Você está aqui: VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
|
Leia um vetor de 10 posições e verifique se existem valores iguais (repetidos) e os escreva - Exercícios Resolvidos de VisuAlgQuantidade de visualizações: 643 vezes |
|
Pergunta/Tarefa: Leia um vetor de 10 posições e verifique se existem valores iguais (repetidos) e os escreva. Se não houver números duplicados, mostre uma mensagem informando. Sua saída deve ser parecida com: Informe o 1.o valor: 6 Informe o 2.o valor: 2 Informe o 3.o valor: 4 Informe o 4.o valor: 6 Informe o 5.o valor: 1 Informe o 6.o valor: 1 Informe o 7.o valor: 8 Informe o 8.o valor: 5 Informe o 9.o valor: 4 Informe o 10.o valor: 7 Os números repetidos foram: 6, 4, 1 Informe o 1.o valor: 8 Informe o 2.o valor: 7 Informe o 3.o valor: 6 Informe o 4.o valor: 1 Informe o 5.o valor: 2 Informe o 6.o valor: 3 Informe o 7.o valor: 50 Informe o 8.o valor: 32 Informe o 9.o valor: 4 Informe o 10.o valor: 11 Não houve números repetidos Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Leia um vetor de 10 posições e verifique" // Enunciado do exercício: Leia um vetor de 10 posições e verifique // se existem valores iguais (repetidos) e os escreva. Se não houver // números duplicados, mostre uma mensagem informando. var // variáveis usadas na resolução do problema numeros: vetor[1..10] de inteiro repetidos: vetor[1..10] de inteiro i, j, aux, contador: inteiro registrado: logico inicio // vamos fazer a leitura dos 10 números inteiros para i de 1 ate 10 faca escreva("Informe o", i, ".o valor: ") leia(numeros[i]) fimpara // agora vamos verificar os valores repetidos no vetor // numeros e guardá-los no vetor repetidos contador <- 0 para i de 1 ate 10 faca para j de i ate 10 faca // vamos comparar os valores nos diferentes índices // do vetor numeros se ((numeros[i] = numeros[j]) e (i <> j)) entao // encontramos uma repetição. Vamos verificar se ela // já foi registrada registrado <- falso para aux de 1 ate contador faca se repetidos[aux] = numeros[i] entao registrado <- verdadeiro interrompa fimse fimpara // essa repetição não foi registrada ainda se registrado = falso entao contador <- contador + 1 repetidos[contador] <- numeros[i] fimse fimse fimpara fimpara // vamos mostrar os valores repetidos se contador = 0 entao escreval() escreval("Não houve números repetidos") senao escreval() escreva("Os números repetidos foram:") para i de 1 ate contador faca escreva(repetidos[i], ", ") fimpara fimse fimalgoritmo |
|
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: | |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlgQuantidade de visualizações: 257 vezes |
Pergunta/Tarefa: A concessionária de veículos "CARANGO VELHO" está vendendo os seus veículos com descontos. Faça um algoritmo VisuAlg que calcule e exiba o valor do desconto e o valor a ser pago pelo cliente de vários carros. O desconto deverá ser calculado de acordo com o ano do veículo. Até o ano 2000 o desconto é 12%, e acima de 2000 o desconto é de 7%. Seu código deverá solicitar o valor do carro e o seu ano e aplicar o desconto correspondente. Além disso o sistema deverá perguntar se deseja continuar calculando descontos até que a resposta seja: "(N) Não". Informar o total de carros com ano até 2000 e o total geral a ser pago pelo cliente. Sua saída deve ser parecida com: Informe o valor do carro sem desconto: 25000 Informe o ano do carro: 2010 Desconto concedido: 1750 Valor do carro com desconto: 23250 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 30500 Informe o ano do carro: 1985 Desconto concedido: 3660 Valor do carro com desconto: 26840 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: S Informe o valor do carro sem desconto: 16800 Informe o ano do carro: 1990 Desconto concedido: 2016 Valor do carro com desconto: 14784 Deseja adicionar mais carros? [S, N]: N Total de carros com ano até 2000: 2 Total geral a pagar: 64874 Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Cálculo de desconto nos preços de vários veículos" var // variáveis usadas na resolução do problema valor_carro, valor_desconto, valor_carro_desconto: real total_geral: real ano: inteiro total_carros_ano_2000: inteiro resposta: caractere inicio // vamos inicializar os valores de algumas variáveis total_geral <- 0 total_carros_ano_2000 <- 0 // repete até que o usuário informe o valor "N" repita // vamos ler o valor do carro sem desconto escreva("Informe o valor do carro sem desconto: ") leia(valor_carro) // vamos ler o ano do carro escreva("Informe o ano do carro: ") leia(ano) // o ano é menor ou igual a 2000 se ano <= 2000 entao valor_desconto <- valor_carro * (12.0 / 100.0) // vamos somar mais este carro total_carros_ano_2000 <- total_carros_ano_2000 + 1 senao valor_desconto <- valor_carro * (7.0 / 100.0) fimse // calculamos o valor do carro