Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como ordenar alfabeticamente os itens de uma ListBox do C# Windows Forms usando a propriedade SortedQuantidade de visualizações: 10241 vezes |
Os itens de uma ListBox podem ser ordenados alfabeticamente definindo-se o valor True para a propriedade Sorted. Em tempo de execução este propriedade pode ser alterada da seguinte forma: Esta propriedade pode também ser obtida enquanto o programa estiver em execução. Veja um trecho de código no qual clicamos em um botão e exibimos uma mensagem com o valor da propriedade Sorted da ListBox: Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: Valor da propriedade Sorted: True |
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C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de C - Como testar se um ano é bissexto em C - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 681 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa C que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> int main(int argc, char *argv[]){ int ano; setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // vamos solicitar que o usuário informe um ano printf("Informe o ano: "); scanf("%d", &ano); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){ printf("\nO ano informado é bissexto.\n"); } else{ printf("\nO ano informado não é bissexto.\n"); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
JavaFX ::: Pacote javafx.scene.control ::: TextField (Classe TextField) |
Como usar caixas de texto TextField em suas aplicações JavaFXQuantidade de visualizações: 1756 vezes |
Um objeto da classe TextField, do pacote javafx.scene.control, e disponível no JavaFX desde a versão 2.0, é usado para obter dados dos usuários de nossas aplicações. Este controle visual possibilita a digitação de dados (texto) no formato de uma linha apenas. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do JavaFX: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- java.lang.Object javafx.scene.Node javafx.scene.Parent javafx.scene.layout.Region javafx.scene.control.Control javafx.scene.control.TextInputControl javafx.scene.control.TextField A classe TextField implementa as Styleable, EventTarget e Skinnable e sua sub-classe direta é PasswordField. Veja o código completo para uma aplicação JavaFX que possui um Label, um TextField e um Button dispostos em um gerenciador de layout HBox: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.control.Label; import javafx.scene.control.TextField; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar um rótulo, um botão e uma // caixa de texto Label label = new Label("Seu nome:"); // vamos deixar o texto do Label em negrito label.setStyle("-fx-font-weight: bold;"); // vamos aumentar o tamanho da fonte label.setStyle("-fx-font-size: 150%;"); TextField nomeTxt = new TextField(); Button btn = new Button("Enviar"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os componentes nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(label); hBox.getChildren().add(nomeTxt); hBox.getChildren().add(btn); // vamos definir o espaço interno do HBox hBox.setPadding(new Insets(10, 10, 10, 10)); // vamos definir o espaço entre os // componentes do HBox hBox.setSpacing(10); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Ao executar este exemplo JavaFX nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment |
Como pedir para o usuário selecionar um alinhamento no Civil 3D usando a função GetEntity() do AutoCAD Civil 3D .NET C# APIQuantidade de visualizações: 417 vezes |
Em várias situações nós precisamos pedir para o usuário selecionar um alinhamento e, após a seleção, obter o id do alinhamento selecionado para efetuarmos alguma operação nele. Para isso nós podemos usar a função GetEntity() do objeto Editor da AutoCAD Civil 3D .NET C# API. O primeiro passo é criar um objeto PromptEntityOptions passando a mensagem para o usuário selecionar o alinhamento. Se o usuário selecionar outro objeto que não seja um alinhamento, a mensagem definida em SetRejectMessage é exibida. Note o uso de AddAllowedClass para permitir a seleção apenas de objetos da classe Alignment ou derivadas dela. Depois de solicitar a seleção, nós obtemos um objeto ObjectId, que é retornado pela função GetEntity(). Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.Civil.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; using Autodesk.Civil.DatabaseServices; namespace Estudos { public class Class1 : IExtensionApplication { [CommandMethod("Alinhamento")] public void Alinhamento() { // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument; // obtemos o editor Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor; // vamos iniciar um nova transação using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument. Database.TransactionManager.StartTransaction()) { try { // vamos pedir para o usuário selecionar o alinhamento PromptEntityOptions opt = new PromptEntityOptions( "\nSelecione um alinhamento"); opt.SetRejectMessage("\nO objeto precisa ser um alinhamento.\n"); opt.AddAllowedClass(typeof(Alignment), false); // vamos obter o id do alinhamento selecionado ObjectId id_alinhamento = editor.GetEntity(opt).ObjectId; editor.WriteMessage("\nO id do alinhamento selecionado é: " + id_alinhamento + '\n'); } catch (System.Exception e) { // vamos tratar o erro editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message); } } } public void Initialize() { // pode deixar em branco } public void Terminate() { // pode deixar em branco } } } Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado: O id do alinhamento selecionado é: (1455527762496) |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
