![]() |
|
||||
![]() Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
Como habilitar ou desabilitar um TextBoxQuantidade de visualizações: 16610 vezes |
private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { textBox1.Enabled = true; // habilita } private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { textBox1.Enabled = false; // desabilita } |
![]() |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
||||
Como retornar uma substring de uma string C# usando o método Substring() da classe String - C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 32696 vezes |
||||
Esta dica mostra como obter parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, extrair uma substring a partir de uma string. Isso pode ser feito por meio da função Substring() da classe String da linguagem C#. Veja que temos que fornecer o índice do primeiro caractere (começando em 0) e a quantidade de caracteres que serão obtidos. Veja o código completo para o exemplo:
Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A frase é: Gosto muito de C# Substring obtida: muito | ||||
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
||||
Como criar um subdiretório em C# usando a função CreateSubdirectory() da classe DirectoryInfo - Curso de C# para iniciantesQuantidade de visualizações: 55 vezes |
||||
Em várias situações nós precisamos criar subdiretórios usando C#. Para isso nós podemos usar o método CreateSubdirectory() da classe DirectoryInfo. Veja como isso pode ser feito no trecho de código a seguir:
Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Subdiretório criado com sucesso | ||||
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Image |
||||||||
Gráficos C# Windows Forms - Como usar a classe Image em suas aplicações C#Quantidade de visualizações: 6384 vezes |
||||||||
A classe Image, do namespace System.Drawing (no assemply System.Drawing.dll) é uma classe abstrata de base que fornece funcionalidades para as classes derivadas Bitmap e Metafile (que são classes concretas e sealed, ou seja, não podem ter suas funcionalidades herdadas por outras classes). Por ser uma classe abstrata, não podemos criar novas instâncias de Image (usando new()). Em vez disso nós a usamos apenas para chamar seus métodos estáticos ou como referência para as classes derivadas. Veja um trecho de código no qual carregamos um bitmap e o exibimos em um PictureBox:
Veja que declaramos uma Image e a usamos como referência a um Bitmap. É claro que podemos perfeitamente trocar a linha: Image imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); por: Bitmap imagem = new Bitmap(@"C:\estudos_csharp_wf\logo.bmp", true); O código compila normalmente, mas aí perdemos todo o poder que o polimorfismo nos entrega. Sempre que possível, devemos programar em cima das interfaces, superclasses e classes abstratas. Além dos métodos estáticos, a classe Image fornece várias propriedades. Veja uma modificação do exemplo anterior no qual obtemos a largura e a altura da imagem que foi carregada:
Depois de carregada a imagem você verá uma mensagem parecida com: A imagem carregada possui a largura de 80 pixels e altura de 50 pixels. | ||||||||
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C# |
Veja mais Dicas e truques de C# |
Dicas e truques de outras linguagens |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |