Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
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Como inserir no final de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar vários - Desafio de Programação Resolvido em Java

Quantidade de visualizações: 674 vezes
Pergunta/Tarefa:

Este exercício Java demonstra como inserir um nó no final de uma lista ligada. Escreva um programa Java que cria uma lista ligada, ou seja, uma lista dinamicamente encadeada, e pede para o usuário informar vários valores inteiros, colocando os valores sempre no final da lista.

Seu código deverá interromper a leitura dos valores quando o usuário informar o valor -1. Quando isso acontecer, mostre todos os valores contidos na lista ligada, na mesma ordem que foram inseridos (o último valor lido será o último da lista).

Sua saída deve ser parecida com:

Inserindo valores no final da lista

Informe o valor (-1 para sair): 3
Informe o valor (-1 para sair): 9
Informe o valor (-1 para sair): 1
Informe o valor (-1 para sair): 5
Informe o valor (-1 para sair): 2
Informe o valor (-1 para sair): -1

Valores na lista: 3 -> 9 -> 1 -> 5 -> 2 -> null
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:



Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como obter o índice inicial e final de um vetor usando as funções Low() e High() da unit System do Delphi

Quantidade de visualizações: 11659 vezes
Como os índices dos vetores em Delphi, diferente de outras linguagens, nem sempre começam em 0, não podemos deduzir que Length() - 1 retornará o índice final do vetor. Desta forma, podemos usar as funções Low() e High(), ambas presentes na unit System.

A função Low() retorna o índice inicial do vetor, enquanto High() retorna o índice final. Veja:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valores: array[11..20] of Integer;
  inicio, fim: Integer;
begin
  // vamos obter o índice inicial do vetor
  inicio := Low(valores);

  // vamos obter o índice final da vetor
  fim := High(valores);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('O índice inicial do vetor é: ' + IntToStr(inicio));
  ShowMessage('O índice final do vetor é: ' + IntToStr(fim));
  ShowMessage('O tamanho do vetor é: ' + IntToStr((fim - inicio) + 1));
end;

Lembre-se desta dica quando precisar percorrer os elementos de um vetor ou uma matriz usando o laço For da linguagem Delphi.


HTML5 ::: Aplicativos Completos ::: Programas de desenho, edição e visualização de imagens e fotos

Como criar um programa de desenho simples usando o objeto Canvas do HTML5

Quantidade de visualizações: 5271 vezes
Revisando alguns códigos que desenvolvi para clientes ao longo desses anos, encontrei um exemplo de um programa de desenho bem simples demonstrando as possibilidades gráficas do elemento Canvas do HTML. Este código foi escrito há uns dois anos e resolvi compartilhar com todos, para que vocês possam aprimorá-lo e acrescentar novas idéias, afinal, o HTML5 está mais atual do que nunca.

Veja o resultado no navegador:



Eu o escrevi de forma bem simples, sem usar jQuery ou qualquer outro framework, apenas JavaScript raiz mesmo, de forma que até os estudantes mais iniciantes não terão dificuldade de entender. Veja a listagem completa e com comentários:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<html>
<head>
<title>Desenhando no canvas do HTML5</title>
</head>

<body style="padding: 15px">

<b>Clique e arraste para desenhar</b><br><br>

<canvas id="quadro" style="border: 1px solid #666" 
  width="600" height="350"></canvas>

<br><br><button onClick="limpar()">Limpar</button>

<script type="text/javascript">
  // obtém uma referência ao canvas
  var quadro = document.getElementById('quadro');
  // vamos obter o contexto de desenho
  var areaDesenho = quadro.getContext("2d");
  
  // podemos desenhar?
  var podeDesenhar = false; // ainda não
  
  // vetores para guardar as posições x, y, e se o mouse está sendo
  // movimentado pressionado
  var vetorX = new Array();
  var vetorY = new Array();
  var vetorArrastar = new Array();
  
  // agora vamos adicionar na área de desenho um "ouvidor" de 
  // eventos mousedown, ou seja, vamos detectar quando o usuário
  // pressionar o botão do mouse (sem soltar) 
  quadro.addEventListener('mousedown', function(e){
    // podemos iniciar o desenho
    podeDesenhar = true;
    registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - this.offsetTop, false);
    desenhar(); // faça o desenho, moço
  });
  
  // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse está sendo arrastado
  // pressionado
  quadro.addEventListener('mousemove', function(e){	
    if(podeDesenhar){
      registrarClique(e.pageX - this.offsetLeft, e.pageY - 
        this.offsetTop, true);
      desenhar(); // faça o desenho, moço
    }
  });

  // o "ouvidor" de evento que detecta se o mouse foi liberado
  // e interrompe o desenho
  quadro.addEventListener('mouseup', function(e){	
    podeDesenhar = false;
  });

  // o mouse saiu da área de desenho?
  quadro.addEventListener('mouseleave', function(e){	
    podeDesenhar = false;
  });

  function registrarClique(x, y, arrastar){
    // aqui nós guardamos em vetores as posições x, y do clique ou
    // o movimento do mouse pressionado.
    vetorX.push(x);
    vetorY.push(y);
    vetorArrastar.push(arrastar);
  }
  
  // é aqui que a mágica ocorre
  function desenhar(){
    // primeiro vamos limpar o quadro de desenho
    areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, 
      areaDesenho.canvas.height);
	
    areaDesenho.strokeStyle = "#5c5cd6"; // cor
    areaDesenho.lineJoin = "round"; // formato da junção de linha
    areaDesenho.lineWidth = 5; // largura da linha
			
    // percorremos os vetores, usando como base o vetor de coordenadas x
    for(var i = 0; i < vetorX.length; i++){		
      areaDesenho.beginPath(); // inicia o caminho
    
      // o mouse foi arrastado neste evento?
      if((vetorArrastar[i] == true && i > 0)){
        areaDesenho.moveTo(vetorX[i - 1], vetorY[i - 1]);
      }
      else{
        // é o início do desenho
        areaDesenho.moveTo(vetorX[i] - 1, vetorY[i]);
      }
     
      // desenha a linha do ponto X ao ponto Y  
      areaDesenho.lineTo(vetorX[i], vetorY[i]);
      // fecha o caminho
      areaDesenho.closePath();
      // conclui de fato o desenho
      areaDesenho.stroke();
    }  
  }
  
  // e aqui nós limpamos a área de desenho e esvaziamos os vetores
  function limpar(){
    areaDesenho.clearRect(0, 0, areaDesenho.canvas.width, 
      areaDesenho.canvas.height);
    vetorX = [];
    vetorY = [];
    vetorArrastar = [];
  }
</script>

</body>
</html>

Salve o código como "desenho.html" (cuidado para não salvar como "desenho.html.txt") e abra-o no seu navegador, remoto ou localmente. Você pode começar suas modificações alterando a cor do desenho, a largura da linha, etc. Você pode também deixar figuras pré-configuradas e até permitir que o usuário inclua fotos no Canvas.

Para os estudantes que já sabem Node.js, saiba que é possível enviar os três vetores via sockets em um ambiente real time para que outros usuários na rede vejam o seu desenho em tempo real. Bons estudos.


Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Python para iniciantes - Como inserir uma determinada quantidade de espaços à direita de uma string

Quantidade de visualizações: 8283 vezes
Este trecho de código mostra como inserir uma determinada quantidade de espaços à direita de uma string. Esta técnica é muito útil para formatar a saída em tela ou em arquivos.

