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Você está aqui: C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
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Faça um programa que solicita ao usuário 10 valores inteiros e armazene estes em um vetor - Exercícios Resolvidos de C++Quantidade de visualizações: 409 vezes |
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Pergunta/Tarefa: Faça um programa que solicita ao usuário 10 valores inteiros e armazene estes em um vetor. Após o programa deve exibir qual a posição (índice do vetor) do elemento de maior valor. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor do 1º elemento: 4 Informe o valor do 2º elemento: 8 Informe o valor do 3º elemento: 7 Informe o valor do 4º elemento: 2 Informe o valor do 5º elemento: 5 Informe o valor do 6º elemento: 9 Informe o valor do 7º elemento: 5 Informe o valor do 8º elemento: 2 Informe o valor do 9º elemento: 1 Informe o valor do 10º elemento: 4 A posição (índice começando em 0) do maior valor é: 5 Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:
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C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
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Exercício Resolvido de C++ - Uma função C++ que recebe um valor inteiro e informa se o mesmo é um número primoQuantidade de visualizações: 8869 vezes |
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Exercícios Resolvidos de C++ - Uma função C++ que recebe um valor inteiro e informa se o mesmo é um número primo Pergunta/Tarefa: Um inteiro é um número primo se ele for divisível somente por 1 e por ele mesmo. Assim, 2, 3, 5 e 7 são primos, enquanto 4, 6, 8 e 9 não são. Escreva uma função C++ que recebe um valor inteiro e informe se o mesmo é um número primo. Você deverá usar a seguinte assinatura para a função: bool primo(int valor){ // implementação aqui } Informe um valor inteiro: 7 O numero informado é primo Veja a resolução comentada deste exercício em C++:
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C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios |
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C++ Windows API - Como ler o conteúdo de um arquivo usando a função ReadFile() da Win32 APIQuantidade de visualizações: 8855 vezes |
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A função ReadFile() é usada quando queremos ler o conteúdo de um arquivo. A leitura se inicia na posição zero do arquivo e mantém um ponteiro de arquivo, a partir do qual as leituras subsequentes ocorrerão. Esta função pode ser usada para leituras síncronas e assíncronas. Para leituras apenas assíncronas devemos usar ReadFileEx(). Veja seu protótipo na documentação da API do Windows:
Antes de vermos um exemplo de como usar a função ReadFile(), vamos dar uma olhada em seus parâmetros: a) HANDLE hFile - Este é o handle para o arquivo a partir do qual queremos ler. Tal handle deve ser criado com o direito de acesso GENERIC_READ. b) LPVOID lpBuffer - Um ponteiro para o buffer que receberá os dados lidos do arquivo. c) DWORD nNumberOfBytesToRead - O número máximo de bytes a serem lidos de cada vez. Geralmente este número está relacionado à quantidade de bytes dos elementos do buffer. d) LPDWORD lpNumberOfBytesRead - Um ponteiro para uma variável que receberá o número de bytes lidos. A função ReadFile() define o valor desta variável como 0 antes de cada leitura e verificação de erros. e) LPOVERLAPPED lpOverlapped - Um ponteiro para um estrutura OVERLAPPED. Esta estrutura é exigida se o handle para o arquivo for obtido usando FILE_FLAG_OVERLAPPED para o parâmetro dwFlagsAndAttributes da função CreateFile(). Geralmente usamos NULL para este parâmetro. A função ReadFile() retorna quando um erro ocorre ou a quantidade de bytes solicitados é alcançada. Veja um trecho de código no qual lemos o conteúdo de um arquivo chamado testes.txt:
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
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Programação Orientada a Objetos em C++ - Como criar e usar métodos estáticos em suas classes C++Quantidade de visualizações: 14691 vezes |
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Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe C++ possui propriedades (variáveis) e métodos (funções). Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:
Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis nome e preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma. Métodos estáticos em C++ podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo:
Aqui nós temos os códigos da definição e implementação da classe Pessoa em apenas um arquivo (main.cpp). Em uma aplicação real é interessante colocar estas partes em arquivos separados (.h e .cpp). Note que o método estático isCPFValido() foi declarado assim: static bool isCPFValido(string); Desta forma, podemos chamá-la a partir de código externo à classe sem a necessidade de criar uma nova instância da mesma. Veja: if(Pessoa::isCPFValido("12345")){} É importante notar que métodos estáticos não possuem acesso a variáveis e métodos não estáticos da classe, tampouco ao ponteiro this (que só existe quando criamos instâncias da classe). Assim, o trecho de código abaixo:
vai gerar o seguinte erro de compilação: invalid use of member `Pessoa::nome' in static member function. Se usarmos this->nome a mensagem de erro de compilação será: `this' is unavailable for static member functions. Métodos estáticos são úteis quando precisamos criar classes que atuarão como suporte, nas quais poderemos chamar funções (métodos) auxiliares sem a necessidade de criar novas instâncias a cada vez que estas funções forem necessárias. | ||||||||||||
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