Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos: Java | Python | VisuAlg | Portugol | C | C# | VB.NET | C++
Você está aqui: AutoCAD .NET API C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção

Como retornar a quantidade de objetos selecionados no AutoCAD usando a propriedade Length da classe SelectionSet da AutoCAD C# .NET API

Quantidade de visualizações: 147 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos pedir para o usuário selecionar um ou mais objetos na área de desenho do AutoCAD e retornar a quantidade de elementos selecionados usando a AutoCAD C# .NET API.

O primeiro passo é usar a função doc.Editor.GetSelection() para pedir para o usuário selecionar um ou mais elementos. Quando a seleção é feita nós obtemos os elementos selecionados como um objeto da classe SelectionSet.

O passo final é obter uma lista de ids de objetos a partir da função GetObjectIds() da classe SelectionSet. A quantidade de elementos selecionados pode ser obtida a partir da propriedade Length da lista de objetos retornados.

Veja o código AutoCAD .NET API C# completo para o exemplo:



Ao executar este código AutoCAD .NET API C# nós teremos o seguinte resultado:

Selecione um ou mais elementos: [Seleciona os elementos e pressiona Enter]
Você selecionou 5 elementos.

Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos:

C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em C# - Como obter o valor numérico do dia da semana para uma determinada data usando C#

Quantidade de visualizações: 13192 vezes
A propriedade DayOfWeek da classe DateTime da linguagem C# retorna um valor numérico que corresponde ao dia da semana. Assim, se o dia for domingo, o retorno será 0. Se for segunda-feira, o resultado será 1, e assim por diante.

Veja o código completo para o exemplo:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      // domingo = 0, segunda = 1, etc
      DateTime agora = DateTime.Now;
      int dia_semana = (int)agora.DayOfWeek;
      Console.WriteLine("O valor numérico do dia da semana é: {0:D}", dia_semana);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O valor numérico do dia da semana é: 2


Laravel ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Como efetuar uma instalação do Laravel no Windows usando o Composer

Quantidade de visualizações: 2482 vezes
O Laravel é um framework PHP livre e open-source criado por Taylor B. Otwell para o desenvolvimento de sistemas web que utilizam o padrão MVC (model, view, controller) ou seja, o padrão Modelo-Visão-Controlador. Algumas características proeminentes do Laravel são sua sintaxe simples e concisa, um sistema modular com gerenciador de dependências dedicado, várias formas de acesso a banco de dados relacionais e vários utilitários indispensáveis no auxílio ao desenvolvimento e manutenção de sistemas.

De acordo com uma pesquisa feita em Março de 2015 com desenvolvedores, o Laravel foi listado como o framework PHP mais popular de 2015, seguido pelo Symfony2, Nette, CodeIgniter, Yii2 e outros. Em Agosto de 2015, o Laravel já era o principal framework de projetos PHP no GitHub.

Laravel foi desenvolvido sob o MIT License, tendo seu código-fonte hospedado no GitHub. Atualmente encontra-se na versão 7.3.0.

Como baixar e instalar o Laravel

Para instalar o framework Laravel, direcione o seu navegador para https://getcomposer.org. Esta é a página do Composer, um gerenciador de dependências para o PHP. Para esta dica eu baixei o instalador para o Windows Composer-Setup.exe. Durante o processo de instalação, tenha o cuidado de informar o caminho do php.exe no seu sistema.

Concluída a instalação do Composer, abra uma janela de terminal e digite:

composer

Pressione Enter e você verá um resultado parecido com:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

C:\Users\samsung>composer
...
  why-not              Shows which packages prevent
the given package from being installed.


Isso é um bom sinal. O Composer está pronto e já podemos continuar com a instalação do Laravel. Na mesma janela de terminal, digite o comando abaixo:

composer global require laravel/installer

Aguarde alguns minutos e você terá o seguinte resultado:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

Changed current directory to 
C:/Users/samsung/AppData/Roaming/Composer
Using version ^3.1 for laravel/installer
...
Writing lock file
Generating autoload files
8 packages you are using are looking for funding.
Use the `composer fund` command to find out more!

Para testar se sua instalação do Laravel está pronta para uso, use a mesma janela de terminal ou abra uma nova e digite:

laravel --version

O resultado será algo como Laravel Installer 3.1.0.

