Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Python ::: Shapely ::: Passos Iniciais

O que é a biblioteca Shapely e como usá-la em seus programas Python

Quantidade de visualizações: 18 vezes
A biblioteca Shapely é essencial para quem desenvolve trabalhos relacionados à geografia e geometria. Ela nos permite trabalhar com os três principais tipos de objetos geométricos: ponto, linha e polígono. É claro que existem outros, mas esses são os principais.

Como testar se a Shapely já está instalada no meu sistema?

A forma mais rápida se verificar se você já tem a Shapely instalada como parte do seu Python é usando o código abaixo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
 
# vamos importar a biblioteca Shapely
import shapely
 
# função principal do programa
def main():
  # vamos retornar a versão da Shapely
  versao = shapely.__version__
 
  # e mostramos o resultado
  print("A versão da Shapely é: {0}".format(versao))
 
if __name__== "__main__":
  main()

Se você já tiver a Shapely, você terá um resultado parecido com:

A versão da Shapely é: 2.0.4

Como instalar a Shapely?

Se você executar o código acima e a biblioteca Shapely não fizer parte da sua instalação do Python ainda, o seguinte erro será exibido:

c:\estudos_python>python estudos.py
Traceback (most recent call last):
File "c:\estudos_python\estudos.py", line 2, in <module>
import shapely
ModuleNotFoundError: No module named 'shapely'

Para instalar a Shapely, basta abrir uma janela de terminal e disparar o seguinte comando:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

c:\estudos_python>pip install shapely

A biblioteca Shapely é instalada como parte do GeoPandas. Dessa forma, se você instalar o GeoPandas ou já o tiver instalado, pode ter certeza que a Shapely está instalada e pronta para uso.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Python ::: Pygame ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação

Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em português

Quantidade de visualizações: 1089 vezes
Nesta dica mostrarei um código para a criação de um relógio analógico completo em Python, com comentários detalhados e fácil de entender. Veja a imagem:



Por simplicidade, eu mantive a mesma cor para todos os elementos da animação e deixei somente o básico mesmo, para que você possa se concentrar nas partes mais importantes.

Neste código você aprenderá como definir o tamanho, título e cor de fundo para uma janela do Pygame do Python. Aprenderá também como definir a quantidade de frames por segundo para a animação, assim como controlar os disparos do timer pygame.time.Clock().

Por fim, o código mostra como calcular o ângulo dos ponteiros das horas, minutos e segundos e efetuar o desenho das retas saindo do centro do círculo. Você sabia, por exemplo, que o ângulo de 45 graus corresponde exatamente à hora 1:30hs?

Em vários exemplos de relógios analógicos na internet, o ponteiro das horas fica preso à uma determinada hora, aguardando o ponteiro dos segundos completar um giro completo. No código que apresento aqui, eu obtive a hora atual como um decimal, o que faz com que o ponteiro das horas mostre a posição real da hora, como um relógio analógico do mundo real.

Para estudantes de matemática, engenharia e física, este código é uma boa aplicação da técnica de se converter coordenadas polares para coordenadas cartesianas.

Eis o código completo para o relógio analógico. Boa diversão.

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# vamos importar as bibliotecas necessárias
import pygame, sys
from pygame.locals import *
import math
from datetime import datetime

# função que faz a correção dos ângulos
def corrigir_angulo(angulo):
  return abs(angulo % 360)

# inicializa a biblioteca
pygame.init()

# quantidade de frames por segundo
FPS = 30
# construímos o timer
timer = pygame.time.Clock()

# obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela
janela = pygame.display.set_mode((600, 400))
  
# vamos definir o título da janela do jogo
pygame.display.set_caption('Relógio Analógico no Pygame')

# vamos definir alguns parâmetros
fonte = pygame.font.Font(None, 36)
VERMELHO = (200, 0, 0)
BRANCO = (255, 255, 255)
raio = 150
x_inicial = 300
y_inicial = 200
distancia_aro = 20
  
# e aqui nós entramos no loop do game
while True:
  # vamos pintar a tela toda de branco
  janela.fill(BRANCO)
  
  # monitoramos os eventos
  for evento in pygame.event.get():
    # se o evento foi um pedido para sair
    if evento.type == QUIT:
      # fechamos a tela do jogo 
      pygame.quit()
      # e saimos do programa
      sys.exit()
  
  # vamos desenhar um circulo não preenchido (maior)
  pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), raio, 2)
  # vamos desenhar um circulo não preenchido (menor)
  pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial + 1, y_inicial + 1), 5, 0)

  # vamos desenhar os números do relório (1-12)
  for n in range(1, 13):
    # calcula o ângulo dessa hora
    angulo = math.radians((n * (360 / 12)) - 90)
    # agora convertemos o ângulo e o raio para coordenadas cartesianas
    if len(str(n)) > 1:
      x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 18
    else:
      x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10
    y = math.sin(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10
    texto_numero = fonte.render(str(n), True, VERMELHO)
    janela.blit(texto_numero, (x_inicial + x, y_inicial + y))

  # vamos obter as horas, minutos e segundos atuais
  hoje = datetime.today()
  horas = hoje.hour % 12
  minutos = hoje.minute
  segundos = hoje.second
  
  # ajustamos as horas para tratar a hora decimal (com frações de horas)
  horas = horas + (minutos * (1 / 60)) + (segundos * (1 / 3600))

  # desenha o ponteiro das horas
  angulo_horas = corrigir_angulo(horas * (360 / 12) - 90)
  angulo_horas = math.radians(angulo_horas)
  hora_x = math.cos(angulo_horas) * (raio - 60)
  hora_y = math.sin(angulo_horas) * (raio - 60)
  coord_finais = (x_inicial + hora_x, y_inicial + hora_y)
  pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 4)

  # desenha o ponteiro dos minutos
  angulo_minutos = corrigir_angulo(minutos * (360 / 60) - 90)
  angulo_minutos = math.radians(angulo_minutos)
  minutos_x = math.cos(angulo_minutos) * (raio - 40)
  minutos_y = math.sin(angulo_minutos) * (raio - 40)
  coord_finais = (x_inicial + minutos_x, y_inicial + minutos_y)
  pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 3)

  # desenha o ponteiro dos segundos
  angulo_segundos = corrigir_angulo(segundos * (360 / 60) - 90)
  angulo_segundos = math.radians(angulo_segundos)
  segundos_x = math.cos(angulo_segundos) * (raio - 30)
  segundos_y = math.sin(angulo_segundos) * (raio - 30)
  coord_finais = (x_inicial + segundos_x, y_inicial + segundos_y)
  pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 1)

  # redesenha a tela continuamente 
  pygame.display.update()

  # aciona o disparo do timer
  timer.tick(FPS)



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Python - Como testar se um ano é bissexto em Python - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 1288 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Python que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# método principal
def main():
  # vamos solicitar que o usuário informe um ano
  ano = int(input("Informe o ano: "))
	
  # vamos verificar se o ano informado é bissexto
  if(((ano % 4 == 0) and (ano % 100 != 0)) or (ano % 400 == 0)):
    print("\nO ano informado é bissexto.\n")
  else:
    print("\nO ano informado não é bissexto.\n");

if __name__== "__main__":
  main()



Python ::: Python Turtle ::: Formulários e Janelas

Como definir o título da janela do Python Turtle usando a função title()

Quantidade de visualizações: 1225 vezes
A função title() do Turtle é muito útil quando queremos definir o título da nossa aplicação Python Turtle. Tudo que temos a fazer é efetuar uma chamada a essa função fornecendo o título que queremos que seja exibido na barra de títulos.

