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Você está aqui: Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de LISP - Escreva um programa LISP que duplica os elementos de uma lista usando uma função recursiva chamada duplicar_elementos() - Exercícios Resolvidos de LispQuantidade de visualizações: 264 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dada a lista de inteiros (1 2 3 4 5 6 7 8) Escreva um programa LISP que duplica os elementos desta lista usando uma função recursiva chamada duplicar_elementos(). Esta função deverá receber a lista original e retornar uma nova lista contendo os elementos duplicados. Sua saída deve ser parecida com: A lista original é: (1 2 3 4 5 6 7 8) A nova lista é: (1 1 2 2 3 3 4 4 5 5 6 6 7 7 8 8) Veja a solução comentada deste exercício usando a linguagem Common Lisp (a padronização da LISP): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ; vamos criar uma função recursiva que duplica os elementos ; de uma lista e retorna a nova lista (defun duplicar_elementos(lista) ; a lista está vazia? (if (eql lista nil) nil ; efetua mais uma chamada recursiva (append (list (car lista) (car lista)) (duplicar_elementos (cdr lista)))) ) (let (lista) ; vamos criar uma nova lista (setq lista '(1 2 3 4 5 6 7 8)) ; vamos mostrar o conteúdo da lista original (format t "A lista original é: ~D" lista) ; agora vamos duplicar todos os elementos da lista (setq lista (duplicar_elementos lista)) ; e mostramos o resultado (format t "~%A nova lista é: ~D" lista) ) |
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Lisp ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares em LISP - LISP para EngenhariaQuantidade de visualizações: 644 vezes |
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas cartesianas e coordenadas polares. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Já o sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Cartesianas para Coordenadas Polares é: __$r = \sqrt{x^2+y2}__$ __$\theta = \\arctan\left(\frac{y}{x}\right)__$ E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas cartesianas (x, y) e retorna as coordenadas polares (r, __$\theta__$): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ; programa LISP que converte Coordenadas Cartesianas ; em Coordenadas Polares (let((x)(y)(raio)(theta)(angulo_graus)) ; vamos ler as coordenadas cartesianas (princ "Valor de x: ") (force-output) (setq x (read)) (princ "Valor de y: ") (force-output) (setq y (read)) ; vamos calcular o raio (setq raio (sqrt (+ (expt x 2) (expt y 2)))) ; agora calculamos o theta (ângulo) em radianos (setq theta (atan y x)) ; queremos o ângulo em graus também (setq angulo_graus (* 180 (/ theta pi))) ; e exibimos o resultado (princ "As Coordenadas Polares são: ") (format t "raio = ~F, theta = ~F, ângulo em graus: ~F" raio theta angulo_graus) ) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: Valor de x: -1 Valor de y: 1 As Coordenadas Polares são: raio = 1.4142135623730951, theta = 2.356194490192345, ângulo em graus = 135.0 Veja que as coordenadas polares equivalentes são (__$\sqrt{2}__$, __$\frac{3\pi}{4}__$), com o theta em radianos. Sim, os professores das disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física e outras gostam de escrever os resultados usando raizes e frações em vez de valores reais. |
Lisp ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como testar se um número é par ou ímpar em LispQuantidade de visualizações: 920 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado número é par ou ímpar. Isso pode ser feito em Common Lisp usando-se a função REM, que retorna o resto de uma divisão por inteiros. Veja o exemplo a seguir: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ; variáveis que vamos usar no programa (let ((num)) ; Vamos ler um número inteiro (princ "Informe um valor inteiro: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num (setq num (read)) ; vamos testar se o número informado é par ou ímpar (cond ((= 0 (rem num 2)) (princ "Você informou um número par")) (T (princ "Você informou um número ímpar")) ) ) Ao executar este programa Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: Informe um valor inteiro: 8 Você informou um numero par É importante observar que a maioria das implementações Lisp fornecem as funções EVENP e ODDP que permitem testar se um número é par ou ímpar. O objetivo dessa dica foi fazer uma comparação entre a Common Lisp e outras linguagens de programação na realização desta tarefa. |
Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico |
Exercícios Resolvidos de Lisp - Como calcular a soma, o produto, a diferença e o quociente de dois números inteiros informados pelo usuárioQuantidade de visualizações: 957 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Common Lisp que pede para o usuário informar dois número inteiros. Em seguida mostre a soma, o produto, a diferença e o quociente dois dois números informados. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 3 A soma dos números é: 11 O produto dos números é: 24 A diferença dos números é: 5 O quociente dos números é: 2.66667 Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ; Este é o programa principal (defun Exercicio() ; Variáveis usadas na resolução do problema (let ((n1)(n2)(soma)(produto) (diferenca)(quociente)) ; Vamos ler os dois números (princ "Informe o primeiro número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável n1 (setq n1 (read)) (princ "Informe o segundo número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável n2 (setq n2 (read)) ; vamos somar os dois números (setq soma (+ n1 n2)) ; vamos calcular o produto (setq produto (* n1 n2)) ; vamos calcular a diferença (setq diferenca (- n1 n2)) ; vamos calcular o quociente (setq quociente (/ n1 (* n2 1.0))) ; E mostramos o resultado (format t "A soma dos números é ~D" soma) (format t "~%O produto dos números é ~D" produto) (format t "~%A diferença dos números é ~D" diferenca) (format t "~%O quociente dos números é ~F" quociente) ) ) ; Auto-executa a função Exercicio() (Exercicio) |
Lisp ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para EngenhariaQuantidade de visualizações: 649 vezes |
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ; programa LISP que converte Coordenadas Polares ; em Coordenadas Cartesianas (let((raio)(theta)(graus)(x)(y)) ; vamos ler o raio e o ângulo (princ "Informe o raio: ") (force-output) (setq raio (read)) (princ "Informe o theta: ") (force-output) (setq theta (read)) (princ "Theta em graus (1) ou radianos (2): ") (force-output) (setq graus (read)) ; o theta está em graus? (if(eq graus 1) (setq theta (* theta (/ pi 180.0))) ) ; fazemos a conversão para coordenadas cartesianas (setq x (* raio (cos theta))) (setq y (* raio (sin theta))) ; exibimos o resultado (format t "As Coordenadas Cartesianas são: (x = ~F, y = ~F)" x y) ) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0,00, y = 1,00) |
Lisp ::: Dicas & Truques ::: Passos Iniciais |
O que é Lisp e como escrever seu primeiro programa nessa linguagem de programaçãoQuantidade de visualizações: 1396 vezes |
O que é Common Lisp? A linguagem de programação ANSI Common Lisp, ou simplesmente Common Lisp, é uma implementação específica da linguagem de programação Lisp multi-paradigma que suporta programação funcional e procedural. Sua especificação foi criada por Guy L. Steele nos anos 1980 a partir da linguagem Lisp com o intuito de combinar aspectos de diversos dialetos Lisp anteriores, incluindo Scheme. Foi proposto inicialmente o nome de "Standard Lisp" para a linguagem, mas em virtude de um dialeto Lisp já existir com este nome, se buscou um nome similar, resultando no nome "Common Lisp". Em 1994 foi publicada no padrão ANSI Information Technology - Programming Language - Common Lisp, registro X3.226-1994 (R1999). É bem maior e semanticamente mais complexa que Scheme uma vez que foi projetada para ser uma linguagem comercial e ser compatível com os diversos dialetos Lisp dos quais derivou. Como baixar, instalar e testar a Common Lisp no Windows? Embora exista uma quantidade enorme de compiladores Lisp disponíveis atualmente, minha pesquisa recaiu sobre o Steel Bank Common Lisp (SBCL), que pode ser baixado no endereço http://www.sbcl.org. No meu Windows 10 eu baixei o instalador sbcl-2.2.3-x86-64-windows-binary.msi, com o tamanho de 11.7Mb. Finalizada a instalação, vamos testar nossa distribuição do Bank Common Lisp (SBCL). Para isso, abra um janela de terminal e navegue até o diretório de instalação do SBCL: C:\Users\Osmar>cd C:\Program Files\Steel Bank Common Lisp Se você vir um arquivo sbcl.exe dentro deste diretório nós já temos a indicação de que tudo correu bem. Tudo que temos a fazer é chamar este arquivo na linha de comando: C:\Program Files\Steel Bank Common Lisp>sbcL Você verá as seguintes informações na sua tela: This is SBCL 2.2.3, an implementation of ANSI Common Lisp. More information about SBCL is available at <http://www.sbcl.org/>. SBCL is free software, provided as is, with absolutely no warranty. It is mostly in the public domain; some portions are provided under BSD-style licenses. See the CREDITS and COPYING files in the distribution for more information. * Note que o cursor já está esperando comandos, uma vez que estamos no modo interativo. Assim, digite o seguinte comando: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- * (+ 5 (* 2 4)) Pressione Enter. Se você vir o valor 13, então é sinal de que o SBCL está funcionando 100% e já podemos prosseguir. Para sair do modo interativo do SBCL, digite: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- * (quit) Como escrever um programa em Common List e carregá-lo no SBCL Agora vamos ver como podemos escrever um programa Common Lisp, salvá-lo em arquivo e carregá-lo a partir do compilador Steel Bank Common Lisp (SBCL). Para