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Como calcular o volume de chuvas em C - Fórmula do cálculo do volume de chuvas em C

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O estudo da Hidrologia passa, necessariamente, pelo cálculo do volume de chuvas em uma determinada região, ou bacia hidrológica. Assim, é comum ouvirmos alguém dizer que, em um determinado local, choveu 100 mm durante um determinado período. Mas o que isso significa?

O mês mais chuvoso em Goiânia é dezembro, com média de 229 milímetros de precipitação de chuva. Isso significa que, em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que cai apresenta uma altura de 229 milímetros.

Como sabemos que o volume é a área multiplicada pela altura, tudo que temos a fazer é considerar a área de 1 m2 multiplicada pela altura da lâmina de água (convertida também para metros). Veja a fórmula:

\[\text{Volume} = \text{(Área da Base) x Altura}\]

Lembre-se de que volume pode ser retornado em litros, ou seja, 1 m3 = 1000 litros.

Veja agora o código C completo que pede para o usuário informar a precipitação da chuva, ou seja, a altura da lâmina de água em milímetros e retorna o volume de água em litros.

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float altura_lamina, volume_chuva;
   
  // vamos pedir para o usuário informar a altura da lâmina
  // de água em milímetros
  printf("Altura da lâmina de água em milímetros: ");
  scanf("%f", &altura_lamina);

  // o primeiro passo é converter os milímetros da lâmina de água
  // para metros
  altura_lamina = altura_lamina / 1000.0;

  // agora que já temos a altura da lâmina em metros, vamos multiplicar
  // pela base (1 metro quadrado) para obtermos o volume da chuva por
  // metro quadrado
  volume_chuva = (altura_lamina * 1.0) * 1000.0;

  // vamos mostrar o resultado
  printf("O volume da chuva é: %f litros para cada metro quadrado",
   volume_chuva);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Altura da lâmina de água em milímetros: 229
O volume da chuva é: 229.0 litros para cada metro quadrado

Qual é o volume de 1 mm de chuva?

A altura pluviométrica é a espessura da lâmina d'água precipitada que cobre a região atingida pela chuva. Geralmente a unidade de medição é o milímetro (mm) porque o aparelho que mede a chuva, o pluviômetro, é lido em milímetros.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico destinado a medir, em milímetros, a altura da lâmina de água gerada pela chuva que caiu numa área de 1 m2.

1 mm de chuva equivale a 1 litro de água, ou 1 dm3, considerando a área de 1 m2.

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C ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o comprimento da hipotenusa em C dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente

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Nesta dica mostrarei como é possível usar a linguagem C para retornar o comprimento da hipotenusa dadas as medidas do cateto oposto e do cateto adjascente. Vamos começar analisando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos a fazer a converter esta fórmula para código C. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  float a = 20; // medida do cateto oposto
  float b = 30; // medida do cateto adjascente
  
  // agora vamos calcular o comprimento da hipotenusa
  float c = sqrt(pow(a, 2) + pow(b, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  printf("O comprimento da hipotenusa é: %f", c);
 
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

O comprimento da hipotenusa é: 36.055511

Como podemos ver, o resultado retornado com o código C confere com os valores da imagem apresentada.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como usar a Equação de Torricelli para calcular a velocidade da queda livre dada a altura (e a aceleração da gravidade) usando a linguagem C

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A Equação de Torricelli pode ser usada quando temos a altura na qual um corpo (objeto) foi abandonado e gostaríamos de calcular sua velocidade de queda livre em m/s ou km/h imediatamente antes de tal corpo tocar o chão.

Para isso usaremos a seguinte fórmula:

\[ v^2 = \text{2} \cdot \text{g} \cdot \text{H} \]

Onde:

g ? aceleração da gravidade (m/s2)

H ? altura em metros na qual o corpo é abandonado.

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Uma bola de basquete é abandonada a uma altura de 5 metros em relação ao chão. Se essa bola estiver movendo-se em queda livre, qual será a velocidade da bola, em km/h, imediatamente antes de tocar o chão?

Note que o exercício pede a velocidade em km/h, e não m/s. Assim, veja o código C completo para o cálculo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // altura da queda (em metros)
  int altura = 5; // em metros
  // velocidade da queda em metros por segundo
  float velocidade_m_s = sqrt(2 * gravidade * altura);
  // velocidade da queda em km/h
  float velocidade_km_h = velocidade_m_s * 3.6;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A velocidade da queda livre em m/s é: %fm/s",
    velocidade_m_s);
  printf("\nA velocidade da queda livre em km/h é: %fkm/h",
    velocidade_km_h);
	  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade da queda livre em m/s é: 9.902853m/s
A velocidade da queda livre em km/h é: 35.650272km/h

Note que definimos, no código, a aceleração da gravidade terreste como 9.80665m/s2.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Razão e Proporção

Exercícios Resolvidos de C - Como resolver problemas de razão e proporção em C - Em uma empresa, a razão entre o número de mulheres e o número

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Pergunta/Tarefa:

Em uma empresa, a razão entre o número de mulheres e o número de homens é de 3/5. Sabendo que há 30 homens nessa empresa, então o número de mulheres é:

A) 18
B) 20
C) 22
D) 24
E) 27

Antes de tentarmos resolver esse problema em C, vamos relembrar o que são razão e proporção. Os conceitos de razão e proporção estão ligados ao quociente. A razão é o quociente de dois números, e a proporção é a igualdade entre duas razões.

No exercício acima, o valor de 30 homens está fixo, mas seu programa C deverá pedir para o usuário informar a quantidade de homens. Isso vai permitir aplicar o algoritmo em situações diferentes da exposta aqui.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe a quantidade de homens: 30
A quantidade de homens é: 30
A quantidade de mulheres é: 18.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float dividendo = 3.0;
  float divisor = 5.0;
  int quant_homens;
  float quant_mulheres;
    
  // vamos ler a quantidade de homens
  printf("Informe a quantidade de homens: ");
  scanf("%d", &quant_homens);
  printf("A quantidade de homens é: %d", quant_homens);
    
  // agora fazemos a multiplicação cruzada
  quant_mulheres = (quant_homens * dividendo);
  // e dividimos pelo divisor
  quant_mulheres = quant_mulheres / divisor;
    
  // e mostramos o resultado
  printf("\nA quantidade de mulheres é: %f", quant_mulheres);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

document.write(typeof NaN);

Qual é o resultado de sua execução?

A) undefined

B) null

C) number

D) NaN

E) string
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares de extremidade

Dimensionar a área de aço para as armaduras é uma das etapas mais importantes no dimensionamento dos pilares de extremidade. Esses pilares podem ter uma armadura longitudinal que deve atender aos requisitos de armadura mínima estabelecidos em norma, como também uma armadura transversal e, em alguns casos, uma armadura transversal suplementar.

Diante disso, qual é o valor da área de aço da armadura longitudinal e armadura mínima do pilar de extremidade a seguir?



A) As = 10,35cm2; Asmínima = 2,42cm2.

B) As = 15cm2; Asmínima = 10cm2.

C) As = 35cm2; Asmínima = 5cm2.

D) As = 23cm2; Asmínima = 15cm2.

E) As = 18,5cm2; Asmínima = 7,45cm2.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

O exercício do direito à propriedade

Os direitos de vizinhança, quando violados, abrem para o lesado a possibilidade de ingressar com a medidas judiciais assecuratórias do seu direito, como solicitar a suspensão da obra que está sendo realizada pelo vizinho, sua reformulação ou demolição. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta e as possíveis alterações legislativas nesse procedimento:

A) A ação de nunciação de obra nova é procedimento especial do Código de Processo Civil de 2015.

B) A ação de nunciação de obra nova não deve sofrer, atualmente, mudança de terminologia e tramita pelo procedimento especial.

C) O objetivo principal é reformular ou demolir a obra; a suspensão é mero pedido liminar no início da ação.

D) A ação de nunciação de obra nova também pode ser ajuizada para a obra que já tiver sido finalizada.

E) O prazo para ingressar com a nunciação é de até um ano e um dia a contar da conclusão da obra.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares de canto

A direção mais crítica de um pilar de canto é determinada na comparação entre o índice de esbeltez do pilar e a esbeltez limite.

Analise o pilar a seguir:



Sobre esse pilar de canto, assinale a alternativa correta.

A) A direção x é a mais crítica, e nela não são considerados os momentos de 2ª ordem.

B) A direção y é a mais crítica, e nela não são considerados os momentos de 2ª ordem.

C) A direção x é a mais crítica, e nela são considerados os momentos de 2ª ordem.

D) A direção y é a mais crítica, e nela são considerados os momentos de 2ª ordem.

E) Ambas as direções x e y são críticas, e nelas são considerados os momentos de 2ª ordem.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Turbomáquinas

Uma turbomáquina é um dispositivo no qual a energia é transferida para ou de um fluido em movimento contínuo. A linha da lâmina gira e altera a pressão do fluido, realizando trabalhos no fluido (bomba hidráulica) ou realizando o trabalho na linha da lâmina pelo fluido (turbina).

Qual classe de máquinas hidráulicas é especialmente excluída quando é considerada essa definição apresentada?

A) Essa definição exclui a classe de turbinas eólicas, pois, apesar de referenciar o termo genérico "turbina", não engloba os dispositivos cujos fluidos não são a água e cuja a vazão do fluido pode ser variável.

B) Essa definição exclui as máquinas hidráulicas que contêm um eixo de rotação. Nesse caso, foram excluídos, especialmente, os motores hidráulicos, um grupo amplo e com muitos dispositivos com vazão alta.

C) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento positivo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido.

D) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados motores elétricos. Tais máquinas hidráulicas são responsáveis por receber a energia mecânica produzida por dispositivos, como as turbinas eólicas.

E) Essa definição exclui a classe de dispositivos chamados máquinas de deslocamento negativo. Nesses dispositivos, há limites móveis que forçam o fluido a se mover ou são forçados a se mover pelo fluido.
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