Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
+55 (062) 98553-6711
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO
+55 (062) 98243-1195

Você está aqui: Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Escrever um algoritmo que lê o público total de um jogo de futebol e fornece a renda do jogo - Exercícios Resolvidos de Python

Quantidade de visualizações: 714 vezes
Pergunta/Tarefa:

Em um determinado jogo de futebol havia 4 tipos de ingressos, assim distribuídos: popular 10%
a R$ 1,00; geral 50% a R$ 5,00; arquibancada 30% a R$ 10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00. Escreva um programa (algoritmo) Python que leia o público total do jogo e forneça a renda obtida.

Um outro enunciado muito comum deste exercício é: Escrever um algoritmo que lê o público total de futebol e fornecer a renda do jogo, sabendo-se que havia 4 tipos de ingressos assim distribuídos: popular 10% a R$ 1,00, geral 50% a R$ 5,00, arquibancada 30% a R$10,00 e cadeiras 10% a R$ 20,00.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o público total do jogo de futebol: 10000
Renda geral do jogo: R$ 76.000,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# vamos importar o módulo Locale
import locale

# função principal do programa
def main():
  # inicia o locale de acordo com as configurações brasileiras
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, 'pt_BR.UTF-8')
  
  # vamos obter o público total do jogo de futebol
  publico = int(input("Informe o público total do jogo de futebol: "))
    
  # renda do ingresso popular
  popular = (publico * (10.0 / 100)) * 1.00
  # renda do ingresso geral
  geral = (publico * (50.0 / 100)) * 5.00
......


Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

Mais Desafios de Programação e Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

Dicas e truques de outras linguagens

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 30 usuários muito felizes estudando em nosso site.