Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Usando o laço enquanto para pedir ao usuário que tente acertar um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo) e mostrar a quantidade de tentativas feitas - Desafio de Programação Resolvido em VisuAlg

Quantidade de visualizações: 121 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que gera um número aleatório (randômico) entre 0 e 10 (incluindo estes dois valores) e peça ao usuário para adivinhá-lo. Use um laço enquanto para registrar as tentativas feitas e, a cada tentativa, dê dicas informando se o número gerado é maior ou menor que a tentativa feita. Finalmente mostre a quantidade de tentativas feitas até que o número fosse acertado.

Sua saída deverá ser parecida com a mostrada abaixo:

Informe um número de 0 a 10: 5
Errou! Tente um número menor.
Informe um número de 0 a 10: 2
Parabéns! Você acertou em 2 tentativas.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

algoritmo "Adivinhar número aleatório"

var
  // declaração das variáveis
  tentativas, numero, numero_lido: inteiro
  acertou: logico

inicio
  // vamos ajustar as variáveis inicias
  tentativas <- 0
  acertou <- falso

  // vamos gerar um número aleatório entre 0
  // e 10 (incluindo o 0 e o 10)
  numero <- RandI(11)

  // um laço enquanto que repetirá até que o número seja acertado
  enquanto (acertou <> verdadeiro) faca
    escreva("Informe um número de 0 a 10: ")
    leia(numero_lido)
    tentativas <- tentativas + 1

    se (numero_lido = numero) entao // acertou?


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg

Veja mais Dicas e truques de VisuAlg

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 18 usuários muito felizes estudando em nosso site.