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Como remover um nó no início de uma lista duplamente encadeada em Java - Escreva um programa Java que cria uma lista - Desafio de Programação Resolvido em Java

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que cria uma lista dinâmica duplamente encadeada (lista duplamente ligada) e peça para o usuário inserir 5 elementos do tipo inteiro. Em seguida faça a remoção do nó no início da lista e retorne o seu valor.

Sua saída deve ser parecida com:

Inserindo valores na lista duplamente ligada:

Informe o 1.o valor: 4
Informe o 2.o valor: 9
Informe o 3.o valor: 1
Informe o 4.o valor: 3
Informe o 5.o valor: 7

Valores na lista duplamente encadeada: 4 9 1 3 7 
Removendo no início da lista
O nó removido foi: 4

Valores na lista duplamente ligada novamente: 9 1 3 7
Resposta/Solução:

Na saída podemos ver que a lista contém os valores 4, 9, 1, 3 e 7. Depois que o nó no início é removido, os elementos da lista ficam 9, 1, 3 e 7.

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudos;

import java.util.Scanner;

// classe interna para representar os nós da
// lista duplamente encadeada
class No {
  int valor; // valor armazenado no nó
  No anterior; // aponta para o nó anterior
  No proximo; // aponta para o próximo nó
  
  // construtor do nó
  public No(int valor){
    this.valor = valor;
    this.anterior = null;
    this.proximo = null;
  }
}

public class Estudos { 
  // referência para o início da lista duplamente ligada
  static No inicio;
  // referência para o final da lista duplamente ligada
  static No fim;
  
  public static void main(String args[]){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos inserir 5 valores inteiros na lista ligada
    int valor;
    System.out.println("Inserindo valores na lista duplamente ligada:\n");
    for (int i = 0; i < 5; i++) {
      System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: ");
      valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      // vamos inserir este valor no final da lista
      inserirFinal(valor);
    }
    
    // vamos exibir os valores na lista duplamente ligada
    System.out.print("\nValores na lista duplamente encadeada: ");
    exibirLista();
    
    // vamos remover o nó no início da lista duplamente ligada
    System.out.println("\nRemovendo no início da lista");
    No removido = removerInicio();
    System.out.println("O nó removido foi: " +
      removido.valor);
    
    // vamos exibir os valores na lista duplamente ligada
    System.out.print("\nValores na lista duplamente ligada novamente: ");
    exibirLista();
  }
  
  // esta função permite inserir um novo nó no
  // final de uma lista duplamente encadeada
  public static void inserirFinal(int valor) {
    // o primeiro passo é construir um novo nó
    No novo = new No(valor);
    novo.anterior = null; // não possui nó anterior
    novo.proximo = null; // não possui nó próximo
    
    // a lista ainda está vazia?
    if (inicio == null) {
      // tanto o início quanto o fim da lista
      // apontam para o novo nó
      inicio = novo;
      fim = novo;
    }
    else {
      // o campo anterior do novo nó aponta para o
      // final da lista
      novo.anterior = fim;
      // o campo proximo do final da lista aponta
      // para o novo nó
      fim.proximo = novo;
      // finalmente o fim da lista aponta para
      // o novo nó
      fim = novo;
    }
  }
  
  // função que permite remover o nó no início de uma lista
  // duplamente ligada em Java
  public static No removerInicio() {
    // primeiro apontamos para o início da lista
    No no = inicio;
    
    // a lista está vazia?
    if (no != null) {
      // o início da lista aponta para o seu próximo
      inicio = inicio.proximo;
      // é o último nó da lista?
      if (inicio != null) {
        inicio.anterior = null;
      }
    }
    
    // retorna o nó removido ou null no caso da lista vazia
    return no;
  }
  
  // esta função permite exibir os valores de todos
  // os nós da lista duplamente encadeada
  public static void exibirLista() {
    // apontamos para o início da lista
    No temp = inicio;  
    
    // a lista está vazia?
    if (inicio == null) {  
      System.out.println("A lista está vazia");  
      return;  
    }  
    
    // enquanto temp for diferente de null
    while(temp != null) {
      // mostramos o valor do nó atual
      System.out.print(temp.valor + " ");
      // e pulamos para o nó seguinte
      temp = temp.proximo;  
    }
  }
}


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Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Curso Completo de Java - Como usar constantes em Java

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O valor de uma variável pode ser alterado durante a execução do programa. Mas, o valor de uma constante não é alterado jamais. Escritas sempre com letras maiúsculas, as constantes trazem algumas vantagens, entre elas o fato de que nomes descritivos para constantes podem tornar o programa mais fácil de ser lido. Além disso, o valor representado pela constante pode ser alterado em apenas um lugar do código fonte.

