Você está aqui: Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Comentários |
Como posso inserir comentários em meus códigos Ruby?Quantidade de visualizações: 13421 vezes |
Comentários em códigos Ruby podem ser feitos de duas formas: 1) Linhas de comentários; 2) Blocos de comentários; Para as linhas de comentários você pode usar o símbolo # antes do comentário. Desta forma, sempre que o interpretador Ruby encontrar tal símbolo, o restante da linha será descartado. Veja um exemplo: # Este é um comentário de uma linha apenas Para blocos de comentários você pode usar a notação: =begin ... =end =begin Este é um comentário de múltiplas linhas. Use-o para descrever as principais funcionalidades do código =end =begin Este exemplo mostra como declarar e usar variáveis em Ruby. Além disso, você verá como é possível comentar seu código usando linhas ou blocos de comentários =end # declara e inicializa uma variável cidade = "São Paulo" # exibe o valor da variável puts cidade # altera o valor da variável cidade = "Goiânia" puts cidade |
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover todos os espaços de uma string em Ruby usando a função deleteQuantidade de visualizações: 9014 vezes |
Em alguns casos, pode ser necessário removermos todos os espaços de uma frase ou texto em Ruby. Isso pode ser feito com o auxílio do método delete() da classe String. Veja o exemplo a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" puts "A frase original é: " + frase # vamos remover todos os espaços # veja que estamos alterando a string original frase.delete!(" ") puts "Com os espaços removidos: " + frase Ao executarmos este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Gosto muito de Ruby Com os espaços removidos: GostomuitodeRuby |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como acessar variáveis de instâncias para leitura em Ruby sem a necessidade de métodos acessores usando a função attr_readerQuantidade de visualizações: 6832 vezes |
Por padrão, variáveis de instância em Ruby só podem ser acessadas usando métodos acessores, ou seja, uma variável de instância @nome deve ser lida usando um método obter_nome. É possível dispensar o uso de métodos acessores empregando o método attr_reader nos nomes das variáveis que poderão ser acessadas, para leitura, é claro. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # Definição da classe Cliente class Cliente attr_reader :nome, :idade def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end def obter_nome @nome end def obter_idade @idade end end # Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as # variáveis de instância @nome e @idade cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35) # Acessa as variáveis de instância sem a necessidade de # métodos acessórios puts cliente.nome puts cliente.idade Sem o uso do método attr_reader, a linha: puts cliente.nome causaria o seguinte erro: teste.rb:25: undefined method `nome' for #<Cliente:0x27f540c @nome="Osmar J. S ilva", @idade=35> (NoMethodError) |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar a quantidade de vezes que um caractere aparece em uma string Ruby usando a função count()Quantidade de visualizações: 8147 vezes |
O método count() da classe String da linguagem Ruby pode ser usado para obter a quantidade de vezes em que um determinado caractere aparece em uma string. Para isso, só precisamos fornecer o caractere que será pesquisado. O retorno será um número inteiro. Veja o exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" # vamos obter a quantidade de vezes em que o # caractere "o" aparece na frase quant = frase.count("o") # exibe o resultado puts "O caractere \"o\" aparece " + quant.to_s \ + " vezes" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O caractere "o" aparece 3 vezes |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual dessas coleções Python é ordenada, mutável (permite mudanças) e permite duplicação de itens? A) Dictionary B) Tuple C) List D) Set E) Nenhuma das opções anteriores Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Topografia no Civil 3D São linhas usadas para representar a topografia, mostrando as mudanças de elevação no terreno. Essas linhas conectam posições com a mesma elevação em uma superfície. Estamos falando de: A) Control Points (Pontos de Controle) B) Breaklines (Linhas de Quebra) C) Contour Lines (Curvas de Nível) D) Feature Lines (Linhas de Características) E) Parcels (Parcelas, Lotes) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em AutoCAD Civil 3D |
Quando criamos um novo COGO Point usando a opção Manual do Point Creation Tool (Create Ground Data -> Points), qual é o primeiro parâmetro de ponto solicitado? A) Localização do ponto (point location) B) Número do ponto (point number) C) Nome do ponto (point name) D) Descrição do ponto (point description) Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares de canto Os pilares de canto são solicitados pela flexão oblíqua, tendo momentos de 1ª ordem e excentricidades nas direções x e y. Analise os dados para o pilar a seguir: Qual o valor das excentricidades no topo e na base do referido pilar, em x e y? A) e1,x,A = 1,02cm. e1,x,B = 1,31cm. e1,y,A = 2,05cm. e1,y,B = 1,75cm. B) e1,x,A = 1,52cm. e1,x,B = 1,31cm. e1,y,A = 2,22cm. e1,y,B = 1,99cm. C) e1,x,A = 2,10cm. e1,x,B = 1,56cm. e1,y,A = 1,50cm. e1,y,B = 1,99cm. D) e1,x,A = 2,78cm. e1,x,B = 1,32cm. e1,y,A = 1,50cm. e1,y,B = 1,99cm. E) e1,x,A = 1,78cm. e1,x,B = 1,32cm. e1,y,A = 1,22cm. e1,y,B = 0,99cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Locação da obra Locar ou marcar a obra é uma das etapas de maior importância da construção. Sobre essa etapa, assinale a alternativa que apresenta a afirmação verdadeira. A) A demarcação dos pontos que definem o edifício no terreno é feita a partir de um referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica. B) Para a locação da obra, são necessários somente os projetos de estrutura e de arquitetura. C) A locação da obra deve ser realizada somente após a movimentação de terra e a execução das fundações. D) As tábuas que compõem os quadros de madeira (gabaritos) só precisam ser niveladas nos casos em que o terreno possui desnível superior a um metro. E) O gabarito somente poderá ser desmontado após a execução da totalidade da estrutura de concreto. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby |
Veja mais Dicas e truques de Ruby |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |