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Como inserir um nó no final de uma lista duplamente encadeada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário - Desafio de Programação Resolvido em Java

Quantidade de visualizações: 694 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar vários valores inteiros e insira-os no final de uma lista duplamente ligada. Não se esqueça de que a lista duplamente encadeada, ou duplamente ligada, é uma variação da lista singularmente ligada.

Diferente de uma lista singularmente encadeada, a lista duplamente encadeada gerencia nós que mantém referências tanto para o próximo nó quanto para o nó anterior. Lembre-se disso durante a sua implementação da resolução do exercício.

Outro cuidado é com relação ao ponteiros para os nós anteriores. Sua implementação da lista duplamente encadeada em Java deve ser capaz de suportar a varredura tanto do início para o final quanto do final para o início.

Sua saída deve ser parecida com:

Inserindo no final da lista

Informe o valor (-1 para sair): 7
Informe o valor (-1 para sair): 2
Informe o valor (-1 para sair): 4
Informe o valor (-1 para sair): 6
Informe o valor (-1 para sair): -1

Nós da lista duplamente encadeada: 7 2 4 6
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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package estudos;

import java.util.Scanner;

// classe interna para representar os nós da
// lista duplamente encadeada
class No {
  int valor; // valor armazenado no nó
  No anterior; // aponta para o nó anterior
  No proximo; // aponta para o próximo nó
  
  // construtor do nó
  public No(int valor){
    this.valor = valor;
    this.anterior = null;
    this.proximo = null;
  }
}

public class Estudos { 
  // referência para o início da lista duplamente ligada
  static No inicio;
  // referência para o final da lista duplamente ligada
  static No fim;
  
  public static void main(String args[]){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // agora vamos pedir para o usuário informar
    // valores inteiros. O valor -1 sai do laço
    int valor;
    System.out.println("Inserindo no final da lista\n");
    do {
      System.out.print("Informe o valor (-1 para sair): ");
      valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if (valor != -1) {
        // vamos inserir este valor no final da lista
        // duplamente encadeada
        inserirFinal(valor);
      }
    } while(valor != -1);
     
    // vamos exibir os valores na lista duplamente ligada
    System.out.print("\nNós da lista duplamente encadeada: ");
    exibirLista();
  }
  
  // esta função permite inserir um novo nó no
  // final de uma lista duplamente encadeada
  public static void inserirFinal(int valor) {
    // o primeiro passo é construir um novo nó
    No novo = new No(valor);
    novo.anterior = null; // não possui nó anterior
    novo.proximo = null; // não possui nó próximo
    
    // a lista ainda está vazia?
    if (inicio == null) {
      // tanto o início quanto o fim da lista
      // apontam para o novo nó
      inicio = novo;
      fim = novo;
    }
    else {
      // o campo anterior do novo nó aponta para o
      // final da lista
      novo.anterior = fim;
      // o campo proximo do final da lista aponta
      // para o novo nó
      fim.proximo = novo;
      // finalmente o fim da lista aponta para
      // o novo nó
      fim = novo;
    }
  }
  
  // esta função permite exibir os valores de todos
  // os nós da lista duplamente encadeada
  public static void exibirLista() {
    // apontamos para o início da lista
    No temp = inicio;  
    
    // a lista está vazia?
    if (inicio == null) {  
      System.out.println("A lista está vazia");  
      return;  
    }  
    
    // enquanto temp for diferente de null
    while(temp != null) {
      // mostramos o valor do nó atual
      System.out.print(temp.valor + " ");
      // e pulamos para o nó seguinte
      temp = temp.proximo;  
    }  
  }
}


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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Valor da diária, valor médio arrecadado com e sem promoção e o lucro ou prejuízo mensal de uma promoção em um hotel

Quantidade de visualizações: 14526 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java para resolver o seguinte problema:

Um hotel com 42 apartamentos resolveu fazer promoções para os fins de semana fora da alta temporada, isto é, nos meses de abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro. A taxa da promoção é de 22% da diária normal. A ocupação média do hotel sem promoção é de 40%. A expectativa é aumentar a taxa de ocupação para 70%. Supondo que as expectativas se confirmem, escrever um algoritmo que lê a diária normal, que calcule e escreva as seguintes informações:

(a) O valor da diária no período da promoção.
(b) O valor médio arrecadado sem a promoção, durante um mês.
(c) O valor médio arrecadado com a promoção, durante um mês.
(d) O lucro ou prejuízo mensal com a promoção.

Seu código Java deverá apresentar uma saída parecida com:

Informe o valor da diária normal: 120
Diária no período de promoção: 26,40
Média arrecadada sem a promoção durante um mês: 8064,00
Média arrecadada com a promoção durante um mês: 3104,64
Prejuízo mensal com a promoção: 4959,36
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner):

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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos criar um objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // valor da diária em período normal  
    double valor_diaria_normal;
    // valor da diária no período de promoção
    double valor_diaria_promocao;

    // vamos obter o valor da diária no período normal
    System.out.print("Informe o valor da diária normal: ");
    valor_diaria_normal = Double.parseDouble(entrada.nextLine());

    // vamos obter o valor da diária no período promocional
    valor_diaria_promocao = valor_diaria_normal * (22.0 / 100.0);

    // vamos calcular o valor médio arrecadado sem a promoção, durante um mês
    // estamos assumindo 4 finais de semana por mês
    double media_arrecado_sem_promocao = (valor_diaria_normal
      * (42 * (40.0 / 100.0)) * 4);

    // vamos calcular o valor médio arrecadado com a promoção, durante um mês
    // estamos assumindo 4 finais de semana por mês
    double media_arrecado_com_promocao = (valor_diaria_promocao
      * (42 * (70.0 / 100.0)) * 4);

    System.out.printf("Diária no período de promoção: %.2f\n",
      valor_diaria_promocao);
    System.out.printf("Média arrecadada sem a promoção durante um mês: %.2f\n",
      media_arrecado_sem_promocao);
    System.out.printf("Média arrecadada com a promoção durante um mês: %.2f\n",
      media_arrecado_com_promocao);

    // houve lucro ou prejuízo?
    if (media_arrecado_sem_promocao < media_arrecado_com_promocao) {
      System.out.printf("Lucro mensal com a promoção: %.2f\n",
        media_arrecado_com_promocao - media_arrecado_sem_promocao);
    } 
    else {
      System.out.printf("Prejuízo mensal com a promoção: %.2f\n",
        media_arrecado_sem_promocao - media_arrecado_com_promocao);
    }
  }
}



Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Java para iniciantes - Como criar laços for infinitos em Java

Quantidade de visualizações: 9477 vezes
Laços for infinitos em Java podem ser criado da seguinte forma:

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for(;;){
  // bloco de instruções
}

Veja um exemplo:

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import javax.swing.JOptionPane;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    int valor;
    int soma = 0;

    // Lê continuamente até o usuário informar 0
    for(;;){
      // efetua a próxima leitura
      String str = JOptionPane.showInputDialog(null,
        "Informe um valor inteiro:\n(ou 0 para sair)",
         "Estudos", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);

      valor = Integer.parseInt(str);
  
      // testa se o laço pode ser finalizado
      if(valor == 0)
        break;
 
      soma += valor;
    }

    JOptionPane.showMessageDialog(null, "A soma é: " + soma,
       "Estudos", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
  }
}

Sempre que criar laços infinitos, tenha a certeza de fornecer um teste de parada dentro do corpo do laço. Do contrário seu programa só poderá ser interrompido matando-se o processo.


Java ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída)

Java para iniciantes - Como usar a classe File em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 10821 vezes
A classe File, contida no pacote java.io, é uma representação abstrata de nomes de arquivos e diretórios. Veja sua posição na hierarquia de classes Java:

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java.lang.Object
  java.io.File

Esta classe implementa as interfaces: Serializable e Comparable<File>. Instâncias desta classe são imutáveis, ou seja, uma vez criado, o caminho abstrato representado por um objeto File nunca mudará.

É importante observar que, ao criar uma instância de File, como no código abaixo:

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File arquivo = new File("C:\\", "texto.txt");

o arquivo "texto.txt" não será criado. O que temos é a construção de um objeto File. Da mesma forma, quando destruímos um objeto File, o arquivo representado por ele no sistema não será excluído.


Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Manipulação de imagens em Java - Como carregar imagens JPG (JPEG), GIF ou PNG usando o método getImage() da classe Toolkit

Quantidade de visualizações: 23728 vezes
O método getImage() da classe Toolkit retorna um objeto da classe Image que obtém informações de imagem (pixels) a partir do caminho informado. Veja que este método não verifica se a imagem informada para o método existe ou se foi carregada com sucesso. Veja mais dicas nesta seção para aprender a realizar tais tarefas.

O código abaixo mostra como chamar o método getImage() para carregar uma imagem ao clicar em um botão:

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package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  private Image imagem = null;  
 
  public Estudos() {
    super("Estudos Java");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
     
    JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        @Override
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          // imagem a ser carregada
          String minhaImagem = "C:\\estudos_java\\lago.jpg";          
 
          // Obtém o Toolkit padrão
          Toolkit toolkit = 
            Toolkit.getDefaultToolkit();
          imagem = toolkit.getImage(minhaImagem);
 
          JOptionPane.showMessageDialog(null, 
            "A imagem  foi carregada. Agora é só manipulá-la.");
        }
      }
    );
 
    c.add(btn);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A imagem foi carregada. Agora é só manipulá-la.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar o método replace() da classe String do Java para substituir palavras em uma frase ou texto - Revisado

Quantidade de visualizações: 253 vezes
Nesta dica mostrarei como substituir substrings em uma string, ou seja, substituir uma palavra (ou parte de uma palavra) em uma frase ou texto. Para isso podemos usar o método replace() da classe String da linguagem Java.