isso, abra o seu editor de códigos favorito e digite a seguinte listagem: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ; Este programa talvez seja um dos mais básicos ; que podem ser escritos em Common Lisp (defun Primeiro() ; Vamos mostrar uma mensagem de boas-vindas (write-line "Bem-vindo(a) à Common Lisp") ) ; Efetua uma chamada automática ao programa (Primeiro) Para executar este programa, basta chamar o SBCL pela linha de comando, da seguinte forma: C:\Program Files\Steel Bank Common Lisp>sbcl --script C:\estudos_common_lisp\Primeiro.lsp Se o seu código estiver correto, sem nenhum erro de sintáxe, você verá o seguinte texto: Bem-vindo(a) à Common Lisp Pronto! Agora é só aproveitar as nossas dicas, truques e exercícios resolvidos de Common Lisp para aprender ainda mais. Bons estudos. |
Lisp ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico |
Exercícios Resolvidos de Lisp - Como somar dois números em Lisp - Escreva um programa Lisp que leia dois números e mostre a sua somaQuantidade de visualizações: 1500 vezes |
Exercício Resolvido de Lisp - Como somar dois números em Lisp - Escreva um programa Lisp que leia dois números e mostre a sua soma Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Common Lisp que solicita ao usuário dois números inteiros e mostre a sua soma. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor: 2 Informe o segundo valor: 8 A soma é 10 Veja a resolução completa para o exercício em Common Lisp usando o compilador Steel Bank Common Lisp (SBCL), comentada linha a linha: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ; Vamos definir as variáveis que vamos ; usar no programa (defvar n1) (defvar n2) (defvar soma) ; Este o programa principal (defun Soma() ; Vamos ler o primeiro valor (princ "Informe o primeiro valor: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) (setq n1 (read)) ; Vamos ler o segundo valor (princ "Informe o segundo valor: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) (setq n2 (read)) ; Agora vamos efetuar a soma dos dois números (setq soma (+ n1 n2)) ; E mostramos o resultado (format t "A soma é ~D" soma) ) ; Auto-executa a função Soma() (Soma) |
Lisp ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular MDC em Lisp usando a função GCDQuantidade de visualizações: 799 vezes |
Atualmente a definição de Máximo Divisor Comum (MDC) pode ser assim formalizada: Sejam a, b e c números inteiros não nulos, dizemos que c é um divisor comum de a e b se c divide a (escrevemos c|a) e c divide b (c|b). Chamaremos D(a,b) o conjunto de todos os divisores comum de a e b. Podemos calcular o Máximo Divisor Comum na linguagem Common Lisp usando a função GCD. Esta função aceita um número ilimitado de valores inteiros e retorna seu Máximo Divisor Comum. Veja um trecho de código Common Lisp no qual pedimos para o usuário informar dois números inteiros e, em seguida, fazemos uso da função GCD para retornar o MDC: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ; variáveis que vamos usar no programa (let ((num1)(num2)(mdc)) ; Vamos ler o primeiro número (princ "Informe o primeiro número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num1 (setq num1 (read)) ; Vamos ler o segundo número (princ "Informe o segundo número: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável num2 (setq num2 (read)) ; Vamos obter o MDC dos dois números informados (setq mdc (gcd num1 num2)) ; E mostramos o resultado (format t "O Máximo Divisor Comum é: ~D" mdc) ) Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: Informe o primeiro número: 9 Informe o segundo número: 12 O Máximo Divisor Comum é: 3 |
Lisp ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a área de um círculo em LISP dado o raio do círculoQuantidade de visualizações: 1009 vezes |
A área de um círculo pode ser calculada por meio do produto entre a constante PI e a medida do raio ao quadrado (r2). Comece analisando a figura abaixo:![]() Sendo assim, temos a seguinte fórmula: ![]() Onde A é a área, PI equivale a 3,14 (aproximadamente) e r é o raio do círculo. O raio é a medida que vai do centro até um ponto da extremidade do círculo. O diâmetro é a medida equivalente ao dobro da medida do raio, passando pelo centro do círculo e dividindo-o em duas partes. A medida do diâmetro é 2 * Raio. Veja agora um código Common Lisp completo que calcula a área de um círculo mediante a informação do raio: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda para ajustar o código abaixo de acordo com as suas necessidades, chama a gente no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) Ah, e se puder, faça uma DOAÇÃO de qualquer valor para nos ajudar a manter o site livre de anúncios. Ficaremos eternamente gratos ;-) Nosso PIX é: osmar@arquivodecodigos.com.br ---------------------------------------------------------------------- ; Vamos definir as variáveis que vamos ; usar no programa (defvar raio) (defvar area) ; Este