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Escrever um algoritmo que lê o público total de um jogo de futebol e fornece a renda do jogo - Exercícios Resolvidos de Python

Quantidade de visualizações: 550 vezes
Pergunta/Tarefa:

Em um determinado jogo de futebol havia 4 tipos de ingressos, assim distribuídos: popular 10%
a R$ 1,00; geral 50% a R$ 5,00; arquibancada 30% a R$ 10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Escreva um programa (algoritmo) Python que leia o público total do jogo e forneça a renda obtida.

Um outro enunciado muito comum deste exercício é: Escrever um algoritmo que lê o público total de futebol e fornecer a renda do jogo, sabendo-se que havia 4 tipos de ingressos assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00, geral 50% a R$ 5,00, arquibancada 30% a R$10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o público total do jogo de futebol: 10000
Renda geral do jogo: R$ 76.000,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:



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Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em Java usando o método equals() da classe String

Quantidade de visualizações: 2 vezes
Em várias ocasiões nós precisamos efetuar a comparação de textos, frases ou palavras em Java. Para isso nós podemos usar o método equals() da classe String. Esta função recebe as duas strings a serem testadas e retorna true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário.

Veja um exemplo de seu uso:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Este exemplo mostra como comparar duas strings
// em Java usando o método equals()

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos declarar duas strings
    String s1 = "Gosto de Java";
    String s2 = "Gosto de java";
    
    // e agora vamos verificar se as duas são iguais
    if(s1.equals(s2)){
      System.out.println("As duas strings são iguais");
    }
    else{
      System.out.println("As duas strings são diferentes");
    }
      
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são diferentes.

É importante ter em mente que o método equals() diferencia maiúsculas de minúsculas.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

JavaScript para matemática - Como obter o maior entre dois ou mais valores numéricos usando a função max() do JavaScript

Quantidade de visualizações: 10520 vezes
A função max() do objeto Math da linguagem JavaScript pode ser usada quando temos dois ou mais valores numéricos e gostaríamos de retornar o maior deles. Note que esta função não aceita um vetor (array) como argumento, ou seja, os valores devem ser fornecidos de forma literal ou passados como variáveis independentes.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var n1 = 45;
  var n2 = 18;
  var maior = Math.max(n1, n2);
  document.write("O maior número é " + maior);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O maior número é 43

O retorno do método max() é um objeto Number representando o maior dos valores fornecidos. Se nenhum argumento for informado, o retorno será um objeto Infinity, enquanto um objeto NaN será retornado se algum dos valores fornecidos não for um valor numérico válido.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar uma substring de uma string em C++ usando a função substr()

Quantidade de visualizações: 10062 vezes
Este exemplo usa a função substr() para obter uma substring a partir de uma string. A assinatura para essa função é:

string substr(size_t pos = 0, size_t n = npos) const;
Veja que só precisamos fornecer a posição do caractere inicial da substring (pos) e a quantidade de caracteres que serão retornados (n).

Se a posição inicial da substring for maior que o tamanho da string, uma exceção do tipo out_of_range será atirada. Nenhum erro é indicado se o tamanho da substring exceder o tamanho da string.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar uma string	
  string frase = "Gosto de Java e C++";
  cout << "A frase e: " << frase << endl;
  
  // agora vamos obter uma parte da frase
  string sub = frase.substr(9, 4);

  // e mostramos o resultado
  cout << "A substring retornada e: " << sub << endl; // retorna "Java"
	  
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de Java e C++
A substring retornada é: Java


C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Apostila C para iniciantes - Como usar ponteiros na linguagem C

Quantidade de visualizações: 32254 vezes
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos).

O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // variável do tipo int
  int valor = 10;

  // ponteiro para uma variável do tipo int
  int *p = &valor;

  // exibe o valor da variável "valor", apontada
  // pelo ponteiro p
  printf("%d", *p);

  printf("\n\n");

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis:

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int valor = 10;
int *p = &valor;

A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor.

Observe a linha:

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printf("%d", *p);

Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30:

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*p = 30;

Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte.


JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando JavaScript - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 2018 vezes
Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código JavaScript que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // vamos declarar os valores x e y
  var x = 7;
  var y = 6;
  
  // vamos calcular a norma do vetor
  var norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2));
    
  // mostra o resultado
  document.writeln("A norma do vetor é: " + norma);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A norma do vetor é: 9.219544457292887

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

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Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
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Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
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