Você está aqui: C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T> |
Como retornar a quantidade de elementos que podem ser armazenados na List do C# sem redimensioná-laQuantidade de visualizações: 7377 vezes |
O objeto List do C# possui uma propriedade Capacity que nos retorna a quantidade de elementos que podem ser inseridos na lista antes que ela tenha que redimensionar o seu array interno. Quando o tamanho da lista excede essa capacidade, automaticamente o array interno é redimensionado de forma a acomodar esses novos itens. Nessa dica eu mostro como podemos retornar o valor dessa propriedade. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Collections.Generic; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { List<int> valores = new List<int>(); // insere valores na lista valores.Add(4); valores.Add(2); valores.Add(87); valores.Add(23); valores.Add(100); // obtém a capacidade da lista // NOTA: Capacity é o número de elementos que a lista // pode armazenar antes de ser preciso redimensioná-la. int capac = valores.Capacity; Console.WriteLine("A capacidade da lista é de " + capac + " elementos."); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A capacidade da lista é de 8 elementos. |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string em um array de char em C# usando a função ToCharArray()Quantidade de visualizações: 9739 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função ToCharArray() da classe String da linguagem C# para converter todos os caracteres de uma palavra, frase ou texto em um vetor de chars. Em seguida nós usaremos o método Reverse() da classe Array para inverter a ordem dos elementos do vetor. Finalmente nós passamos este vetor para o construtor da classe String para obter a string original novamente, só que desta vez, com a ordem de suas letras invertidas. Veja o código C# completo para o exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string frase = "Gosto de C#"; Console.WriteLine("Frase original: " + frase); // obtém um array de caracteres a partir da string char[] letras = frase.ToCharArray(); Array.Reverse(letras); // inverte o array // transforma em string novamente string resultado = new String(letras); Console.WriteLine("Frase invertida: " + resultado); Console.WriteLine(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Frase original: Gosto de C# Frase invertida: #C ed otsoG |
C# ::: Dicas & Truques ::: Gráficos |
Como desenhar linhas em C# usando o método DrawLine() da classe Graphics - Computação Gráfica usando C#Quantidade de visualizações: 13244 vezes |
Uma das tarefas mais simples que realizamos quando estamos desenhando em C# é o desenho de linhas. Para isso usamos o método DrawLine() da classe Graphics. Este método recebe um objeto da classe Pen (representando a cor e espessura da caneta de desenho) e as coordenadas iniciais e finais da linha a ser desenhada. Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha na cor vermelha e com a espessura de dois pixels: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha na cor vermelha e com espessura // de dois pixels g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), new Point(100, 150), new Point(400, 450)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e verá uma linha vermelha na vertical ser desenhada quando você clicar no botão. Aqui nós usamos dois objetos da classe Point. Um para as coordenadas iniciais (x = 100; y = 150) e outro para as coordenadas finais (x = 400; y = 450). É possível fornecer os valores das coordenadas diretamente. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- g.DrawLine(new Pen(Color.Red, 2), 100, 150, 400, 450); É possível também desenhar múltiplas linhas de uma só vez. Para isso podemos usar o método DrawLines(). Este método recebe um objeto da classe Pen e um array de objetos da classe Point representando as diversas coordenadas. Desta forma, todas as linhas serão conectadas. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos criar várias coordenadas x e y Point[] coordenadas = {new Point(15, 20), new Point(15, 300), new Point(400, 300), new Point(400, 20), new Point(15, 20)}; // vamos desenhar todas as linhas conectadas usando a cor azul e a // espessura de um pixel g.DrawLines(new Pen(Color.Blue, 1), coordenadas); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } Execute este código e clique no botão. Você verá um retângulo azul e com a espessura de 1 pixel ser desenhado no formulário. |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Tutorial C# para iniciantes - Como escrever seu primeiro método ou função em C#Quantidade de visualizações: 15426 vezes |
