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Como retornar uma referência à função que invocou a função atualQuantidade de visualizações: 6884 vezes |
<script language="javascript"> <!-- function escrever(){ document.write("Fui chamado pela função: " + escrever.caller); } function chamador(){ escrever(); } chamador(); //--> </script> |
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JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices) |
Como acessar as mídias do usuário em JavaScript usando a função getUserMedia() da interface MediaDevicesQuantidade de visualizações: 2619 vezes |
O método getUserMedia() da interface MediaDevices nos permite acessar as entradas de mídias do usuários, tais como áudio e vídeo. Isso facilita o desenvolvimento de aplicações muito interessantes, a saber, tirar foto usando a webcam, gravar áudio a partir do microfone, gravar vídeo a partir da webcam, etc. No entanto, antes de usar o MediaStream retornado pelo método getUserMedia(), é importante saber que o usuário deverá dar a sua permissão. Assim, sempre que o método getUserMedia() é chamado, uma janela de informação é mostrada para que o usuário concorde ou não em permitir o acesso às suas mídias. Veja, por exemplo, como solicitar acesso à webcam/câmera do usuário: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>A interface MediaDevices</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> async function obterMediaUsuario(){ // vamos obter o stream var stream = null; try{ stream = await navigator.mediaDevices.getUserMedia({video: true}); window.alert("A mídia para vídeo foi obtida com sucesso."); // agora podemos fazer algo com o stream aqui } catch(erro){ window.alert("Houve um erro: " + erro); } } // o browser suporta o MediaDevices? if(navigator.mediaDevices){ obterMediaUsuario() } else{ window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices"); } </script> </body> </html> Veja que usamos uma função assíncrona para getUserMedia(). Isso é necessário porque esta função retorna uma Promise que, em caso de sucesso, será convertida em um objeto MediaStream. Se o usuário não permitir o acesso, um erro do tipo NotAllowedError ou NotFoundError será retornado. Alguns navegadores só permitem o uso do método getUserMedia() em ambiente seguro HTTPS ou localhost. Em mais dicas dessa seção você verá como tirar proveito do MediaStream retornado pela função getUserMedia() e também como tratar melhor os erros retornados. |
JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: window Object (Objeto window) |
Como usar o objeto window em suas aplicações HTML + JavaScriptQuantidade de visualizações: 8691 vezes |
O objeto window representa a janela do browser, uma janela em um frame ou janela de diálogo contendo um documento HTML. Este objeto fornece várias informações a respeito da janela (name, navigator, location, history, etc.), permite acesso ao documento contido na janela e suporta vários métodos úteis (alert(), confirm(), addEventListener(), attachEvent(), etc). Veja uma página HTML na qual temos um código JavaScript que acessa a janela atual e usa seu método alert() para exibir uma mensagem ao usuário: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos exibir uma mensagem ao usuário window.alert("JavaScript é muito bacana!"); </script> </body> </html> O objeto window pode também representar uma janela contida em um frame ou em um elemento iframe, ou ainda em uma janela secundária (criada com os métodos open(), showModalDialog() ou showModelessDialog()). Eis algumas observações que devem ser bem memorizadas: a) Se a janela estiver contida em um frame ou elemento iframe, ela é uma janela filha da janela que contém o elemento frame. Para obter a janela mãe só precisamos usar a propriedade parent da janela filha. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> // vamos obter a janela mãe var janela_mae = window.parent; </script> b) Se a janela for aberta por meio dos métodos open(), showModalDialog() ou showModelessDialog(), então a janela que a criou pode ser acessada por meio da propriedade opener. Os membros da janela atual podem ser acessados diretamente, sem a necessidade de passarmos pelo objeto window, ou seja, podemos usar alert() em vez de window.alert(), ainda que a última forma é a preferida. O objeto window está disponível para acesso a partir de qualquer ponto de nossos códigos JavaScript. Assim, devemos nos esforçar ao máximo para não termos variáveis com o mesmo nome das propriedades e métodos deste objeto. Dica escrita e testada no Internet Explorer (IE 8) e no Firefox 3.6. |
JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
JavaScript Avançado - Como escrever uma função JavaScript que aceita um número variável de argumentosQuantidade de visualizações: 8137 vezes |
Em algumas situações precisamos criar funções JavaScript que aceitam um número variável de argumentos, ou seja, queremos ser capazes de chamar a função e fornecer 0, 1, 2 ou mais argumentos. Nesta dica eu mostrarei como isso é possível. A técnica aqui é usar o objeto arguments, que representa os argumentos da função que está sendo executada no momento. Para saber a quantidade de argumentos fornecidos, só precisamos usar a propriedade length deste objeto. A partir daí um laço for nos permite acessar cada um dos argumentos fornecidos individualmente. Veja uma página HTML contendo uma função JavaScript que permite somar os valores fornecidos como argumentos. Note que podemos passar quantos valores quisermos para a função: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> <script type="text/javascript"> function somar(){ var soma = 0; // vamos percorrer os argumentos fornecidos for(var i = 0; i < arguments.length; i++){ soma += arguments[i]; } window.alert("A soma dos valores é: " + soma); } // vamos somar alguns valores somar(3); // um argumento somar(2, 8); // dois argumentos somar(1, 2, 4, 4); // quatro argumentos </script> </head> <body> </body> </html> O objeto argumentos não pode ser criado explicitamente. Este objeto está disponível somente quando uma função inicia sua execução. O objeto arguments de uma função não é um array (matriz), mas os argumentos individuais podem ser acessados da mesma forma que os elementos de um array, ou seja, usando índices. O índice é, na verdade, uma referência a uma das propriedades 0...n do objeto arguments. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
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