Veja o código completo para a dica:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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def main():
  palavra1 = "Estudando"
  palavra2 = "Python"
  palavra3 = "C++"
  palavra4 = "Delphi"
 
  print("%-12s %s" % (palavra1, palavra2))
  print("%-12s %s" % (palavra3, palavra4))
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Estudando    Python
C++          Delphi



JavaScript ::: DOM (Document Object Model) ::: Eventos JavaScript + DOM (Document Object Model)

Como usar o evento DOMContentLoaded para verificar se o DOM (Document Object Model) já está disponível para manipulação via JavaScript

Quantidade de visualizações: 1951 vezes
Em algumas situações nós precisamos iniciar a manipulação dos elementos de uma página HTML a partir de nossos códigos JavaScript mas não sabemos com certeza se os elementos do DOM (Document Object Model) já estão disponíveis para acesso.

Para essas situações nós podemos usar o evento DOMContentLoaded, que é disparado quando todo o conteúdo DOM já estiver carregado, mesmo que imagens e folhas de estilo CSS ainda estejam pendentes de carregamento.

Vamos ver um exemplo? Considere o código JavaScript abaixo (incluindo o código HTML):

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<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>

<script type="text/javascript">
  // vamos obter uma referência ao elemento DIV
  var divElem = document.getElementById("m_div");
  // vamos a cor do texto da DIV
  divElem.style.color = 'blue';
</script>

</head>
 
<body>

<div id="m_div">Sou um elemento DIV</div>

</body>
</html>

Veja que temos um elemento DIV na parte <body> do página e, na parte <head> temos um código JavaScript que tenta alterar a cor do texto da DIV. Como já era de se esperar, ao abrirmos este documento HTM no navegador, teremos o seguinte erro:

Uncaught TypeError: Cannot read property 'style' of null
at index.html:9

Isso aconteceu porque o código JavaScript foi executado antes que o elemento DIV fosse inserido no DOM da página. Para evitar isso, só precisamos usar o evento DOMContentLoaded. Veja a nova versão do código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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----------------------------------------------------------------------

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>

<script type="text/javascript">
  // vamos tratar o evento DOMContentLoaded
  document.addEventListener('DOMContentLoaded', function(e){
    // vamos obter uma referência ao elemento DIV
    var divElem = document.getElementById("m_div");
    // vamos a cor do texto da DIV
    divElem.style.color = 'blue';
  });
</script>

</head>
 
<body>

<div id="m_div">Sou um elemento DIV</div>

</body>
</html>

Agora execute o exemplo novamente e veja como o texto do elemento DIV é colorido de azul, uma boa indicação de que o evento DOMContentLoaded foi disparado com sucesso. Note ainda como usamos o método addEventListener() do objeto document para fazer a associação do evento.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar itens ao final de um array em Ruby usando a função push()

Quantidade de visualizações: 7733 vezes
Em algumas situações nós precisamos adicionar novos elementos ao final de um array em Ruby. Para isso nós podemos usar a função push() do objeto Array.

Veja como isso pode ser feito no código abaixo:

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# vamos criar um array de nomes
nomes = []

# Lê entrada até que o valor -1 seja
# fornecido
loop do
  print "Digite um nome (-1 para sair): "
  nome = gets.chomp
  
  # vamos adicionar este nome no final do
  # array
  if nome != "-1"
    nomes.push(nome) # adiciona o nome ao array
  end
  
  # vamos sair do laço se o valor for "-1"
  if nome == "-1"
    break
  end
end

# Exibe todos os valores do array
puts "\nOs nomes fornecidos foram:"
nomes.each do | nome |
  puts nome
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Digite um nome (-1 para sair): MARCELO
Digite um nome (-1 para sair): JOANA
Digite um nome (-1 para sair): OSMAR
Digite um nome (-1 para sair): JAQUELINE
Digite um nome (-1 para sair): -1

Os nomes fornecidos foram:
MARCELO
JOANA
OSMAR
JAQUELINE


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Ruby

Veja mais Dicas e truques de Ruby

Dicas e truques de outras linguagens

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Osmar J. Silva
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WhatsApp +55 (062) 98553-6711

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Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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