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Escreva um programa que leia o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação em relação ao alistamento militar - Exercícios Resolvidos de VisuAlg

Quantidade de visualizações: 29 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa que leia o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação em relação ao alistamento militar.

- Se estiver antes dos 18 anos, mostre em quantos anos faltam para o alistamento.
- Se já tiver depois dos 18 anos, mostre quantos anos já se passaram do alistamento.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano atual: 2025
Informe o ano do seu nascimento: 1980

Você tem 45 anos.
Já se passaram 27 anos do alistamento militar.

Informe o ano atual: 2025
Informe o ano do seu nascimento: 2007

Você tem 18 anos.
Você já tem idade suficiente para fazer o alistamento militar.

Informe o ano atual: 2025
Informe o ano do seu nascimento: 2009

Você tem 16 anos.
Faltam 2 anos para você fazer o alistamento militar.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Ler o ano de nascimento de um rapaz e mostre a sua situação"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ano_nasc, ano_atual, idade, anos_faltam, anos_passaram: inteiro

// função principal do programa
inicio
  // vamos pedir para o usuário informar o ano atual
  escreva("Informe o ano atual: ")
  leia(ano_atual)

  // vamos pedir para o usuário informar o ano de nascimento
  escreva("Informe o ano do seu nascimento: ")
  leia(ano_nasc)

  // vamos calcular a idade do usuário
  idade <- ano_atual - ano_nasc

  // vamos calcular os anos que faltam para o alistamento
  anos_faltam <- 18 - idade

  // vamos calcular os anos que já se passaram do alistamento
  anos_passaram <- idade - 18

  // vamos mostrar os resultados
  escreval()
  se (idade < 18) entao
    escreval("Você tem ", idade, " anos.")
    escreval("Faltam ", anos_faltam, " anos para o alistamento.")
  senao
    se (idade = 18) entao
      escreval("Você tem ", idade, " anos.")
      escreval("Você já tem idade para o alistamento militar.")
    senao
      escreval("Você tem ", idade, " anos.")
      escreval("Já se passaram ", anos_passaram, " anos do alistamento.")
    fimse
  fimse

fimalgoritmo


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VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 765 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  ano: inteiro

inicio
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  escreva("Informe o ano: ")
  leia(ano)

  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao
    escreva("O ano informado é bissexto.")
  senao
    escreva("O ano informado não é bissexto.")
  fimse

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímpar

Quantidade de visualizações: 913 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número: 14
O número é par
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  numero: inteiro

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar o número
  escreva("Informe um número: ")
  leia(numero)

  // vamos testar se o número é par ou ímpar
  se numero mod 2 = 0 entao
    escreval("O número é par")
  senao
    escreval("O número é ímpar")
  fimse

Fimalgoritmo

Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg

Quantidade de visualizações: 334 vezes
Pergunta/Tarefa:

A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo.

Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o valor do carro sem desconto: 25000
Informe o ano do carro: 2010
Desconto concedido: 1750
Valor do carro com desconto: 23250
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 30500
Informe o ano do carro: 1985
Desconto concedido: 3660
Valor do carro com desconto: 26840
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S

Informe o valor do carro sem desconto: 16800
Informe o ano do carro: 1990
Desconto concedido: 2016
Valor do carro com desconto: 14784
Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N

Total de carros com ano até 2000: 2
Total geral a pagar: 64874
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real
  total_geral: real
  ano: inteiro
  total_carros_ano_2000: inteiro
  resposta: caractere

inicio
  // vamos inicializar os valores de algumas variáveis
  total_geral <- 0
  total_carros_ano_2000 <- 0

  // repete até que o usuário informe o valor "N"
  repita
    // vamos ler o valor do carro sem desconto
    escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ")
    leia(valor_carro)

    // vamos ler o ano do carro
    escreva("Informe o ano do carro: ")
    leia(ano)

    // o ano é menor ou igual a 2000
    se ano <= 2000 entao
      valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0)
      // vamos somar mais este carro
      total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1
    senao
      valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0)
    fimse

    // calculamos o valor do carro com o desconto
    valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto
    escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto)
    escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto)

    // somamos mais este valor ao total geral
    total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto

    // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros
    escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ")
    leia(resposta)

    // adiciona uma quebra de linha
    escreval()
  ate resposta = "N"

  // mostramos os resultados
  escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000)
  escreval("Total geral a pagar: ", total_geral)

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 462 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado_a, lado_b, lado_c: inteiro

inicio
  // vamos ler o primeiro lado do triângulo
  escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_a)

  // vamos ler o segundo lado do triângulo
  escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ")
  leia(lado_b)

  // vamos ler o terceiro lado do triângulo
  escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ")
  leia(lado_c)

  // os lados informados formam um triângulo?
  se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e 
    (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao
    // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
    se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao
      escreval("O triângulo é equilátero")
    senao
      // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
      se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      senao
        // é escaleno
        escreval("O triângulo é escaleno")
      fimse
    fimse
  senao
    escreval("Os lados informados não formam um triângulo.")
  fimse

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 376 vezes
Pergunta/Tarefa:

Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais:

Galinhas = 2 patas
Vacas = 4 patas
Porcos = 4 patas

O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de galinhas: 8
Informe a quantidade de vacas: 3
Informe a quantidade de porcos: 11
Quantidade de animais: 22
Quantidade de patas: 72
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro
  quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro
  
inicio
  // vamos ler a quantidade de cada animal
  escreva("Informe a quantidade de galinhas: ")
  leia(quant_galinhas)
  escreva("Informe a quantidade de vacas: ")
  leia(quant_vacas)
  escreva("Informe a quantidade de porcos: ")
  leia(quant_porcos)

  // vamos calcular a quantidade de animais
  quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos
  escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais)

  // vamos calcular a quantidade de patas
  quant_patas_total <- quant_galinhas * 2
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4)
  quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4)
  escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total)

fimalgoritmo



VisuAlg ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 1648 vezes
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg

Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação.

Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a &#8800; 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita.

Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0.

Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente.

Como resolver uma equação do 2º grau

Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns:

a) Fórmula de Bhaskara;
b) Soma e produto.

O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa.

Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara

Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja:

\[\Delta =b^2-4ac\]

Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades:

a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais.
b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real.
c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real.

Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara:

\[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\]

Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação:

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Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  // os coeficientes
  a, b, c: real
  // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante
  raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real

Inicio
  // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes
  escreva("Valor do coeficiente a: ")
  leia(a)
  escreva("Valor do coeficiente b: ")
  leia(b)
  escreva("Valor do coeficiente c: ")
  leia(c)

  // vamos calcular o discriminante
  discriminante <- (b * b) - (4 * a * c)

  // a equação possui duas soluções reais?
  se discriminante > 0 então
    raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a)
    raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a)
    escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
  senão
    // a equação possui uma única solução real?
    se discriminante = 0 então
      raiz1 <- -b / (2 * a)
      raiz2 <- -b / (2 * a)
      escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2)
    // a equação não possui solução real?
    senão
      raiz1 <- -b / (2 * a)
      raiz2 <- -b / (2 * a)
      imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a)
      escreva("Existem duas raízes complexas: ")
      escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria)
    fimse
  fimse

Fimalgoritmo

Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado:

Valor do coeficiente a: 1
Valor do coeficiente b: 2
Valor do coeficiente c: -3
Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular salário líquido em VisuAlg - Calculando o salário líquido de um professor

Quantidade de visualizações: 887 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor da hora aula: 28
Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12
Informe o percentual de desconto do INSS: 8
Salário Bruto: R$ 336,00
Total de Descontos: R$ 26,88
Salário Líquido: R$ 309,12
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Algoritmo "Cálculo de Salário Bruto e Líquido em VisuAlg"

Var
  // variáveis usadas para resolver o problema
  valor_hora_aula: real
  horas_trabalhadas: inteiro
  percentual_desconto_inss: real
  salario_bruto: real
  salario_liquido: real
  total_desconto: real

Inicio
  // vamos ler o valor do hora aula
  escreva("Informe o valor da hora aula: ")
  leia(valor_hora_aula)

  // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês
  escreva("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ")
  leia(horas_trabalhadas)

  // vamos ler o percentual de desconto do INSS
  escreva("Informe o percentual de desconto do INSS: ")
  leia(percentual_desconto_inss)

  // vamos calcular o salário bruto
  salario_bruto <- valor_hora_aula * horas_trabalhadas

  // agora calculamos o total do desconto
  total_desconto <- (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto

  // finalmente calculamos o salário líquido
  salario_liquido <- salario_bruto - total_desconto

  // mostramos o resultado
  escreval("Salário Bruto: R$ ", salario_bruto:2:2)
  escreval("Total de Descontos: R$ ", total_desconto:2:2)
  escreval("Salário Líquido: R$ ", salario_liquido:2:2)

Fimalgoritmo



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias

Quantidade de visualizações: 287 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg para calcular e imprimir o número de lâmpadas necessárias para iluminar um determinado cômodo de uma residência. Dados de entrada: a potência da lâmpada utilizada (em watts), as dimensões (largura e comprimento, em metros) do cômodo. Considere que a potência necessária é de 18 watts por metro quadrado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a potência da lâmpada (em watts): 100
Informe a largura do cômodo (em metros): 6
Informe o comprimento do cômodo (em metros): 4
Serão necessárias 4 lâmpadas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em VisuAlg, comentada linha a linha:

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algoritmo "Como calcular o número de lâmpadas necessárias"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  potencia_lampada, largura_comodo, comprimento_comodo: real
  area_comodo, potencia_total: real
  quant_lampadas: inteiro

inicio
  // vamos ler a potência da lâmpada
  escreva("Informe a potência da lâmpada (em watts): ")
  leia(potencia_lampada)

  // vamos ler a largura do cômodo
  escreva("Informe a largura do cômodo (em metros): ")
  leia(largura_comodo)

  // agora vamos ler o comprimento do cômodo
  escreva("Informe o comprimento do cômodo (em metros): ")
  leia(comprimento_comodo)

  // agora vamos calcular a área do cômodo
  area_comodo <- largura_comodo * comprimento_comodo

  // calculamos a potência total necessária para iluminar
  // todo o cômodo
  potencia_total <- area_comodo * 18

  // e finalmente calculamos a quantidade de lâmpadas necessárias
  quant_lampadas <- Int(potencia_total / potencia_lampada)

  // será necessário no mínimo uma lâmpada
  se quant_lampadas = 0 entao
    quant_lampadas <- quant_lampadas + 1
  fimse

  // e mostramos o resultado
  escreva("Serão necessárias ", quant_lampadas, " lâmpadas.")

fimalgoritmo



Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

Ética, Legislação e Entidades que regulamentam a profissão

Pensando no papel dos códigos de conduta ética desenvolvidos pelas empresas, qual afirmativa a seguir é incorreta?

A) Podem ser apresentados através das políticas e objetivos da empresa, bem como pode ser repassado de modo informal através da cultura da empresa.

B) Em geral, os códigos abordam temas relativos à qualidade dos serviços e produtos, assuntos sigilosos, tratamento de clientes e fornecedores, entre outros.

C) O código de ética é a referência suprema para conduta dos funcionários, sendo, inclusive, mais relevante que as leis e códigos das entidades de classe em uma situação de impasse.

D) Você deve sempre procurar seguir o código de conduta ética de sua empresa, o que lhe orientará na qualidade do trabalho e relacionamento com colegas, clientes e fornecedores.

E) É correto, em uma entrevista de trabalho, abordar o código de ética da organização, solicitando-o e perguntando sobre alguma temática.
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Vamos testar seus conhecimentos em Hidrologia

No que toca à extensão, qual bacia hidrográfica é considerada a maior bacia do mundo?

A) Bacia Amazônica.

B) Bacia Platina.

C) Bacia Chinesa.

D) Bacia do Rio Grande.

E) Bacia do Rio da Prata.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Construção Civil

Processos e técnicas construtivas de instalações elétricas e hidráulicas

As instalações hidráulicas consistem nos sistemas de distribuição de água fria e quente, bem como nos sistemas de coleta de esgoto sanitário e águas pluviais. Relacione as colunas a seguir, referentes aos dispositivos empregados em instalações hidráulicas.

1. Tubos rígidos de PVC.

2. Registros de gaveta.

3. Registros de pressão.

4. Sifão.

( ) Dispositivo utilizado para controlar o fluxo de vazão em uma instalação hidráulica.

( ) Dispositivo empregado com o objetivo de impedir o retorno de odores do esgoto sanitário.

( ) Dispositivo utilizado para interromper o fluxo de vazão em uma instalação hidráulica.

( ) Dispositivo de utilização inviável em instalações prediais de água quente.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta, de cima para baixo.

A) 1 - 2 - 3 - 4.

B) 3 - 4 - 1 - 2.

C) 4 - 3 - 1 - 2.

D) 2 - 1 - 3 - 4.

E) 3 - 4 - 2 - 1.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações profundas

Fundações profundas podem ser classificadas de diferentes maneiras. Uma forma de distinguir os diferentes tipos de estaca é pelo material empregado em sua composição.

Com base no exposto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as proposições a seguir, sobre estacas de madeira.

( ) A madeira em contato com o oxigênio do ar tende a apresentar fungos que inibem a deterioração do material.

( ) As estacas de madeira apodrecem rapidamente se mantidas permanentemente debaixo d'água.

( ) No Brasil, estacas de madeira são amplamente utilizadas de forma permanente em obras comerciais e residenciais.

Assinale a alternativa que indica, de cima para baixo, a ordem correta.

A) V, F, F.

B) V, V, V.

C) F, F, F.

D) F, F, V.

E) V, V, F.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Principais Normas Brasileiras para Concreto Armado

A ABNT é o órgão brasileiro responsável pela normatização técnica do Brasil, o qual fornece insumos para o desenvolvimento tecnológico, por meio de normativas que buscam a qualidade em qualquer tipo de trabalho.

Em se tratando da ABNT, das NBRs e do uso do concreto, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual é a NBR que se refere ao procedimento para projeto de estruturas de concreto armado:

A) NBR 6123.

B) NBR 6120.

C) NBR 6118.

D) NBR 7187.

E) NBR 8681.
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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
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