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Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Portugol - Jogo completo em Portugol com código comentadoQuantidade de visualizações: 36 vezes |
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Portugol Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Portugol. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada. Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos. Antes de vermos o código, eis uma amostra do jogo em execução: ====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ====== .................................... Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): 1 Você escolheu: Pedra O computador escolheu: Tesoura Você ganhou. Pedra amassa Tesoura ====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ====== .................................... Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): 2 Você escolheu: Papel O computador escolheu: Pedra Você ganhou. Papel embrulha Pedra ====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ====== .................................... Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): 3 Você escolheu: Tesoura O computador escolheu: Pedra Você perdeu. Pedra amassa Tesoura ====== PEDRA, PAPEL, TESOURA ====== .................................... Faça sua jogada (Pedra = 1; Papel = 2; Tesoura = 3; Sair = -1): -1 Obrigado por jogar Pedra, Papel, Tesoura Suas vitórias: 2 Vitórias do Computador: 1 Empates: 0 Programa finalizado. Tempo de execução: 41842 milissegundos Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo? O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que estão iniciando em Portugol e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem. Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Portugol, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional se...senão, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo. Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador: // o jogador escolheu Pedra? senao se (jogador == 1) { // o computador escolheu Papel? se (computador == 2) { escreva("Você perdeu. Papel embrulha Pedra\n") vitorias_computador++ // aumenta as vitórias do computador } senao { // o computador escolheu Tesoura escreva("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura\n") vitorias_jogador++ // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Papel? senao se (jogador == 2) { // o computador escolheu Tesoura? se (computador == 3) { escreva("Você perdeu. Tesoura corta Papel\n") vitorias_computador++ // aumenta as vitórias do computador } senao { // o computador escolheu Pedra escreva("Você ganhou. Papel embrulha Pedra\n") vitorias_jogador++ // aumenta as vitórias do jogador } } // o jogador escolheu Tesoura? senao { // o computador escolheu Pedra? se (computador == 1) { escreva("Você perdeu. Pedra amassa Tesoura\n") vitorias_computador++ // aumenta as vitórias do computador } Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Portugol - Portugol Web Studio - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Portugol. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Portugol do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
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Portugol ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
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Como calcular o coeficiente angular de uma reta em Portugol dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 476 vezes |
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O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem Portugol que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:
Ao executar este código Portugol Webstudio nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. | ||||
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres |
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Como testar se uma sub-cadeia está contida em uma cadeia de caracteres em Portugol usando a função posicao_texto()Quantidade de visualizações: 339 vezes |
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Nesta dica mostrarei como podemos verificar se uma substring está contida em uma string em Portugol. Para isso nós vamos usar a função posicao_texto() da biblioteca Texto. A função posicao_texto() pede a sub-cadeia a ser pesquisada, a cadeia na qual a pesquisa será feita e o índice do primeiro caractere a partir do qual a sub-string será pesquisada. Se a substring for encontrada, a função retorna a posição do primeiro caractere. Caso contrário o valor -1 será retornado. Veja o código completo para um programa Portugol no qual testamos se uma palavra está contida em uma frase:
Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: A substring está contida na string. | ||||
Portugol ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Exercícios Resolvidos de Portugol - Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros, guarde-os em uma matriz 3x3 e mostre os números paresQuantidade de visualizações: 951 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Faça um algoritmo em Portugol que leia 9 números inteiros e guarde-os em uma matriz 3x3. Imprima a matriz no formato tabular, usando a melhor formatação que você conseguir. Em seguida, percorra a matriz novamente e imprima somente os números que são pares, todos na mesma linha e separados por espaço. Sua saída deverá ser parecida com: Linha 1 e coluna 1: 8 Linha 1 e coluna 2: 1 Linha 1 e coluna 3: 5 Linha 2 e coluna 1: 3 Linha 2 e coluna 2: 9 Linha 2 e coluna 3: 30 Linha 3 e coluna 1: 7 Linha 3 e coluna 2: 23 Linha 3 e coluna 3: 10 Valores na matriz 8 1 5 3 9 30 7 23 10 Os valores pares são: 8 30 10 Veja a resolução completa para o exercício em Portugol, comentada linha a linha (fiz a resolução no Portugol Webstudio):
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C# - Como adicionar conteúdo ao final de um arquivo em C# usando as classes FileStream e StreamWriter |
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