o programa principal (defun AreaCirculo() ; Vamos ler o raio do círculo (princ "Informe o raio do círculo: ") ; talvez o seu compilador não precise disso (force-output) ; atribui o valor lido à variável raio (setq raio (read)) ; calcula a área do círculo (setq area (* pi (expt raio 2))) ; E mostramos o resultado (format t "A área do círculo de raio ~F é ~F" raio area) ) ; Auto-executa a função AreaCirculo() (AreaCirculo) Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio do círculo: 5 A area do círculo de raio 5 é igual a 78.539816 A circunferência é um conjunto de pontos que estão a uma mesma distância do centro. Essa distância é conhecida como raio. A circunferência é estudada pela Geometria Analítica e, em geral, em um plano cartesiano. O círculo, que é formado pela circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior, é estudado pela Geometria Plana, pois ele ocupa um espaço e pode ter sua área calculada, diferentemente da circunferência. |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais |
Dimensionamento de Redes de Distribuição de Água Qual a vazão necessária na tubulação que sai do reservatório em uma rede ramificada para um loteamento com a seguinte configuração, considerando que cada habitante consome 400 L/dia? ![]() A) 8,67 L/s. B) 16,42 L/s. C) 2,63 L/s. D) 17,33 L/s. E) 6,96 L/s. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
Ética Empresarial e Profissional: Noções Gerais A ética investiga a forma do comportamento humano e da moral e busca explicá-los. É nesse contexto que se concentra o verdadeiro valor da ética. Portanto, a ética fornece a compreensão racional do comportamento humano, o qual será, posteriormente, o elemento formador da consciência. Assinale a alternativa que explica a função da consciência. A) A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, mantendo as mesmas condições que determinam limites e capacidades. B) A consciência não nos leva a buscar necessariamente o que é correto e justo. C) A consciência não é influenciada pela ética em nenhum aspecto ou momento. D) A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, visando a identificar e a estabelecer os novos parâmetros que nortearão os limites e as capacidades. E) A consciência nos leva a buscar o que é realmente bom, correto e justo, condicionando-se aos interesses particulares. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
O código de ética profissional: Concorrência Ao longo da história, os mercados foram se estruturando de diversas formas. Nesse contexto, em cada estrutura, a relação oferta e demanda assume comportamentos distintos em função das suas particularidades. Assim, podemos afirmar que, classicamente, o mercado, hoje, está estruturado de uma forma bem definida. Indique a alternativa que contém as possibilidades de estrutura de mercado. A) Oligopólio, concorrência monopolista, empresa concorrencial, concorrência perfeita. B) Monopólio, oligopólio, concorrência monopolista e concorrência interna. C) Monopsônio, concorrência monopolista, oligopólio e concorrência perfeita. D) Monopólio, oligopsônio, concorrência monopolista e concorrência perfeita. E) Monopólio, oligopólio, concorrência monopolista, concorrência perfeita. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em |
Cisalhamento e detalhamento de vigas Em um projeto estrutural, tão importantes quanto a solução adotada ou o atendimento às normas vigentes são os detalhamentos claros, ou seja, que não causem interpretações erradas quanto ao que deve ser executado. Acerca dos elementos estruturais que compõem as vigas de concreto armado, marque a alternativa correta: A) No caso de não existir armadura comprimida, devem ser inseridas armaduras denominadas de porta estribos com diâmetro de, pelo menos, duas vezes o do estribo. B) A armadura de pele deve ter valor mínimo de 0,15% Ac,alma em cada face da alma da viga. C) O afastamento entre as barras da armadura de pele não pode ser superior a d/3, 30cm e 20ϕ. D) A armadura de suspensão deve ser usada nas proximidades de cargas concentradas transmitidas à viga por outras vigas. E) O porta estribo tem função estrutural, fazendo parte do cálculo para o dimensionamento da armadura transversa em vigas de concreto armado. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual o resultado da execução do seguinte código Python?valor = 5 if valor % 3 > 2: print("Verdadeiro") else: print("Falso") A) Verdadeiro B) Erro SyntaxError: invalid syntax na linha 2 C) Falso D) Erro IndentationError: expected an indented block E) O código é executado sem erros mas não mostra nenhuma saída. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Veja mais Dicas e truques de Lisp |
Dicas e truques de outras linguagens |
Python - Exercícios Resolvidos de Python - Como converter de binário para decimal em Python usando o laço for |
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1º lugar: Java |