSTEM_DEFAULT, formato); data2 := StrToDate(data, formato); ShowMessage(DateTimeToStr(data2)); except on e: EConvertError do ShowMessage('Não foi possível efetuar a conversão: ' + e.Message); end; end; A função StrToDateDef() é similar à função StrToDate(). A diferença é que, se a string possuir uma data inválida, a função StrToDateDef() retorna uma data padrão, ou seja, não haverá nenhuma exceção atirada. Veja: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var data: string; data2: TDateTime; begin // vamos converter a data 2s2/02/2005 (inválida) data := '2s2/02/2005'; // a conversão acontece aqui. Note que, caso a conversão // não seja possível, a data atual será retornada data2 := StrToDateDef(data, Now); ShowMessage(DateTimeToStr(data2)); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como inverter a ordem dos elementos em uma lista Python usando o método reverse()Quantidade de visualizações: 16871 vezes |
Inverter a ordem dos itens de um vetor ou lista é uma das tarefas mais corriqueiras durante o trabalho de programação. Na linguagem Python nós podemos inverter os elementos de uma list usando o método reverse(), já embutido na linguagem. Este método modifica a lista original. Veja um exemplo de seu uso: def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] # exibe a lista na ordem original print(valores) # inverte a lista valores.reverse() # exibe a lista na ordem invertida print(valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] [18, 32, 3, 2, 12, 5, 2] |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Regras importantes sobre o uso de modificadores na linguagem JavaQuantidade de visualizações: 7531 vezes |
1) Uma declaração de método ou variável pode conter somente um destes modificadores de acesso: public, protected ou private. Na ausência de um destes, o acesso será de pacote. 2) Classes não podem ser declaradas abstract e final simultâneamente. 3) Métodos abstratos não podem ser declarados private, static, final, native, strictfp ou synchronized. 4) Métodos não podem ser declarados native e strictfp ao mesmo tempo. 5) Métodos abstract e native não possuem corpo. Ex: abstract void inserir(); native void obterDados(); 6) Uma classe que contenha métodos abstratos deve ser declarada como abstrata. 7) Membros final não podem ser volatile. |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 325 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema lado_a, lado_b, lado_c: inteiro inicio // vamos ler o primeiro lado do triângulo escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ") leia(lado_a) // vamos ler o segundo lado do triângulo escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ") leia(lado_b) // vamos ler o terceiro lado do triângulo escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ") leia(lado_c) // os lados informados formam um triângulo? se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao escreval("O triângulo é equilátero") senao // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao escreval("O triângulo é isósceles") senao // é escaleno escreval("O triângulo é escaleno") fimse fimse senao escreval("Os lados informados não formam um triângulo.") fimse fimalgoritmo |
Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Círculos, Ovais e Elípses |
Como desenhar círculos no Tkinter usando a função create_oval() do componente CanvasQuantidade de visualizações: 1036 vezes |
Em várias situações nós precisamos desenhar círculos não preenchidos e preenchidos em Tkinter. Para isso nós podemos usar a função create_oval() do componente Canvas. Em sua forma mais simples, a função create_oval() requer as coordenadas x e y a partir das quais o círculo ou elípse será desenhada e a largura e a altura do retângulo dentro do qual o círculo estará contido. Para desenhar uma oval ou elípse, basta manipular a largura ou altura desse retângulo. Veja um trecho de código no qual usamos a função create_oval() para desenhar um círculo com 5 pixels de largura da linha de desenho: # vamos importar o módulo Tkinter from tkinter import * from tkinter.ttk import * # método principal def main(): # cria a janela principal da aplicação janela_principal = Tk() # define as dimensões da janela janela_principal.geometry("400x350") # define o título da janela janela_principal.title("Uso do controle Canvas") # vamos criar o objeto Canvas canvas = Canvas(janela_principal, bg="white", width=400, height=350) # colocamos o Canvas na janela principal canvas.grid(row=0, column=0) # agora vamos desenhar um círculo no Canvas começando nas # coordenadas x=20 e y=30 centro de um retângulo de largura # 150 pixels por uma altura de 150 pixels e largura da linha # de 5 pixels canvas.create_oval(20, 30, 150, 150, width="5") # entramos no loop de eventos janela_principal.mainloop() if __name__== "__main__": main() Note que a largura da linha de desenho foi informada por meio do parâmetro width. Se quisermos definir também a cor da linha do desenho, basta usarmos o parâmetro outline e fornecer a cor desejada. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
Dicas e truques de outras linguagens |
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