Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Python ::: wxPython ::: Gerenciadores de Layout do wxPython

Como usar o gerenciador de layout BoxSizer em suas aplicações wxPython

Quantidade de visualizações: 23 vezes
O gerenciador de layout BoxSizer do wxPython é o mais comum em aplicações Python usando interfaces gráficas do usuário, ou seja, aplicações GUI.

Este gerenciador de layout nos permite agrupar vários controles em uma linha ou coluna, e podemos ainda colocar um BoxSizer dentro de outro BoxSizer, o que resulta em layouts bem mais complexos.

Para definir se os controles serão colocados na vertical ou horizontal nós podemos usar os valores wx.VERTICAL ou wx.HORIZONTAL no construtor da classe BoxSizer para ajustar a orientação do layout.

Veja uma aplicação wxPython completa na qual colocamos três botões wx.Button na janela principal do programa, dispostos na horizontal:

----------------------------------------------------------------------
Precisa de ajuda? Chama no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)

Este código foi útil? Paga um cafezinho pra mim :-(
PIX: osmar@arquivodecodigos.com.br 
----------------------------------------------------------------------

# vamos importar o framework wxPython 
import wx

# classe que representará a janela principal da
# aplicação wxPython
class JanelaPrincipal(wx.Frame):
  # o método construtor
  def __init__(self, *args, **kw):
    # chama o construtor da classe wx.Frame
    super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw)

    # chama a função que inicializa a GUI
    self.InicializarGUI()

  # função que inicializa a GUI do programa
  def InicializarGUI(self):
    # vamos criar um painel
    painel = wx.Panel(self)
    # definimos a cor de fundo para o painel
    painel.SetBackgroundColour(wx.WHITE)
    
    # criamos um BoxSizer
    vbox = wx.BoxSizer(wx.HORIZONTAL)

    # vamos criar três botões e adicioná-los ao BoxSizer
    btn1 = wx.Button(painel, label='Produtos', size=(90, 30)) 
    btn2 = wx.Button(painel, label='Clientes', size=(90, 30))
    btn3 = wx.Button(painel, label='Fornecedores', size=(90, 30))
    vbox.Add(btn1, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
    vbox.Add(btn2, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
    vbox.Add(btn3, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)

    # colocamos o sizer no painel
    painel.SetSizer(vbox)

    # definimos o tamanho da janela
    self.SetSize((450, 350))
    # definimos o título da janela
    self.SetTitle('O gerenciador de layout BoxSizer')
    # e centralizamos a janela
    self.Centre()

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos criar a aplicação wxPython
  app = wx.App()
  janela_principal = JanelaPrincipal(None)
  janela_principal.Show()
  app.MainLoop()

if __name__ == "__main__":
  main()

Note o uso de um objeto wx.Panel para a criação de um painel no qual colocaremos o BoxSizer. Observe também o uso das flags wx.LEFT|wx.TOP para ajustarmos as bordas ao redor de cada um dos botões inseridos no gerenciador de layout.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 30 usuários muito felizes estudando em nosso site.