Veja o código Python Turtle para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

# vamos importar o módulo Turtle 
import turtle

# método principal
def main():
  # vamos criar a tela gráfica
  tela = turtle.Screen()
  
  # vamos definir o título da janela
  tela.title("Meu programa Python Turtle")

  # vamos definir o tamanho da janela
  tela.setup(600, 450)

  # entramos no loop de eventos
  tela.mainloop()

if __name__== "__main__":
  main()

Note que não é possível usar a função title() para retornar o título da janela. Caso você queira fazer isso, é melhor usar uma variável para guardar o título da janela e manipulá-la durante a execução do programa.


Vamos testar seus conhecimentos em Fundações

Fundações diretas ou rasas

As sapatas são elementos da fundação rasa dimensionadas de modo que as tensões de tração nelas atuantes resistam por meio de uma armadura disposta com essa finalidade, sendo produzidas com concreto armado. Considerando a importância da utilização desse tipo de fundação nas edificações, dimensione uma sapata para um pilar de 30X100 com carga 2.000KN para um σs = 0,5Mpa.

Observações:

- A sapata não deverá ter nenhuma dimensão menor que 60cm.

- Os valores de a e b devem ser escolhidos de modo que a relação entre a e b seja, no máximo, igual a 2,5.

- Os valores de a e b devem ser escolhidos de forma que os balanços da sapata, em relação às faces do pilar, sejam iguais nas duas direções.

Assinale a alternativa correta.

A) a = 240cm e b = 170cm.

B) a = 250cm e b = 190cm.

C) a = 230cm e b = 150cm.

D) a = 245cm e b = 180cm.

E) a = 220cm e b = 130cm.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de lajes maciças à flexão

As lajes maciças são armadas em apenas uma direção, quando apresentam a relação entre o maior e o menor vão superior a 2. Nessas situações, a laje é dimensionada como um conjunto de vigas de largura unitária, dispostas paralelamente.

Considere a laje maciça apresentada na figura a seguir e determine a área de aço necessária para resistir aos esforços máximos de flexão.



Dados:
Peso específico do concreto = 25kN/m3
Carga do contrapiso + revestimento = 1,50kN/m2
Carga acidental = 2,00kN/m2
Altura da laje (h) = 12cm
Altura útil (d) = 8cm
fcd = fck / 1,4 (considerar concreto de 20MPa)
fyd = fyk / 1,15 (considerar aço CA-50)

Assinale a alternativa que apresenta o valor correto de As:

A) As = 0,019cm2.

B) As = 1,75cm2.

C) As = 1,397cm2.

D) As = 0,024cm2.

E) As = 1,701cm2.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Fórmula de Manning

Galerias subterrâneas de águas pluviais escoam todo o volume de chuvas que os bueiros conseguem drenar. São importantes para a drenagem de grandes centro. Isso porque, servem para evitar alagamentos e outros prejuízos sociais, ambientais e econômicos.

Para uma galeria de águas pluviais construída em concreto, com n igual 0,013, diâmetro de 85cm, declividade de fundo (S0) de 30cm/km, transportando 550l/s em regime permanente e uniforme, determine:

Qual altura da lâmina d'água pluvial que a galeria apresentará nessas condições?

A) 80cm.

B) 53cm.

C) 60cm.

D) 45cm.

E) 69cm.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

Estrutura e propriedade dos materiais

A determinação e o conhecimento dos materiais são muito importantes para a escolha do material para determinada aplicação.

Essa escolha é a partir:

A) de um banco de dados obtidos por meio de ensaios laboratoriais.

B) da análise do agrupamento e da organização dos átomos.

C) da estrutura interna do material.

D) da análise das características físicas do material.

E) da avaliação da composição química dos materiais.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual das formas abaixo é válida para a criação de um DICIONÁRIO em Python?

A) estados = ["SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS"]

B) estados = ("SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS")

C) estados = set("SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS")

D) estados = "SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS"

E) estados = {"SP": "SÃO PAULO", "GO": "GOIÁS"}
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 41 usuários muito felizes estudando em nosso site.