Veja abaixo como declarar e usar uma constante em Java:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Este exemplo mostra como declarar e usar
// uma constante em Java

public class Estudos{
  final static int IDENT_PROGRAMA = 47; 
  
  public static void main(String args[]){
    System.out.println("O valor da constante " +
      "é " + IDENT_PROGRAMA);
    System.exit(0);
  }
}

Observe que usamos o modificador final para marcar um identificador como constante. Veja agora o que acontece quando tentamos alterar o valor de uma constante em tempo de compilação:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// vamos tentar alterar o valor da constante
IDENT_PROGRAMA = 29;

O compilador emitirá a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:9: cannot assign a value to final 
variable IDENT_PROGRAMA
  IDENT_PROGRAMA = 29;
  ^
1 error



Java ::: Dicas & Truques ::: Fuso Horários

Como representar fuso horário em Java usando a classe TimeZone

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A classe abstrata TimeZone (do pacote java.util) representa um determinado fuso horário e também identifica o horário de verão (daylight savings) de um determinado país ou região. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.util.TimeZone
A classe TimeZone implementa ainda as interfaces Serializable e Cloneable e sua classe derivada conhecida é SimpleTimeZone.[br][br]

A melhor forma de entender o fuso horário, é consultando suas configurações regionais no Painel de Controle de seu sistema. É comum, em máquinas brasileiras encontrarmos o fuso horário "GMT -03:00 - Brasilia". Isso quer dizer que a hora oficial do Brasil é -3 horas em relação ao horário de Greenwich, Londres. Não podemos nos esquecer do horário de verão, que reduz esta diferença para -2 horas na maior parte do país.

Por padrão, A JVM detecta e trabalha com o fuso horário da máquina na qual está sendo executada. Veja um trecho de código que obtém este TimeZone padrão:

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import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    TimeZone timeZone = TimeZone.getDefault();
    System.out.println(timeZone.getDisplayName());
    System.out.println(timeZone.getID());
  } 
}

Ao executar este código você terá um resultado semelhante à:

Brasilia Time
America/Sao_Paulo

Aqui nós usamos o método estático getDefault() para retornar o TimeZone padrão e os métodos de instância getDisplayName() e getID() para obter as informações sobre o fuso horário.


Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

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Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual dessas coleções Python é ordenada, mutável (permite mudanças) e permite duplicação de itens?

A) Dictionary

B) Tuple

C) List

D) Set

E) Nenhuma das opções anteriores
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em JavaScript

Analise o seguinte código JavaScript

let valores = [1, 2, 3];
valores[6] = 9;
document.write(valores[5]);

Qual é o resultado de sua execução?

A) undefined

B) 9

C) 2

D) 3

E) Um erro de execução
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Perda de Carga Localizada, Acessórios de Tubulação

Considerando a questão: "Qual a perda de carga singular em um conduto de 100 m, diâmetro de 100 mm, com um fluido escoando a 2 m/s, apresentando as seguintes singularidades rosqueadas na tubulação: válvula globo totalmente aberta e cotovelo de 45º com raio normal?".

Qual o valor do fator de atrito f na tubulação anteriormente citada? Qual valor do somatório de Ks tornaria a perda de carga singular idêntica à perda de carga linear?

A) 0,66 e 66,2.

B) 0,066 e 66,2.

C) 0,132 e 66,2.

D) 0,066 e 132,4.

E) 0,132 e 132,4.
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Vamos testar seus conhecimentos em Python

Qual instrução é usada para interromper um laço em Python?

A) return

B) catch

C) break

D) continue

E) exit
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Água Fria: Reservatórios

Um reservatório é dimensionado com diversos componentes que auxiliam na manutenção e limpeza do mesmo. Sobre os componentes acessórios de um reservatório é correto afirmar:

A) A tubulação extravasora deve ter o mesmo diâmetro da tubulação de alimentação do reservatório.

B) A tubulação de limpeza deve estar posicionada acima da saída da distribuição predial.

C) Em pequenas edificações, com reservatórios de 500 litros, não é necessária a instalação de tubulação de limpeza.

D) A tubulação extravasora deve jogar a água em local visível para alertar sobre o extravasamento do reservatório.

E) É obrigatória a instalação de registro na saída da tubulação extravasora.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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