Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas

Como inserir um nó em qualquer posição de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada - Desafio de Programação Resolvido em Java

Quantidade de visualizações: 57 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada (lista singularmente encadeada) e pede para o usuário inserir 5 elementos do tipo inteiro. Em seguida peça para o usuário informar um índice e um novo elemento e insira tal elemento no índice informado.

Faça a validação dos índices para que ele não saia da faixa permitida.

Sua saída deve ser parecida com:

Inserindo 5 valores na lista

Informe o 1.o valor: 8
Informe o 2.o valor: 2
Informe o 3.o valor: 4
Informe o 4.o valor: 7
Informe o 5.o valor: 3

Valores na lista: 8 -> 2 -> 4 -> 7 -> 3 -> null

Inserindo um elemento no índice k

Informe o índice desejado: 2
Informe o valor do nó: 9

Valores na lista: 8 -> 2 -> 9 -> 4 -> 7 -> 3 -> null
Resposta/Solução:

Na saída podemos ver que o índice 2 corresponde ao terceiro elemento da lista ligada. Por isso o valor 4 foi empurrado para a frente para abrir espaço para o valor 9. Se o índice 0 fosse informado, o número 8 seria empurrado para a frente e o nó com valor 9 passaria a ser o início da lista ligada.

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

Este trecho de código ou resolução de exercício faz parte da Coleção 12.000 Dicas e Truques de Programação e 1.500 Exercícios Resolvidos em Java, Python, VisuAlg, Portugol, Delphi, C#, C, C++, VB.NET, Golang, Pascal, Ruby, PHP, e várias outras linguagens.

Aprenda a programar resolvendo problemas do mundo real. Tudo em português, com comentários em português.

Apenas R$ 32.90 (1 Ano de Acesso)

Quero Ser Apoiador(a)


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 10 usuários muito felizes estudando em nosso site.