Você está aqui: Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Como usar variáveis em RubyQuantidade de visualizações: 9041 vezes |
=begin Este exemplo mostra como declarar e usar variáveis em Ruby. Além disso, você verá como é possível comentar seu código usando linhas ou blocos de comentários =end # declara e inicializa uma variável cidade = "São Paulo" # exibe o valor da variável puts cidade # altera o valor da variável cidade = "Goiânia" puts cidade |
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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover espaços no início e final de uma string usando as funções strip e strip! da linguagem RubyQuantidade de visualizações: 10208 vezes |
As funções strip e strip! são úteis quando precisamos remover espaços no início e final de uma string. A função strip retorna uma nova string, enquanto strip! opera na string original. Veja o exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # declara e inicializa uma variável string frase = " Tenho espaços no início e final. " # vamos remover os espaços no início e final da # string. # sem alterar a string original frase2 = frase.strip puts frase2 # alterando a string original frase.strip! puts frase Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Tenho espaços no início e final. Tenho espaços no início e final. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em Ruby: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 10954 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método ou função. O método (ou função) descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em Ruby, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em Ruby e usar um objeto desta classe em um programa. Veja o trecho de código abaixo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Definição da classe Cliente class Cliente def definir_nome(nome) @nome = nome end def obter_nome @nome end end # Cria uma instância da classe Cliente cliente = Cliente.new # Efetua uma chamada ao método definir_nome cliente.definir_nome("Laura Maria dos Santos") # Efetua uma chamada ao método obter_nome print "O nome do cliente é " + cliente.obter_nome Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O nome do cliente é Laura Maria dos Santos |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o dia do mês em Ruby usando um objeto da classe Time e os métodos day e mdayQuantidade de visualizações: 6118 vezes |
Muitas vezes precisamos obter o dia do mês de uma determinada data. Para isso a classe Time do Ruby nos fornece os métodos day e mday. Estes método retornam um número inteiro na faixa 1..31. Veja uma demonstração destes métodos no trecho de código a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # obtém o dia do mês usando o método day agora = Time.new dia = agora.day # exibe o resultado puts "Dia do mês usando a função day: " + dia.to_s # obtém o dia do mês usando o método mday agora = Time.new dia = agora.mday # exibe o resultado puts "Dia do mês usando a função mday: " + dia.to_s Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Dia do mês usando a função day: 21 Dia do mês usando a função mday: 21 |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares intermediários Para efeito de projeto, existem três tipos de pilar: extremidade, intermediário e de canto. Cada pilar é calculado de acordo com sua classificação. Eduarda foi contratada para realizar o projeto estrutural de uma edificação. No pilar 5 (pilar intermediário), Eduarda calculou o índice de esbeltez nas duas direções (x,y) e verificou o efeito local de 2ª ordem nas duas direções. Dados: Nk = 600kN Dimensão = 20cm × 30cm lex = ley = 280cm Quais resultados Eduarda obteve? A) Índice de esbeltez na direção x: 48,34. Índice de esbeltez na direção y: 31,29. B) Índice de esbeltez na direção x: 32,29. Índice de esbeltez na direção y: 32,29. C) Índice de esbeltez na direção x: 48,44. Índice de esbeltez na direção y: 32,29. D) Índice de esbeltez na direção x: 38,44. Índice de esbeltez na direção y: 62,29. E) Índice de esbeltez na direção x: 18,44. Índice de esbeltez na direção y: 22,29. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?# cria uma lista valores = [1, 2, 3, 4] valores[1], valores[2] = 5, 7 print(valores) A) Um erro de execução na linha 2 B) [5, 7, 5, 7] C) [4, 2, 3, 1] D) TypeError: cannot unpack non-iterable int object E) [1, 5, 7, 4] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual função é usada para converter uma string em letras maiúsculas em Python? A) toUpper() B) upper() C) upper_case() D) toUpperCase() E) uppercase() Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valores = [4, 1, 8, 3, 7, 9] for i in range(0, len(valores)): if i % 2 == 0: print("{0} ".format(valores[i]), end="") A) Erro NameError: name 'end' is not defined na linha 4 B) 4 1 8 C) Erro SyntaxError: invalid syntax na linha 3 D) 1 3 9 E) 4 8 7 Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Densidade de um fluido Um fluido encontra-se em um recipiente com volume de 300L. Sabendo que a massa desse fluido é de 2kg, qual a sua densidade em kg/m3? A) 0,67kg/m3. B) 6,67kg/m3. C) 0,15kg/m3. D) 150kg/m3. E) 151,5kg/m3. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
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