Aviso Importante: Nos esforçamos muito para que o conteúdo dos cards e dos testes e conhecimento seja o mais correto possível. No entanto, entendemos que erros podem ocorrer. Caso isso aconteça, pedimos desculpas e estamos à disposição para as devidas correções. Além disso, o conteúdo aqui apresentado é fruto de conhecimento nosso e de pesquisas na internet e livros. Caso você encontre algum conteúdo que não deveria estar aqui, por favor, nos comunique pelos e-mails exibidos nas opções de contato.
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:
Mais questões de simulados para treinamento e preparação para concursos
Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado
Pilares centrais: dimensionamento e detalhes construtivos
Quando se calcula um pilar central, deve-se ater para sua esbeltez, que influenciará diretamente o comportamento sobre alguns parâmetros utilizados para calcular a esbeltez. Sobre essa afirmação, pode-se dizer que:
A) o cálculo da excentricidade mínima não influencia a comparação de esbeltez.
B) o parâmetro αb é uma relação entre a vinculação do pilar.
C) o pilar central não é submetido a esforços de segunda ordem, pois a carga está centralizada.
D) quando se calcula um pilar, deve-se considerar a excentricidade sempre em um sentido.
E) o parâmetro αb é um parâmetro que não influencia a comparação da esbeltez com a esbeltez limite.Verificar RespostaEstudar Cards
Engenharia Civil - Estruturas de Concreto Armado
Dimensionamento de lajes maciças à flexão
As lajes maciças são armadas em cruz, quando apresentam a relação entre o maior e o menor vão inferior a 2. Nessas situações, a laje pode ser dimensionada a partir de valores preestabelecidos em tabelas como a de Marcus.
Considere a laje maciça armada em cruz apresentada na figura a seguir:
A) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 11cm na laje em questão.
B) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 12cm na laje.
C) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 13cm na laje.
D) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 14cm na laje.
E) A altura de 10cm não é suficiente para resistir ao momento máximo atuante, devendo ser empregada, pelo menos, uma altura de 15cm na laje.Verificar RespostaEstudar Cards
Fenômeno de Transportes e Hidráulica
Fórmula de Manning
Galerias subterrâneas de águas pluviais escoam todo o volume de chuvas que os bueiros conseguem drenar. São importantes para a drenagem de grandes centro. Isso porque, servem para evitar alagamentos e outros prejuízos sociais, ambientais e econômicos.
Para uma galeria de águas pluviais construída em concreto, com n igual 0,013, diâmetro de 85cm, declividade de fundo (S0) de 30cm/km, transportando 550l/s em regime permanente e uniforme, determine:
Qual altura da lâmina d'água pluvial que a galeria apresentará nessas condições?
Um professor de engenharia que gostava de fazer os alunos pensarem ativamente e questionarem a base das tabelas e ábacos fez uma pergunta em classe a partir dos ábacos da NBR 10844 de instalações prediais de águas pluviais: por que os ábacos com saída do tipo aresta viva fornecem maiores diâmetros que as do tipo funil? Cinco principais explicações foram fornecidas pelas classes, mas apenas uma estava correta. Marque a opção que explica corretamente o fenômeno.
A) As saídas do tipo aresta viva fornecem maior capacidade de escoamento por permitir maior lâmina de água imediatamente sobre a entrada.
B) As saídas do tipo funil geram aumento da perda de carga, ocasionando uma redução da capacidade hidráulica, que é, então, expressa no ábaco.
C) As saídas em aresta viva geram uma incorporação de ar indesejada ao escoamento, ocasionando um efeito de sucção que reduz a capacidade hidráulica.
D) As saídas do tipo funil necessitam de maior altura até chegar ao diâmetro da tubulação e isso é compensado em relação ao parâmetro L do ábaco.
E) As saídas em arestas vivas têm menor perda de carga, o que implica a incorporação de ar com consequente redução da capacidade hidráulica.Verificar RespostaEstudar Cards
Hidrologia
Como é chamado o processo em que a água passa do estado líquido para o estado sólido no meio atmosférico?
Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação
Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal?
As bombas hidráulicas são um grupo de máquinas hidráulicas muito comum em sistemas de abastecimento e distribuição de água de uma cidade. Resumidamente, as bombas captam água bruta e a transportam para uma estação de tratamento para que ela seja adequada aos parâmetros de potabilidade antes do fornecimento para os usuários.
Sobre as bombas hidráulicas, o que é correto afirmar?
A) As bombas hidráulicas podem ser dividas em: centrífugas, rotativas, de êmbolo e do tipo de poços profundos.
B) As bombas hidráulicas podem ser dividas em: centrípetas, rotacionais, de pistão e do tipo poços largos-rasos.
C) As bombas hidráulicas podem ser divididas em bombas de deslocamento positivo e bombas centrífugas.
D) As bombas hidráulicas podem ser agrupadas junto com as turbinas hidráulicas no grupo de máquinas fixas.
E) As bombas centrífugas não são muito utilizadas, apesar de sua aplicação em baixas pressões e altas vazões.Verificar RespostaEstudar Cards
Engenharia Civil - Materiais de Construção
Aditivos e adições
A escolha do aditivo correto depende das necessidades do projeto e das características desejadas para o material, e é importante seguir as recomendações do fabricante para obter os melhores resultados.
Qual dos itens a seguir é um efeito colateral comumente associado aos aditivos aceleradores de pega?
A) Retardamento da pega do concreto.
B) Aumento da permeabilidade do concreto.
C) Redução da trabalhabilidade do concreto.
D) Diminuição da resistência mecânica do concreto.
(Udesc 2016) "Por meio da interligação dos reservatórios por um canal, o chamado modelo de usina a fio d'água permitiu que Belo Monte ocupasse uma área 60% menor do que a prevista no projeto original. A mudança garantiu que nenhuma aldeia indígena próxima ao empreendimento fosse inundada e a hidrologia do rio ________________, preservada. A piracema também não foi comprometida, graças à colocação de escadas de peixes que preservam o equilíbrio da fauna aquática do rio."
Disponível em http://www.brasil.gov.br/governo/2016/05/dilma-inaugura-usina-hidreletrica-de-belo-monte, acessado em agosto de 2016.
O nome do rio que completa corretamente a lacuna do texto acima é:
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.
Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - Com comentários em Português
Domine a linguagem Java estudando onde e quando você quiser. Exercícios Resolvidos do BÁSICO ao AVANÇADO.
Java Básico, Matemática e Lógica, Strings e Caracteres, Estruturas Condicionais, Vetores e Matrizes, Funções, Laços, Internet, Arquivos e Diretórios, Desafios, Programação Orientada a Objetos e Muito Mais.