Note que o método replace() da classe String retorna uma nova string com todas as ocorrências substituídas. Veja o exemplo:

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package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é bom.";
    System.out.println(frase); 
    
    // substitui todas as ocorrências de "Java" por "C#"
    String frase2 = frase.replace("Java", "C#");
     
    System.out.println(frase2);
     
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Programar em Java é bom.
Programar em C# é bom.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Jogos (Games)

Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java - Jogo completo em Java com código comentado

Quantidade de visualizações: 6300 vezes
Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java

Nesta dica mostrarei como criar o famoso joguinho Pedra, Papel, Tesoura na linguagem Java. Trata-se de um código bem simples e que vou comentar linha a linha, para que você extraia todo o conteúdo necessário para deixar a sua lógica de programação ainda mais afiada.

Nesta versão eu mostrarei como jogar Pedra, Papel, Tesoura contra o computador. Depois de entender todo o código você não terá dificuldade para implementar uma versão que lhe permitirá jogar contra seus amigos.

Antes de vermos o código, eis uma imagem do jogo em execução:



Quais técnicas de programação vou aprender com o código desse jogo?

O joguinho Pedra, Papel, Tesoura é ótimo para estudantes de programação que está iniciando em Java e que gostariam de aprimorar sua lógica de programação, afinal, se você desenvolver uma boa lógica de programação, você conseguirá desenvolver soluções em qualquer linguagem.

Além de entender como funciona o desenvolvimento de jogos em Java, você reforçará o seu conhecimento de laços, estrutura condicional if...else, entrada e saída e fluxo e desvio do algorítmo.

Veja, por exemplo, um trecho de código no qual testamos se o jogador escolheu Pedra, Papel ou Tesoura, e também a escolha feita pelo computador:

// o jogador escolheu Pedra?
else if(jogador == 1){
  // o computador escolheu Papel?
  if(computador == 2){
    System.out.println("Você perdeu. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o computador escolheu Tesoura
    System.out.println("Você ganhou. Pedra amassa Tesoura");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
// o jogador escolheu Papel?
else if(jogador == 2){
  // o computador escolheu Tesoura?
  if(computador == 3){
    System.out.println("Você perdeu. Tesoura corta Papel");
    vitoriasComputador++; // aumenta as vitórias do computador
  }
  else{ // o ocmputador escolheu Pedra
    System.out.println("Você ganhou. Papel embrulha Pedra");
    vitoriasJogador++; // aumenta as vitórias do jogador
  }
}
Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) PEDPAPTESJC - Jogo Pedra, Papel, Tesoura em Java Console - NetBeans IDE - Faça o download do código-fonte Pedra, Papel, Tesoura em Java.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de Java - Um programa que solicita ao usuário que informe um número e verifica se tal número é um número perfeito

Quantidade de visualizações: 2752 vezes
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa que solicita ao usuário que informe um número e verifica se tal número é um número perfeito

Pergunta/Tarefa:

Em Matemática, um número perfeito é um número inteiro para o qual a soma de todos os seus divisores positivos próprios (excluindo ele mesmo) é igual ao próprio número. Por exemplo, o número 6 é um número perfeito, pois: 6 = 1 + 2 + 3. O próximo número perfeito é o 28, pois 28 = 1 + 2 + 4 + 7 + 14. Todo número perfeito é um número triangular, bem como um número hexagonal.

Escreva um programa Java que solicita um número inteiro ao usuário e verifica se tal número é um número perfeito.

Sua saída deve ser parecida com:

Informe um número: 6
O número informado é um número perfeito.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

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import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // vamos pedir que o usuário informe um número
    System.out.print("Informe um número: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos verificar se o número informado é um número perfeito
    int soma = 0;
    // vamos contar de 1 até a metade do número informado
    for(int i = 1; i <= numero / 2; i++){
      if(numero % i == 0){ // o número informado é divisível pelo valor de i?
        soma = soma + i;
      }
    }
        
    // a soma é igual ao numero informado?
    if(soma == numero){
      System.out.println("O número informado é um número perfeito.");
    }
    else{
      System.out.println("O número informado não é um número perfeito.");
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Java Reflection - Como obter um objeto Class usando os métodos getClass() e forName() da classe Class da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 10243 vezes
Uma das tarefas mais básicas que devemos fazer quando estamos usando reflexão em Java, é obter um objeto Class. Uma vez que tenhamos uma instância de Class, podemos obter várias informações sobre uma classe, até mesmo manipulá-la. Nesta dica veremos como usar o método getClass() para obter um objeto Class. Esta forma de obter um objeto Class é frequentemente útil em situações nas quais temos uma instância de uma classe, mas não sabemos a qual classe esta instância pertence (instanceOf).

