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Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Portugol - Jogo completo em Portugol com código comentado

Quantidade de visualizações: 36 vezes
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Portugol

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Portugol. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma amostra do jogo em execução:

====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ======
....................................
Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): 1

Você escolheu: Pedra
O computador escolheu: Tesoura
Você ganhou. Pedra amassa Tesoura

====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ======
....................................
Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): 2

Você escolheu: Papel
O computador escolheu: Pedra
Você ganhou. Papel embrulha Pedra

====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ======
....................................
Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): 3

Você escolheu: Tesoura
O computador escolheu: Pedra
Você perdeu. Pedra amassa Tesoura

====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ======
....................................
Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): -1

Obrigado por jogar Pedra, Papel, Tesoura
Suas vitórias: 2
Vitórias do Computador: 1
Empates: 0

Programa finalizado. Tempo de execução: 41842 milissegundos


Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que estão iniciando em Portugol e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Portugol, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional se...senão, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
senao se (jogador == 1) {
  // o computador escolheu Papel?
  se (computador == 2) {
    escreva("Você perdeu. Papel embrulha Pedra\n")
    vitorias_computador++ // aumenta as vitórias do computador
  }
  senao { // o computador escolheu Tesoura
    escreva("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura\n")
    vitorias_jogador++ // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
senao se (jogador == 2) {
  // o computador escolheu Tesoura?
  se (computador == 3) {
    escreva("Você perdeu. Tesoura corta Papel\n")
    vitorias_computador++ // aumenta as vitórias do computador
  }
  senao { // o computador escolheu Pedra
    escreva("Você ganhou. Papel embrulha Pedra\n")
    vitorias_jogador++ // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Tesoura?
senao {
  // o computador escolheu Pedra?
  se (computador == 1) {
    escreva("Você perdeu. Pedra amassa Tesoura\n")
    vitorias_computador++ // aumenta as vitórias do computador
  }  
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Portugol - Portugol Web Studio - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Portugol.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Portugol do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Portugol ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 476 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem Portugol que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

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Ao executar este código Portugol Webstudio nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 3
Coordenada y do primeiro ponto: 6
Coordenada x do segundo ponto: 9
Coordenada y do segundo ponto: 10
O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres

Como testar se uma sub-cadeia está contida em uma cadeia de caracteres em Portugol usando a função posicao_texto()

Quantidade de visualizações: 339 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos verificar se uma substring está contida em uma string em Portugol. Para isso nós vamos usar a função posicao_texto() da biblioteca Texto.

A função posicao_texto() pede a sub-cadeia a ser pesquisada, a cadeia na qual a pesquisa será feita e o índice do primeiro caractere a partir do qual a sub-string será pesquisada.

Se a substring for encontrada, a função retorna a posição do primeiro caractere. Caso contrário o valor -1 será retornado.

Veja o código completo para um programa Portugol no qual testamos se uma palavra está contida em uma frase:

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Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

A substring está contida na string.


Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números pares

Quantidade de visualizações: 951 vezes
Pergunta/Tarefa:

Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço.

Sua saída deverá ser parecida com:

Linha 1 e coluna 1: 8
Linha 1 e coluna 2: 1
Linha 1 e coluna 3: 5
Linha 2 e coluna 1: 3
Linha 2 e coluna 2: 9
Linha 2 e coluna 3: 30
Linha 3 e coluna 1: 7
Linha 3 e coluna 2: 23
Linha 3 e coluna 3: 10

Valores na matriz

    8     1     5 
    3     9    30 
    7    23    10 

Os valores pares são: 8 30 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (fiz a resolução no Portugol Webstudio):

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