À medida que estamos desenvolvendo nossos códigos, percebemos que estes podem ser divididos de acordo com suas funcionalidades. Ao efetuar esta divisão, estamos na verdade criando blocos de códigos que executam uma determinada tarefa. E, descobrimos que tais blocos de códigos podem ser reaproveitados com frequencia em um mesmo programa. Assim, ao mecanismo usado para disparar a execução destes blocos de códigos é dado o nome de método (ou função em linguagens tais como C e C++). Um método, em sua forma mais simples, é apenas um conjunto de instruções que podem ser chamadas a partir de locais estratégicos de um programa. Veja um exemplo: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // um método que não recebe nenhum argumento // e não retorna nenhum valor static void metodo(){ Console.WriteLine("Sou um método"); } Este método apenas exibe o texto "Sou um método". Veja o uso das chaves { e } para delimitar a área de atuação do método (o corpo do método). A palavra-chave void indica que este método não retorna nenhum valor ao finalizar sua execução enquanto a palavra-chave static é melhor explicada na nossa seção sobre modificadores em C#. Todos os métodos em C# possuem parênteses, os quais servem como marcadores para a lista de parâmetros do método. Parênteses vazios indicam que o método não possui parâmetros.[br][br] Veja agora um trecho de código completo exemplificando a chamada ao método recém-criado: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- // um método que não recebe nenhum argumento // e não retorna nenhum valor static void metodo(){ Console.WriteLine("Sou um método"); } static void Main(string[] args){ // efetua uma chamada ao método metodo(); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como usar a classe FileSystemWatcher em seus programas C#Quantidade de visualizações: 8722 vezes |
Podemos usar objetos da classe FileSystemWatcher quando queremos monitorar mudanças em um determinado diretório do sistema. Estas alterações podem ser observadas em arquivos e subdiretórios do diretório especificado. Usando objetos desta classe nós podemos monitorar modificações em arquivos no computador local, em um drive na rede ou em um computador remoto. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.ComponentModel.Component System.IO.FileSystemWatcher Para adicionar um componente FileSystemWatcher em sua aplicação C# basta localizá-lo na seção Components da Toolbox. Em seguida clique no mesmo e arraste-o para o formulário. Para definir o diretório a ser monitorado, clique no componente, acesse suas propriedades e defina o caminho do diretório na propriedade Path. Um exemplo de diretório poderia ser "C:\arquivo de codigos". Neste exemplo veremos como detectar alterações nos arquivos e sub-diretórios. Desta forma, vá nos eventos do componente FileSystemWatcher e insira o código abaixo para o evento Changed: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- private void fileSystemWatcher1_Changed(object sender, FileSystemEventArgs e){ // vamos verificar o que foi modificado neste diretório textBox1.AppendText("Arquivo: " + e.FullPath + " sofreu alterações: " + e.ChangeType + Environment.NewLine); } Execute a aplicação e experimente criar um arquivo txt no diretório "C:\arquivo de códigos" e modificar seu conteúdo várias vezes. Volte à aplicação e a caixa de texto terá um conteúdo parecido com: Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu alterações: Changed Arquivo: C:\arquivo de codigos\dados2.txt sofreu alterações: Changed |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila C# para iniciantes - Como escrever um laço for infinito em C#Quantidade de visualizações: 10146 vezes |
A linguagem C# permite a criação de laços for infinitos. Para isso, só precisamos omitir as partes de inicialização, teste de condição de parada e incremento ou decremento da variável de controle. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { for (; ; ) { Console.Write("Digite um número inteiro " + "(-1 para sair): "); int valor = int.Parse(Console.ReadLine()); // testa se o valor lido é -1. Se for pára // o laço if (valor == -1) break; // exibe o valor lido Console.WriteLine("Valor lido: {0}", valor); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Digite um número inteiro (-1 para sair): 54 Valor lido: 54 Digite um número inteiro (-1 para sair): 23 Valor lido: 23 Digite um número inteiro (-1 para sair): 90 Valor lido: 90 Digite um número inteiro (-1 para sair): -1 Pressione uma tecla para sair... Veja como usamos a instrução break para sair do laço caso o valor lido seja -1. Observe ainda o uso do método Parse() da classe Int32 para converter a string digitada pelo usuário em um valor do tipo int. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar ou subtrair dias de uma data em C# usando o método AddDays() da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 26772 vezes |