Agora, para finalizar, crie um diretório em um local de sua preferência, entre nele e dispare o comando a seguir:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

C:\Users\samsung>cd c:\estudos_laravel
c:\estudos_laravel>laravel new cadastroclientes

Pressione Enter, aguarde alguns segundos e então verifique que uma instalação fresquinha do Laravel foi feita no diretório que você indicou, e ela contém, já instaladas, todas as dependências necessárias para a criação do seu projeto.


CSS ::: Projetos HTML/CSS Completos - Códigos Fonte HTML/CSS/JavaScript ::: Formulários HTML/CSS/JavaScript

Como criar uma tela de login usando HTML, CSS e JavaScript - Responsivo e com opção de exibir/ocultar senha

Quantidade de visualizações: 2418 vezes
Nesta dica mostrarei uma combinação muito interessante de HTML5, CSS e JavaScript para a criação de um formulário de login contendo dois campos de texto, um para a inserção do nome de usuário e outro para a inserção da senha: Veja:



No final da dica deixei o link para download do arquivo index.html e as imagens usadas no exemplo.

Neste código você aprenderá técnicas valiosas de CSS para a criação de formulários HTML, tais como a definição de cores de fundo, espaçamento interno e margens. Além disso, verá como exibir uma imagem ao lado (na verdade dentro) de um campo de senha, de forma que, ao clicar na imagem, a senha digitada pelo usuário seja exibida ou ocultada. Para isso foi usado código JavaScript puro, sem a necessidade de nenhum framework ou biblioteca.

Outro detalhe interessante é a responsividade. Ao abrir o exemplo em uma tela reduzida, tal como a tela de um celular, o formulário é ajustado. Para isso você aprenderá a usar as media queries do CSS. Tudo bem simples e comentado.

Aqui está a parte do CSS que formata a DIV de recuperação da senha, remove o sublinhado do link e define a sua cor, e a media query que ajusta a largura da DIV principal em telas reduzidas:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

/* DIV para recuperar a senha */
.div_recuperar_senha{
  margin-top: 12px;
  padding: 10px;
  background-color: #f1f1f1;
  text-align: center;
}
  
/* retira o sublinhado do link */
.div_recuperar_senha a{
  text-decoration: none;
  color: black;
}
  
/* define as regras de responsividade para as
   telas menores  */
@media screen and (max-width: 600px) {
  .div_principal{
    width: 100%;
  }
}

E aqui está o código JavaScript que permite exibir ou ocultar a senha do usuário:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

<script type="text/javascript">
  function exibir_ocultar_senha(){
    // obtém uma referência ao campo senha 
    const txt_senha = document.getElementById("senha");

    // obtém uma referência à imagem indicativa
    const imagem = document.getElementById("
      imagem_exibir_ocultar");

    // mudamos o type do campo senha
    const type = senha.getAttribute('type');
    if(type === 'password'){
      senha.setAttribute('type', 'text');
      imagem.src = "imagens/olho_exibir.png";
    }
    else{
      senha.setAttribute('type', 'password');
      imagem.src = "imagens/olho_ocultar.png";	  
    }
  }
</script>

Gostou? Agora é só baixar o código completo e adicionar estes recursos às páginas web.

Código fonte formulário de login em HTML, CSS e JavaScriptResponsivo

1) FLHCJEOS1 - Código fonte formulário de login em HTML, CSS e JavaScript Responsivo - Faça o download do Código fonte formulário de login em HTML, CSS e JavaScript Responsivo.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto HTML do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


Java ::: Pacote java.lang ::: Character

Como usar a classe Character da linguagem Java para tratar caracteres individuais em seus programas

Quantidade de visualizações: 7026 vezes
A classe Character, uma classe pública e final (ou seja, não é possível fazer subclasse desta classe) e presente no pacote java.lang é uma classe encapsuladora (wrapper class) para o tipo primitivo char. Objetos desta classe contém apenas um campo, cujo tipo é char.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

java.lang.Object
  java.lang.Character

Esta classe implementa as interfaces Serializable e Comparable<Character>.

Uma das vantagens de se usar objetos da classe Character é que podemos chamar seus métodos estáticos para obter informações sobre o tipo char encapsulado. Veja:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // uma variável do tipo char
    char letra = 'A';
	
    // vamos verificar se o caractere anterior é uma letra maiúscula
    if(Character.isUpperCase(letra)){
      System.out.println("A letra é maiúscula");
    }
    else{
      System.out.println("A letra não é maiúscula");
    }
  }
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

A letra é maiúscula

Veja que neste trecho de código nós usamos o método estático isUpperCase() da classe Character para verificar se um determinado caractere está em letras maiúsculas.


Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se uma matriz é simétrica em Java

Quantidade de visualizações: 730 vezes
Uma matriz simétrica é uma matriz que é igual à sua transposta. Para que esta definição faça sentido, apenas podemos considerar matrizes que são quadradas, ou seja, mesma quantidade de linhas e colunas.

De forma mais precisa, se A=[aij] é uma matriz de ordem n x n, nós dizemos que A é simétrica quando A=At.

Veja um código Java completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz simétrica:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    int n = 3; // ordem da matriz quadrada
    int matriz[][] = new int[n][n]; // matriz quadrada

    // para efetuar a leitura do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz
    for (int i = 0; i < n; i++){
      for (int j = 0; j < n; j++) {
        System.out.print("Elemento na linha " + (i + 1) +
          " e coluna " + (j + 1) + ": ");
        matriz[i][j] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      }
    }
    
    // agora verificamos se a matriz é simétrica
    boolean simetrica = true;
    for (int i = 0; (i < n) && (simetrica); i++) {
      for (int j = 0; (j < i) && (simetrica); j++) {
        // os elementos em posicoes simetricas sao iguais?
        if (matriz[i][j] != matriz[j][i]){
          simetrica = false;
        }
      }
    }
    
    // agora mostramos a matriz lida
    System.out.printf("\n");
    for (int i = 0; i < n; i++) {
      for (int j = 0; j < n; j++) {
        System.out.printf("%d ", matriz[i][j]);
      }
      System.out.printf("\n");
    }

    if (simetrica){
       System.out.printf("\nA matriz informada é uma matriz simétrica.\n");
    }
    else{
      System.out.printf("\nA matriz informada não é uma matriz simétrica.\n");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elemento na linha 1 e coluna 1: 5
Elemento na linha 1 e coluna 2: 1
Elemento na linha 1 e coluna 3: 2
Elemento na linha 2 e coluna 1: 1
Elemento na linha 2 e coluna 2: 6
Elemento na linha 2 e coluna 3: 3
Elemento na linha 3 e coluna 1: 2
Elemento na linha 3 e coluna 2: 3
Elemento na linha 3 e coluna 3: 8

5 1 2 
1 6 3 
2 3 8 

A matriz informada é uma matriz simétrica.



Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

Veja mais Dicas e truques de Java

Dicas e truques de outras linguagens

Quem Somos

Osmar J. Silva
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98553-6711

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Full Stack Developer, Professional Java Developer, PHP, C/C++, Python Programmer, wxWidgets Professional C++ Programmer, Freelance Programmer. Formado em Ciência da Computação pela UNIP (Universidade Paulista Campus Goiânia) e cursando Engenharia Civil pela PUC-Goiás. Possuo conhecimentos avançados de Java, Python, JavaScript, C, C++, PHP, C#, VB.NET, Delphi, Android, Perl, e várias tecnologias que envolvem o desenvolvimento web, desktop, front-end e back-end. Atuo há mais de 20 anos como programador freelancer, atendendo clientes no Brasil, Portugal, Argentina e vários outros paises.
Entre em contato comigo para, juntos, vermos em que posso contribuir para resolver ou agilizar o desenvolvimento de seus códigos.
José de Angelis
Programador Freelancer
WhatsApp +55 (062) 98243-1195

Goiânia-GO
Programador Freelancer - Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Delta, Pós graduado em Engenharia de Software (PUC MINAS), Pós graduado Marketing Digital (IGTI) com ênfase em Growth Hacking. Mais de 15 anos de experiência em programação Web. Marketing Digital focado em desempenho, desenvolvimento de estratégia competitiva, analise de concorrência, SEO, webvitals, e Adwords, Métricas de retorno. Especialista Google Certificado desde 2011 Possui domínio nas linguagens PHP, C#, JavaScript, MySQL e frameworks Laravel, jQuery, flutter. Atualmente aluno de mestrado em Ciência da Computação (UFG)
Não basta ter um site. É necessário ter um site que é localizado e converte usuários em clientes. Se sua página não faz isso, Fale comigo e vamos fazer uma analise e conseguir resultados mais satisfatórios..

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: Delphi
6º lugar: C
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby

Códigos Fonte

Programa de Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar e a Receber com Cadastro de Clientes e FornecedoresSoftware de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento
Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidadesControle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades
Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais


© 2024 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 75 usuários muito felizes estudando em nosso site.