Você está aqui: JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como concatenar dois arrays e armazenar o resultado em um novo arrayQuantidade de visualizações: 10541 vezes |
<script language="javascript"> <!-- var valores = new Array(1, 2, 3, 4); var valores2 = new Array(5, 6, 7, 8); // cria um novo array e adiciona a ele // o resultado de uma chamada ao método // concat no primeiro array var res = new Array(); res = valores.concat(valores2); // exibe o conteúdo do novo array for(i = 0; i < res.length; i++){ document.write(res[i] + "<br>"); } //--> </script> |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
JavaScript ::: Web APIs (APIs Web) ::: MediaDevices Interface (Interface MediaDevices) |
Como acessar as mídias do usuário em JavaScript usando a função getUserMedia() da interface MediaDevicesQuantidade de visualizações: 2619 vezes |
O método getUserMedia() da interface MediaDevices nos permite acessar as entradas de mídias do usuários, tais como áudio e vídeo. Isso facilita o desenvolvimento de aplicações muito interessantes, a saber, tirar foto usando a webcam, gravar áudio a partir do microfone, gravar vídeo a partir da webcam, etc. No entanto, antes de usar o MediaStream retornado pelo método getUserMedia(), é importante saber que o usuário deverá dar a sua permissão. Assim, sempre que o método getUserMedia() é chamado, uma janela de informação é mostrada para que o usuário concorde ou não em permitir o acesso às suas mídias. Veja, por exemplo, como solicitar acesso à webcam/câmera do usuário: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>A interface MediaDevices</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> async function obterMediaUsuario(){ // vamos obter o stream var stream = null; try{ stream = await navigator.mediaDevices.getUserMedia({video: true}); window.alert("A mídia para vídeo foi obtida com sucesso."); // agora podemos fazer algo com o stream aqui } catch(erro){ window.alert("Houve um erro: " + erro); } } // o browser suporta o MediaDevices? if(navigator.mediaDevices){ obterMediaUsuario() } else{ window.alert("O navegador não suporta o MediaDevices"); } </script> </body> </html> Veja que usamos uma função assíncrona para getUserMedia(). Isso é necessário porque esta função retorna uma Promise que, em caso de sucesso, será convertida em um objeto MediaStream. Se o usuário não permitir o acesso, um erro do tipo NotAllowedError ou NotFoundError será retornado. Alguns navegadores só permitem o uso do método getUserMedia() em ambiente seguro HTTPS ou localhost. Em mais dicas dessa seção você verá como tirar proveito do MediaStream retornado pela função getUserMedia() e também como tratar melhor os erros retornados. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em JavaScript usando a propriedade length do objeto StringQuantidade de visualizações: 10395 vezes |
Em algumas situações precisamos saber a quantidade de caracteres contidos em uma frase ou texto. Para isso podemos usar a propriedade length do objeto String. Esta propriedade retorna o tamanho da string, ou seja, a quantidade de caracteres contidos na mesma. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos declarar uma string var nome = "Osmar"; // vamos obter a quantidade de caracteres nesta string var tam = nome.length; // vamos exibir o resultado window.alert("A string contém " + tam + " caracteres."); </script> </body> </html> Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6. |
JavaScript ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
JavaScript Avançado - Como escrever uma função JavaScript que aceita um número variável de argumentosQuantidade de visualizações: 8136 vezes |
Em algumas situações precisamos criar funções JavaScript que aceitam um número variável de argumentos, ou seja, queremos ser capazes de chamar a função e fornecer 0, 1, 2 ou mais argumentos. Nesta dica eu mostrarei como isso é possível. A técnica aqui é usar o objeto arguments, que representa os argumentos da função que está sendo executada no momento. Para saber a quantidade de argumentos fornecidos, só precisamos usar a propriedade length deste objeto. A partir daí um laço for nos permite acessar cada um dos argumentos fornecidos individualmente. Veja uma página HTML contendo uma função JavaScript que permite somar os valores fornecidos como argumentos. Note que podemos passar quantos valores quisermos para a função: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> <script type="text/javascript"> function somar(){ var soma = 0; // vamos percorrer os argumentos fornecidos for(var i = 0; i < arguments.length; i++){ soma += arguments[i]; } window.alert("A soma dos valores é: " + soma); } // vamos somar alguns valores somar(3); // um argumento somar(2, 8); // dois argumentos somar(1, 2, 4, 4); // quatro argumentos </script> </head> <body> </body> </html> O objeto argumentos não pode ser criado explicitamente. Este objeto está disponível somente quando uma função inicia sua execução. O objeto arguments de uma função não é um array (matriz), mas os argumentos individuais podem ser acessados da mesma forma que os elementos de um array, ou seja, usando índices. O índice é, na verdade, uma referência a uma das propriedades 0...n do objeto arguments. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
Veja mais Dicas e truques de JavaScript |
Dicas e truques de outras linguagens |
C++ - Como inicializar os valores dos elementos de um vetor C++ usando valores randômicos - Revisado |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |