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Numa promoção exclusiva para o Dia da Mulher, uma loja quer dar descontos para todos, mas especialmente para mulheres. Faça um programa - Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 16 vezes |
Pergunta/Tarefa: Numa promoção exclusiva para o Dia da Mulher, uma loja quer dar descontos para todos, mas especialmente para mulheres. Faça um programa que leia nome, sexo e o valor das compras do cliente e calcule o preço com desconto. Sabendo que: - Homens ganham 5% de desconto - Mulheres ganham 13% de desconto Sua saída deverá ser parecida com: Informe o nome do(a) cliente: GUSTAVO SILVA Informe o sexo (M/F): M Informe o valor da compra: 850 Nome do cliente: GUSTAVO SILVA Sexo: M Valor da compra: 850 Desconto obtido: 42.5 Valor a pagar: 807.5 Informe o nome do(a) cliente: MILENA XAVIER Informe o sexo (M/F): F Informe o valor da compra: 850 Nome do cliente: MILENA XAVIER Sexo: F Valor da compra: 850 Desconto obtido: 110.5 Valor a pagar: 739.5 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Numa promoção exclusiva para o Dia da Mulher" var // variáveis usadas na resolução do problema nome, sexo: caractere valor_compra, desconto, valor_pagar: real // função principal do programa inicio // vamos ler o nome do(a) cliente escreva("Informe o nome do(a) cliente: ") leia(nome) // vamos ler o sexo do(a) cliente escreva("Informe o sexo (M/F): ") leia(sexo) // vamos ler o valor da compra escreva("Informe o valor da compra: ") leia(valor_compra) // agora vamos calcular o desconto de acordo com o sexo // do(a) cliente se (sexo = "M") entao // aplica o desconto de 5% desconto <- (5 / 100) * valor_compra senao // aplica o desconto de 13% desconto <- (13 / 100) * valor_compra fimse // agora que já temos o desconto, vamos calcular o valor // a pagar valor_pagar <- valor_compra - desconto // e mostramos o resultado escreval() escreval("Nome do cliente: ", nome) escreval("Sexo: ", sexo) escreval("Valor da compra: ", valor_compra) escreval("Desconto obtido: ", desconto) escreval("Valor a pagar: ", valor_pagar) escreval() fimalgoritmo |
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Como resolver uma equação do segundo grau em VisuAlg - Como calcular Bhaskara em VisuAlgQuantidade de visualizações: 1648 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando um algoritmo escrito na ferramenta VisuAlg, uma das preferidas para o aprendizado de algoritmos e lógica de programação. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso algoritmo VisuAlg vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código VisuAlg. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Como resolver uma equação do 2º grau usando VisuAlg" Var // variáveis usadas na resolução do problema // os coeficientes a, b, c: real // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante: real Inicio // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes escreva("Valor do coeficiente a: ") leia(a) escreva("Valor do coeficiente b: ") leia(b) escreva("Valor do coeficiente c: ") leia(c) // vamos calcular o discriminante discriminante <- (b * b) - (4 * a * c) // a equação possui duas soluções reais? se discriminante > 0 então raiz1 <- (-b + raizq(discriminante)) / (2 * a) raiz2 <- (-b - raizq(discriminante)) / (2 * a) escreva("Duas raizes: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) senão // a equação possui uma única solução real? se discriminante = 0 então raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) escreva("Duas raizes iguais: x1 = ", raiz1, " e x2 = ", raiz2) // a equação não possui solução real? senão raiz1 <- -b / (2 * a) raiz2 <- -b / (2 * a) imaginaria <- raizq(-discriminante) / (2 * a) escreva("Existem duas raízes complexas: ") escreva("x1 = ", raiz1, " + " ,imaginaria, " e x2 = ", raiz2, " - ", imaginaria) fimse fimse Fimalgoritmo Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas)Quantidade de visualizações: 383 vezes |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas) Pergunta/Tarefa: Uma loja está concedendo desconto de 20% para clientes do sexo feminino com idade entre 18 e 35 anos (ambas incluídas). Para os demais clientes o desconto é 5% apenas. Leia o valor do produto, o nome, sexo e a idade do cliente e aplique o desconto correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o valor do produto: 520 Informe o nome do cliente: FABRICIA DE CASTRO Informe a idade: 23 Informe o sexo: F FABRICIA DE CASTRO, você ganhou o desconto de 20% Valor a pagar: 416.0 Informe o valor do produto: 830 Informe o nome do cliente: OSMAR SLVA Informe a idade: 38 Informe o sexo: M OSMAR SLVA, você ganhou apenas o desconto de 5% Valor a pagar: 788.5 Veja a resolução deste exercício em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Ler o valor do produto, o valor do produto, o sexo..." var valor: real nome, sexo: caractere idade: inteiro inicio // vamos ler o valor do produto escreva("Informe o valor do produto: ") leia(valor) // agora vamos ler o nome do cliente escreva("Informe o nome do cliente: ") leia(nome) // agora vamos ler a idade escreva("Informe a idade: ") leia(idade) // e finalmente vamos ler o sexo do cliente escreva("Informe o sexo: ") leia(sexo) // vamos verificar se o cliente faz jus ao desconto // de 20% se ((idade >= 18) e (idade <= 35) e (sexo = "F")) entao valor <- valor - (valor * (20 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou o desconto de 20%") escreval("Valor a pagar: ", valor) senao valor <- valor - (valor * (5 / 100)) escreval(nome, ", você ganhou apenas o desconto de 5%") escreval("Valor a pagar: ", valor) fimse fimalgoritmo |
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Como calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 559 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem VisuAlg que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg" var // coordenadas dos dois pontos x1, y1, x2, y2: real // guarda o coeficiente angular m: real inicio // x e y do primeiro ponto escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ") leia(x1) escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ") leia(y1) // x e y do segundo ponto escreva("Coordenada x do segundo ponto: ") leia(x2) escreva("Coordenada y do segundo ponto: ") leia(y2) // vamos calcular o coeficiente angular m <- (y2 - y1) / (x2 - x1) // mostramos o resultado escreva("O coeficiente angular é: ", m) fimalgoritmo Ao executar este código VisuAlg nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Calcular o coeficiente angular de uma reta em VisuAlg" var // coordenadas dos dois pontos x1, y1, x2, y2: real // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente cateto_oposto, cateto_adjascente: real // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente tetha, tangente: real inicio // x e y do primeiro ponto escreva("Coordenada x do primeiro ponto: ") leia(x1) escreva("Coordenada y do primeiro ponto: ") leia(y1) // x e y do segundo ponto escreva("Coordenada x do segundo ponto: ") leia(x2) escreva("Coordenada y do segundo ponto: ") leia(y2) // vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto <- y2 - y1 // e agora o cateto adjascente cateto_adjascente <- x2 - x1 // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) tetha <- ArcTan(cateto_oposto / cateto_adjascente) // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular tangente <- Tan(tetha) // mostramos o resultado escreva("O coeficiente angular é: ", tangente) fimalgoritmo Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Quantidade de patas dos animais de uma fazenda - O desafio da fazenda em VisuAlgQuantidade de visualizações: 376 vezes |
Pergunta/Tarefa: Para este exercício você foi contratado(a) para informar a quantidade total de patas dos animais de uma fazenda. O fazendeiro cria três espécies de animais: Galinhas = 2 patas Vacas = 4 patas Porcos = 4 patas O funcionário responsável pela fazenda contou os animais e forneceu a você a quantidade de animais de cada espécie (galinhas, vacas e porcos). Sua tarefa é retornar o número total de patas de todos os animais da fazenda. Sua saída deve ser parecida com: Informe a quantidade de galinhas: 8 Informe a quantidade de vacas: 3 Informe a quantidade de porcos: 11 Quantidade de animais: 22 Quantidade de patas: 72 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Desafio da fazenda em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema quant_galinhas, quant_vacas, quant_porcos: inteiro quant_total_animais, quant_patas_total: inteiro inicio // vamos ler a quantidade de cada animal escreva("Informe a quantidade de galinhas: ") leia(quant_galinhas) escreva("Informe a quantidade de vacas: ") leia(quant_vacas) escreva("Informe a quantidade de porcos: ") leia(quant_porcos) // vamos calcular a quantidade de animais quant_total_animais <- quant_galinhas + quant_vacas + quant_porcos escreval("Quantidade de animais: ", quant_total_animais) // vamos calcular a quantidade de patas quant_patas_total <- quant_galinhas * 2 quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_vacas * 4) quant_patas_total <- quant_patas_total + (quant_porcos * 4) escreval("Quantidade de patas: ", quant_patas_total) fimalgoritmo |
