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Listando todos os arquivos e subdiretórios em um diretórioQuantidade de visualizações: 10626 vezes |
static void Main(string[] args) { // using System.IO string diretorio = @"c:estudos"; string[] arq_dirs = Directory.GetFileSystemEntries(diretorio); foreach (string arq_dir in arq_dirs) { Console.WriteLine(arq_dir); } Console.ReadKey(); } |
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C# ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C# dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1391 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem C# que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // x e y do primeiro ponto Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: "); double x1 = double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: "); double y1 = double.Parse(Console.ReadLine()); // x e y do segundo ponto Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: "); double x2 = double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: "); double y2 = double.Parse(Console.ReadLine()); // agora vamos calcular o coeficiente angular double m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // e mostramos o resultado Console.WriteLine("O coeficiente angular é: " + m); Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código em linguagem C# nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0,6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // x e y do primeiro ponto Console.Write("Informe a coordenada x do primeiro ponto: "); double x1 = double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe a coordenada y do primeiro ponto: "); double y1 = double.Parse(Console.ReadLine()); // x e y do segundo ponto Console.Write("Informe a coordenada x do segundo ponto: "); double x2 = double.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe a coordenada y do segundo ponto: "); double y2 = double.Parse(Console.ReadLine()); // vamos obter o comprimento do cateto oposto double cateto_oposto = y2 - y1; // e agora o cateto adjascente double cateto_adjascente = x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) double tetha = Math.Atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular double tangente = Math.Tan(tetha); // e mostramos o resultado Console.WriteLine("O coeficiente angular é: " + tangente); Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado |
C# Windows Forms - Como verificar o estado da tecla Num Lock em suas aplicações C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 8152 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar o estado da tecla Num Lock (que ativa ou desativa o teclado numérico), ou seja, precisamos saber se ela está ou não ativada. Em C# isso pode ser feito de duas formas: 1) A forma mais simples, oferecida no .NET Framework a partir da versão 2.0; 2) Usando código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Vamos começar com a forma mais fácil, disponível no .NET Framework a partir da versão 2.0: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada if(Control.IsKeyLocked(Keys.NumLock)){ MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada"); } else{ MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada"); } } Aqui nós usamos o método IsKeyLocked() da classe Control e fornecemos como argumento a constante NumLock, da enumeração Keys. A segunda forma consiste em usar código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Para isso devemos seguir os seguintes passos: a) Adicionar using System.Runtime.InteropServices; na seção de importações. b) Adicionar o código abaixo no corpo da classe, como um método: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // Função com código não gerenciado que obtém o estado de uma // determinada tecla [DllImport("user32.dll", CharSet = CharSet.Auto, ExactSpelling = true, CallingConvention = CallingConvention.Winapi)] public static extern short GetKeyState(int keyCode); c) Adicione o código abaixo no evento Click de um botão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o estado da tecla Num Lock como um boolean bool NumLock = (((ushort)GetKeyState(0x90)) & 0xffff) != 0; // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada if(NumLock){ MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada"); } else{ MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada"); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar um caractere a partir de seu código ASCII em C# usando o método ToChar() da classe ConvertQuantidade de visualizações: 134 vezes |
A classe Convert, do namespace System, possui vários métodos que possibilitam a conversão entre tipos base. Um destes métodos nos permitem informar um número inteiro e obter o caractere ou letra correspondente. Veja um techo de código no qual informamos o valor 65 e obtemos, como retorno, a letra "A": ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { int codigo = 65; char letra = Convert.ToChar(codigo); Console.WriteLine("A letra para o código ASCII {0} é {1}", codigo, letra); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código C# nós teremos o seguinte resultado: A letra para o código ASCII 65 é A |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
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