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Escreva um programa que leia o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação em relação ao alistamento militar - Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 29 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa que leia o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação em relação ao alistamento militar. - Se estiver antes dos 18 anos, mostre em quantos anos faltam para o alistamento. - Se já tiver depois dos 18 anos, mostre quantos anos já se passaram do alistamento. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano atual: 2025 Informe o ano do seu nascimento: 1980 Você tem 45 anos. Já se passaram 27 anos do alistamento militar. Informe o ano atual: 2025 Informe o ano do seu nascimento: 2007 Você tem 18 anos. Você já tem idade suficiente para fazer o alistamento militar. Informe o ano atual: 2025 Informe o ano do seu nascimento: 2009 Você tem 16 anos. Faltam 2 anos para você fazer o alistamento militar. Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Ler o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação" var // variáveis usadas na resolução do problema ano_nasc, ano_atual, idade, anos_faltam, anos_passaram: inteiro // função principal do programa inicio // vamos pedir para o usuário informar o ano atual escreva("Informe o ano atual: ") leia(ano_atual) // vamos pedir para o usuário informar o ano de nascimento escreva("Informe o ano do seu nascimento: ") leia(ano_nasc) // vamos calcular a idade do usuário idade <- ano_atual - ano_nasc // vamos calcular os anos que faltam para o alistamento anos_faltam <- 18 - idade // vamos calcular os anos que já se passaram do alistamento anos_passaram <- idade - 18 // vamos mostrar os resultados escreval() se (idade < 18) entao escreval("Você tem ", idade, " anos.") escreval("Faltam ", anos_faltam, " anos para o alistamento.") senao se (idade = 18) entao escreval("Você tem ", idade, " anos.") escreval("Você já tem idade para o alistamento militar.") senao escreval("Você tem ", idade, " anos.") escreval("Já se passaram ", anos_passaram, " anos do alistamento.") fimse fimse fimalgoritmo |
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Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 765 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema ano: inteiro inicio // vamos solicitar que o usuário informe um ano escreva("Informe o ano: ") leia(ano) // vamos verificar se o ano informado é bissexto se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao escreva("O ano informado é bissexto.") senao escreva("O ano informado não é bissexto.") fimse fimalgoritmo |
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Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímparQuantidade de visualizações: 913 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número: 14 O número é par Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar" Var // variáveis usadas na resolução do problema numero: inteiro Inicio // vamos pedir para o usuário informar o número escreva("Informe um número: ") leia(numero) // vamos testar se o número é par ou ímpar se numero mod 2 = 0 entao escreval("O número é par") senao escreval("O número é ímpar") fimse Fimalgoritmo Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão. |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlgQuantidade de visualizações: 334 vezes |
Pergunta/Tarefa: A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo. Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor do carro sem desconto: 25000 Informe o ano do carro: 2010 Desconto concedido: 1750 Valor do carro com desconto: 23250 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 30500 Informe o ano do carro: 1985 Desconto concedido: 3660 Valor do carro com desconto: 26840 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 16800 Informe o ano do carro: 1990 Desconto concedido: 2016 Valor do carro com desconto: 14784 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N Total de carros com ano até 2000: 2 Total geral a pagar: 64874 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos" var // variáveis usadas na resolução do problema valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real total_geral: real ano: inteiro total_carros_ano_2000: inteiro resposta: caractere inicio // vamos inicializar os valores de algumas variáveis total_geral <- 0 total_carros_ano_2000 <- 0 // repete até que o usuário informe o valor "N" repita // vamos ler o valor do carro sem desconto escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ") leia(valor_carro) // vamos ler o ano do carro escreva("Informe o ano do carro: ") leia(ano) // o ano é menor ou igual a 2000 se ano <= 2000 entao valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0) // vamos somar mais este carro total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1 senao valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0) fimse // calculamos o valor do carro com o desconto valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto) escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto) // somamos mais este valor ao total geral total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ") leia(resposta) // adiciona uma quebra de linha escreval() ate resposta = "N" // mostramos os resultados escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000) escreval("Total geral a pagar: ", total_geral) fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 462 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema lado_a, lado_b, lado_c: inteiro inicio // vamos ler o primeiro lado do triângulo escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ") leia(lado_a) // vamos ler o segundo lado do triângulo escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ") leia(lado_b) // vamos ler o terceiro lado do triângulo escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ") leia(lado_c) // os lados informados formam um triângulo? se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao escreval("O triângulo é equilátero") senao // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao escreval("O triângulo é isósceles") senao // é escaleno escreval("O triângulo é escaleno") fimse fimse senao escreval("Os lados informados não formam um triângulo.") fimse fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlgQuantidade de visualizações: 376 vezes |
Pergunta/Tarefa: Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais: Galinhas = 2 patas Vacas = 4 patas Porcos = 4 patas O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda. Sua saída deve ser parecida com: Informe a quantidade de galinhas: 8 Informe a quantidade de vacas: 3 Informe a quantidade de porcos: 11 Quantidade de animais: 22 Quantidade de patas: 72 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro inicio // vamos ler a quantidade de cada animal escreva("Informe a quantidade de galinhas: ") leia(quant_galinhas) escreva("Informe a quantidade de vacas: ") leia(quant_vacas) escreva("Informe a quantidade de porcos: ") leia(quant_porcos) // vamos calcular a quantidade de animais quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais) // vamos calcular a quantidade de patas quant_patas_total <- quant_galinhas * 2 quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4) quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4) escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total) fimalgoritmo |
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Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlgQuantidade de visualizações: 1648 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg" Var // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes a, b, c: real // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real Inicio // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante <- (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se discriminante > 0 então raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a) raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) senão // a equação possui uma única solução real? se discriminante = 0 então raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) // a equação não possui solução real? senão raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) fimse fimse Fimalgoritmo Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular salário líquido em VisuAlg - Calculando o salário líquido de um professorQuantidade de visualizações: 887 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor da hora aula: 28 Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12 Informe o percentual de desconto do INSS: 8 Salário Bruto: R$ 336,00 Total de Descontos: R$ 26,88 Salário Líquido: R$ 309,12 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Cálculo de Salário Bruto e Líquido em VisuAlg" Var // variáveis usadas para resolver o problema valor_hora_aula: real horas_trabalhadas: inteiro percentual_desconto_inss: real salario_bruto: real salario_liquido: real total_desconto: real Inicio // vamos ler o valor do hora aula escreva("Informe o valor da hora aula: ") leia(valor_hora_aula) // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês escreva("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ") leia(horas_trabalhadas) // vamos ler o percentual de desconto do INSS escreva("Informe o percentual de desconto do INSS: ") leia(percentual_desconto_inss) // vamos calcular o salário bruto salario_bruto <- valor_hora_aula * horas_trabalhadas // agora calculamos o total do desconto total_desconto <- (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto // finalmente calculamos o salário líquido salario_liquido <- salario_bruto - total_desconto // mostramos o resultado escreval("Salário Bruto: R$ ", salario_bruto:2:2) escreval("Total de Descontos: R$ ", total_desconto:2:2) escreval("Salário Líquido: R$ ", salario_liquido:2:2) Fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessáriasQuantidade de visualizações: 287 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a potência da lâmpada (em watts): 100 Informe a largura do cômodo (em metros): 6 Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4 Serão necessárias 4 lâmpadas. Veja a resolução completa para o exercício em VisuAlg, comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como calcular o número de lâmpadas necessárias" var // variáveis usadas na resolução do problema potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo: real area_comodo, potencia_total: real quant_lampadas: inteiro inicio // vamos ler a potência da lâmpada escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ") leia(potencia_lampada) // vamos ler a largura do cômodo escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ") leia(largura_comodo) // agora vamos ler o comprimento do cômodo escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ") leia(comprimento_comodo) // agora vamos calcular a área do cômodo area_comodo <- largura_comodo * comprimento_comodo // calculamos a potência total necessária para iluminar // todo o cômodo potencia_total <- area_comodo * 18 // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias quant_lampadas <- Int(potencia_total / potencia_lampada) // será necessário no mínimo uma lâmpada se quant_lampadas = 0 entao quant_lampadas <- quant_lampadas + 1 fimse // e mostramos o resultado escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.") fimalgoritmo |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão Pensando no papel dos códigos de conduta ética desenvolvidos pelas empresas, qual afirmativa a seguir é incorreta? A) Podem ser apresentados através das políticas e objetivos da empresa, bem como pode ser repassado de modo informal através da cultura da empresa. B) Em geral, os códigos abordam temas relativos à qualidade dos serviços e produtos, assuntos sigilosos, tratamento de clientes e fornecedores, entre outros. C) O código de ética é a referência suprema para conduta dos funcionários, sendo, inclusive, mais relevante que as leis e códigos das entidades de classe em uma situação de impasse. D) Você deve sempre procurar seguir o código de conduta ética de sua empresa, o que lhe orientará na qualidade do trabalho e relacionamento com colegas, clientes e fornecedores. E) É correto, em uma entrevista de trabalho, abordar o código de ética da organização, solicitando-o e perguntando sobre alguma temática. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia |
No que toca à extensão, qual bacia hidrográfica é considerada a maior bacia do mundo? A) Bacia Amazônica. B) Bacia Platina. C) Bacia Chinesa. D) Bacia do Rio Grande. E) Bacia do Rio da Prata. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil |
Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas As instalações hidráulicas consistem nos sistemas de distribuição de água fria e quente, bem como nos sistemas de coleta de esgoto sanitário e águas pluviais. Relacione as colunas a seguir, referentes aos dispositivos empregados em instalações hidráulicas. 1. Tubos rígidos de PVC. 2. Registros de gaveta. 3. Registros de pressão. 4. Sifão. ( ) Dispositivo utilizado para controlar o fluxo de vazão em uma instalação hidráulica. ( ) Dispositivo empregado com o objetivo de impedir o retorno de odores do esgoto sanitário. ( ) Dispositivo utilizado para interromper o fluxo de vazão em uma instalação hidráulica. ( ) Dispositivo de utilização inviável em instalações prediais de água quente. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo. A) 1 - 2 - 3 - 4. B) 3 - 4 - 1 - 2. C) 4 - 3 - 1 - 2. D) 2 - 1 - 3 - 4. E) 3 - 4 - 2 - 1. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Fundações |
Fundações profundas Fundações profundas podem ser classificadas de diferentes maneiras. Uma forma de distinguir os diferentes tipos de estaca é pelo material empregado em sua composição. Com base no exposto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições a seguir, sobre estacas de madeira. ( ) A madeira em contato com o oxigênio do ar tende a apresentar fungos que inibem a deterioração do material. ( ) As estacas de madeira apodrecem rapidamente se mantidas permanentemente debaixo d'água. ( ) No Brasil, estacas de madeira são amplamente utilizadas de forma permanente em obras comerciais e residenciais. Assinale a alternativa que indica, de cima para baixo, a ordem correta. A) V, F, F. B) V, V, V. C) F, F, F. D) F, F, V. E) V, V, F. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Principais Normas Brasileiras para Concreto Armado A ABNT é o órgão brasileiro responsável pela normatização técnica do Brasil, o qual fornece insumos para o desenvolvimento tecnológico, por meio de normativas que buscam a qualidade em qualquer tipo de trabalho. Em se tratando da ABNT, das NBRs e do uso do concreto, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual é a NBR que se refere ao procedimento para projeto de estruturas de concreto armado: A) NBR 6123. B) NBR 6120. C) NBR 6118. D) NBR 7187. E) NBR 8681. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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