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Exercício Resolvido de VisuAlg - Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 765 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa VisuAlg que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como testar se um ano é bissexto em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema ano: inteiro inicio // vamos solicitar que o usuário informe um ano escreva("Informe o ano: ") leia(ano) // vamos verificar se o ano informado é bissexto se (((ano mod 4 = 0) e (ano mod 100 <> 0)) ou (ano mod 400 = 0)) entao escreva("O ano informado é bissexto.") senao escreva("O ano informado não é bissexto.") fimse fimalgoritmo |
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Exercício Resolvido de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que leia um número inteiro e informe se ele é par ou ímparQuantidade de visualizações: 913 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algorítmo em VisuAlg que pede para o usuário informar um número inteiro. Depois da leitura do número digitado, informe se ele é par ou ímpar. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número: 14 O número é par Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Um algorítmo para tstar se um número é par ou ímpar" Var // variáveis usadas na resolução do problema numero: inteiro Inicio // vamos pedir para o usuário informar o número escreva("Informe um número: ") leia(numero) // vamos testar se o número é par ou ímpar se numero mod 2 = 0 entao escreval("O número é par") senao escreval("O número é ímpar") fimse Fimalgoritmo Na versão 3.0.7.0 do VisuAlg nós podemos usar "mod" ou "%" para representar o operador de módulo. Por favor, verifique qual o operador suportado pela sua versão. |
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Exercício Resolvido de VisuAlg - Um programa que lê três números inteiros e mostra o maiorQuantidade de visualizações: 1194 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo VisuAlg que solicita três números inteiros e mostra o maior deles. Exiba uma mensagem caso os três números não forem diferentes. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 34 Informe o segundo número: 83 Informe o terceiro número: 72 O segundo número é o maior Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Um programa que lê três números inteiros e mostra o maior" Var // variáveis usadas na resolução do problema num1, num2, num3: inteiro Inicio // vamos solicitar os três números inteiros escreva("Informe o primeiro número: ") leia(num1) escreva("Informe o segundo número: ") leia(num2) escreva("Informe o terceiro número: ") leia(num3) // o primeiro número é o maior? se (num1 > num2) e (num1 > num3) entao escreva("O primeiro número é o maior") senao // o segundo número é o maior? se (num2 > num1) e (num2 > num3) entao escreva("O segundo número é o maior") senao // o terceiro número é o maior? se (num3 > num1) e (num3 > num2) entao escreva("O terceiro número é o maior") senao // os números não são diferentes escreva("Os três números não são diferentes") fimse fimse fimse Fimalgoritmo |
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Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 462 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa VisuAlg que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Testar o tipo de um triângulo em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema lado_a, lado_b, lado_c: inteiro inicio // vamos ler o primeiro lado do triângulo escreva("Informe o primeiro lado do triângulo: ") leia(lado_a) // vamos ler o segundo lado do triângulo escreva("Informe o segundo lado do triângulo: ") leia(lado_b) // vamos ler o terceiro lado do triângulo escreva("Informe o terceiro lado do triângulo: ") leia(lado_c) // os lados informados formam um triângulo? se ((lado_a < (lado_b + lado_c)) e (lado_b < (lado_a + lado_c)) e (lado_c < (lado_a + lado_b))) entao // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? se ((lado_a = lado_b) e (lado_b = lado_c)) entao escreval("O triângulo é equilátero") senao // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? se ((lado_a = lado_b) ou (lado_a = lado_c) ou (lado_c = lado_b)) entao escreval("O triângulo é isósceles") senao // é escaleno escreval("O triângulo é escaleno") fimse fimse senao escreval("Os lados informados não formam um triângulo.") fimse fimalgoritmo |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Introdução à Ética Como e por que julgamos que uma ação é correta ou não? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a essas perguntas. Podemos afirmar que a ação correta é aquela que: A) Considera a felicidade dos grupos prevalecentes, como as elites. B) É praticada por um agente inerentemente bom e sem influência social C) Está de acordo com regras próprias de grupos minoritários com interesses duvidosos. D) É considerada a melhor ação pela subjetividade do sujeito em suas reflexões. E) É aquela que está adequada às leis, regras e normas legais do Estado. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Dimensionamento de Redes de Distribuição de Água Qual a vazão em marcha e específica para uma cidade com 250.000 habitantes, área de 1.250 ha e consumo per capta de 275 L/hab.dia? Considere que existem 12 km de rede instalados. A) qm = 0,12 L/s.ha e qd = 1,15 L/s.m. B) qm = 1,15 L/s.ha e qd = 0,12 L/s.m. C) Q = 1,43 m3/s. D) qm = 1,15 L/s.m e qd = 0,12 L/s.ha. E) qm = 0,12 L/s.m e qd = 1,15 L/s.ha. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
A responsabilidade moral A moral está intrínseca, ou seja, no interior da decisão de como agir em determinada situação, no foro íntimo de cada um, na forma como as pessoas, individualmente, reagem diante de certo impasse. Portanto, marque a alternativa que expressa corretamente o conceito de moral. A) Moral e ética são a mesma coisa. B) Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. C) Moral remete a atitudes benéficas. D) Moral reflete em atitudes que os cidadãos desprezam. E) Moral é o conjunto de regras que não se aplicam, de nenhuma forma, na sociedade. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Dimensionamento de Redes de Distribuição de Água O primeiro passo para você entender uma rede de distribuição de água (RDA) é conhecer as duas formas nas quais diferentes condutos podem se associar: em série ou em paralelo. Quanto aos condutos em série e paralelo pode-se dizer que as afirmações a seguir: I) Para manter a vazão constante, a velocidade do escoamento se altera, sendo inversamente proporcional à área. Assim, se a área da seção transversal aumenta, a velocidade diminui, e vice-versa. II) O que você precisa saber em uma associação de condutos em paralelo é que existe uma perda de carga entre A e B, ou seja, o início e final de um segmento. Essa perda de carga é constante, independentemente do trecho pelo qual o escoamento flui. III) Quando em paralelo, a vazão que parte do nó A se divide em função das características da tubulação e do escoamento, como diâmetro, rugosidade e velocidade, quando chega em B, houve alteração nesta vazão a variação da velocidade diferenciada em cada um dos caminhos ao qual fora dividida. Pode-se dizer que: A) I e III estão corretas B) Somente III está correta C) Somente I está correta D) I e II estão corretas E) Todas estão corretas Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Madeiras No que se refere às propriedades da madeira, destaca-se sua relevância como um dos materiais mais significativos na construção civil, de modo que compreender suas características físicas torna-se essencial para o sucesso das edificações. Por exemplo, a análise do teor de umidade da madeira é necessária para a garantia da qualidade e da durabilidade das estruturas construídas. Sobre o tema, avalie as afirmações a seguir: I. O teor de umidade da madeira influencia diretamente suas propriedades mecânicas, dimensionais e de resistência. II. Madeiras com menor densidade são mais indicadas para estruturas que exigem alta capacidade de carga. III. A madeira tem propriedades distintas em diferentes direções, o que exige atenção especial no projeto e na execução da obra. É correto o que se afirma em: A) I e III, apenas. B) I e II, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III. E) II, apenas. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
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