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Como posso inserir comentários em meus códigos Ruby?

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Comentários em códigos Ruby podem ser feitos de duas formas:

1) Linhas de comentários;
2) Blocos de comentários;

Para as linhas de comentários você pode usar o símbolo # antes do comentário. Desta forma, sempre que o interpretador Ruby encontrar tal símbolo, o restante da linha será descartado. Veja um exemplo:

# Este é um comentário de uma linha apenas

Para blocos de comentários você pode usar a notação:
=begin
  ...
=end
Veja um exemplo:
=begin
  Este é um comentário de múltiplas
  linhas. Use-o para descrever as principais
  funcionalidades do código
=end
Veja um trecho de código que mostra as duas formas de comentário em ação:
=begin
  Este exemplo mostra como declarar e usar
  variáveis em Ruby. Além disso, você verá como
  é possível comentar seu código usando linhas ou
  blocos de comentários
=end

# declara e inicializa uma variável
cidade = "São Paulo"

# exibe o valor da variável
puts cidade

# altera o valor da variável
cidade = "Goiânia"
puts cidade


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Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover todos os espaços de uma string em Ruby usando a função delete

Quantidade de visualizações: 9014 vezes
Em alguns casos, pode ser necessário removermos todos os espaços de uma frase ou texto em Ruby. Isso pode ser feito com o auxílio do método delete() da classe String.

Veja o exemplo a seguir:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"
puts "A frase original é: " + frase

# vamos remover todos os espaços
# veja que estamos alterando a string original
frase.delete!(" ")
puts "Com os espaços removidos: " + frase

Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Gosto muito de Ruby
Com os espaços removidos: GostomuitodeRuby


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como acessar variáveis de instâncias para leitura em Ruby sem a necessidade de métodos acessores usando a função attr_reader

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Por padrão, variáveis de instância em Ruby só podem ser acessadas usando métodos acessores, ou seja, uma variável de instância @nome deve ser lida usando um método obter_nome.

É possível dispensar o uso de métodos acessores empregando o método attr_reader nos nomes das variáveis que poderão ser acessadas, para leitura, é claro. Veja um exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# Definição da classe Cliente
class Cliente
   attr_reader :nome, :idade
   
   def initialize(nome, idade)
      @nome = nome
      @idade = idade
   end
    
   def obter_nome
      @nome
   end
    
   def obter_idade
      @idade
   end
end

# Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as
# variáveis de instância @nome e @idade
cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35)

# Acessa as variáveis de instância sem a necessidade de
# métodos acessórios
puts cliente.nome
puts cliente.idade

Sem o uso do método attr_reader, a linha:

puts cliente.nome


causaria o seguinte erro:

teste.rb:25: undefined method `nome' for 
#<Cliente:0x27f540c @nome="Osmar J. S
ilva", @idade=35> (NoMethodError)



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar a quantidade de vezes que um caractere aparece em uma string Ruby usando a função count()

Quantidade de visualizações: 8147 vezes
O método count() da classe String da linguagem Ruby pode ser usado para obter a quantidade de vezes em que um determinado caractere aparece em uma string. Para isso, só precisamos fornecer o caractere que será pesquisado. O retorno será um número inteiro. Veja o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Gosto muito de Ruby"

# vamos obter a quantidade de vezes em que o
# caractere "o" aparece na frase
quant = frase.count("o")

# exibe o resultado
puts "O caractere \"o\" aparece " + quant.to_s \
  + " vezes"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

O caractere "o" aparece 3 vezes


Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual dessas coleções Python é ordenada, mutável (permite mudanças) e permite duplicação de itens?

A) Dictionary

B) Tuple

C) List

D) Set

E) Nenhuma das opções anteriores
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Topografia no Civil 3D

São linhas usadas para representar a topografia, mostrando as mudanças de elevação no terreno. Essas linhas conectam posições com a mesma elevação em uma superfície.

Estamos falando de:

A) Control Points (Pontos de Controle)

B) Breaklines (Linhas de Quebra)

C) Contour Lines (Curvas de Nível)

D) Feature Lines (Linhas de Características)

E) Parcels (Parcelas, Lotes)
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Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D

Quando criamos um novo COGO Point usando a opção Manual do Point Creation Tool (Create Ground Data -> Points), qual é o primeiro parâmetro de ponto solicitado?

A) Localização do ponto (point location)

B) Número do ponto (point number)

C) Nome do ponto (point name)

D) Descrição do ponto (point description)
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares de canto

Os pilares de canto são solicitados pela flexão oblíqua, tendo momentos de 1ª ordem e excentricidades nas direções x e y.

Analise os dados para o pilar a seguir:



Qual o valor das excentricidades no topo e na base do referido pilar, em x e y?

A) e1,x,A = 1,02cm.
e1,x,B = 1,31cm.
e1,y,A = 2,05cm.
e1,y,B = 1,75cm.

B) e1,x,A = 1,52cm.
e1,x,B = 1,31cm.
e1,y,A = 2,22cm.
e1,y,B = 1,99cm.

C) e1,x,A = 2,10cm.
e1,x,B = 1,56cm.
e1,y,A = 1,50cm.
e1,y,B = 1,99cm.

D) e1,x,A = 2,78cm.
e1,x,B = 1,32cm.
e1,y,A = 1,50cm.
e1,y,B = 1,99cm.

E) e1,x,A = 1,78cm.
e1,x,B = 1,32cm.
e1,y,A = 1,22cm.
e1,y,B = 0,99cm.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Locação da obra

Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância da construção. Sobre essa etapa, assinale a alternativa que apresenta a afirmação verdadeira.

A) A demarcação dos pontos que definem o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica.

B) Para a locação da obra, são necessários somente os projetos de estrutura e de arquitetura.

C) A locação da obra deve ser realizada somente após a movimentação de terra e a execução das fundações.

D) As tábuas que compõem os quadros de madeira (gabaritos) só precisam ser niveladas nos casos em que o terreno possui desnível superior a um metro.

E) O gabarito somente poderá ser desmontado após a execução da totalidade da estrutura de concreto.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

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