POO - Programação Orientada a Objetos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 2 - A classe Circulo (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento)Quantidade de visualizações: 18978 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Circulo para representar círculos. Esta classe deverá conter os seguintes atributos e métodos: a) Uma variável privada do tipo double chamada raio que guardará o valor do raio atual do circulo. b) Métodos get() e set() públicos que permitem definir e acessar o valor da variável raio. c) Um construtor que recebe o valor do raio como argumento. d) Um método getArea() que calcula e retorna a área do círculo. e) Um método getCircunferencia() que calcula e retorna a circunferência do círculo. f) Um método aumentarRaio() que recebe um valor double e o usa como percentual para aumentar o raio do círculo. Crie uma classe contendo um método main() para testar a funcionalidade da classe Circulo. Eis um exemplo de entrada e saída: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Circulo.java: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; public class Circulo{ private double raio; // guarda o raio atual do círculo // construtor que recebe o valor do raio como argumento public Circulo(double raio){ this.raio = raio; } // permite obter o raio do círculo public double getRaio(){ return raio; } // permite definir o raio do círculo public void setRaio(double raio){ this.raio = raio; } // obtém a área do círculo public double getArea(){ double area = Math.PI * Math.pow(this.raio, 2); return area; } // obtém a circunferência do círculo public double getCircunferencia(){ double circunferencia = (2 * Math.PI) * this.raio; return circunferencia; } // permite aumentar o raio de acordo com uma porcentagem fornecida public void aumentarRaio(double porcentagem){ this.raio = this.raio + (porcentagem / 100.0) * this.raio; } } Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Circulo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Circulo Scanner entrada = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); Circulo c = new Circulo(raio); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); // vamos aumentar o raio do circulo em uma determinada porcentagem System.out.print("\nInforme o percentual de aumento do raio: "); double percentual = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); c.aumentarRaio(percentual); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); } } |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Apostila de PHP - Como criar suas próprias funções em PHPQuantidade de visualizações: 30890 vezes |
Uma função é um bloco de código que executa uma determinada tarefa, possivelmente baseado em um conjuntos de valores fornecidos, ou parâmetros, e possivelmente retornando um único valor. Funções permitem a melhora na leitura do código e correção de bugs, visto que blocos de códigos bem testados podem ser reutilizados inúmeras vezes em seus programas. Antes de continuarmos é bom estar ciente dos diferentes nomes que as linguagens de programação adotam quando o assunto é função. Em Java, funções são chamadas de métodos. Em Delphi, temos funções (function) e procedimentos (procedure). Se uma função em Delphi retorna um valor, ela é chamada de function. Se nenhum valor é retornado, ela é chamada de procedure. Em PHP o nome é função (function) mesmo, não importando se valores são retornados ou não. Veja um exemplo onde criamos uma função que apenas escreve na página: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // define a função function escrever(){ echo "Observe este texto"; } // chama a função escrever(); ?> Podemos estender este exemplo e fornecer à função o texto que deverá ser escrito. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // define a função function escrever($texto){ echo $texto; } // chama a função escrever("Observe este texto"); ?> Veja que agora a função possui parâmetros, neste caso a variável local $texto. Assim, ao efetuarmos a chamada nós podemos fornecer um valor (um argumento) a esta função. Vamos progredir escrevendo uma função que soma dois valores: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // define a função function somar($valor1, $valor2){ echo "A soma é: " . ($valor1 + $valor2); } // chama a função somar(3, 5); ?> Para finalizar, vamos escrever uma função que retorna um valor. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <? // define a função function somar($valor1, $valor2){ return ($valor1 + $valor2); } // chama a função $soma = somar(3, 5); echo "O resultado é: " . $soma; ?> Observe o uso da palavra-chave return para definirmos o valor que será retornado pela função. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de PHP |
Veja mais Dicas e truques de PHP |
Dicas e truques de outras linguagens |
Delphi - Como criar chaves no registro do Windows usando o método CreateKey() da classe TRegistry do Delphi |
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