Há várias formas de se obter um objeto Class. Se você tiver uma classe para a qual o nome de tipo é conhecido em tempo de compilação, há uma forma ainda mais fácil de se obter uma intância da classe. Só precisamos usar a palavra chave do compilador .class. Veja:

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Class classe = JButton.class;

Se o nome da classe não foi conhecido em tempo de compilação, mas estiver disponível em tempo de execução (runtime), podemos usar o método forName() para obter um objeto Class. O código a seguir mostra como criar um objeto Class associado à classe javax.swing.JPanel:

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try{
  Class classe = Class.forName("javax.swing.JPanel");
}
catch(ClassNotFoundException e){
  // trate os erros aqui
}

Podemos usar também o método getSuperClass() em um objeto Class para obter o objeto Class representando a superclasse da classe que está sofrendo introspecção. O trecho de código a seguir mostra como o objeto classe1 reflete a classe JTextField, e classe2 reflete a classe JTextComponent, uma vez que esta classe é a superclasse de JTextField:

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JTextField txtNome = new JTextField();
Class classe1 = txtNome.getClass();
Class classe2 = classe1.getSuperclass();

Esta dica foi revisada e atualizada para o Java 8.


Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Equação da continuidade

Um cano de 2,00 cm de diâmetro se estreita para 8,00 mm. No primeiro segmento, um líquido flui com velocidade de 4,00 m/s. A velocidade do líquido no segundo segmento e a vazão de volume no cano valem, respectivamente:

A) 16,0 m/s e 1,26 x 10-3 m3/s.

B) 100 m/s e 5,03 x 10-4 m3/s.

C) 25,0 m/s e 4,00 x 10-4 m3/s.

D) 25,0 m/s e 1,26 x 10-3 m3/s.

E) 1,00 m/s e 1,26 m3/s.
Verificar Resposta Estudar Cards Todas as Questões

Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Instalações Hidráulicas Prediais

Materiais empregados para instalação de água fria e esgoto

A rede de esgoto se divide em primário e secundário. A rede primária é aquela que fica em contato com os gases que vêm da rede externa. Durante a execução das instalações externas e enterradas de esgoto sanitário primário de uma residência, você deverá especificar a tubulação que deverá ser instalada do vaso sanitário até o sistema de coleta público de esgotos. Sobre essa tubulação, assinale a alternativa correta:

A) Deverá ser adotada uma tubulação de PVC rígido da série reforçada com DN mínimo de 100mm.

B) Deverá ser adotada uma tubulação de cerâmica rígida da série normal com DN máximo de 75mm.

C) Deverá ser adotada uma tubulação de PVC rígido da série reforçada com DN máximo de 40mm.

D) Deverá ser adotada uma tubulação de PVC rígido da série normal com DN máximo de 40mm.

E) Deverá ser adotada uma tubulação de PVC rígido da série normal com DN máximo de 220mm.
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Vamos testar seus conhecimentos em Java

Analise o seguinte código Java

int a = 3 / 0;
System.out.println(a);

Qual é o resultado de sua execução?

A) Infinity

B) NaN

C) Uma exceção java.lang.ArithmeticException: / by zero

D) 0
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Vamos testar seus conhecimentos em

Vigas a flexão simples: seções retangulares

Quando uma viga é simplesmente armada, significa que o aço está sendo utilizado para resistir às solicitações das regiões da seção que estão sendo submetidas à tração, e o concreto está sendo utilizado para resistir às solicitações de compressão.

Considere que uma viga contínua V (15x40) tem uma solicitação de momento fletor de 45,20kN.m. O concreto utilizado nessa viga tem resistência de 25MPa e a agressividade ambiental do local é classe II (considere que é uma viga pouco solicitada).

Das alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta a área de aço da armadura longitudinal dessa viga.

A) 2,93cm2.

B) 3,26cm2.

C) 4,11cm2.

D) 4,57cm2.

E) 4,75cm2.
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Vamos testar seus conhecimentos em Engenharia Civil - Estruturas de Aço e Madeira

O aço no edifício

A estrutura de estabilização da moldura estrutural da edificação da figura abaixo, que caracteriza-se pela criação de configurações triangulares estáveis, ou amarrações diagonais, pode ser chamada de:



A) Estrutura contraventada.

B) Moldura amarrada excentricamente.

C) Moldura resistente a momentos.

D) Paredes de cisalhamento.

E) Nenhuma das alternativas anteriores.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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