Em algumas situações nossos códigos precisam adicionar ou subtrair dias de uma data. Isso pode ser feito com o auxílio do método AddDays() da estrutura DateTime. Este método recebe o número de dias a serem acrescidos ou substraídos da data representada pelo DateTime atual e retorna um novo DateTime com as devidas modificações. Veja um trecho de código no qual adicionamos 5 dias à data atual: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos adicionar 5 dias à data de hoje DateTime data_futura = hoje.AddDays(5); // exibe a data daqui a cinco dias System.Console.WriteLine("Daqui a 5 dias será {0:d}", data_futura); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } É possível também subtrair dias. Para isso só precisamos fornecer um valor negativo para o método AddDays(). Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- static void Main(string[] args){ // vamos obter a data de hoje DateTime hoje = DateTime.Now; // exibe a data de hoje System.Console.WriteLine("Hoje é {0:d}", hoje); // vamos subtrair 7 dias da data de hoje DateTime data_passado = hoje.AddDays(-7); // exibe a data sete dias atrás System.Console.WriteLine("Há 7 dias era {0:d}", data_passado); // pausa o programa System.Console.Write("\nPressione qualquer tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } Lembre-se, contudo, que o método AddDays() pode disparar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o DateTime resultante for menor que MinValue ou maior que MaxValue. MinValue e MaxValue são os menor e maior valores que um DateTime pode representar. |
C# ::: Windows Forms ::: ListBox |
Como ordenar alfabeticamente os itens de uma ListBox do C# Windows Forms usando a propriedade SortedQuantidade de visualizações: 10424 vezes |
Os itens de uma ListBox podem ser ordenados alfabeticamente definindo-se o valor True para a propriedade Sorted. Em tempo de execução este propriedade pode ser alterada da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // Ordena os itens da lista alfabeticamente listBox1.Sorted = true; } Esta propriedade pode também ser obtida enquanto o programa estiver em execução. Veja um trecho de código no qual clicamos em um botão e exibimos uma mensagem com o valor da propriedade Sorted da ListBox: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { // Obtém o valor da propriedade Sorted MessageBox.Show("Valor da propriedade Sorted: " + listBox1.Sorted); } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: Valor da propriedade Sorted: True |
C# ::: Threads ::: Thread |
Como usar a classe Thread para criar threads em seus programas C#Quantidade de visualizações: 11853 vezes |
A classe Thread permite criar e controlar uma thread, além de definir sua prioridade e obter seu status. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma .NET:System.Object System.Runtime.ConstrainedExecution.CriticalFinalizerObject System.Threading.Thread Um processo pode criar uma ou mais threads para executar parte do código do programa associado a tal processo. Usamos um delegate ThreadStart ou um delegate ParameterizedThreadStart para especificar o código do programa que será executado pela thread. O delegate ParameterizedThreadStart nos permite passar dados para as funções a serem executadas pela thread. Durante seu ciclo de vida, uma thread está sempre em um ou mais dos estados definidos pela enumeração ThreadState. Um nível de prioridade de agendamento, como definido na enumeração ThreadPriority, pode ser requisitado para a thread, mas, este comportamento nem sempre é garantido pelo sistema operacional. O método GetHashCode() fornece identificação para threads gerenciadas. Durante o ciclo de vida de uma thread, seu código de identificação não colidirá com os códigos das demais threads, independente do domínio da aplicação a partir do qual obtemos tal valor. Veja um trecho de código no qual criamos uma thread e a agendamos para execução paralela com a thread principal da aplicação. Note como os valores dos dois laços são exibidos de forma compartilhada pelas duas threads, ou seja, um thread exibe alguns valores e pára, para permitir que a outra faça parte do seu trabalho: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- class Program{ static void Main(string[] args){ // using using System.Threading; // vamos criar uma nova instância da clase Thread // e fornecer o método que será executado Thread thread = new Thread(contar); // vamos agendar a thread para futura execução thread.Start(); // agora vamos contar na thread principal for (int i = 0; i <= 20; i++){ Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode() + ": " + i + ", "); } Console.Write("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } // método que será chamado pela thread static void contar(){ for (int i = 0; i <= 20; i++){ Console.Write("#" + Thread.CurrentThread.GetHashCode() + ": " + i + ", "); } } } Aqui eu usei a sintáxe de criação de objetos da classe Thread que cria uma instância de ThreadStart nos bastidores, ou seja, forneci apenas o método a ser executado pela nova thread. Note também que uma chamada ao método Start() da thread não faz com que a thread seja executada imediatamente. Este método apenas torna a thread elegível para execução, ou seja, no estado "pronta" (Running). É o sistema operacional que determina quando a mesma será executada. |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
Evolução das estruturas Até o início do século XIX os metais exerciam uma função estrutural limitada nas edificações. O aço em abundância e econômico tornou-se disponível pela primeira vez na década de 1850. Assinale a opção correta quanto aos motivos que levaram à expansão da utilização de elementos metálicos em estruturas: Selecione a resposta: A) A utilização do ferro forjado e o sentido estético da época levaram a maior utilização da estrutura metálica. B) Devido à introdução do Processo Bessemer, em que grandes quantidades de ferro podiam ser transformadas em aço, em aproximadamente 20 minutos resultando em um metal com propriedades estruturais bastante superiores ao do ferro fundido. C) A carência de profissionais capacitados, artesãos, em trabalhar a alvenaria de pedra como elemento estrutural levaram a uma mudança em termos de tecnologia estrutural, havendo a utilização da estrutura metálica em larga escala. D) O incremento da urbanização e a necessidade da rapidez na construção de casas para as pessoas que vinham para as cidades trabalhar nas fábricas levaram à larga utilização da estrutura metálica, reduzindo assim, o seu custo. E) A verticalização das cidades e a ousadia dos arquitetos e dos construtores de se construir edifícios cada vez mais altos. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações diretas ou rasas As sapatas são elementos da fundação rasa dimensionadas de modo que as tensões de tração nelas atuantes resistam por meio de uma armadura disposta com essa finalidade, sendo produzidas com concreto armado. Considerando a importância da utilização desse tipo de fundação nas edificações, dimensione uma sapata para um pilar de 30X100 com carga 2.000KN para um σs = 0,5Mpa. Observações: - A sapata não deverá ter nenhuma dimensão menor que 60cm. - Os valores de a e b devem ser escolhidos de modo que a relação entre a e b seja, no máximo, igual a 2,5. - Os valores de a e b devem ser escolhidos de forma que os balanços da sapata, em relação às faces do pilar, sejam iguais nas duas direções. Assinale a alternativa correta. A) a = 240cm e b = 170cm. B) a = 250cm e b = 190cm. C) a = 230cm e b = 150cm. D) a = 245cm e b = 180cm. E) a = 220cm e b = 130cm. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica |
Peso específico relativo O peso específico relativo para líquidos é relacionado com o peso específico da água em condições padrão de temperatura e pressão. Sabendo que o peso específico relativo de uma substância é de 0,8, determine o seu peso específico. A) 0,8N/m3. B) 8N/m3. C) 8000N/m3. D) 0,8kg/m3. E) 0,8m3/kg. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Madeiras Com o avanço tecnológico, a construção civil tem se beneficiado significativamente com o desenvolvimento de diversos tipos de madeiras que oferecem soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis. Essa evolução permitiu a criação de materiais que atendem às demandas específicas dos projetos, garantindo alta resistência, durabilidade e versatilidade. Em relação aos tipos de madeiras, considere V para verdadeiro e F para falso: ( ) A madeira serrada é o produto resultante do corte longitudinal de toras ou toretes de árvores por uma serra. ( ) A madeira reconstituída é composta por várias camadas finas de madeira sobrepostas e coladas em direções alternadas. ( ) A madeira compensada é produzida a partir do processamento da madeira natural em fibras, partículas ou lâminas, que são, então, reunidas e prensadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. A) F, F e F. B) F, F e V. C) F, V e V. D) V, F e F. E) V, V e F. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Dimensionamento de pilares de extremidade O índice de esbeltez de um pilar de extremidade pode ser considerado um parâmetro de verificação da resistência desses elementos à flambagem. Em sua determinação, consideram-se o comprimento equivalente e o raio de giração do pilar. Analise o pilar a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao coeficiente de esbeltez nas direções x e y do referido pilar. ![]() A) 50,63 na direção x e 15,5 na direção y. B) 35,75 na direção x e 58,63 na direção y. C) 85,45 na direção x e 25,67 na direção y. D) 71,51 na direção x e 23,84 na direção y. E) 70,35 na direção x e 35,68 na direção y. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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