com o desconto valor_carro_desconto <- valor_carro - valor_desconto escreval("Desconto concedido: ", valor_desconto) escreval("Valor do carro com desconto: ", valor_carro_desconto) // somamos mais este valor ao total geral total_geral <- total_geral + valor_carro_desconto // perguntamos se o usuário deseja adicionar mais carros escreva("Deseja adicionar mais carros? [S, N]: ") leia(resposta) // adiciona uma quebra de linha escreval() ate resposta = "N" // mostramos os resultados escreval("Total de carros com ano até 2000: ", total_carros_ano_2000) escreval("Total geral a pagar: ", total_geral) fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escalenoQuantidade de visualizações: 861 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o lado 1 do triângulo: 6 Informe o lado 2 do triângulo: 8 Informe o lado 3 do triângulo: 2 O triângulo é escaleno Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles" Var // variáveis usadas na resolução do problema lado1, lado2, lado3: real Inicio // vamos ler os lados do triângulo escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ") leia(lado1) escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ") leia(lado2) escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ") leia(lado3) // vamos testar se o triângulo é equilátero // os três lados iguais se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao escreval("O triângulo é equilátaro.") senao // vamos testar se o triângulo é escaleno // os três lados diferentes se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao escreval("O triângulo é escaleno") senao // vamos testar se o triângulo é isósceles // dois lados iguais e um diferente se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao escreval("O triângulo é isósceles") fimse fimse fimse Fimalgoritmo |
VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VisuAlg - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 503 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VisuAlg que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em VisuAlg: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- algoritmo "Como retornar código ASCII em VisuAlg" var // variáveis usadas na resolução do problema ch: caractere codigo: inteiro inicio // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação escreva("Informe um caractere: ") leia(ch) // agora vamos obter o código ASCII correspondente codigo <- Asc(ch) // e mostramos o resultado escreval("Você informou o caractere: ", ch) escreval("O código ASCII correspondente é: ", codigo) fimalgoritmo O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira |
O aço no edifício A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura abaixo, que se caracteriza pelo fato de não possuir amarrações diagonais nem paredes de cisalhamento para assegurar a estabilidade lateral, pode ser chamada de: A) Estrutura contraventada. B) Moldura amarrada excentricamente. C) Moldura resistente a momentos. D) Paredes de cisalhamento. E) Nenhuma das alternativas anteriores. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Topografia |
Cálculo de declive entre estacas de um projeto rodoviário Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Jaru - RO Prova: IBADE - 2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Engenheiro Civil Em um projeto rodoviário, com estacas a cada 20 m, a estaca E79+6m está na cota 112,7 m e a estaca E84+6m está na cota 102,7 m. O declive entre essas estacas é: A) 5% B) 10% C) 15% D) 20% E) 25% Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Analise o seguinte código Pythonletras = ['ab', 'cd'] for i in range(0, 2): letras.append(letras[i].upper()) print(letras) Qual é o resultado de sua execução? A) ['ab', 'cd'] B) ['AB', 'CD'] C) ['AB', 'CD', 'AB', 'CD'] D) ['ab', 'cd', 'AB', 'CD'] Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional |
A responsabilidade moral O humano é um ser social e, para tal fim, estabelece valores e princípios como regras e normas de convivência para sua sobrevivência. Isso significa que: A) o homem possui, em sua essência, a necessidade de interação com os outros seres da mesma espécie. B) o ser humano precisa viver sozinho. C) os animais não podem viver com humanos. D) o ser humano não gosta de viver em sociedade. E) humanos e animais não têm instinto. Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Vamos testar seus conhecimentos em Python |
Qual é a forma correta de se declarar uma variável do tipo real em Python? A) valor = float(6.3) B) valor = Float(6.3) C) valor = 6.3 D) As formas A, B e C estão corretas E) As formas A e C estão corretas Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões |
Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de VisuAlg |
Veja mais Dicas e truques de VisuAlg |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |