Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: QGIS ::: PyQGIS API ::: Shapefiles, Camadas Vetoriais, Dados Vetoriais

Como carregar um shapefile no QGIS usando o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API

Quantidade de visualizações: 324 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API para carregar um arquivo shapefile no QGIS e adicioná-lo como uma nova camada.

O primeiro passo é fornecer a localização do arquivo shapefile (.shp), o nome para a nova camada e um data provider, que nesse caso é ogr.

Depois de obtido o objeto QgsVector nós efetuamos uma chamada à função isValid() para verificar se a camada é válida. Esse procedimento deve ser sempre usado, pois assegura que os dados são válidos antes de continuar com a execução do código.

Para finalizar nós usamos a função addMapLayer() do objeto QgsProject para adicionar a nova camada à coleção de camadas e a exibimos no mapa.

Veja o código PyQGIS completo para o exemplo:

# vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local
# do nosso shapefile
camada = QgsVectorLayer("C:\\dados\\GO_Municipios_2022.shp",
  "Municípios Estado de Goiás", "ogr")

# vamos testar se a camada é válida  
if not camada.isValid():


Ao executarmos esse código PyQGIS no QGIS nós temos como resultado um mapa do Estado de Goiás com os seus 246 municípios.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Veja mais Dicas e truques de QGIS

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 27 usuários muito felizes estudando em nosso site.