Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Você está aqui: Teste de Conhecimento em Hidrologia
Questão 1 de 35
Acertos: 0
Erros: 0
Aproveitamento: 0,00%
Bem-vindo(a) ao Teste de Conhecimento em Hidrologia.
Nossos testes não possuem limite de tempo, ou seja, você pode passar horas ou dias treinando para provas, concursos e entrevistas.
Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em VB.NET - Como calcular Bhaskara em VB.NET

Quantidade de visualizações: 661 vezes
Como resolver uma equação do 2º grau usando VB.NET

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem VB.NET.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso código VB.NET vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código VB.NET. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' os coeficientes
    Dim a, b, c As Double
    ' as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
    Dim raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante As Double

    ' vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
    Console.Write("Valor do coeficiente a: ")
    a = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Valor do coeficiente b: ")
    b = Double.Parse(Console.ReadLine())
    Console.Write("Valor do coeficiente c: ")
    c = Double.Parse(Console.ReadLine())

    ' vamos calcular o discriminante
    discriminante = (b * b) - (4 * a * c)

    ' a equação possui duas soluções reais?
    If discriminante > 0 Then
      raiz1 = (-b + Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a)
      raiz2 = (-b - Math.Sqrt(discriminante)) / (2 * a)
      Console.Write("Existem duas raizes: x1 = " & raiz1 _
        & " e x2 = " & raiz2)
    ElseIf discriminante = 0 Then
      ' a equação possui uma única solução real?
      raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a)
      Console.Write("Existem duas raizes iguais: x1 = " _
        & raiz1 & " e x2 = " & raiz2)
    ElseIf discriminante < 0 Then
      ' a equação não possui solução real?
      raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a)
      imaginaria = Math.Sqrt(-discriminante) / (2 * a)
      Console.Write("Existem duas raízes complexas: x1 = " &
        raiz1 & " + " & imaginaria & " e x2 = " & raiz2 _
        & " - " & imaginaria)
    End If

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1 e x2 = -3


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como ordenar um array em Ruby usando as funções sort e sort!

Quantidade de visualizações: 12297 vezes
Em várias situações nós precisamos ordenar arrays na linguagem Ruby. Para isso nós podemos usar a função sort, que ordenará os elementos do array em ordem crescente.

Veja o código Ruby a seguir:

=begin
  Este trecho de código mostra como ordenar
  um array de inteiros usando o método sort
  da classe Array.  
=end

# define um array de inteiros
valores = [10, 3, 56, 100, 34, 0, 4]

# exibe os valores na ordem original
puts "Ordem original:"
for valor in valores
  print valor.to_s + " "
end

# array ordenado
puts "\n\nOrdenado do menor para o maior:"
valores = valores.sort # ordena o array
for valor in valores
  print valor.to_s + " "
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Ordem original:
10 3 56 100 34 0 4

Ordenado do menor para o maior:
0 3 4 10 34 56 100

Se quisermos que a ordenação seja feita no array original, sem criar uma cópia, podemos usar a função sort!. Veja:

=begin
  Este trecho de código mostra como ordenar
  um array de inteiros usando o método sort
  da classe Array.  
=end

# define um array de inteiros
valores = [10, 3, 56, 100, 34, 0, 4]

# exibe os valores na ordem original
puts "Ordem original:"
for valor in valores
  print valor.to_s + " "
end

# array ordenado
puts "\n\nOrdenado do menor para o maior:"
valores.sort! # ordena o array
for valor in valores
  print valor.to_s + " "
end



Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em Python - Como calcular Bhaskara em Python

Quantidade de visualizações: 2661 vezes
Como resolver uma equação do 2º grau usando Python

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem Python.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a &#8800; 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso código Python vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código Python. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

# importamos a bibliteca Math
import math

def main():
  # vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
  a = float(input("Valor do coeficiente a: "))
  b = float(input("Valor do coeficiente b: "))
  c = float(input("Valor do coeficiente c: "))
  # vamos calcular o discriminante
  discriminante = (b * b) - (4 * a * c)
    
  # a equação possui duas soluções reais?
  if(discriminante > 0):
    raiz1 = (-b + math.sqrt(discriminante)) / (2 * a)
    raiz2 = (-b - math.sqrt(discriminante)) / (2 * a)
    print("Existem duas raizes: x1 = {0} e x2 = {1}".format(raiz1, raiz2))
  # a equação possui uma única solução real?
  elif(discriminante == 0):
    raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a)
    print("Existem duas raizes iguais: x1 = {0} e x2 = {1}".format(raiz1, raiz2))  	
  # a equação não possui solução real?
  elif(discriminante < 0):
    raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a)
    imaginaria = math.sqrt(-discriminante) / (2 * a)
    print("Existem duas raízes complexas: x1 = {0} + {1} e x2 = {2} - {3}".format( 
      raiz1, imaginaria, raiz2, imaginaria))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0


LISP ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares em LISP - LISP para Engenharia

Quantidade de visualizações: 842 vezes
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é:

__$r = \sqrt{x^2+y2}__$
__$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$

E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$):

; programa LISP que converte Coordenadas Cartesianas
; em Coordenadas Polares
(let((x)(y)(raio)(theta)(angulo_graus))
  ; vamos ler as coordenadas cartesianas
  (princ "Valor de x: ")
  (force-output)
  (setq x (read))
  (princ "Valor de y: ")
  (force-output)
  (setq y (read))
  
  ; vamos calcular o raio
  (setq raio (sqrt (+ (expt x 2) (expt y 2))))
  
  ; agora calculamos o theta (ângulo) em radianos 
  (setq theta (atan y x))

  ; queremos o ângulo em graus também
  (setq angulo_graus (* 180 (/ theta pi)))
  
  ; e exibimos o resultado
  (princ "As Coordenadas Polares são: ")
  (format t "raio = ~F, theta = ~F, ângulo em graus: ~F"
    raio theta angulo_graus)
)

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

Valor de x: -1
Valor de y: 1
As Coordenadas Polares são:
raio = 1.4142135623730951, theta = 2.356194490192345, ângulo em graus = 135.0

Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raizes e frações em vez de valores reais.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um número é positivo ou negativo em Java

Quantidade de visualizações: 13502 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro. Em seguida seu código deverá informar se o número informado é positivo, negativo ou neutro. O zero não é um número positivo nem negativo, já que não é maior nem menor que si mesmo. Por essa razão dizemos que ele é um número neutro.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe um número inteiro: 3
O número 3 é positivo.
Informe um número inteiro: -5
O número -5 é negativo.
Informe um número inteiro: 0
O número 0 é neutro.
Resposta/Solução:

Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler o número
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // o número é positivo?
    if(numero > 0){
      System.out.println("O número " + numero + " é positivo.");
    }
    // o número é negativo?
    else if(numero < 0){
      System.out.println("O número " + numero + " é negativo.");
    }
    else{ // o número é neutro
      System.out.println("O número " + numero + " é neutro.");
    }
  }
}



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 108 usuários muito felizes estudando em nosso site.