Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresCódigo-Fonte Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas

Como inserir um nó no início de uma lista duplamente encadeada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário - Lista de Exercícios Resolvidos de Java

Quantidade de visualizações: 854 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar vários valores inteiros e insira-os no início de uma lista duplamente ligada. Não se esqueça de que a lista duplamente encadeada, ou duplamente ligada, é uma variação da lista singularmente ligada.

Diferente de uma lista singularmente encadeada, a lista duplamente encadeada gerencia nós que mantém referências tanto para o próximo nó quanto para o nó anterior. Lembre-se disso durante a sua implementação da resolução do exercício.

Outro cuidado é com relação ao ponteiros para os nós anteriores. Sua implementação da lista duplamente encadeada em Java deve ser capaz de suportar a varredura tanto do início para o final quanto do final para o início.

Sua saída deve ser parecida com:

Inserindo no início da lista

Informe o valor (-1 para sair): 9
Informe o valor (-1 para sair): 2
Informe o valor (-1 para sair): 6
Informe o valor (-1 para sair): 1
Informe o valor (-1 para sair): 4
Informe o valor (-1 para sair): -1

Nós da lista duplamente encadeada: 4 1 6 2 9
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Este código completo faz parte do nosso E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Java ::: Java Swing - Componentes Visuais ::: JPanel

Como fazer uma sub-classe de JPanel para desenhar um gráfico no Java Swing

Quantidade de visualizações: 11959 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos criar uma classe Desenho que herda da classe JPanel do Java Swing para criar uma área de desenho. Esta é uma das práticas mais comuns quando queremos desenhar gráficos ou exibir imagens em Java Swing.

Note como sobrescrevemos o método paintComponent(Graphics g) herdado da classe JPanel para pintar o fundo do painel na cor amarela e depois desenhamos um retângulo azul.

Veja o código Java Swing completo para o exemplo:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como remover um elemento de uma determinada posição do ArrayList do Java usando o método remove()

Quantidade de visualizações: 17130 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível remover elementos em uma determinada posição de um objeto ArrayList usando o seu método remove(). Esta função possui duas assinaturas, uma que recebe uma referência ao elemento a ser excluído e outra que recebe o índice do elemento que queremos excluir. No exemplo a seguir abordarei a segunda assinatura:

Object remove(int index) throws
  IndexOutOfBoundsException 


Note que só precisamos fornecer o índice do elemento a ser excluído. O retorno será um objeto Object contendo a referência ao elemento que acabamos de excluir. Se o elemento não for encontrado, um erro IndexOutOfBoundsException será exibido e, a menos que seja tratado, a aplicação Java será fechada.

Veja o código completo a seguir:

Este código completo faz parte do nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.
Domine lógica de programação e várias linguagens de programação com o nosso Super Pack Aprenda a Programar - 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos.

Torne-se um(a) expert em Java, Portugol, VisuAlg, Python, PHP, JavaScript, Delphi, C, C++, C#, VB.NET, LISP, Ruby, e muito mais. São mais de 15.000 páginas com conteúdo exclusivo para você estudar onde e quando quiser.
Me Fala Mais


Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O elemento removido foi: Maria


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética

Quantidade de visualizações: 381 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética. Se a média for igual ou superior a 7,0 mostre uma mensagem indicando que o aluno foi aprovado.

Se a média for igual ou maior que 3,5 e inferior a 7,0 seu programa deverá indicar que o aluno ficou de exame. Uma média menor que 3,5 indica reprovação direta.

No caso do exame, leia uma nota entre 0 e 10. Agora a média do aluno deverá ser a média entre a média anterior e a nota do exame. Se a nova média for igual ou superior a 5,0 o aluno estará aprovado. Caso contrário o aluno será reprovado.

Use validação para evitar que o usuário informe notas inválidas, ou seja, notas menores que 0 ou maiores que 10. Caso notas inválidas sejam fornecidas seu programa deverá solicitar a nota novamente até que o usuário forneça notas válidas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a nota N1: 9.4
Informe a nota N2: 11
Nota inválida. Informe a nota N2: 8.3
A média do aluno é: 8.85
O aluno foi aprovado

Informe a nota N1: 4.2
Informe a nota N2: 1.8
A média do aluno é: 3.0
O aluno reprovou direto.

Informe a nota N1: 5.7
Informe a nota N2: 6
A média do aluno é: 5.85
Informe a nota do exame: 7
A média do aluno com o exame é: 6.425
O aluno foi aprovado após o exame.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Este código completo faz parte do nosso E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas.
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book



Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 35 usuários muito felizes estudando em nosso site.