Você está aqui: JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Validação de Formulários

Validar CPF (sem pontos e hífen)

Quantidade de visualizações: 16476 vezes
<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>

<script language="JavaScript">
 function validarCPF(){
   var cpf = document.cadastro.cpf.value;
    
   if(cpf.length != 11 || cpf == "00000000000" || cpf == "11111111111" ||
	  cpf == "22222222222" || cpf == "33333333333" || cpf == "44444444444" ||
	  cpf == "55555555555" || cpf == "66666666666" || cpf == "77777777777" ||
	  cpf == "88888888888" || cpf == "99999999999"){
	  window.alert("CPF inválido. Tente novamente.");
	  return false;
   }

   soma = 0;
   for(i = 0; i < 9; i++)
   	 soma += parseInt(cpf.charAt(i)) * (10 - i);
   resto = 11 - (soma % 11);
   if(resto == 10 || resto == 11)
	 resto = 0;
   if(resto != parseInt(cpf.charAt(9))){
	 window.alert("CPF inválido. Tente novamente.");
	 return false;
   }
   soma = 0;
   for(i = 0; i < 10; i ++)
	 soma += parseInt(cpf.charAt(i)) * (11 - i);
   resto = 11 - (soma % 11);
   if(resto == 10 || resto == 11)
	 resto = 0;
   if(resto != parseInt(cpf.charAt(10))){
     window.alert("CPF inválido. Tente novamente.");
	 return false;
   }
   return true;
 }
</script>

</head>
<body>

<form name="cadastro" onSubmit="return validarCPF()">
  Informe seu CPF (use os pontos e o hífen):<br>
  <input type="text" maxlength="14" name="cpf">
  <input type="submit" value="Enviar!">
</form>

</body>
</html>


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices)

HTML5 + JavaScript - Como usar a interface MediaDevices em seus códigos JavaScript

Quantidade de visualizações: 1566 vezes
A interface MediaDevices é um daqueles objetos que vemos com frequencia em códigos JavaScript e não entendemos muito bem o seu funcionamento. Nesta dica vou decifrá-la.

O objetivo da interface MediaDevices é fornecer acesso aos dispositivos de entrada de mídia conectadas e às quais o navegador tem acesso, a saber, câmeras, microfone e compartilhamento de tela. É por meio dessa interface que acessamos tais dispositivos.

A interface MediaDevices está disponível como um objeto do objeto navigator. Veja como testar sua existência e suporte no seu navegador web:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
 
<title>A interface MediaDevices</title>
  
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // o browser suporta o MediaDevices?
  if(navigator.mediaDevices){
    window.alert("O navegador suporta o MediaDevices");  
  }
  else{
    window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices");  
  }
</script>
  
</body>
</html>

Note que mediaDevices é um objeto Singleton do objeto navigator, ou seja, só há uma instância desse objeto disponível no contexto de execução de códigos no navegador. Há também a preocupação em relação à segurança. Alguns navegador podem restringir o acesso a este objeto se você não estiver em um ambiente HTTPS ou localhost.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar um ou mais elementos ao início de um vetor JavaScript usando o método unshift() do objeto Array - [Revisado]

Quantidade de visualizações: 7083 vezes
O método unshift(), presente no JavaScript desde sua versão 1.2, é usado quando queremos adicionar um ou mais elementos no início de um vetor (array). Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  valores.unshift(6);
  document.write("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

Aqui nós adicionamos o valor 6 no início do vetor. Veja agora como adicionar três valores no início do vetor:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  window.alert("Valores no vetor: " + valores);
  valores.unshift(6, 7, 8);
  window.alert("Novos valores no vetor: " + valores);
</script>

É importante observar que a função unshift() modifica o vetor original, e seu retorno é a nova quantidade de elementos no vetor.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como adicionar horas a um objeto Date em JavaScript - Datas e horas em JavaScript

Quantidade de visualizações: 8585 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível adicionar horas a um objeto Date da linguagem JavaScript. Note que criei uma função personalizada para este propósito, e ela retorna um novo objeto Date com a nova data e hora já construída.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  function adicionarHoras(data, horas){
    return new Date(data.getTime() + (horas * 
      60 * 60 * 1000));
  }
 
  document.write('Agora são: ' + 
    (new Date()).toLocaleString() + '<br>');
  document.write('Daqui 5 horas será: ' + 
    adicionarHoras(new Date(), 5).toLocaleString());
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Agora são: 24/03/2021 17:21:40
Daqui 5 horas será: 24/03/2021 22:21:40


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 19 usuários muito felizes estudando em nosso site.